__MAIN_TEXT__

Page 1

NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | JAN. 19 |

10


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | JAN. 19 | 10

Editores

Allyson Correia José Luiz Nunes Neto

PARTICIPAM desta edição

ALLYSON CORREIA EXPEDIÇÃO FUSCAMÉRICA IZAN PETTERLE LUIZ BALTAR RICARDO ROJAS

CONTATOS

www.nomirror.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR

E-MAG SOCIAL

www.issuu.com/nomirrormag TWITTER - @nomirrormag FACEBOOK - nomirrormag INSTAGRAM - nomirrormag

CAPA

IZAN PETTERLE

CONTRACAPA

Emi Takahashi

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE SMARTPHONES. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA QUADRIMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


EDITORIAL Abrimos esta nossa décima edição com um imenso e sincero pedido de desculpas. Desculpas direcionadas especialmente a todos os convidados que estão apresentando seus trabalhos aqui e aqueles que ficaram na expectativa de ver um pouco mais da nossa revista. Sorry, folks! A NoMirror #10 era para ter sido publicada no início de novembro, depois no final do mês, foi para dezembro e finalmente entra no ar neste início de 2019. Como mencionamos outras vezes, fazemos a revista com muita dedicação, mas infelizmente só podemos trabalhar nela no tempo que temos disponível entre as nossas atividades profissionais e pessoais. Garantimos que esta não é uma tarefa fácil, mas dá muita satisfação em ver tudo pronto e publicado! Ainda mais quando encontramos tamanha receptividade no momento em que abordamos as pessoas para participarem de cada edição. É reconfortante receber retornos positivos e palavras de incentivo por parte de quem admiramos e nos espelhamos como referências. Na grande maioria das vezes nós não temos o menor contato anterior com estes fotógrafos. Simplesmente enviamos uma mensagem perguntando se gostariam de participar da revista e a generosidade é tanta que recebemos um belo e sonoro SIM como retorno. E assim um novo vínculo é criado e uma nova relação estabelecida. Mais uma ponte construída! Mais uma pessoa que passa a fazer parte desta grande família que adora testar, experimentar e dar sua contribuição para ampliar os horizontes da mobgrafia. Sem pudores e sem limites. Acreditamos que a experimentação talvez seja o solo mais fértil para que esta forma de fotografar produza cada vez mais bons frutos e suas raízes sejam cada vez mais consistentes. Enjoy the ride! Leia, curta e compartilhe!

OS EDITORES

3


EDITORES

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Profissional de Marketing e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há quase 30 anos. Seu lado mais criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em diversas agências catarinenses. Durante alguns anos, também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, do Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a estudar a fundo a Fotografia e, posteriormente, o Marketing.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.

Além do celular e da DSLR, ainda fotografa usando câmeras 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

4

Atua como fotógrafo no Noir Studio e também como Diretor de Criação (em experiência) na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda. Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos. Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na smartphonografia um antigo hobby perdido: a Fotografia.

INSTAGRAM: @netobnu


5


CONVIDADOS

6

EXPEDIÇÃO FUSCAMÉRICA

IZAN PETTERLE

Com uma câmera na mão e um sonho na cabeça o fotógrafo Nauro Júnior deu início ao projeto Expedição Fuscamérica. A ideia inicial de percorrer a América do Sul a bordo de um Fusca ano 1968, registrando os encantos e o cotidiano dos países do Mercosul.

Residente da Chapada dos Guimarães há décadas, este gaúcho iniciou sua jornada no mundo da fotografia muito cedo. Aos 18 anos resolveu largar os estudos de Veterinária e trocou a vida no campo pela fotografia documental.

Sua primeira aventura, em 2013, foi a inóspita travessia entre a Praia do Cassino (RS) e a Barra do Chuí (RS), vencendo um trajeto de 300 quilômetros pela beira da praia. A segunda viagem com o Fusca aconteceu em 2014, e teve como parceiro o editor de imagens Caio Passos. Os dois partiram de Pelotas para acompanhar em Montevidéu (UY), a emoção da torcida celeste durante as quartas de final da Copa do Mundo. Em 2015 foi a vez do Fusca desbravar a majestosa Cordilheira dos Andes, rodando por quatro países e colecionando uma imensidão de emoções.

Saiu de Porto Alegre com destino a Machu Picchu, levando consigo nada mais que uma mochila com poucas roupas, uma câmera Pentax Photomatic com uma objetiva 50mm e dois rolos de filme. Nas fronteiras do Brasil com outros países e nos Andes encontrou seu caminho e sua verdadeira vocação.

As aventuras, desafios e distâncias foram aumentando cada vez mais, sendo que recentemente estiveram na Copa do Mundo da Rússia. Nauro e outros três aventureiros se revezaram em partes dos trajetos e após o término da competição a viagem seguiu por países como Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Áustria, Itália, França e Espanha.

Acreditando que o mais importante é o olhar fotográfico, trocou os equipamentos tradicionais pelos celulares e atualmente produz grande parte do seu trabalho com esta nova ferramenta. “As populações andinas têm verdadeira aversão à fotografia, não querem ser fotografadas. Mas quando estou com celular as pessoas não se importam. Isso muda radicalmente a condição do trabalho”.

INSTAGRAM: @expedicaofuscamerica

INSTAGRAM: @izanpetterle

Desde o ano de 2000, integra o time de fotógrafos da National Geographic Brasil, onde já publicou diversos projetos exclusivos e recebeu importantes prêmios de fotojornalismo.


CONVIDADOS

LUIZ BALTAR

Ricardo Rojas

Formado em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ, em fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares, projeto criado por João Roberto Ripper e pós-graduado em fotografia e imagens pela Universidade Cândido Mendes.

Antes de mais nada, Rojas é um apaixonado pelos esportes e pela Fotografia. Logo aos 18 anos de idade, conseguiu unir estes dois universos por meio da fotografia de surfe.

Trabalha como fotógrafo documentarista e desenvolve projetos autorais no campo da arte contemporânea. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí sua busca em estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade.

Como o destino sempre favorece aqueles que fazem as coisas com o coração, logo em sua primeira exposição, em 1988, um dos patrocinadores do evento o convida para fazer parte do quadro de Assistentes do Estúdio Abril, sua verdadeira primeira grande escola de fotografia.

Carioca, morador dos bairros da zona Norte do Rio de Janeiro, em 2009, começa a fotografar o cotidiano, o processo de remoções forçadas e as ocupações militares em diversas comunidades e favelas.

Ganhou o mundo, foi morar no exterior, ralou em estúdios ingleses, voltou, virou sócio de revista, trabalhou em jornal, entrou para o mundo das grandes agências de Publicidade & Propaganda (DPZ e DM9DDB) e montou exposições fotográficas incríveis!

Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade. Com particular interesse em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia.

Como se tudo isto não bastasse, fundou juntamente com Cadu Lemos (NoMirror #04 - NOV/16) a mObgraphia, maior movimento de fotografia em plataformas móveis da America Latina.

Colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior, através de fotos e matérias sobre direitos humanos.

Hoje se dedica a fotografia comercial, autoral e a produção cultural através da mObgraphia.

INSTAGRAM: @baltar

INSTAGRAM: @rrojas65

7


ÍNDICE

JORNADAS ANDINAS IZAN PETTERLE PG. 10

OUTROS FLUXOS LUIZ BALTAR PG. 44

8

DO CONCRETO AO ABSTRATO ALLYSON CORREIA PG. 80


DE FUSCA PELO MUNDO! EXPEDIÇÃO FUSCAMÉRICA PG. 98

EM MOVIMENTO RICARDO ROJAS PG. 136

GALERIA DIVERSOS AUTORES PG. 162 FOTO: Heidi Schellenberg

9


10


JORNADAS ANDINAS TEXTO E FOTOGRAFIA IZAN PETTERLE

11


12


Jornadas Andinas são fotografias do tradicional modo de vida e das paisagens da Cordilheira Blanca, uma subcordilheira dos Andes, localizada na província de Ancash, região norte do Peru. É onde estão os últimos e maiores glaciares tropicais do planeta. Nestes povos que vivem sob o impacto das cordilheiras, as crenças advindas da Pachamama evocam a Mãe Terra feminina numa realidade onde o tempo não é cronológico.

13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36


37


38


39


40


41


42


43


»

OUTROS FLUXOS

«

44

TEXTO E FOTOGRAFIA LUIZ BALTAR


45


46


47


Com as séries Fluxos / Contrafluxos / Outros Fluxos pretendo discutir o direito à cidade e o tensionamento causado pelas lutas sociais. Para isso, construí paisagens em formato panorâmico que retratam os eventos políticos que incendiaram o Rio de Janeiro nesses últimos anos. Cenários de uma cidade em disputa. Cidade em transe. Incorporei nesse ensaio experimentações visuais que venho desenvolvendo há alguns anos, juntando duas, três ou mais imagens em múltiplos ângulos. Para produzir tais imagens, reinvento, reforço, excluo, repito e me aproprio de imprevistos que surgirem durante o processo. Quebra, fragmentação e reconstrução. Na edição, as imagens capturadas são divididas, achatadas, alongadas e repetidas como se fossem eventos no tecido espaço-temporal. Fotografias expandidas no formato de longos e sucessivos instantâneos.

48


49


50


51


52


53


54


55


56


57


58


59


60


61


62


63


64


65


66


67


68


69


70


71


72


73


74


75


76


77


78


79


DOC CRET AOA TRAT 80


OCØN ETØ OABS ATØ TEXTO E FOTOGRAFIA ALLYSON CORREIA

AGRADECIMENTO PENNA PREARO

81


REAL EAL R

82


I IM IMA I M AG I M AG I I M AG I N I M AG I N Á I M AG I N Á R I M A G I N Á RI I M A G I N Á RI Ø I M A G I N Á RI I M AG I N Á R I M AG I N Á I M AG I N I M AG I I M AG IMA IM I

83


TELHA NADEU NA TELHA DEU NATELHA DEU TELHA NA DEU DEU NATELHA DEU NA TELHA DEUNA TELHA 84


NATELHA DEU TELHA NA DEU DEUNA TELHA DEU NA TELHA TELHA NADEU NA TELHA DEU DEU NATELHA 85


86


87


88

U M D O I S T R Ê S

U T

T R Ê S P O R U M

U N D O T R

D

O R


M O S Ê S

T

N S O S Ê S

T R Ê S D O I S U M

R

Ê S D O U M

89


90


91


D O C T O C N E A O N E A O N E A O N E A O N E A O N E A O N E A O N E A O O C T O

92

O C O N C R E T O A O D O N C R E T O A O D O C O R E T O A O D O C O N C R O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O D O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O C C R E T O A O D O C O N C T O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O C O N C R E T O A O D O N C R E T O A O D O C O R E T O A O D O C O N C R O A O D O C O N C R E T O D O C O N C R E T O A O D

C N E A O O R O D O R O D O R O D O R O D O R O D O R O D O R O D O R O D C N E A O


C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O A B S T R A T Ø D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O C O N C R E T O A O D O

93


S

E

P

I

R

R

E

I

T R A N S P I R E

P

E

S

R

94

I

N

S

P

I

R

E

E


P

IR

E

95


C O N C R E TI Z O U

96


A B STR A I U

97


DE FUSCA PELO MUNDO! TEXTO E FOTOGRAFIA EXPEDIÇÃO FUSCAMÉRICA PARTICIPANTES NAURO JÚNIOR, CAIO PASSOS, GABRIELA MAZZA E SOFIA MAZZA MACHADO

98


99


100


101


expedicaofuscamerica

fifaworldcup

passoscaio nauropelotas

102


A essência do projeto Expedição Fuscamérica (@expedicaofuscamerica) é percorrer a América do Sul a bordo de um Fusca em incursões que tenham como pano de fundo a emoção! Bom... pelo menos este era o plano inicial! Com uma câmera na mão e um sonho na cabeça, o fotógrafo Nauro Júnior (@nauropelotas) deu início a Expedição Fuscamérica com a ideia de percorrer a América do Sul a bordo de um fusca, registrando os encantos e o cotidiano dos países do Mercosul. A primeira aventura, em 2013, foi a inóspita travessia entre a Praia do Cassino (RS) e a Barra do Chuí (RS), vencendo um trajeto de 300 quilômetros pela beira da praia. A viagem teve como parceiros o fotógrafo Patrick Rodrigues (copiloto do Fusca) e Ney Lucas em um carro de apoio. Na ocasião, além da imensidão da maior faixa de litoral contínua do mundo, eles registraram o reconhecido artista plástico Hamilton Coelho descobrindo um osso de baleia, matéria-prima utilizada em seu trabalho. A segunda viagem com o Fusca aconteceu em 2014 e teve como parceiro o editor de imagens Caio Passos (@passoscaio). Os dois partiram de Pelotas para acompanhar em Montevidéu (UY), a emoção da torcida celeste durante as quartas de final da Copa do Mundo. Depois de tentarem entrevistar o presidente Pepe Mujica, os aventureiros partiram para Punta del Este e percorreram os principais pontos turísticos antes do retorno ao Brasil. No mesmo ano foram ao Rio de Janeiro, percorrendo 2 mil quilômetros para testemunhar o jogo entre Brasil de Pelotas e Flamengo. Em 2015 foi a vez do Fusca desbravar a majestosa Cordilheira dos Andes. Nauro e o jornalista e fotógrafo Daniel Marenco (@danielmarenco) atravessaram quatro países e experimentaram uma imensidão de emoções. Na volta do Chile, uma nova tentativa de entrevistar Pepe Mujica, que infelizmente estava em uma viagem internacional. As aventuras, desafios e distâncias foram aumentando cada vez mais, sendo que Nauro e Caio recentemente estiveram acompanhando a Copa do Mundo da Rússia. Após o término da competição, Caio deixou a equipe e Gabriela Mazza (@gabiomazza) e Sofia Mazza Machado (@sofiamazzamachado), respectivamente esposa e filha de Nauro, seguiram em viagem. Deste ponto em diante os aventureiros cruzaram a Europa, passando por diversos países como Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Áustria, Itália, França e Espanha. Recentemente conseguiram realizar o tão sonhado encontro com Pepe Mujica, um fã incondicional de fuscas!

103


104


105


106


107


108


109


110


111


112


113


114


115


116


117


118


119


120


121


122


123


124


125


126


gabiomazza

127


128


129


sofiamazzamachado

130


131


132


133


134


135


136


EM MOVIMENTO TEXTO E FOTOGRAFIA RICARDO ROJAS

137


138


139


De que forma as pessoas vão e vêm? Para onde estão indo? Como estão indo? Muitas vezes essas pessoas estão na sua rotina diária e nem percebem que são personagens, “anônimas” de vários outros olhares curiosos, assim como o meu. Essa é minha “brincadeira”, meu exercício e tentativa de congelar o movimento no registro fotográfico (mobgráfico) criando uma cena inusitada. Muitas vezes quase abstrata, outras um mero registro do tempo congelado apresentando os borrões do que “não parou”. Um rosto que passa na janela do metrô, um ciclista que vem em velocidace pela rua, um trabalhador que corre pra ganhar o seu sustento.

O MOVIMENTO É O QUE NOS MOVE – LITERALMENTE O MOVIMENTO DA NOSSA VIDA O MOVIMENTO DAS PESSOAS O MOVIMENTO DO DIA-A-DIA A MOBILIDADE É MOVIMENTO O MOVIMENTO É TRANSFORMAÇÃO… É nessa busca em transformar uma imagem figurativa e comum do dia-a-dia em imagem lúdica e inusitada que venho trabalhando diversas formas do movimento na minha mobgrafia. Nesse trabalho, não apenas experimento maneiras diferentes de registrar o movimento, mas também utilizo aparelhos diferentes para entender até onde posso ir com essa nova forma de fazer imagem (o celular). Para mim essa “brincadeira” é também um treinamento do olhar, um desafio de enxergar o que será o instante seguinte, o instante que será congelado. Sendo assim, apresento aqui algumas das imagens do movimento dos meus dias de mobgrafias!

140


141


142


143


144


145


146


147


148


149


150


151


152


153


154


155


156


157


158


159


E

160

M

M

O

V

I

M

E

N

T

O


161


GALERIA A seção Galeria continua como o nosso espaço mais democrático! Isto só reforça a afirmação que fizemos anteriormente, dizendo que a NoMirror é feita por vocês e para vocês. Basta analisar a diversidade e a qualidade dos materiais apresentados a seguir.

O processo de curadoria das imagens da GALERIA é feita diariamente pelos nossos Editores, via plataforma Instagram. Para ter a sua oportunidade de publicação, siga o perfil @nomirrormag e poste suas fotos usando a tag #nomirrormag. É por meio dela que iremos encontrar você!

Para ensaios completos e trabalhos mais elaborados, os interessados devem entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@nomirror.art.br

Mas não esqueça! Serão aceitas somente imagens capturadas e editadas com dispositivos mobile. Todos os ensaios, imagens e perfis são analisados cuidadosamente e escolhidos pelos nossos Editores.

Divirta-se. Aprecie. Participe. Compartilhe.

162


Andrea Natali

Bete Marques

Cassio Piccolo

Cesinha Marin

Elisa Faccioli

Emi Takahashi

Heidi Schellenberg

Luciana Troccoli

Renato Baer

163


Andrea Natali SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @deinha_natali

“A alma é a essência da minha arte!”

164

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

165


166

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

167


168

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

169


170

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

171


172

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

173


Bete Marques TABOÃO DA SERRA/SP | INSTAGRAM: @betemarques O gosto peculiar por cemitérios me levou ao México e ao povo mágico de Patzcuaro, onde vida e morte se fundem em um ritual de amor e devoção.

174

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

175


176

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

177


178

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

179


180

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

181


182

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

183


184

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

185


CASSIO PICCOLO SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @cassiopiccolo / @de_olho_na_rua

186

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

187


TONGA SOA ETO MADAGASCAR! Bem-vindo a Madagascar!

A maior ilha da África está situada a leste de Moçambique e há milhões de anos se separou da Índia. A população reúne influências de malaios, indonésios e africanos continentais. Percebe-se facilmente essas diferenças nos rostos dos malgaxes, mas simpatia e cordialidade são características fundamentais que os unem. Impossível não se deixar contagiar por sua alegria, sobretudo pela ternura e amorosidade das crianças. Há uma população infantil enorme, pois as famílias têm em média 4 a 5 filhos. A vida em Madagascar não é fácil. A pobreza em alguns casos é chocante, mas apesar disso, o povo mantem o ânimo e o entusiasmo pra encarar as dificuldades. Esse aspecto de sua rica cultura me impressionou fortemente. Na maior parte do país, exceto na capital Antananarivo, não há saneamento básico, nem gás e em muitos lugares tampouco há energia. As pessoas são obrigadas a carregar pesados galões de água e enormes sacos de carvão para cozinhar. Algumas poucas lamparinas iluminam a escuridão noturna. Há sempre muita gente se deslocando de um lado a outro, nas estreitas ruas das vilas e cidades. A movimentação é continua e intensa. Pedestres dividem as ruas com carros, motos, muitos tuqtuques, barracas de comércio de todo tipo, ambulantes e carros de boi. O carro de boi é um meio de transporte muito utilizado, inclusive para pessoas. Há muito gado zebu no país e também muita criação de pato. Os malgaxes comem bastante foie gras, fruto da influência francesa. A base da alimentação nacional é o arroz. Enormes campos alagados podem ser vistos nas periferias das cidades e ao longo das estradas. Na riqueza natural do país se destacam os camaleões, lêmures, o Tsingy de Bemaraha e, sobretudo, os endêmicos Baobás, gigantes e espetaculares árvores de aparência pré-histórica. Na alameda dos Baobás perto da vila de pescadores de Morondava, temos a impressão que vamos nos deparar com dinossauros a qualquer momento. Os lêmures são primatas ancestrais muito simpáticos e há mais de cem espécies diferentes no país. O Indri Indri é o maior deles e se comunica produzindo um som peculiar, que lembra o canto da baleia. Fotografar Madagascar foi uma experiência incrível, pois as belezas naturais, a luz e a energia maravilhosa de seu povo enriqueceram sensivelmente o meu olhar cada vez mais aberto como uma lente grande angular e ao mesmo tempo atento aos mínimos detalhes de uma “macro”.

188

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

189


190

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

191


192

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

193


194

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

195


196

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

197


198

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

199


200

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

201


202

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

203


204

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

205


206

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

207


208

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

209


210

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

211


212

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

213


214

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

215


CESINHA MARIN CURITIBA/PR | INSTAGRAM: @cesinhamarin Procuro desafiar o olhar a indagar a realidade, sem montagens ou edições uso a câmera para registrar o que a minha mente vê.

216

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

217


218

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

219


220

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

221


222

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

223


224

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

225


226

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

227


Elisa Faccioli PORTO ALEGRE/RS | INSTAGRAM: @elisafaccioli

228

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

229


230

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

231


232

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

233


234

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

235


236

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

237


238

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

239


240

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

241


Emi Takahashi SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @emitakahashi Vivo na ponte aérea, sempre na maior correria. Estar com o celular na mão é clicar entre um compromisso e outro os detalhes do Rio e São Paulo que nem sempre paramos para apreciar.

242

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

243


244

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

245


246

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

247


248

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

249


250

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

251


Heidi Schellenberg CURITIBA/PR | INSTAGRAM: @heidischellenberg

252

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

253


254

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

255


256

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

257


258

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

259


260

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

261


262

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

263


264

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

265


266

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

267


Luciana Troccoli SALVADOR/BA | INSTAGRAM: @ora_ieie Os autorretratos começaram como ferramenta para redescobrir e aceitar as modificações e dores intensas sofridas no meu corpo, após o diagnóstico de uma doença inflamatória crônica. A fotografia entrou na minha vida como terapia e minhas imagens nada mais são que desabafos fotográficos.

268

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

269


270

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

271


272

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

273


274

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

275


276

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

277


278

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

279


Renato Baer SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @renatobaer Paulistano, Engenheiro de profissão, formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes. Tem seu trabalho focado na fotografia autoral e de rua, mas com paixão pelos retratos e abstratos. “Gosto muito de ir a um e a outro lugar, olhar.... e com isso vou encontrando coisas. Uso o celular para registrar, praticar e exercitar o olhar no dia-a-dia.”

280

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

281


282

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

283


284

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

285


286

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

287


288

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

289


290

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

291


292

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

293


294

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

295


NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | JAN. 19 |

10

Profile for NoMirror Mag

NoMirror #10 - Jan19  

NoMirror é uma revista digital gratuita brasileira integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositiv...

NoMirror #10 - Jan19  

NoMirror é uma revista digital gratuita brasileira integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositiv...

Advertisement