Page 1

NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | MAI. 18 |

09


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | MAI. 18 | 09

Editores

Allyson Correia José Luiz Nunes Neto

PARTICIPAM desta edição

JUAN ESTEVES ANA CRISTINA PANEK mIRIAM HOMEM DE MELLO GLAUCO TAVARES ALLYSON CORREIA PEDRO ARCENE

CONTATOS

www.nomirror.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR

E-MAG SOCIAL

www.issuu.com/nomirrormag TWITTER - @nomirrormag FACEBOOK - nomirrormag INSTAGRAM - nomirrormag

CAPA CONTRACAPA

ANA CRISTINA PANEK PROJETO MARTE - Fernando W. Rodrigues

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE SMARTPHONES. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA QUADRIMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


3


FOTO: Anne Indahl

4


EDITORIAL Sim... Podemos todos comemorar! Após uma sequência de imprevistos, a NoMirror #9 finalmente está pronta! Algo que poucas pessoas sabem é que a NoMirror não é uma empresa em si e não possui um escritório formal. Não tem sala comercial, telefone, secretária e tampouco uma equipe de diagramação. Esta revista, que começou totalmente despretensiosa, é estruturada e produzida nas horas de folga de apenas duas pessoas. E somente nos momentos em que não estamos envolvidos com nossos trabalhos "normais". Mesmo quando o computador pifa e some com todos os arquivos, quando problemas de saúde abalam 50% da equipe, os filhos pequenos de cada um exigem a devida atenção... Tudo isto apenas pelo carinho das pessoas e reconhecimento por parte do mercado. Mesmo considerando todas estas questões, ainda encontramos maneiras de dar continuidade a este projeto. E o que nos move? O que nos leva a tanta dedicação assim? Poderíamos formular diversas respostas ao melhor estilo "textão", mas a grande verdade é que estamos apenas curtindo a viagem em si, pois as oportunidades que a NoMirror nos proporciona, são incríveis! Só o fato dela nos colocar em contato direto com pessoas de uma criatividade tão diversa, gente realmente interessante, com um repertório cultural invejável e, o mais importante, tão empolgada quanto nós em relação a fotografia, já vale a pena. Fora isto, ainda tem um ponto altamente relevante para quem, assim como nós, está há muito tempo no mercado: a revista deixou nosso olhar mais apurado, mais crítico, pois ganhamos bagagem ao longo do caminho. O processo diário de curadoria nos revelou universos até então desconhecidos, processos criativos diferenciados, grandes personagens e artistas visuais alternativos. Talvez esta seja uma das maiores vantagens em abdicar do comodismo. Obrigado por nos acompanharem nesta jornada. Que ela seja duradoura e repleta de belas imagens. Bon voyage! OS EDITORES

5


EDITORES

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Profissional de Marketing e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há mais de 20 anos. Seu lado mais criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em diversas agências catarinenses. Durante alguns anos, também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, na época pertencente ao Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a estudar a fundo a Fotografia e, posteriormente, o Marketing.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.

Hoje estuda tudo o que pode sobre a produção de queijos de mofo branco e cuida do Marketing de duas empresas: uma indústria de laticínios e o melhor pub inglês de Santa Catarina! Além do celular e da DSLR, ainda fotografa usando câmeras 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

6

Atua como fotógrafo no Noir Studio e também como Diretor de Criação (em experiência) na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda. Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos. Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na smartphonografia um antigo hobby perdido: a Fotografia.

INSTAGRAM: @netobnu


CONVIDADO ESPECIAL JUAN ESTEVES Santos, SP, 1957

Fotógrafo e jornalista há mais de 30 anos. Escreveu para o caderno Ilustrada da Folha de São Paulo, onde foi Fotojornalista e Editor de Fotografia. Foi colunista da revista Iris Foto e do portal Fotosite, onde também atuou como Editor, além de colaborar com diversas revistas como a SeLecT, Santa Art Magazine e Fotografe Melhor. Suas imagens já foram publicadas pelas editoras Penguin (Inglaterra), Rizzoli (Itália), Autrement (França), Editorial Crítica (Espanha), Rive Gauche (China) e Yale University (EUA), entre outras. Tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM; Museu de Arte de São Paulo - MASP; Musée de L’Elysée, Lausanne, Suíça; BNF Bibliothèque Nationale de France; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM (Colecão diplomata Joaquim Paiva); Museu de Arte Contemporânea da USP, MAC-USP; Instituto Moreira Salles - IMS; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Brasileira - MAB - FAAP; Enciclopédia de Artes Visuais Itaú Cultural, Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer, MON; Fundação Iberê Camargo; Coleção de Arte Brasileira do SESC e Banco BNDES, Rio de Janeiro entre outros.

Autor de 7 livros autorais: 55 Portraits (D’Lippi, 2000) Presença-Presence ( Editora Terceiro Nome, 2006), São Paulo en mouvement (Editions Autrement, 2004), Capital, São Paulo e seu patrimônio arquitetônico (Atitude Brasil, 2010), Jardim Botânico de São Paulo (Editora Terceiro Nome, 2013), Capital São Paulo e seu Patrimônio arquitetônico (2ª Edição, Secretaria de Estado da Cultura/Imprensa Oficial, 2013) e Campos Elíseos, História e Imagens (Cult, 2018). Participa em mais de 250 publicações mundo afora, por editoras como Cia da Letras, Cosac e Naify (Brasil), Penguin Books (Inglaterra), Autrement, (França), Rizolli (Itália) , Rive Gauche (China), Editorial Crítica (Espanha), The New Press (EUA), Yale University (EUA) e na prestigiosa coleção Photo Poche (França).

INSTAGRAM: @juanesteves / @colors_by_juanesteves FOTO: KATTIA BASILE

Expõe desde 1981 em cerca de 29 individuais e 156 mostra coletivas no Museu de Arte de São Paulo - MASP; Museu de Arte Moderna de São Paulo-MAM; Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS; PS1 The Institute For Art and Urban Resources (MoMA), New York, Estados Unidos; Stedelijik Museum Het Domein, Sittard, Holanda; Aschembach Gallery, Amsterdam, Holanda; Stadtiches Museum in der alten Post, Mulheim an der Ruhr, Alemanha; International Press Book Fair, Genéve, Suiça; Time & Style Gallery, Tokio, Japão; Point Efémére, Paris, França; Embaixada Brasileira, Asunción, Paraguay e Montreux Art Gallery, Montreux, Suíça.

7


CONVIDADOS FOTO: PEDRO ARAÚJO

ANA CRISTINA PANEK

GLAUCO TAVARES

Uma carioca com cidadania e alma polonesa. “Ania” para alguns, "Ana", para outros. Se interessou pela fotografia pelas mãos do avô, enquanto ainda era uma garotinha.

Fotógrafo desde 2007, com foco na fotografia de rua e documental. Idealizador do Rua 33, um espaço dedicado exclusivamente a estes dois segmentos da fotografia com cursos, acompanhamento de projetos, exposições coletivas, viagens e consultorias.

O tempo passou e os afazeres da vida fizeram com que deixasse o antigo hobby de lado. Mas há doze anos atrás, resolveu retomar o contato com a arte fotográfica e passou a se dedicar seriamente a esta paixão. Com suas imagens, sempre nos conta alguma história. Mas sempre sem explicá-las muito, preferindo deixar a imaginação do observador trabalhar e desenvolver narrativas próprias.

INSTAGRAM: @anacpanek

8

Realizou diversas exposições fotográficas individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. Autor do livro "Fotografia de Rua", que será lançado no Brasil em julho de 2018, pela conceituada Editora Gustavo Gili.

INSTAGRAM: @glaucotavares


CONVIDADOS

MIRIAM HOMEM DE MELLO

PEDRO ARCENE

Escritora e artista visual, trabalha com fotografia digital desde 2006.

Nascido em São Luiz do Paraitinga, carinhosamente apelidada de “Terra das Mil e Uma Festas”, formou-se em Publicidade e Propaganda, surgindo nesse período sua paixão pela fotografia. Seu trabalho de conclusão de curso, foi um livro fotográfico sobre as festas da sua cidade.

“Ando pela cidade duvidando do mundo real. Não consigo acreditar que a vida existe de fato. Acho que o mundo sente o mesmo por mim, uma absoluta desconfiança. Me habituei a enxergar pelas ruas as paisagens reais e as imaginárias. Existem? Eu criei? Alguém mais as vê? Não importa. Me relaciono com elas como com desconhecidos que não raro me abordam, para cumprimentar, se lastimar, pedir informação, assegurar que já nos conhecemos. Não, não os conheço, nem eles a mim. Vivemos em isolamento conjunto, como bolhas que flutuam e ocasionalmente se encontram, sem transpor a película confortadora da integridade. Com a fotografia aprendi a dar a tudo a dimensão do enquadramento. Minha relação com o mundo passou a ser balizada por esse parâmetro. Tudo uma questão de enquadramento, de ângulo de abordagem, de grau de zoom, de correção cromática. Como se o banal pudesse tornar-se sublime por meio disso e vice-versa, como se o real não fosse obrigatório, mas uma questão de escolha. Acho que é essa a minha escolha. Povoar a cidade com cortes e zooms dando à minha própria vida um enquadramento mais real.”

INSTAGRAM: @miriamhmello

Hoje reside em São Paulo, onde trabalha com fotografia social e corporativa. Faz pós-graduação em Fotografia Como Arte Contemporânea e frequenta o grupo de estudos de linguagem e história da fotografia com o renomado fotógrafo Carlos Moreira. Participou da exposição coletiva “Corpo de Olhos” com curadoria de Gal Oppido. Foi um dos selecionados para exposição Contravistas do Parque Minhocão. Fotografa pelas ruas de São Paulo e por onde mais passar, segundo ele, “quase que compulsivamente… Compulsivamente!”. Seu olhar intrínseco desvela o íntimo das coisas e das pessoas. Algumas de suas saídas podem ser conferidas no canal no YouTube “Pho.tô na rua”, com streetphotos feitas sempre com celular.

INSTAGRAM: @pedroarcene

9


ÍNDICE OLD PAL JUAN ESTEVES PG. 12

POLSKA ANA CRISTINA PANEK PG. 24

PRE ZENTE MIRIAM HOMEM DE MELLO PG. 46

10


COISAS DE PESCADOR ALLYSON CORREIA PG. 90

INDIA GLAUCO TAVARES PG. 66

ANDANÇAS LUSITANAS PEDRO ARCENE PG. 112

GALERIA PG. 138 FOTO: GABRIEL LORDELLO

11


JUANESTEVES

12


ØLÐPAL

13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


Polska FOTOGRAFIA ANA CRISTINA PANEK

25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36


37


38


39


40


41


42


43


44


45


prezente TEXTO E FOTOGRAFIA MIRIAM HOMEM DE MELLO

46


Cheiro de mato. Descalรงos tateamos a vida nas poรงas.

49


Um tear de sapos trama a noite. Gritos de guerra.

50


Lusco fusco. Danรงam fadas em rendas de luz.

52


Chove saudade. Telhas de barro filtram mรกgoas.

54


Em um drama etílico, meu eu lírico vive épicas emoções.

56


No vestiário da consciência, o ego sem amor próprio se despe para ids alheios.

59


Em nós, o silêncio. Imóvel, me curvo ao peso do adeus.

61


Convalecenรงa. A luz atrai por baixo da porta.

63


Trilhos do tempo. No vagão, a criança ri. Na estação, o velho sorri.

65


66


67


FOTOGRAFIA GLAUCO TAVARES TEXTO ALLYSON CORREIA

68


69


Nada melhor do que se perder, para se reencontrar nas รกguas do Ganges 70


Na curva do rio, deixamos nossos corações. Encontramos nossas razões. No outro lado do mundo. Que fica logo ali. Sombras, luzes e olhares. Reflexões.

71


72


73


74


75


76


77


78


79


80


81


82


83


84


85


86


87


88


89


COISAS DE PESCADOR TEXTO E FOTOGRAFIA ALLYSON CORREIA LOCAÇÕES BARRA VELHA, PIÇARRAS E GRANT / SANTA CATARINA

90


91


92


93


94


95


96


97


98


99


No silêncio Da boca da Barra O grito do vento Golpeia sem dó As mãos machucadas A alma cansada ... Antes do sol acordar Amarras desfeitas Boias ao léu No horizonte uma linha No coração uma certeza Do mar eu preciso voltar

100


101


102


103


104


105


106


107


108


109


110


111


112


113


ANDANÇAS LUSITANAS FOTOGRAFIA PEDRO ARCENE

114


115


116


117


118


119


120


121


122


123


124


125


126


127


128


129


130


131


132


133


134


135


136


137


GALERIA Participe da sessão GALERIA, nosso espaço mais democrático. A NoMirror é feita com muito carinho e dedicação por vocês e para vocês. Sem restrições!

O processo de curadoria das imagens da GALERIA é feita diariamente pelos nossos Editores, via plataforma Instagram. Para ter a sua oportunidade de publicação, siga o perfil @nomirrormag e publique suas fotos usando a tag #nomirrormag. É por meio dela que iremos conhecer o seu trabalho e encontrar você!

Para ensaios completos e trabalhos mais elaborados, os interessados devem entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@nomirror.art.br

Mas não esqueça! Serão aceitas somente imagens capturadas e editadas com dispositivos móveis. Todos os ensaios, imagens e perfis passam por uma análise detalhada e são selecionados pelos nossos Editores.

Divirta-se. Aprecie. Compartilhe.

138


ANA STELLA DE CARVALHO DUARTE VILLIGER ANNE INDAHL BETÂNIA GOMES BRYAN CARVALHO SILVA CAROLINA VIVIANE NUNES CLAUDINE WATANABE EDUARDO BALLVERDÚ ZAUK FRANCK MANDELSAFT GABRIEL LORDELLO HUGO MARTINS MONIKA JAPIASSU PROJETO MARTE: Fernando W. Rodrigues, Fellipe Cavassa, Adriana Savioli e Valéria Coelho RONALDO FERNANDES CRISTO VINICIUS GUSTAVO BLEMER

139


ANA STELLA DUARTE SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @anastella1963 Formada pelo IADÊ, descobriu a fotografia. Estudou Arquitetura e Francês. Leciona, mas respira a fotografia graças à facilidade e discrição do celular. Caminha pelo mundo e transforma a imagem do cotidiano colorido em nuances em preto e branco. Inspira-se em Henri Cartier-Bresson, Doisneau, Vivian Maier e Sebastião Salgado. Seus filhos são sua inspiração e deixa para eles a lição de que arte embeleza, surpreende e alegra a vida.

140

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

141


142

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

143


144

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

145


146

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

147


148

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

149


ANNE INDAHL OSLO/NORUEGA | INSTAGRAM: @anne.indahl “Na maioria das vezes eu não planejo tirar uma foto, a imagem simplesmente está lá. E meu celular significa muito para mim.”

150

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

151


152

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

153


154

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

155


156

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

157


158

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

159


BETÂNIA GOMES BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @betaniaogomes

160

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

161


162

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

163


164

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

165


166

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

167


BRYAN CARVALHO SILVA BELO HORIZONTE/MG | INSTAGRAM: @fromanynormalplace Fotografar com celular significa pra mim uma oportunidade de desafio e liberdade criativa.

168

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

169


170

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

171


172

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

173


174

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

175


Carolina Viviane Nunes BLUMENAU/SC SELFIE COM A ENXADA NINGUÉM QUER Penso nessa exposição das nossas vidas, de um modo tão filtrado que beira ao irreal. Essa discussão vira e mexe aparece nas redes sociais. Dessa inquietação surgiu a ideia para estas fotos. Nada de viagens que eu só faço de vez em quando, de fotos posadas ou de perder momentos únicos ao vivo para tirar uma foto. Procurei retratar um dia da minha minha vida cotidiana, um “espelho meu”. As fotos são bem cruas, sem preocupações com composição, enquadramento, produção, montar cenário, sorrir para foto, retoques ou recortes. Sem querer usar uma máscara. Quase sem pensar, como registros banais de um dia normal.

176

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

177


178

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

179


180

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

181


CLAUDINE WATANABE CURITIBA/PR | INSTAGRAM: @claudinewata Fotógrafa paulistana, residindo em Curitiba desde 1999. Tem o trabalho focado na fotografia autoral, em fotografia de rua e viagem, destacando-se as paisagens urbanas.

182

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

183


184

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

185


186

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

187


188

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

189


EDUARDO B. ZAUK PORTO ALEGRE/RS | INSTAGRAM: @eduardobzauk Médico neurocirurgião, que tem como hobby a fotografia de rua!

190

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

191


192

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

193


194

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

195


196

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

197


FRANCK MANDELSAFT PARIS AND MONTPELLIER/FRANÇA | INSTAGRAM: @franckstreet

198

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

199


200

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

201


202

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

203


204

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

205


206

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

207


208

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

209


210

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

211


GABRIEL LORDELLO VITÓRIA/ES | INSTAGRAM: @gabriellordello Começou a fotografar com o celular em 2011, aparelho que se tornou a forma preferida de registrar e exercitar o olhar no dia a dia. Vencedor do Prêmio Findes de Jornalismo 2016, categoria fotojornalismo, já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior dentre elas uma exposição em 2017 intitulada "Simples (assim)" com sete imagens produzidas com o celular.

212

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

213


214

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

215


216

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

217


218

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

219


220

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

221


222

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

223


224

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

225


HUGO MARTINS SALVADOR/BA | INSTAGRAM: @hugomartinsfoto Este ensaio chama se “Na Areia” e é resultado de frequentes visitas entre 16 e 18h da tarde a praias do litoral baiano como Arembepe, Praia de Buraquinho, Rio Vermelho, Itaci Mirim entre outras praias ao norte e sul da grande Salvador, retratando a vida ordinária a beira mar, normalmente durante a maré baixa.

226

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

227


228

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

229


230

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

231


232

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

233


234

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

235


236

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

237


238

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

239


240

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

241


MONIKA JAPIASSU RIO DE JANEIRO/RJ | INSTAGRAM: @monikajapiassu Fotografar vai além da vontade de “eternizar” um momento. Fotografo com o intuito de transmitir a “poesia” que sinto quando olho para imagens que fazem minha alma vibrar de alegria. Aí é quando sinto que o mundo é mágico. Gosto também de editar fotos desafiando minha timidez... mais ou menos isso!

242

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

243


244

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

245


246

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

247


248

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

249


250

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

251


252

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

253


PROJETO MARTE @projetomarte FERNANDO W. RODRIGUES - @fw_rodrigues / FELLIPE CAVASSA - @wordx ADRIANA SAVIOLI - @adriana_savioli / VALÉRIA COELHO (VAL COE) - @nome_em_vao Projeto Marte é um foto-coletivo com a ideia de misturar a natureza e o cotidiano com cosmologia e a transcendência do ser humano. A primeira temporada de fotos foi a mais experimental, no qual expressamos nossas ideias utilizando as cores de Marte. Na segunda temporada, decidimos experimentar com o jogo de luz e sombra, trocando as cores psicodélicas de Marte para explorar o preto e branco da Lua. Lembrando que o Projeto Marte é um projeto sem nenhum fim lucrativo, apenas com o intuito de contemplar e divulgar a fotografia colaborativa.

FOTO: Fernando W. Rodrigues

254

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


FOTO: VALÉRIA COELHO

imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

255


FOTOS: Fernando W. Rodrigues

256

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

257


FOTO: Valéria Coelho

258

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


FOTO: Fernando W. Rodrigues

imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

259


FOTOS: Fernando W. Rodrigues

260

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

261


FOTOS: Fellipe Cavassa

262

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

263


FOTO: Valéria Coelho

264

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


FOTO: Fellipe Cavassa

imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

265


RONALDO F. CRISTO PRAIA GRANDE/SP | INSTAGRAM: @ronaldochrysto Tiro fotos além do prazer do desafio e do aprendizado que me proporcionam. Procuro um olhar diferenciado a cada clique.

266

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

267


268

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

269


270

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

271


272

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

273


274

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

275


276

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

277


278

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

279


VINICIUS GUSTAVO BLEMER BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @vinibigu

280

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

281


282

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

283


284

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

285


286

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

287


288

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

289


290

Participe desta seção publicando suas fotos no Instagram com a hashtag #nomirrormag. Serão aceitas somente


imagens capturadas e editadas com o smartphone. As fotos serĂŁo analisadas e escolhidas pelos nossos editores.

291


NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | MAI. 18 |

09

NoMirror #09 - Mai18  
New
Advertisement