__MAIN_TEXT__

Page 1

MOBILE PHOTOGRAPHY | OUT. 20 | 11


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | OUT. 20 | 11

EDITORES

ALLYSON CORREIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO

PARTICIPAM DESTA EDIÇÃO

ANDRÉ FELTES JOSÉ BASSIT LUCILLE KANZAWA MIRO DE SOUZA MOBGRAPHIA CULTURA VISUAL

AGRADECIMENTO

MARIA CECILIA DE SÃO THIAGO RICARDO ROJAS

CONTATOS

E-MAG SOCIAL

CAPA CONTRACAPA

WWW.NOMIRROR.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR WWW.ISSUU.COM/NOMIRRORMAG TWITTER - @NOMIRRORMAG FACEBOOK - NOMIRRORMAG INSTAGRAM - @NOMIRRORMAG MIRO DE SOUZA SILVIA MACHADO

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA QUADRIMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


EDITORIAL Talvez em poucos momentos da história recente, as pessoas tenham sentido de forma tão pungente a necessidade de extravasar seus sentimentos e se expressarem visualmente. O mundo, tal e qual se faz presente, nos obrigou a desacelerar e olhar para o espelho, para a casa, encarar como nunca quem está ao seu lado e questionar nosso estilo de vida. Muita coisa mudou desde nossa última edição. O hiato foi longo, sabemos. Mas ele se fez necessário para constatar a relevância e a necessidade deste espaço agregador. Também nos proporcionou o tempo necessário para explorar outros canais de interação e novas possibilidades de parcerias. Percebemos como é importante reunir as pessoas em torno de um propósito e de uma paixão. Por este motivo resolvemos superar alguns desafios pessoais e profissionais para entregar a você mais um pouco da produção mobgráfica nacional. Esta edição de “retomada” vem repleta de possilidades, de perfis diversos e plurais, justamente para celebrar a arte de congelar instantes e criar imagens que só habitam nossas mentes. Fomos presenteados com a participação especial de grandes e tradicionais nomes da fotografia nacional, que prontamente atenderam ao nosso chamado para que a NoMirror ganhe fôlego e se mantenha ativa. O cuidado e atenção aos detalhes, o carinho e a dedicação continuam presentes em todas as páginas, da primeira à ultima. Sempre na esperança de trazer um pouco de leveza e paz de espírito ao seu dia. Nosso agradecimento a você, que nos acompanha nesta longa e sinuosa jornada. Leia, curta e compartilhe!

OS EDITORES

3


EDITORES

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Profissional de Marketing e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há mais de 30 anos.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.

Seu lado criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em algumas agências catarinenses.

Atua como Fotógrafo no Noir Studio e Diretor de Criação na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda.

Durante alguns anos também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, na época pertencente ao Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a se aprofundar nos estudos da Fotografia e do Marketing. Além do celular e da DSLR, ainda fotografa eventualmente em 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

4

Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos. Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na mobgrafia um antigo hobby perdido: a Fotografia.

INSTAGRAM: @netobnu


CONVIDADO MIRO DE SOUZA A fotografia escolheu Miro e ele escolheu a fotografia. Em 45 anos de carreira, sem preconceitos, é autor de campanhas premiadas, fotografou um amplo leque de pessoas especiais e famosas e teve seu trabalho elogiado pela preciosidade. O que e quem se envolve na magia ao passar por suas lentes. Sua natureza idiossincrática tornou-se referência da fotografia para toda uma geração. Suas fotografias são abençoadas com o tempo exato, a partir do qual as imagens não retocáveis ​​nascem. Tendo a pintura clássica como referência permanente, sua iluminação é um diferencial. Um talento, um dom e uma sensibilidade que ele opta por esconder: “A minha fotografia é mais importante do que a minha figura pessoal, é ela que tem de aparecer”. A assinatura de seus retratos é referência de um estilo, assim como suas imagens únicas de natureza morta. Entre outros trabalhos que merecem destaque estão as campanhas da Melissa, Unibanco, Meriva, Levis, Mitsubishi, Natura, Boticário, Aracruz e o lançamento do Prisma GM. Assinou diversos catálogos e editoriais de moda, principalmente para a Vogue da qual é colaborador desde o início.

INSTAGRAM: @miro_foto

5


CONVIDADOS FOTO: ALE RUARO

ANDRÉ FELTES

JOSÉ BASSIT

Fotógrafo atuante nos universos da fotografia documental, corporativa e do fotojonalismo. O tempo de estrada e a vivência diária nos ambientes editoriais lhe deram larga experiência na cobertura de eventos e na produção de conteúdos multimídia.

José Bassit nasceu em 1957, na cidade de São Paulo. É fotógrafo desde 1985 e já teve seus trabalhos publicados nos principais jornais e revistas brasileiros.

Na sua trajetória de mais de 30 anos de mercado, trabalhou como Repórter Fotográfico e Editor de Fotografia nos principais jornais do Rio Grande do Sul. Versátil, conta com a participação em diversas exposições coletivas e individuais, premiações e a publicação de diversos livros.

INSTAGRAM: @afeltes / @afeltesmob

Em 2003 publicou o livro “Imagens Fiéis” (Editora Cosac&Naify), sobre a religião e a fé do povo brasileiro. Suas obras integram acervos de instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de são Paulo. Entre as principais exposições individuais de que participou estão: The London Underground, na estação Santa Cecília do Metrô, São Paulo (1985); Por onde anda a fé, no Centro Cultural Fiesp, São Paulo, dentro do V mês internacional de Fotografia (2001); Imagens Fiéis, no Centro de Estudos Brasileiros em Maputo, Moçambique (2003); Cortes Modernos, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (2004); Imagens Fiéis na Galeria Zoom, Paraty/RJ (2005); Rememorações, no Espaço Porto Seguro de Fotografia, São Paulo (2006); Instalação Cortes Modernos, no Sesc Pompéia, São Paulo (2007); Imagens Fiéis, no Museo de los Ninõs, em San José , Costa Rica (2008); Imagens Fiéis- CasaVitorino, São Paulo- SP, em abril de 2017.

INSTAGRAM: @josebassit_fotos

6


LUCILLE KANZAWA

MOBGRAPHIA

Formada tradutora-intérprete pela Unibero, em São Paulo. Morou nos Estados Unidos, Alemanha, França e Israel, e visitou cerca de 70 países.

É uma produtora cultural que promove a mobgrafia, um movimento cultural, artístico e tecnológico, que por essência é democrático e inclusivo, reunindo não apenas fotógrafos e cineastas como também qualquer pessoa que queira expressar sua arte e contar suas histórias através de plataformas mobile.

Publicou matérias (textos e fotos) sobre lugares exóticos nas revistas Caminhos da Terra, Vida Simples, Horizonte Geográfico, Viagem e Turismo, Only Mobile Art, Top Destinos e The Traveller. Tem ainda imagens publicadas nas revistas PBMAG, Casa Claudia e Marie Claire. Vencedora de diversos prêmios nacionais, obteve sete Menções Honrosas, sendo a principal delas no 7th Annual Mobile Photography Awards - 2018. Participou de cerca de 40 exposições coletivas. Mostras individuais: Caixa Cultural de São Paulo e de Brasília; Assembleia Legislativa De São Paulo; Pinacoteca Do Estado De São Paulo; Galeria Pierre Verger , no “IV Festival Nacional Agosto da Fotografia”, em Salvador/BA; Livraria Cultura – Conjunto Nacional, em São Paulo; Ateliê Canto dos Artistas, durante o “Pequeno Encontro da Fotografia”, em Olinda/PE; SESC Thermas – Presidente Prudente, SP.

O Mobile Photo Festival é o maior evento da América Latina, que trata da cultura fotográfica mobile. Este concurso cultural, democrático e inclusivo, é aberto a todos que fotografam com smartphones. O Fotógrafo e Curador Marcelo Greco foi o jurado da categoria Ensaio deste ano, e elegeu as melhores fotos com o tema “Vida em Quarentena”. As fotos selecionadas que ilustram as páginas desta edição foram expostas no LABMIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

INSTAGRAM: @mobgraphia

Em maio de 2010, publicou o livro YUBA pela editora Terra Virgem.

INSTAGRAM: @lucillekanzawa / @lucilleonthewall

7


ÍNDICE METRÔ SP JOSÉ BASSIT PG. 34

UNIVERSO FEMININO LUCILLE KANZAWA PG. 62

FLOR&SER MIRO DE SOUZA PG. 10

8


FOTO: VERA CARLOTTO

GALERIA PG. 136

A LUZ DO PARALELO 30 ANDRÉ FELTES PG. 90

VIDA EM QUARENTENA MOBGRAPHIA PG. 110

9


10


FLOR&SER FOTOGRAFIA MIRO DE SOUZA

11


12


paz & flor

13


meu abraรงo e meu carinho

14


15


16


instantes

17


mais cor, mais vida

18


19


20


la vie en rose

21


cheios de poesia e esperanรงa

22


23


24


“bee” somebody

25


uma vida cheia de cores e flores

26


27


28


todas as alegrias do mundo

29


efĂŞmera

30


31


32


recomeรงar

33


34


METRÔ SP FOTOGRAFIA JOSÉ BASSIT

35


36


37


38


39


40


41


42


43


44


45


46


47


48


49


50


51


52


53


54


55


56


57


58


59


60


61


UNIVERSO FEMININO TEXTO E FOTOGRAFIA LUCILLE KANZAWA

62


Uma beduína em Petra, na Jordânia

63


No mercado Adi Maki, em Mekelle, na Etiรณpia.

64


Uma vendedora de queijos no vilarejo de Kharochoy, na ChechĂŞnia.

65


No mercado de Makhachkala, capital do DaguestĂŁo.

66


À beira do Mar Cáspio, em Makhachkala, capital do Daguestão.

67


Estudantes no vilarejo de Kubachi, no DaguestĂŁo.

68


69


Mulher pegando ĂĄgua numa das fontes de Kubachi, no DaguestĂŁo.

70


Em Hayhi, vilarejo no DaguestĂŁo.

71


Estudantes numa escola do vilarejo de Sogratl, no DaguestĂŁo.

72


Em Mizur, vilarejo da OssĂŠtia do Norte.

73


Na cozinha do maior colecionador de pombas da RĂşssia, em Derbent, no DaguestĂŁo.

74


No mercado de Shecha, em Arba Minch, na Etiรณpia.

75


Num vilarejo do sul da Etiรณpia.

76


77


No mercado de Shecha, em Arba Minch, na Etiรณpia.

78


79


Uma das cavernas ainda habitadas por monjas, em Lalibela, na Etiรณpia.

80


Em Lalibela, na Etiรณpia.

81


Num Ă´nibus de palestinos, em JerusalĂŠm, Israel.

82


No Mar Morto, em Israel.

83


84


Numa festa de casamento de palestinos, em BelĂŠm, Israel.

85


Estudantes no Cairo, Egito.

86


Iranianas na ponte Tabiat, em Teerã, Irã.

87


Estudantes em Kashan, IrĂŁ.

88


No castelo de Narin, em Meybod, IrĂŁ.

89


A LUZ DO PARALELO 30 FOTOGRAFIA ANDRÉ FELTES

90


91


92


93


94


95


96


97


98


99


100


101


102


103


104


105


106


107


108


109


110


CATEGORIA ENSAIO VIDA EM QUARENTENA FOTOGRAFIA CLAUDIO CERON, GIUSEPPINA DEPREZIATO, THELMA PENTEADO, DANIELLA ROSARIO E RENATO BAER TEXTO CAMILA ANDRADE

111


Categoria Ensaio do Mobile Photo Festival 2020 (O Maior Festival Latinoamericano de Fotografia com Celular), com o tema “Vida em Quarentena”, ganha destaque nesta edição da NoMirror. Os trabalhos que chamaram atenção e emocionaram o público do evento, agora podem ser vistos aqui nas páginas a seguir. Os vencedores foram anunciados no dia 15 de maio de 2020, por Ricardo Rojas, Fotógrafo e Fundador da mObgraphia, organizadora do Mobile Photo Festival, Cleber Papa, Diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo),

112


Marcelo Greco, Fotógrafo e Curador com destaque no Brasil e exterior, que desenvolve curso no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), faz mentoria de fotografia autoral e foi o jurado da Categoria Ensaio desta edição do Festival e Luiz Baltar, Fotógrafo, cujas obras incorporam as coleções do Museu de Arte Moderna do RJ, Espaço Cultural Porto Seguro e outros. O vencedor e finalistas da categoria Ensaio - “Vida em Quarentena” - foram: Claudio Ceron – vencedor – Giuseppina Depreziato, Thelma Penteado, Daniella Rosario e Renato Baer.

113


CLAUDIO CERON VENCEDOR

114


115


116


117


118


119


GIUSEPPINA DEPREZIATO FINALISTA

120


121


122


123


THELMA PENTEADO FINALISTA

124


125


126


127


DANIELLA ROSARIO FINALISTA

128


129


130


131


RENATO BAER FINALISTA

132


133


134


135


GALERIA Nossa seção GALERIA é um espaço democrático e inclusivo, sempre aberta a todos que apreciam a boa fotografia. Ela consolida o fato de que a NoMirror é feita por vocês e para vocês, ganhando mais espaço e destaque a cada edição. Basta analisar a diversidade dos perfis e a qualidade dos materiais apresentados a seguir.

O processo de seleção das imagens da GALERIA é feita diariamente pelos nossos Editores, via plataforma Instagram. Para ter a sua oportunidade de publicação, siga o perfil @nomirrormag e poste suas fotos usando a tag #nomirrormag. É por meio dela que iremos encontrar você!

Se você tem interesse em publicar uma série ou ensaio, entre em contato diretamente pelo e-mail: contato@nomirror.art.br

Não esqueça: serão aceitas somente imagens capturadas e editadas com dispositivos mobile. Todos os ensaios, imagens e perfis são analisados cuidadosamente e escolhidos pelos nossos Editores.

Divirta-se. Aprecie. Participe.

136


FÁBIO MALLON

VERA CARLOTTO

KARINA MARINHO BRAGA

MATHEUS VIANA

PAULO LEANDRO JÚNIOR

LIDIANE NEPOMUCENO MACÊDO

JÚLIO CÉSAR TEIXEIRA JACOBINA

SÍLVIA MACHADO

THIS ISN’T A YELLOW SUBMARINE (ALESSANDRO GRUETZMACHER)

137


FÁBIO MALLON PORTO/PORTUGAL | INSTAGRAM: @fabiomallon Fotografar é o olhar, a contemplação, o envolvimento, o clique, a jornada. Fotografar é compartilhar sentimentos.

138

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

139


140

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

141


142

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

143


144

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

145


146

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

147


VERA CARLOTTO PORTO ALEGRE/RS | INSTAGRAM: @carlottovera Para mim a fotografia é arte! Eu utilizo a fotografia como um suporte sobre o qual procuro me expressar através de uma narrativa poética. Tenho uma necessidade imensa de interferir no ato fotográfico, seja por meios eletrônicos ou não. Isso me permite construir imagens lentas que me acariciam a alma.

148

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

149


150

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

151


152

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

153


154

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

155


156

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

157


158

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

159


KARINA MARINHO BRAGA SÃO LUÍS/MA | INSTAGRAM: @karinamarinhofotos Como Psicóloga tento escutar a “realidade psíquica” das imagens e fantasio a associação livre dos seus conteúdos. Enfim, me liberto...

160

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

161


162

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

163


164

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

165


166

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

167


MATHEUS VIANA BELO HORIZONTE/MG | INSTAGRAM: @prismattco

168

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

169


170

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

171


172

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

173


174

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

175


176

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

177


PAULO LEANDRO JÚNIOR

O

M

ÍN

IO

B LI

CO

SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @paulloleandro

:

D

FO

TO

REVERT HENRIQUE KLUMB, O FOTÓGRAFO DA FAMÍLIA REAL DO BRASIL Francês que chegou ao Brasil em 1854, Revert Henry Klumb deu aulas de fotografia para a Princesa Isabel e foi nomeado fotógrafo da Casa Imperial. Vivendo em Petrópolis, fez registros da paisagem urbana da cidade. Numa época em que as imagens fotográficas eram incapaz tecnicamente de registrar imagens com pouca intensidade de luz, Klumb fez intervenções manuais sobre imagens captadas durante o dia, com delicado controle da exposição da luz, criando cenas noturnas, com efeito de iluminação artificial de lampiões nas casas e ruas e luas e estrelas no céu.

FONTE: INSTITUTO MOREIRA SALLES - https://ims.com.br/por-dentro-acervos/noitedia

178

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


LUA DE PAPEL Já o fotógrafo brasileiro Paulo Leandro Jr. (produtor de imagens feitas apenas com smartphones) no ano de 2020, em pleno século XXI, se depara com a mesma dificuldade em obter cenas noturnas com fidelidade de luz. Então se vê obrigado a usar intervenções tecnológicas para trazer essa fidelidade e, através de aplicativos, faz sobreposições de imagens da lua captadas com celular no modo manual, e imagens diurnas das ruas da cidade de Paraty/RJ. Ainda usando ferramentas de controle de exposição dos aplicativos, consegue o mesmo efeito delicado para criar as cenas noturnas. Assim surge o ensaio LUA DE PAPEL.

AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

179


180

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

181


182

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

183


184

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

185


186

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

187


188

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

189


LIDIANE N. MACÊDO FORTALEZA/CE | INSTAGRAM: @liradioetv

EU DESEJO QUE VOCÊ VIVA.

E DESEJANDO QUE A CRIATIVIDADE FLUA.

PRESENTE PARA COMPREENDER O QUE SENTE.

E SENTINDO QUE VOCÊ PODE SE OUVIR...

190

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

191


192

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

193


194

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

195


196

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


... EXPANDIR O QUE ESTÁ DENTRO DE TI.

DIANTE DE VOCÊ MESMO.

VOCÊ PODE SE ABRAÇAR NUM GESTO SIMPLES DE ACOLHIMENTO.

AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

197


JÚLIO CÉSAR T. JACOBINA RECIFE/PE | INSTAGRAM: @juliojacobina Jornalista, repórter-fotográfico e trabalhou em jornais e revistas por 39 anos.

198

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

199


200

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

201


202

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

203


204

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

205


SÍLVIA MACHADO SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @silviamachadofotografia Este trabalho foi criado em 2017, mas nunca mostrei para ninguém. Chama-se Em Nome do Pai, e faz referências à tantas maldades feitas em nome dele, a questão do masculino/feminino, de identidade, etc.

206

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

207


208

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

209


210

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

211


THIS ISN’T A YELLOW SUBMARINE ALESSANDRO GRUETZMACHER SÃO PAULO/SP | INSTAGRAM: @thisisntayellowsubmarine

212

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

213


214

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

215


216

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

217


218

PARTICIPE DESTA SEÇÃO SEGUINDO O PERFIL @NOMIRRORMAG NO INSTAGRAM E PUBLICANDO SUAS FOTOS COM A HASHTAG #NOMIRRORMAG. SERÃO ACEITA


AS SOMENTE IMAGENS CAPTURADAS E EDITADAS COM O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. AS FOTOS SERÃO ANALISADAS E ESCOLHIDAS PELOS NOSSOS EDITORES.

219


MOBILE PHOTOGRAPHY | OUT. 20 | 11

Profile for NoMirror Mag

NoMirror #11 - Out20  

NoMirror é uma revista digital gratuita brasileira integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositiv...

NoMirror #11 - Out20  

NoMirror é uma revista digital gratuita brasileira integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositiv...

Advertisement