1 minute read

esclar

Next Article
rece-te

rece-te

O que me leva ao ponto III:

III – Estágio e Ordem dos Advogados

Advertisement

Com ou sem mestrado, chegamos todos ao primeiro estágio a saber muito pouco sobre advocacia.

Na prática, enquanto recém-advogadosestagiários, estamos todos ao mesmo nível, porque nenhum de nós sabe fazer uma peça processual.

A boa notícia é que é normal. É suposto aprendermos no primeiro estágio e, bem ou mal, temos 18 meses - duração do estágio da ordem dos advogados - para o fazer, sendo isso que, a meu ver, verdadeiramente nos vai destacar.

No que toca ao meu percurso pós-licenciatura: No final de julho do ano passado terminei a minha licenciatura (com muita ansiedade sobre arranjar um estágio a tempo e inscrever-me na ordem).

Na primeira semana de setembro fui a 2 entrevistas. A 8 de setembro comecei o estágio num escritório em Lisboa (onde ainda continuo).

Estou atualmente prestes a completar a 1º fase do estágio na ordem dos advogados e já sei, razoavelmente, fazer uma peça processual.

Não tenho neste ponto ideias tão maturadas como nos anteriores - porque é o meu presente e ainda não sei tudo - mas deixo, para finalizar, as pequenas aprendizagens que já colecionei e que me teriam sido úteis há uns meses:

Onde fazer o currículo? Canva (não muito importante, mas se for uma questão, têm aí uma resposta);

Ir procurando estágios atempadamente (por ser necessário já ter um patrono quando forem fazer a inscrição na ordem - não deixem para setembro a menos que sejam muito resistentes ao stress!!);

Onde procurar estágios? Página @gsp fdul no insta; LinkedIn; site da ordem dos advogados; bolsa de patronos da OA;

Fazer muitas perguntas a pessoas que saibam que estão a fazer a ordem/fizeram a ordem recentemente.

This article is from: