Racing Agosto 2023

Page 1

racing 2
racing 3

❙ DIRETORIA ❙ Isabel Reis ❙ isabel.reis@motormidiateam.com.br

Venício Zambeli ❙ venício.zambeli@motormidiateam.com.br

❙ REPÓRTER ESPECIAL ❙ Leonardo Marson Ana Oliveira

❙ COMERCIAL ❙ racing@motormidiateam.com.br

❙ MARKETING E EDIÇÃO ❙ thomas@helloweventos.com.br

❙ JORNALISTA RESPONSÁVEL ❙ Isabel Reis - MTB 17311

Revista Racing ISSN 1413-8913 Publicação mensal da Motor Mídia © Direitos reservados.

❙ MOTOR MÍDIA ❙ Empresa de conteúdos, soluções digitais e eventos

racing 4 SUMÁRIO RACING•EDIÇÃOAGOSTO2023 Stock Car Geanluca Petecof ........... 06 Fórmula 4 Metadedo Campeonato .....12 Kart Copa do Brasil ............... 14 Fórmula 3 Gabriel Bortoleto ............ 16 Fórmula 1 BRB na Alpine ................ 18 Fórmula 1 Contratos ..................... 20 Fórmula 1 Foco da Alpine ............... 22 Fórmula 1 Toto Wolf ...................... 24 Sertões Tudo em Família ............. 26 Super Carros Porsche 911 S/T ............ 34 Super Carros Toyota GR Corolla ........... 36
LEIA TAMBÉM! A CROSSOVER INGLESA CHEGA COM VIRTUDES PARA SEDUZIR OS MOTOCICLISTAS NO SEGMENTO DE MÉDIA CILINDRADA TRIUMPH TIGER SPORT 660 TOURING 25
PAG 36 Ferrai
www.racingonline.com.br
Apoio
Organização

Gianluca Petecof é destaque da Stock Car no Velocitta

Com o resultado, Petecof avançou para a 12ª colocação do campeonato, atingindo os 100 pontos

racing 6 STOCK CAR GIANLUCA PETECOF
Texto Leonardo Marson Fotos José Mário Dias

Anos atrás, Gianluca Petecof surgiu como um dos possíveis nomes do Brasil na Fórmula 1, ao se destacar em categorias de base, com o título da FRECA, inclusive. Após uma mudança de rumo na carreira, o piloto se coloca como um dos bons nomes da temporada 2023 da Stock Car, onde vem tendo boas atuações, como no último final de semana no Velocitta, onde foi o maior pontuador da etapa de Mogi Guaçu (SP), além de ter conquistado um pódio. N a primeira corrida do dia, o piloto da equipe Shell/ Full Time largou da terceira posição e, nas voltas finais, chegou a pressionar Ricardo Zonta, terminando com o segundo lugar, atrás apenas do ex-Fórmula 1. Na segunda corrida, Petecof escapou dos acidentes da volta inicial e cruzou a linha de chegada com a quinta colocação ao final dos 30 minutos de corrida.

“Sabíamos da nossa evolução e do quanto trabalhamos nessa temporada. Não imaginava chegar aqui disputando a pole e a vitória na corrida 1. Superou muito nossas expectativas, por mais que elas fossem boas. Estávamos muito competitivos, faltou um pouquinho para a vitória e espero que a gente siga crescendo no campeonato daqui para frente”, disse Petecof, maior pontuador da etapa.

racing 7

STOCK CAR GIANLUCA PETECOF

STOCK CAR GIANLUCA PETECOF

F4 Brasil alcança metade da temporada com etapa no Velocitta

racing 12 FÓRMULA 4 ZUCCHINI
Texto Ana Oliveira Fotos Red Bull Content Pool Texto Leonardo Marson Fotos Oelcio Francisco

Christian Horner, chefe da Red Bull, expressou sua admiração pelo desempenho de Max Verstappen e Fernando Alonso, destacando que ambos os pilotos estão em um patamar acima dos demais competidores ao enfrentar condições variáveis de pista, demonstrando uma capacidade excepcional de adaptação.

A F4 Brasil chega a metade da temporada 2023 neste final de semana com a disputa da terceira etapa do campeonato, marcada para o Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O local recebeu uma bateria de testes coletivos realizada no último mês de junho, quando os competidores completaram, juntos, um total de 1.403 voltas, o equivalente a 4.830 quilômetros.

Até o momento, duas etapas, ambas realizadas em Interlagos, foram disputadas. Vinicius Tessaro, líder do campeonato com 97 pontos, venceu três vezes, mas Nelson Neto, Luan Lopes e Matheus Callejas também subiram ao alto do pódio. Lopes é o vice-líder do campeonato com 77 pontos, enquanto Álvaro Cho e Matheus Comparatto, ambos com 65, dividem o terceiro lugar.

Como ocorre normalmente na F4 Brasil, a quinta-feira contará com três atividades extras para os pilotos, que também contarão com treinos de largada. A programação para valer começa na sexta-feira, com mais dois treinos livres e a classificação que determinará as posições de largada para as corridas de 25 minutos de duração.

As provas, que serão realizadas dentro da programação da Stock Car no circuito localizado no interior paulista, ocorrem no sábado, às 11h20 e às 16h, e no domingo, às 8h30.

racing 13

Começa a Copa Brasil de Kart 2023 com mais de 400 pilotos!

KART COPA BRASIL
Texto Ana Oliveira Fotos Red Bull Content Pool Texto Leonardo Marson Fotos Fábio Oliveira / Radical Motors / CBA divulgação

Uma verdadeira festa do kartismo brasileiro. O segundo maior evento da modalidade nacional, a Copa Brasil de Kart, conheceu os primeiros campeões do Grupo 1 no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, SC. A 24ª edição do evento, que já é a maior da história com mais de 400 inscrições, viu Pedro Piquet, filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, conquistar seu segundo título na competição, após 17 anos. O primeiro havia sido na Mirim, em 2006.

As Finais do Grupo 1 também tiveram o carioca André Nicastro ampliando seu recorde como o maior campeão da Copa Brasil. Ele faturou o décimo título ao vencer na Shifter Sênior.

Além dos dois, mais nove pilotos conquistaram títulos neste primeiro grupo da 24ª edição da Copa Brasil, que é organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Troféus Especiais

A solenidade de abertura do Grupo 1, no Beto Carrero, também teve a entrega de alguns troféus especiais. Um deles foi uma homenagem póstuma ao comissário Assirio Carlos Ramthum, que faleceu este ano. Sua família recebeu o troféu da CBA em agradecimento por todo o seu trabalho em prol do automobilismo brasileiro.

Além disso, também foi premiado o “Piloto da Galera”, eleito nas redes sociais da CBA BR Kart. E a briga foi acirrada entre os três mais votados, após a enquete inicial, que reuniu todos os pilotos do Grupo 1: João Pedro Sarkis, Álvaro Medeiros e Gustavo Trevisan. No final, Medeiros levou o troféu com apenas 17 votos de vantagem para o segundo colocado (Sarkis).

A CBA também premiou o piloto que teve a “Maior Escalada do Grid” e o troféu foi para o piloto Luciano Garcia, da F4 Sênior. Ele terminou a tomada em 31º e largou em sétimo na Final, escalando 24 posições. Garcia recebeu o prêmio das mãos do maior vencedor da Copa Brasil, André Nicastro.

André Nicastro amplia recorde de títulos!

AAlfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (7), James Key como novo Diretor Técnico, substituindo Jan Monchaux. Essa mudança estratégica tem como objetivo fortalecer a equipe e prepará-la para a transição para a Audi em 2026. Key traz consigo uma vasta experiência, tendo ocupado cargos importantes em equipes como Sauber, Toro Rosso e McLaren.

Principal nome brasileiro nas categorias de base da Fórmula 1 na temporada 2023, Gabriel Bortoleto tem neste final de semana seu primeiro “match point” para conquistar o título da Fórmula 3. A categoria realiza a penúltima rodada dupla do ao no veloz circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e o piloto da Trident pode se tornar o primeiro brasileiro campeão da categoria.

Para sair do veloz circuito belga com o título da Fórmula 3, Bortoleto precisa completar a etapa com pelo menos 39 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. Desta forma, o brasileiro inicia a rodada em posição de título, já que possui 43 pontos de vantagem em relação a Zak O’Sullivan, e 44 de frente para Josep María Martí.

A campanha de Bortoleto chama atenção pela regularidade. O brasileiro venceu apenas duas corridas no ano, nas provas principais do Bahrein e Austrália. São cinco pódios na temporada de estreia na Fórmula 3, além de oito chegadas entre os cinco primeiros. Mais do que isso, apenas na abertura do campeonato o piloto da Trident não pontuou.

As corridas da penúltima etapa da Fórmula 3 serão disputadas neste final de semana, às 5h de sábado, e às 3h30 de domingo. Bortoleto só poderá sair com o título na segunda corrida da etapa, já que não consegue disparar 65 pontos de frente após a primeira prova em Spa-Francorchamps. O BandSports mostra as atividades ao vivo.

FÓRMULA 3
Texto Leonardo Marson Foto Divulgação

Gabriel Bortoleto é quase campeão da F3

O brasileiro teve neste final de semana seu primeiro “match point” para conquistar o título

Banco BRB entra na Fórmula 1 com a equipe Alpine

FÓRMULA 1 COBERTURA
Texto Leonardo Marson Foto Alpine F1 / CBA / Luca Bassani / divulgação
Banco passa a ser parceiro exclusivo, de serviços financeiros, da BWT Alpine F1 Team na América do Sul.
O

Aequipe francesa BWT Alpine F1 Team anunciou uma parceria com o Banco BRB, que tem sede no Brasil, em Brasília, DF. A logomarca do Banco BRB estará estampada no carro de Fórmula 1 A523 da BWT Alpine F1 Team, nos capacetes de Esteban Ocon e Pierre Gasly, bem como no ambiente dos boxes da equipe no Grande Prêmio de São Paulo 2023.

“Estamos muito satisfeitos em receber o Banco BRB como parceiro da equipe e esperamos construir um ótimo relacionamento juntos. Estamos ansiosos para correr no Brasil em novembro, no Grande Prêmio de São Paulo 2023, onde o automobilismo é tão amado”, disse David Gendry, VP de Patrocínio, Parcerias e Comunicações da Alpine F1.

“O BRB acredita no poder transformador do esporte e é uma dos principais patrocinadores de diversas modalidades. Desde 2015, o Banco BRB patrocina pilotos brasileiros em diversas categorias. Também patrocinamos a Stock Car, uma das categorias mais populares do Brasil, o Rally dos Sertões, o maior do mundo em 2022, o Campeonato FIA F4, importante categoria para pilotos juniores, e o Touring Car Racing (TCR). Agora, por meio de uma parceria com a equipe BTW Alpine F1, uma das mais importantes competição, chegamos à Fórmula 1 e essa conquista nos deixa muito orgulhosos. Juntos, poderemos explorar formas de contribuir para que os pilotos brasileiros tenham mais oportunidades nas mais diversas categorias profissionais do automobilismo, e também dentro da F1. Por isso, estamos muito entusiasmados em iniciar tratativas para a possibilidade de termos uma Alpine Academy no Brasil”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Com a parceria, o BRB pretende criar em Brasília, cidade origem do BRB, a base para uma academia de pilotos. A iniciativa tem como objetivo transformar a capital do país em um polo do automobilismo, oferecendo oportunidades para que pilotos brasileiros possam ter acesso a categorias de motorsport no exterior. A concretização do projeto vai contribuir, ainda, com a exposição da marca BRB no GP do Brasil de Fórmula 1.

A proposta prevê que a academia de pilotos realize seletivas anuais em Brasília, que vão definir os pilotos a serem patrocinados pelo BRB, e que abrirá oportunidades para pilotos brasileiros e brasileiras. Segundo informou o jornalista Reginaldo Leme da TV Bandeirantes, um dos nomes a serem apoiados deverá ser o do piloto Gabriel Bortoleto, que atualmente disputa o título da Fórmula 3.

Para o presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Giovanni Guerra, “a parceria do BRB com a BWT Alpine F1 Team marca, definitivamente, a história do automobilismo brasileiro. Ela vai permitir, por meio da academia, dar oportunidade para todos os pilotos não apenas sonharem, mas percorrem um caminho com gestão profissional e chegarem ao automobilismo e à Fórmula 1”.

O automobilismo tem sido uma importante modalidade esportiva para renovar a marca do BRB, associando valores de competitividade, tecnologia, velocidade e experiências, que evoluiu de uma atuação regional para todo o Brasil. Dentre as ações especiais, o BRB é parceiro também do evento Capacete de Ouro, promovido pela Revista RACING

CONTRATOS

Veja a duração de contrato dos pilotos do atual grid

OBrasil está de volta ao calendário do WEC, o Mundial de Endurance. Na manhã desta sexta-feira (9), a organização da categoria anunciou o cronograma de corridas para a disputa da temporada de 2024 com a inclusão de uma etapa com seis horas de duração marcada para o dia 14 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

A Fórmula 1 mostrou nesta quarta-feira (9), através de suas redes sociais, que ainda há sete vagas em aberto para a disputa da temporada de 2024. Os contratos de Lewis Hamilton, com a Mercedes, GuanYu Zhou, com a Alfa Romeo, Logan Sargeant, da Williams, e das duplas de AlphaTauri, que tem Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, e Haas, com Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, acabam no final deste ano. RACING, por sua vez, foi atrás da duração de contrato dos outros 13 pilotos que integram atualmente o grid da mais importante categoria do esporte a motor mundial. O maior vínculo, no momento, é de Max Verstappen, que tem contrato com a Red Bull até 2028. Outros três pilotos, como George Russell, Lando Norris e Valtteri Bottas, permanecerão em seus times até o fim de 2025. Desta forma, oito pilotos do grid têm vínculos com suas equipes até o final da temporada de 2024. Isso inclui Sergio Pérez com a Red Bull, Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, e Fernando Alonso, na Aston Martin. No time de Silverstone, aliás, vem o caso de Lance Stroll, que tem contrato com duração desconhecida. O canadense é filho do proprietário do time, Lawrence Stroll.

racing 20 FÓRMULA 1

contrato da F1

Texto

Leonardo Marson

Fotos

Eric Alonso/Getty Images

Confira abaixo até quando vai o contrato de cada um dos 20 pilotos que integram o grid da Fórmula 1:

Red Bull

Max Verstappen – até o final de 2028

Sergio Pérez – até o final de 2024

Ferrari

Charles Leclerc – até o final de 2024

Carlos Sainz – até o final de 2024

Mercedes

Lewis Hamilton – até o final de 2023

George Russell – até o final de 2025

McLaren

Lando Norris – até o final de 2025

Oscar Piastri – até o final de 2024

Aston Martin

Fernando Alonso – até o final de 2024

Lance Stroll – desconhecido

Alpine

Pierre Gasly – até o final de 2024

Esteban Ocon – até o final de 2024

AlphaTauri

Yuki Tsunoda – até o final de 2023

Daniel Ricciardo – até o final de 2023

Alfa Romeo

Valtteri Bottas – até o final de 2025

GuanYu Zhou – até o final de 2023

Haas

Nico Hulkenberg – até o final de 2023

Kevin Magnussen – até o final de 2023

Williams

Alexander Albon – até o final de 2024

Logan Sargeant – até o final de 2023

racing 21

F1: Alpine mantém quarto lugar entre os construtores como objetivo para 2023

racing 22 FÓRMULA 1

AAlpine estabeleceu como objetivo na atual temporada da Fórmula 1 terminar o Mundial de Construtores com a quarta colocação, um posto acima em relação a 2022. Porém, após o encerramento da primeira parte do atual campeonato, o time francês aparece apenas na sexta posição, distante 134 pontos da Ferrari, atual quarta colocada. Ainda assim, segundo Matt Harman, diretor técnico da Alpine, a meta segue a mesma.

A temporada da equipe dos carros azuis começou como terminou 2022: disputando posição com a McLaren. Porém, o bom início de ano da Aston Martin e a evolução do time laranja nas últimas etapas fizeram com que o time, que tem como melhor resultado o pódio de Esteban Ocon em Mônaco, caísse para o sexto lugar, com 57 pontos.

“Não podemos apresentar grandes atualizações a cada corrida. No início da temporada, trouxemos muitas peças novas para a pista. Nossos concorrentes fizeram isso mais tarde”, disse Harman, em entrevista para a revista alemã Auto Motor und Sport.

“Esperamos que isso tenha um efeito rápido nos resultados. Não mudamos nossos objetivos. Queremos ser a quarta melhor equipe, e não vejo motivo pelo qual não possamos alcançar isso no final da temporada”, completou o dirigente da Alpine.

A temporada 2023 da Fórmula 1 será retomada no dia 27 de agosto com a disputa do Grande Prêmio da Holanda, corrida marcada para o circuito de Zandvoort.

racing 23
Texto Leonardo Marson Fotos Divulgação

Wolff diz que Mercedes voltou foco para temporada 2024 da F1

Maximilian Günther viveu um momento especial em sua carreira na Fórmula E: além de vencer a segunda corrida do ePrix de Jacarta, o piloto também foi o primeiro em 65 anos a vencer com a Maserati em corridas de monopostos.

Atual vice-líder do Mundial de Construtores da Fórmula 1, a Mercedes admite já ter seu foco voltado para a temporada de 2024. Quem afirma isso é Toto Wolff, chefe da equipe da estrela de três pontas, que revelou ainda que o desenvolvimento do W14, modelo que é visto nas pistas neste ano, está praticamente paralisado.

A equipe começou 2023 visando voltar a brigar por vitórias e títulos. Porém, logo na primeira etapa do ano, no Bahrein, ficou claro de que a manutenção do conceito “zeropod” no carro da Mercedes foi um erro. A equipe ocupa a vice-liderança no campeonato de Construtores, o que é um avanço em relação a 2022, mas possui menos da metade dos pontos da Red Bull.

“Estamos mirando em 2024, agora que o desenvolvimento do carro está praticamente parado para este ano. Acho isso positivo, porque há muito que podemos otimizar no carro atual sem nos preocuparmos muito com atualizações. Vamos ver como podemos realmente levá-lo a um ponto mais ideal, enquanto ganhamos muita compreensão para o próximo ano”, disse Wolff.

A temporada 2023 da Fórmula 1 terá sequência no dia 27 de agosto, com a disputa do Grande Prêmio da Holanda, corrida marcada para o circuito de Zandvoort.

racing 24 FÓRMULA 1 MERCEDES
Texto Leonardo Marson Fotos Divulgação
racing 25

Equipe familiar ocupa três primeiras colocações no

racing 26 SERTÕES
TUDO EM FAMÍLIA

três das quatro no Sertões

racing 27
Texto Ana Oliveira Fotos Luca Bassani
racing 28
SERTÕES TUDO EM FAMÍLIA
Texto Leonardo Marson Fotos Duda Barros

Eles estão na categoria mais competitiva, que reúne 91 UTVs segundo as estatísticas atualizadas da organização. Mas, mesmo assim, conseguem se destacar praticamente todos os anos no Rally dos Sertões, a principal prova off-road do Brasil, que está em andamento e se encerrará no próximo sábado (19). Ontem, o mais jovem do clã, Bruno, venceu a especial mais longa da disputa, com 407km contra o cronômetro, em uma corrida que durou mais de seis horas no Semiárido Nordestino. E, na classificação geral da prova, na soma dos três dias disputados até agora, ocupam o segundo (Bruno), terceiro (Gabriel) e quarto lugares (Rodrigo). Novamente, a família Varela se posiciona como forte candidata a um pódio no maior desafio do rally nacional. A família, aliás, defende o título, pois é a atual campeã com Rodrigo Varela e o navegador Matheus Mazzei. “No ano passado, quando fui campeão, muita gente achou que agora seria mais fácil vir para o Sertões, pois eu já tinha chegado lá (no título). Mas não é bem assim”, diz Rodrigo, 32 anos, filho mais velho do tricampeão mundial Reinaldo Varela, que também participa da prova. “Não tem jeito, a ansiedade toma conta e, em uma competição longa e cheia de perigos, ela pode ser a sua maior inimiga. Aprendi com meu pai, desde cedo, que o segredo aqui é olhar a corrida como um todo. Aqui, temos um ditado: “O Sertões só termina quando acaba”. Então, estar entre os dez primeiros nessa corrida é uma façanha esportiva, mas também psicológica”, completa.

“Criados na trilha”

O patrono da família, Reinaldo, 63 anos, também está na competição, ao lado do navegador Ari Fiuza – mas duas quebras o tiraram da briga pelo título. Embora a idade engane, Reinaldo ainda mantém o vigor ao volante, como atesta o tricampeonato mundial, conquistado em 2019, já sexagenário. Os três filhos, todos “criados na trilha”, como gosta de dizer, são resultado do casamento com Nani Varela, parceira de Reinaldo “em todas as minhas conquistas”.

A vitória de Bruno, 27 anos, foi comemorada pelo clã, assim como as boas colocações obtidas por seus irmãos. “Foi um sufoco, mas chegamos inteiros, nós e o carro. Essa foi uma especial que você poderia encaixar em qualquer Dakar: dificílima, muito exigente em todos os sentidos”, avaliou o caçula, que compete ao lado do navegador Gustavo Bortolanza. “Na verdade, até aqui, não tivemos moleza. Da nossa parte, o importante foi manter o foco durante todo o trajeto, pensando sempre em explorar os momentos certos para acelerar tudo e estar alertas para situações de risco. O carro foi perfeito e o fato de termos largado em vigésimo-primeiro e terminado em primeiro mostra que fomos realmente competitivos. Um dia pra ter orgulho. Estou muito feliz”, comemorou Bruno Varela.

O Sertões tem continuidade nesta terça-feira com a quarta etapa, uma corrida de 323km, a segunda mais longa da competição, encerrando a chamada fase “maratona” – na qual as duplas não podem receber auxílio das equipes. O trecho vai de Xique-Xique, na Bahia, até Petrolina, em Pernambuco, cidade que é ponto de partida ou chegada de várias das oito etapas deste ano. Confira abaixo o resultado da categoria UTV após três dias de prova, a classificação geral da disputa e outras informações sobre o Rally dos Sertões.

racing 29

Porsche

Porsche 911 S/T

Porsche apresenta 911 S/T com 525 cv e câmbio manual

modelo que chega em edição limitada a 1.963 unidades

racing 32 SUPER CARROS PORSCHE 911 S/T
Texto Leonardo Marson Fotos Divulgação

APorsche celebra os 60 anos do 911 em 2023. E, para isso, apresentou o novo 911 S/T, modelo que chega em edição limitada a 1.963 unidades. O mais novo modelo da marca alemã conta debaixo de seu capô com motor seis cilindros boxes 4.0 naturalmente aspirado de 525 cv de potência, 50 kgfm e transmissão manual de seis velocidades.

Com um motor capaz de fornecer essa cavalaria, a velocidade e a aceleração do veículo também são estúpidos. A aceleração de 0 a 100 km/h do Porsche 911 S/T é feita em apenas 3,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 300 km/h. As rodas são de aro 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira.

O modelo ainda é leve, pesando 1.380 kg, sendo o mais leve da geração 992. Muito disso por conta do uso de plástico em reforçado com fibra de carbono no teto, portas, capô dianteiro e para-lamas dianteiro. Este material ainda está presente na gaiola de proteção e barra estabilizadora do eixo traseiro. Além disso, as rodas são de magnésio, o sistema de freios é feito em material compósito de carbono e cerâmica.

Por dentro, o Porsche 911 S/T possui bancos na cor “conhaque”, enquanto o teto é forrado com um material chamado Dinamica, semelhante a Alcantara. A marca da Porsche aparece centralizada no volante. O modelo está em pré-venda no Brasil, mas deverá chegar apenas em 2024. O preço, certamente, superará o R$ 1 milhão.

racing 33

Porsche

Porsche 911 S/T

Toyota GR

GR Corolla

Toyota GR Corolla é apresentado oficialmente em São Paulo

AToyota apresentou oficialmente nesta quinta-feira (20) o GR Corolla, primeiro esportivo da marca japonesa no mercado brasileiro. O modelo, produzido na fábrica de Motomachi, no Japão, desembarca em terras brasileiras em duas versões, Core e Circuit, com preço de R$ 416.990 na variação mais básica, e R$ 461.990 na mais equipada. O modelo conta com o motor G16E-GTS 1.6 turbo de três cilindros, o mesmo que equipa o GR Yaris, mas com aprimoramentos para gerar 304 cv de potência e torque de 37,7 kgfm. A transmissão é manual de seis velocidades, e a tração é integral GR-Four, que permite três tipos de distribuição: 50×50, 60×40 e 70×30, deixando a condução mais conservadora ou mais agressiva.

Visualmente, chama atenção a frente do veículo, com uma grande grade formada por pequenos losangos e que leva a marca GR, que aparece também nas laterais e na tampa do porta-malas. Os faróis são full-LED, enquanto as rodas são de 18 polegadas e equipadas com discos de freio de 14 polegadas na frente e 11,7 polegadas na traseira.

Nas duas versões, o Toyota GR Corolla está disponível em quatro cores: branco polar, preto sólido, vermelho metálico e cinza. O modelo foi exibido pela primeira vez durante a etapa de São Paulo da Stock Car, mas sua apresentação oficial ocorreu no Festival Interlagos, ocorrido no Autódromo de Interlagos. Jornalistas e profissionais tiveram a chance de acelerar o mais novo modelo produzido pela fabricante japonesa no tradicional circuito paulistano.

racing 38
SUPER CARROS TOYOTA GR COROLLA

apresentado Paulo

racing 39
Texto Leonardo Marson Fotos Divulgação

Toyota GR

GR Corolla

CAPAS DESTAQUES DO MÊS

racing 42
racing 43

CAPAS DESTAQUES DO MÊS

racing 44
racing 45

CAPAS DESTAQUES DO MÊS

racing 46
racing 47 VEJA MAIS NO WWW.RACINGONLINE.COM.BR INSTAGRAM: @REVISTARACING
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.