Revista BR Cooperativo - Edição nº 5 - Outubro de 2020

Page 26

Capa

Começa a era do Pix

P

Pix é a palavra do momento no mercado financeiro do Brasil. Trata-se da mais nova modalidade de pagamento instantâneo brasileiro, criada pelo Banco Central do Brasil (BC), em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. O novo meio de pagamento promete ser prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Segundo o BC, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de: - alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; - baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; - incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo; - promover a inclusão financeira; e - preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

26 BR Cooperativo l Ano I l Nº 5 l Outubro 2020

Desde o dia 5 de outubro pessoas e empresas estão fazendo o cadastro das chaves Pix, um jeito simples de identificar a conta para receber pagamentos e transferências de uma forma muito mais prática! De 3 a 15 de novembro acontecerá a fase de operação restrita do Pix. E o grande dia é 16 de novembro, quando o Pix será oficialmente lançado e estará disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central para ofertarem essa ótima novidade! O Papel do BC O BC desempenha dois importantes papéis no âmbito do Pix: o de regulador, definindo as regras de funcionamento do Pix, e o de gestor das plataformas operacionais, provendo as infraestruturas tecnológicas necessárias. A infraestrutura, que liquida as transações entre instituições distintas e faz um pagamento acontecer em

segundos, e a plataforma, que permite que o pagamento seja feito a partir de informações simples e de forma intuitiva, foram desenvolvidas e são operadas pelo BC. O foco do BC é aumentar a eficiência, a competitividade e a digitalização do mercado de pagamentos de varejo no Brasil. O processo é todo conduzido de forma transparente e democrática, com intensa participação de agentes de mercado e de potenciais usuários, que trazem sugestões e contribuições por meio do Fórum Pix. Fórum Pix e Grupos de trabalho Consistindo em um comitê consultivo permanente, o Fórum Pix subsidia o BC em seu papel de definidor das regras de funcionamento do ecossistema de pagamentos instantâneos. Existem quatro grupos de trabalho temáticos no âmbito do Fórum Pix: GT Negócios, GT Padronização e Requisitos Técnicos, GT Mensagens PI e GT Segurança. A construção do ecossistema de pagamentos instantâneos (SPI) brasileiro faz parte da Agenda BC# na dimensão Competitividade.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista BR Cooperativo - Edição nº 5 - Outubro de 2020 by Cláudio Montenegro - Issuu