2 minute read

Circulando

Next Article
Mercado

Mercado

Lançado edital de intercooperação do Brasil Mais Cooperativo

Já está no ar o edital de intercooperação do programa Brasil Mais Cooperativo. O lançamento ocorreu durante uma live transmitida no canal do Sistema OCB no YouTube, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Instituto Interamericano de Cooperação par a Agricultura (IICA), entidades parceiras na construção do edital.

Advertisement

Primeira etapa

A primeira edição do Projeto Eixo Intercooperação terá duração de aproximadamente 12 meses e contará com diversas atividades, como a realização de webinários, a aplicação de diagnóstico para mapeamento de potencialidades e dificuldades, a execução de tarefas práticas com acompanhamento de facilitadores e consultores especializados, além das missões de intercooperação, para que as cooperativas selecionadas conheçam in loco o trabalho de outras cooperativas. As atividades têm o propósito de estabelecer um plano de ação para o desenvolvimento de cada uma das cooperativas selecionadas no edital.

O público beneficiário do projeto será de até 24 cooperativas agropecuárias do Nordeste, principalmente da Agricultura Familiar, que tenham necessidade de aprimorar a gestão para o acesso a mercados. Até oito cooperativas que possuam expertise em gestão e tenham acesso a diferentes mercados, preferencialmente localizadas nas regiões sul e nordeste, serão mentoras das demais.

Entidades envolvidas

Conforme comentado pelas três entidades, o edital chega como um primeiro passo, focado na região Nordeste, com o objetivo maior de alcançar toda a América Latina futuramente.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, a promoção do intercâmbio de conhecimentos é um dos principais objetivos da iniciativa. “Queremos mostrar que é possível o sistema cooperativo brasileiro fortalecer as cooperativas que mais precisam de gestão e acesso a mercados, por meio da troca de experiências com as que já possuem excelência, muitas vezes mundial. Esse edital é voltado para a região do AgroNordeste, mas nossa previsão é expandir para todo o país nos próximos editais”, revela o secretário.

“Serão feitas também missões de intercooperação entre as cooperativas agropecuárias do nordeste e as cooperativas colaboradoras, do sul, para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelas participantes da seleção”, completou o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke.

“O projeto pretende fomentar a troca de conhecimento e de experiência entre as cooperativas envolvidas”, comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O representante do IICA, Christian Fischer, explicou como vai funcionar: “Serão feitos diagnósticos e workshops, e as cooperativas serão acompanhadas pelas outras, colaboradoras, e por uma consultoria especializada do IICA”.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de novembro de 2020, por meio de cadastro no site do IICA. É preciso ter em mãos informações como o CNPJ da cooperativa, as cadeias produtivas e produtos com que trabalha, o número de cooperados e a área de atuação.

O resultado do edital será divulgado no dia 17 de dezembro no site do IICA. Dúvidas e pedidos de esclarecimentos podem ser encaminhados para o endereço eletrônico: comissao.licitacao@iica.int.

A live completa, você pode ver no canal do Sistema OCB, no YouTube (https://youtu.be/clthZAZtdXM).

E o vídeo com o passo a passo pode ser acessado pelo link https://youtu. be/LReF6Y_0QCQ.

This article is from: