
4 minute read
Editorial
Editorial Editorial Nesta edição Nesta edição
De volta às urnas: nova chance para
Advertisement
acertar e não cometer o voto culposo ” “ Cláudio Montenegro, editor executivo Antes das eleições os candidatos tem muitos predicados, mas é depois que se conhece o sujeito. Rutra Larama
Echegamos a mais um período eleitoral. E novamente nos deparamos com as falsas promessas, mentiras, ofensas entre candidatos e uma enxurrada de fake news. A grande novidade desta vez, sem dúvida, ficou por conta da pandemia do coronavírus, que modificou todo o calendário eleitoral, adiou o início das campanhas e limitou o tempo de exposição dos candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país, resumido a pouco mais de um mês antes do fatídico dia 15 de novembro, data determinada pelo TSE para realização das eleições de 2020.
Com a quarentena imposta a todos os brasileiros e o risco iminente de contaminação pelo vírus certamente irão impactar a participação dos eleitores no pleito deste ano, prevendo-se aí a maior taxa de abstenção de toda a história eleitoral do país.
Apesar de tudo isso e até por conta disso, deveremos redobrar nosso sentimento de responsabilidade na escolha dos representantes que assumirão cargos nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores em todos os municípios do Brasil. Posto que o país vem passando a limpo flagrantes de corrupção, desvios de verbas públicas em meio à maior crise sanitária mundial, não podemos vacilar em nosso dever cívico de votar.
O voto é e continuará sendo a maior arma do cidadão contra os aproveitadores, usurpadores e traidores da democracia. Devemos nos atentar aos mínimos detalhes das propostas dos postulantes aos cargos públicos, aos históricos de cada um deles, sua vida pública pregressa, o que já fizeram por suas comunidades, por seus semelhantes, por seu país.
Não vamos dar nova oportunidade a quem fracassou ou não atendeu às expectativas do povo. Não vamos dar nova chance a quem já declaradamente demonstrou não ter a menor condição de representar a população em suas necessidades básicas de saúde, educação, segurança, saneamento básico, cultura, mobilidade, economia, esportes e tudo o mais que envolve o dia-a-dia do cidadão.
O cooperativismo é um ótimo exemplo a ser seguido pelos próximos parlamentares municipais e deve ser apresentado a cada um deles, que poderão se espelhar num modelo econômico igualitário, inclusivo e inovador, proporcionando oportunidades para todos que nele e dele vivem. É a ocasião em que nossas instituições representantivas das cooperativas brasileiras devem promover essa aproximação com candidatos verdadeiramente comprometidos com o futuro de nosso país, a partir das decisões regionais, em cada município.
Vamos eleger candidatos dignos de nossos votos! Sob pena de, numa escolha errada, termos cometido o voto culposo. Fique atento!
Saudações cooperativistas, boa leitura e bom voto!
4 5 6 7 8 11 12 13 13 14 16 24 26 28 30 32 34 36 38 39 40 42 44 46
Editorial De volta às urnas Circulando Lançado edital de intercooperação do Brasil Mais Cooperativo Circulando Cooperativas de crédito celebram Dia Internacional Opinião Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB Homenagem Cooperativismo brasileiro perde o líder Mário Lanznaster Entrevista Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil Opinião Kedson Macedo, presidente da Confebras Destaque Confebras apresenta Bureau Coop ao comemorar 34 anos Opinião César Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central Foco Cooperativo A força do crédito cooperativo - Luís Alberto Pereira Opinião Edson Monteiro, presidente da Cooperforte De olho nas Finanças Myrian Lund Pensamentos Cooperativos Emanuel Sampaio Caderno Especial Unicred Central RJ/MT Capa Começa a era do Pix Espírito Cooperativo
MG Cooperativo
Rio Cooperativo
SP Cooperativo Sul Cooperativo
Centro-Oeste Cooperativo
NE Cooperativo
Amazônia Cooperativo Mercado Original Software
BR COOPERATIVO é uma parceria da Comunicoop e Montenegro Grupo de Comunicação. End.: Avenida Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 - Barra da Tijuca - CEP 22775-039, Rio de Janeiro, RJ. Contatos e Publicidade: (21) 2533-6009/2215-9463 contato@brcooperativo.com.br | www.brcooperativo.com.br Editor Executivo: Cláudio Montenegro (MTB-RJ: 19.027) - presidencia@comunicoop.com.br Produção de Conteúdo: Comunicoop Programação visual: Felipe Amorim (designer@comunicoop.com.br) Administração: Marcia Fraga (marcia.fraga@comunicoop.com.br) Mídias digitais: Ana Jéssica Oliveira (ana.jessica@montenegrogc.com.br) Colaboração: Assessorias de Comunicação da OCEs e Sescoops - Sistema OCB: Aurélio Prado; Nordeste: Ana Teixeira (PB), Gil Oliveira (RN), Iasmin Barros e Brenda Gomes (BA), Sabrina Scanoni (AL), Luana Oliveira e Tarcísio Matos (CE), Vanessa Souza (PE); Sudeste: Renan Chagas (ES), Juliana Gomes (MG), Bruno Oliveira (RJ) e Fernando Ripari (SP); Centro-Oeste: Isabella Cantarino (DF), Lídia Borges (GO), Rosana Vargas (MT) e Gabriela Borsari (MS); Norte: AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO; Sul: Samuel Zilleo (PR), Rafaelli Minuzzi (RS) e SC. Colunistas: Emanuel Sampaio, Luís Alberto Pereira e Myrian Lund. Distribuição: Lideranças cooperativistas, dirigentes, gerentes, cooperados e funcionários de cooperativas de todos os segmentos (agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, produção de bens e serviços, saúde e transporte), entidades do Sistema ‘S’, federações de indústria e comércio, empresários, administradores e gestores, assessores jurídicos, auditores, contadores, profissionais de recursos humanos, associações, sindicatos, federações e entidades de classe de forma geral, orgãos e instituições governamentais, universidades, fornecedores de produtos e serviços para cooperativas e demais formadores de opinião. Artigos: os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não correspondendo necessariamente à opinião dos editores. Envio de pautas: redacao@brcooperativo.com.br (as pautas recebidas são avaliadas pelos editores, sem obrigatoriedade de publicação). Capa desta edição: Arte de Felipe Amorim sobre original Pixabay.
Outubro de 2020