2 minute read

Mercado

Next Article
NE Cooperativo

NE Cooperativo

Uma solução original para as cooperativas de táxi

AOriginal Software, empresa brasileira com sede em São Paulo, atua no segmento de táxis há 14 anos e continua convicta na decisão de permanecer neste segmento no mercado de mobilidade. Quem garante é o engenheiro e mestre em inteligência artificial pela USP, Rogério Casagrande, sócio e fundador da empresa.

Advertisement

Conte um pouco da história da Original Software?

Inicialmente agradeço o convite e parabenizo a iniciativa deste canal para o ramo do Cooperativismo. A Original Software nasceu de um desafio de um cliente que havia nos contratado para criar uma plataforma de despacho de corridas de táxi com rastreamento dos veículos. Na época a empresa era focada em sistemas de gestão para diferentes segmentos. Desafio aceito e sistema entregue em nove meses. Naquele momento identificamos que existia uma oportunidade crescente na melhoria da gestão das cooperativas de táxis que ainda estavam muito apoiadas no uso do sistema de Rádio e controles manuais. Fomos a primeira empresa brasileira, e inclusive uma das primeiras do mundo, a ter uma solução de APP do passageiro e motorista em Android. Na época o Android ainda era uma solução que engatinhava nos celulares e desde então crescemos consistente em todos estes anos. Continuamos fortes no segmento de táxi, pois abraçamos com carinho este importante agente da nossa sociedade.

Como tem sido o comportamento do mercado neste período da pandemia?

Estamos atentos a todos os nossos clientes espalhados pelo Brasil, pois cada cidade teve um comportamento diferente frente ao enfrentamento do COVID-19. A queda no Brasil foi similar ao ocorrido em diferentes partes do mundo, como compartilhado pelos nossos parceiros no exterior, chegando a casos de 95% de redução no volume diário de corridas. Tomamos algumas ações de ajudar nossos clientes na fase mais aguda e já começamos a perceber uma retomada firme no número de corridas e taxistas conectados. Estamos apostando em um forte volume no período de final do ano e início de 2021, muito apoiado no turismo interno.

Como vocês enxergam o cooperativismo? Nós acreditamos que o cooperativismo se encaixa muito bem no ramo de transporte, dando aos taxistas um poder maior de ação e negociação junto aos seus clientes. A nossa percepção ao longo dos anos é que muitas vezes a gestão não era profissional e não se tinha acesso a ferramentas que permitiam o uso inteligente dos recursos. Com a plataforma da Original Software, além dos APPs e sistemas de despacho, podemos fornecer às cooperativas módulos que permitem tirar todo o proveito dos recursos de gestão, trazendo um maior e melhor controle sobre os processos e fluxos. O nosso sistema é muito mais que uma plataforma de despacho, consideramos o único verdadeiro ERP para o segmento de táxi.

Você ainda tem expectativas para este ano? E 2021?

Nosso planejamento para 2020 era muito forte e tínhamos um roadmap muito bem estruturado para visitar todo o Brasil, capital a capital, em um ritmo frenético. Com a chegada da Covid-19, foi necessário estabelecer novas metas e procedimentos, sem abrir mão do crescimento para este ano. Estamos aumentando a comunicação em diferentes canais, sejam digitais ou tradicionais, e preparando um forte movimento para 2021, enfatizando o nosso comprometimento com o táxi, com as cooperativas e com o passageiro.

This article is from: