SILMO Paris 2022 de sucesso

Page 1

SILMO 2022

A edição de todos os regressos

PORTUGAL • Nº 115 • OUTUBRO 2022 Distribuição exclusiva a profissionais • Preço de Capa: € 7,50
Shamir
Meio
século de conquistas através das lentes
Clínica
do Olho Dar visão aos Timorenses
Thomas Windischbauer Silhouette abraça o planeta

O brilho eyewear sob uma Paris apaixonante

Temos o privilégio de sair da redação e viver as paixões que fazem nascer os óculos, em ambiente privilegiado. E ir a Paris é um privilégio, de facto, e já o vivemos há muitos anos. Os suficientes para sabermos que, mesmo depois de vaticinado o fim destes encontros de ideias e negócios, a respetiva realização é demasiado importante para a vitalidade da indús tria e da criatividade da ótica. Em 2022 tivemos um sentimento especial. O do regresso aos dias de glória. Os corredores do SILMO humanizaram-se aos milhares e ecoaram a alegria e dinâmica das empresas que investiram na feira francesa. Há, efetivamente, sucesso na ótica global, espelhado nas novidades sempre mais tecnológicas das marcas de sempre, na instituição de novas empresas e nos registos da imprensa internacional que perspetiva um futuro brilhante para os respetivos mercados. O nosso está em ascensão e temos a sorte de poder assistir à edificação de um setor sempre mais eficiente e desenvolvido.

Provas? Muitas! A Shamir Portugal, por exemplo, que na celebração dos 50 anos da casa -mãe é louvada como um núcleo de inovação e produção imprescindível. A Opticalia que não perde a oportunidade de se unir em pessoa com os seus associados, promovendo relações e a melhor dinâmica da marca com os óticos. A CECOP que leva os seus profissionais em missões de puro convívio como prémio de consumos que se elevam ao nível do retalho. A MultiOpticas que se atreve em missões de cariz social e de promoção da boa visão, para devolver o sucesso que tem às comunidades que a elevam. Para lá da fronteira temos, claro, registos valiosos, para nos calibrarem valores e ideias. A nossa enviada especial, Marlene Maia, trouxe-nos a sua experiência pessoal dos cuidados da visão em Timor, e de como com tão pouco se faz muito. Temos ainda as novidades e, claro, toda a arte de uma amostra das marcas que nos impressionaram este mês. Se não foi ao SILMO, siga-nos em direção a Paris nas próximas páginas. Se foi, tenha na mão uma perspetiva cui dada dos acontecimentos, para rever e inspirar-se. A ótica está aqui!

Estatuto Editorial / Sinopse

A Millioneyes é uma revista profissional dedicada ao setor da ótica, contando com presença integral online através da plataforma isuu.com.

A Millioneyes tem o objetivo de cobrir os acontecimentos específicos do seu setor e retratar a informação de forma rigorosa, com toda a dedicação e competência.

A Millioneyes traz uma abordagem íntima, atualizada e assertiva sobre o setor da ótica em Portugal, es miuça perspetivas de outros países sobre a situação do mercado, retrata tendências em óculos, expõe dados científicos essenciais aos técnicos da área com o apoio dos oftalmologistas e optometristas e aborda de forma inédita os empresários que gerem os estabelecimentos nacionais.

A Millioneyes compromete-se a respeitar os princípios deontológicos e a ética profissional aplicada à ativi dade profissional dos jornalistas, assim como a boa fé dos leitores, através do trabalho dos seus colaborado res e diretor. A Millioneyes é independente do poder político e de grupos económicos, sociais e religiosos.

| 4 | #EDITORIAL

SILMO

de todos

| 6 | Diretora: Patrícia Vieites | Editora: Carla Mendes | Redação: Carla Mendes, Mariana Teixeira Santos, Célia Esteves, Marlene Maia | Design e Paginação: Paula Craft | Fotografia: Paula Silva, Sara Marilda | E-mail: millioneyes@outlook.pt | Tel: 96 232 78 90 | Periodicidade: Mensal | Tiragem: 2000 exemplares | Impressão: Uniarte Gráfica, S.A | Preço de capa em Portugal: 7,50 euros Depósito Legal n.º 419707/16 | Interdita a reprodução, mesmo que parcial, de textos, fotografias ou ilustrações sob quaisquer meios e para quaisquer fins, inclusive comerciais. Os artigos de opinião e os seus conteúdos são da total responsabilidade dos seus autores. A MillioneyesTM é propriedade da Parábolas e Estrelas – Edições Lda. com sede na Rua Manuel Faro Sarmento, 177, 4º esquerdo, 4470-464 Maia, Portugal | NIF: 510195865 | Gerente/Diretor - Cristóvão Jesus - Detentor de 100 por cento do capital social | Sede de Redação– Rua Elísio de Melo, 28, S 38 – 4000-196 Porto | Qualquer crítica ou sugestão deve remeter-se para: millioneyes@outlook.pt 32
2022 A edição
os regressos 20 IN YOUR EYES Opticalia Novas coleções “saíram à rua” 12 WHAT’S NEW MultiOpticas Um zoo de formigas para ver 10 FRAME OUT DC Comics Super-heróis no olhar 28 EYES OF THE WORLD Clínica do Olho Dar visão aos timorenses 24 SOCIAL EYES Shamir Meio século de conquistas através das lentes #ÍNDICE

Na EssilorLuxottica vamos iniciar uma nova etapa com a qual iremos continuar a transformar a vida de milhares de pessoas de todo o mundo, ajudando-as a expressar todo o seu potencial.

E tudo graças ao compromisso dos profissionais que fazem parte desta grande família.

Temos um programa para ver crescer o seu negócio
Descubra mais digitalizando este código

ETNIA BARCELONA

Sonhos em forma de óculos

A nova campanha da temporada outono/inverno da marca espanhola é um exercício de realismo mágico, inspirado no trabalho de Guy Bourdin e o seu sonho de atingir fantasias para além da realidade. Dream ou sonho em português dá continuidade ao movimento #BeAnartist através da objetiva do fotógrafo eslovaco Michal Pudelka, dando dinamismo a universos picturais que exploram a linha subtil entre uniformidade e individualidade, inundada com uma dose saudável de ironia e exagero. No centro, as peças que torna a Etnia Barcelona um sucesso entre os amantes de acessórios de moda, plenos de cor, linhas audaciosas e muita criatividade.

DC COMICS

Super-heróis no olhar

A CCVO Beyond Optical Care traz para o mercado nacional a grande novidade mundial, a DC Comics. A mítica marca das figuras mais icónicas da banda desenhada estreou a linha eyewear em setembro e a empresa portuguesa rapidamente a conquistou em exclusivo para o nosso mercado. Sê um Super-Herói é o lema da nova marca dedicada aos jovens aventureiros, comprometida com a qualidade e o estilo. Inspirada em sete personagens das histórias originais da DC Comics, a colecção é composta por setenta e duas peças: quatorze modelos de criança, a partir dos cinco anos e dez modelos para adolescentes, cada um deles apresentando três cores. A vivacidade e alegria está prensada nos modelos infantis de acetato, distinguidos por detalhes realistas e gravuras marcantes. Pode levar-se no rosto Batman, Super-Homem, Wonder Woman, Green Lantern, Joker, Flash, Harley Queen e os melhores personagens da Liga da Justiça.

ANDY WOLF

A grandeza nos detalhes

A marca independente lança um novo conceito em óculos de metal para celebrar os dias amenos que se avizinham. A coleção P22 eleva a linha de metal a um novo nível, com cinco modelos de prescrição e dois de sol que brilham sob detalhes diversos e especiais. Leveza, manufatura na Áustria e na França, lentes com qualidade Zeiss nos modelos solares e um desenho romântico auguram sucesso para este novo atrevimento assinado pela Andy Wolf.

| 10 |

Só na CECOP é possível receber um cash back dos seus consumos.

Quer saber quanto poderá ganhar no final do ano?

Faça uma simulação no nosso site.

Ligue a câmera do seu telemóvel e posicione em cima deste Qr Code.

Ou aceda www.cecop.pt/frc

Já somos mais de 7000 óticas Junte-se e descubra que benefícios pode ter como Associado CECOP.

MULTIOPTICAS

convida a ver formigas…se se atrever!

A cadeia de ótica aproveitou o arranque do mês de outubro, que tem o dia 13 dedicado à visão, para lançar o Zoo das Formigas, no Jardim Zoológico de Lisboa. A inauguração aconteceu a 23 de setembro e contou com a presença privilegiada da mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, e a comunicadora Rita Ferro Alvim. A intenção da Multiopticas foi audaz. Através da exposição que mostrou o ecossiste ma das formigas, as crianças tiveram a oportunidade de aprender e observar estes pequenos insetos enquanto avaliaram a sua saúde visual. Inserido no reptilário, após a observação do formigueiro, as crianças que apresentaram dificuldades na observação das formigas, quer porque as vissem desfoca das, “embaciadas” ou não as vissem de todo, foram encaminhadas para a zona reservada de rastreios. Neste espaço encontraram um optometrista MultiOpticas que realizou um rastreio visual tradicional a fim de despistar e identificar dificuldades visuais detetadas no pré-teste das formigas. A iniciativa visou, desta forma divertida, sensibilizar para a importância da saúde visual e o impacto da mesma na vida e no dia a dia das pessoas, sobretudo no desenvolvimento e na aprendizagem. O Zoo das Formigas esteve disponível até dia 13 de outubro.

OPTIVISÃO

Nova campanha sobre a excelência dos associados O grupo nacional aproveitou a efeméride do Dia Mundial da Visão, a 13 de outubro, para lançar a nova campanha institu cional, visível em todo o país até final de dezembro de 2022. A inovação e o serviço de excelência que auguram sempre, asse gurado pelos optometristas credenciados da rede Optivisão, os instrumentos de diagnóstico que possibilitam a refração à centésima de dioptria, integrados nos novos ambientes das óti cas recentemente renovadas são as vantagens expressas nas mensagens desta campanha omnicanal. O plano de comunica ção tem como principais suportes os canais de maior audiência da televisão e os sites de maior afluência no universo de media digital nacional, além de vários suportes de imprensa escrita e as rádios locais.

| 12 | #WHAT’S NEW
MARCAR VISUAL VEJA INOVAÇÃO Nas óticas Optivisão, o futuro da saúde São anos de dedicação e experiência profissional técnica, em permanente atualização, usando os mais avançados instrumentos de diagnóstico. da moda tem décadas. profissional e técnica, avançados instrumentos de diagnóstico.
Edifício Premium Rua Miguel Serrano, nº9, 6ºAndar 1495-173 Mira ores, Portugal | Contacto: +351 210 004 552

A solução está À VISTA

As lentes Stellest™ são a melhor solução da Essilor® para controlar a progressão da miopia em crianças e são clinicamente comprovadas.

Atualmente, a maioria das crianças mío pes usa óculos com lentes oftálmicas standard. Essas lentes corrigem a miopia e permitem que as crianças vejam nitida mente. No entanto, a sua miopia ainda pode estar a aumentar. Isso significa que, à medida que as crianças crescem, a sua miopia pode progredir, exigindo prescri ções para potências mais fortes. Quanto mais a miopia aumenta, mais as crianças ficam dependentes dos seus óculos. Isso também significa que o risco de se torna rem altamente míopes e desenvolverem complicações, aumenta. A alta miopia é uma grande preocupação hoje em dia, pois afetará quase mil milhões de pes soas em todo o mundo até 2050¹. Este é um dado importante porque a alta miopia pode aumentar os riscos de deficiência vi sual mais tarde, na vida.

Sabia que a solução está à vista?

As lentes Stellest™ são a melhor solução da Essilor® para controlar a progressão da miopia em crianças e são clinicamente comprovadas para abrandar a progressão da miopia em 67% em média².

Anos de pesquisa levaram ao desenvolvi mento destas lentes de alto desempenho que abrandam a progressão da miopia.

A lente Essilor® Stellest™ proporciona a correção da miopia e visão nítida ao longe através de uma zona de visão monofocal, e controlo da miopia por meio da tecnolo gia H.A.L.T.*.

A tecnologia H.A.L.T.* consiste numa constelação de microlentes invisíveis** que criam um volume de luz não focada em frente à retina, mantendo a sua for ma. Este volume de sinal atua como um escudo contra o alongamento do olho e, portanto, a progressão da miopia.

As lentes Essilor® Stellest™ são estéticas, seguras e simples.

Lentes Essilor® Stellest™: resultados clinicamente comprovados

• As lentes Essilor® Stellest™ abrandam a progressão da miopia em 67%, em mé dia***.

• Após o primeiro ano, o crescimento ocular de 9 em cada 10 crianças que usaram lentes Essilor® Stellest™ foi se melhante ou mais lento do que o das crianças não míopes****.

2 em cada 3 crianças que usaram lentes Essilor® Stellest™ tiveram uma necessi dade estável de correção da visão após o primeiro ano****.

• Para as crianças, uma visão tão nítida como com as lentes unifocais****.

• 94% das crianças sentem-se con fortáveis com as lentes Essilor® Stellest™****.

https://doi.org/10.1001/jamaophthalmol.2022.0401

* Highly Aspherical Lenslet Target

** Acabamento estético

*** Em comparação com lentes unifocais, quando utilizadas 12 horas por dia. Resultados de um ensaio clínico prospetivo, controlado, randomizado e em dupla ocultação, de dois anos, rea lizado em 54 crianças míopes que utilizaram as lentes Essilor® Stellest™ em comparação com 50 crianças míopes que utilizaram lentes unifocais standard. Resultados de eficácia baseados em 32 crianças que declararam ter utilizado as lentes Essilor® Stellest™ no mínimo 12 horas por dia todos os dias. Bao J. et ai. (2021). Myopia control with spectacle lenses with aspherical lenslets: a 2-year randomized clinical trial. Investir. Oftalmol. Vis. Sci.; 62(8):2888.

**** Resultados de um ensaio clínico prospetivo, controlado, randomizado e em dupla ocultação, de dois anos, realizado em 54 crianças míopes que utilizaram lentes Essilor® Stellest™ em comparação com 50 crianças míopes que utilizaram lentes unifocais standard. Resultados de eficácia baseados em 32 crianças que declararam ter utilizado lentes Essilor® Stellest™ no mí nimo 12 horas por dia, todos os dias. O crescimento ocular de crianças não míopes com base em 700 grupos de dados de crianças em idade escolar inscritas no estudo de corte prospetivo da Wenzhou Medical University-Essilor Progression and Onset of Myopia (WEPrOM). A estabilização da necessidade de correção foi definida como uma alteração no equivalente esférico refrativo em ambos os olhos estritamente inferior a 0,50D. Bao, J. et al. (2021). One-year myopia control efficacy of spectacle lenses with aspherical lenslets. Br. J. Oftalmol. doi:10.1136/ bjophthalmol-2020-318367. Drobe B. et ai. (2020). Adaptation and visual comfort in children with new spectacle lenses containing concentric rings of contiguous aspherical micro-lenses for myopia control. Invest. Ophthalmol. Vis. Sci. 61(7): 94.

1Holden BA, Fricke TR, Wilson DA, et al. Global Prevalence of Myopia and High Myopia and Temporal Trends from 2000 through 2050. Ophthalmology. 2016;123(5):1036-1042. doi:10.1016/j. ophtha.2016.01.006 2Comparado com lentes unifocais, quando utilizadas por crianças, pelo menos durante 12 horas por dia, todos os dias. Bao, J., Huang, Y., Li, X.,
Yang, A., Zhou, F., Wu, J., Wang, C., Li, Y., Lim,
E.W., Spiegel, D.P., Drobe, B., Chen, H., 2022. Spectacle Lenses With Aspherical
Lenslets
for
Myopia Control vs Single-Vision Spectacle Lenses: A Randomized Clinical Trial. JAMA Ophthalmol.
140(5), 472–478.

As lentes Essilor® Stellest™ abrandam a progressão da miopia em média

As lentes Essilor® Stellest™ abrandam a progressão da miopia em média

em comparação com lentes unifocais standard, quando utilizadas

horas por dia.

**Em comparação com lentes unifocais standard, quando utilizadas pelas crianças pelo menos 12 horas por dia, todos os dias. Bao, J., Huang, Y., Li, X.,Yang, A., Zhou, F., Wu, J., Wang, C., Li, Y., Lim, E.W., Spiegel, D.P., Drobe, B., Chen, H., 2022. Lentes oftálmicas com microlentes asféricas para controlo da miopia vs Lentes oftálmicas unifocais; Estudo clínico randomizado. JAMA Ophthalmol. 140(5), 472-278. https://doi.org/10.1001/jamaophthalmol.2022.0401 As lentes Essilor® são qualificadas como dispositivos médicos nos termos previstos no Regulamento UE 2017/745.
67%**
12
67%** #1 A MARCA DE LENTES MAIS RECOMENDADA EM TODO O MUNDO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUAL* ESSILOR®
*Essilor é a marca de lentes que os profissionais de saúde visual mais recomendam em todo o mundo Pesquisa quantitativa realizada numa amostra representativa de 958 profissionais de saúde visual independentes pela CSA em fevereiro de 2019 França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha,
EUA, Canadá, Brasil,
China,
Índia.

THOMAS WINDISCHBAUER

SILHOUETTE ABRAÇA

O PLANETA

O COO da marca austríaca partilhou com a Millioneyes as estratégias que levam a Silhouette ao topo do ranking nas práticas sustentáveis. Na sua busca incessante pelo minimalismo máximo, as práticas amigas do ambiente fazem parte do ADN da marca desde a fundação. Atualmente ganham um novo impulso perante as ferramentas mais avançadas à disposição. Thomas Windischbauer avança que a Silhouette vai muito além de óculos premium. É uma casa onde a natureza e a humanidade são centrais e que assume o compromisso da sustentabilidade na sua expressão primordial.

Desde quando implementou a Silhouette medidas para se tornar uma empresa amiga do ambiente? Se olhar para o passado histórico da companhia, podemos dizer com orgulho e honestidade que temos operado de for ma sustentável há mais de 60 anos, mesmo não havendo na altura uma palavra para esta corrente quando a empresa foi fundada. Desde o lançamento que as operações de negócio responsáveis foram integradas nas aspirações da Silhouette, para garantir aos nossos clientes qualidade premium e ser viço. Isto era de enorme importância para os criadores da empresa. A sustentabilidade influenciou cada decisão que a Silhouette empreendeu e tem sido desenvolvida de manei ra consistente ao longo dos anos. Continuamos a defender essa crença profundamente enraizada para dar seguimento ao caminho iniciado pelos fundadores e, claro, levar o con ceito premium para um novo nível. Uma expressão muito importante entre nós é a "VISÃO" a longo prazo. Temos um administrador de Responsabilidade Social Corporativa (CSR na sigla em inglês) na nossa sede que investiu os últimos cinco anos no aperfeiçoamento da nossa estratégia CSR e a incorporá-la em todas as áreas da empresa. Nós trabalhamos em proximidade com o administrador sema nalmente para coordenar todas as agendas CSR, monitori zando o sucesso contínuo dos objetivos de sustentabilidade definidos.

As ações relacionadas com a sustentabilidade foram cres cendo ao longo do percurso da Silhouette? Há alguns anos resumimos todos os nossos projetos CSR, implementados durante a nossa história, no primeiro re latório de sustentabilidade. Este documento permitiu-nos refletir sobre o que já tínhamos conquistado e motivar-nos a ir além do que tínhamos atingido. Nesta base, decidimos seguir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para o trabalho futuro do nosso CSR. Definimos dez áreas de atividade da ODS que me lhor se adaptavam à nossa atividade. Em 2023, ainda iremos implementar projetos CSR baseados nas nossas duas ODS prioritárias, mas também vamos duplicar os nossos esforços para atingir a igualdade de géneros.

Pode especificar-nos que medidas aplicaram na linha de produção para reduzir as emissões de CO2? Nos últimos anos, as nossas múltiplas campanhas de CSR, que se desenvolvem lado a lado com o nosso negócio, per mitiram-nos reduzir as nossas emissões de CO2 anualmen te em toda a linha de produção em mais de metade. Como a eletricidade é a fonte de energia em que nos apoiamos mais para produzir os nossos óculos premium, a medida mais eficaz foi, provavelmente, a utilização gradual da eletricidade produzida por nós, através da instalação de painéis solares

| 16 |
#IN YOUR EYES

em todo o espaço usável do telhado da nossa fábrica. Adi cionalmente, só usamos fontes de energia sem CO2 e sus tentáveis, como a solar, hidríca, de biomassa e biogás.

E nas atividades gerais da companhia?

Para além das nossas ações de redução das emissões de CO2 nocivas nos nossos pontos produtivos, também reduzimos o número de viagens de negócios que fazemos, optando por reuniões online com os nossos mercados. Além disso, digitalizámos os processos de troca e devolução, o que nos permitiu diminuir o número de embalagens que expedimos em cerca de 60 mil por ano. Os veículos elétricos ou híbri dos representam hoje um quarto da nossa frota. E temos 14 estações de carregamento de energia solar na nossa sede, o que ajuda a expandir a e-mobilidade da empresa.

Todo este processo de “pensar verde” envolve a equipa de design?

Claro que sim! A Silhouette está comprometida com o minimalismo e intemporalidade - usando o mínimo de re cursos possível. Isto pressupõe um certo entendimento em termos de forma, função e fabrico. Estamos a seguir uma filosofia de design minimalista que assenta na “redução ao máximo dos óculos”. Esta premissa conduz a nossa abordagem à produção de eyewear há décadas. De facto, todos os departamentos da nossa empresa, desde a design house, passando pela pesquisa e desenvolvimento e protótipos até à produção, contribuem para a nossa estratégia de mini mização do consumo de materiais para todo o eyewear que criamos. Esta abordagem possibilita uma operação mais sustentável e mantermo-nos ao nível das exigências dos nossos clientes no que diz respeito a inovação, produtos de alta qualidade e recursos.

Esta abordagem tem tudo a ver com a sobrevivência do planeta. Claro que vão continuar a desenvolvê-la! Claro que sim! A marca Silhouette faz parte do grupo fa miliar Schmied, que tem sempre um pensamento a longo -prazo para garantir um futuro melhor às gerações futuras. Sendo um negócio pertencente a uma família, esta forma de estar é algo natural para nós. Há 58 anos que represen tamos uma força motriz para a inovação e também no que diz respeito à proteção ambiental. Não queremos apenas diminuir o impacto negativo no planeta. Pensámos muito além disso e estamos sempre a explorar novas “avenidas”. Como uma marca eyewear, pomos a visão na frente e no

centro de tudo o que fazemos. E também é por isto que não queremos apenas ajudar as pessoas a ver melhor - ambicionamos alargar-lhes os horizontes. Desejamos dar poder aos nossos clientes para verem claramente, estarem cientes, que continuem a colocar questões e que abracem a mudança de tornar as visões sustentáveis em realidade.

De onde surgiu a ideia de se associarem à Gold Standard? A nossa visão e objetivo é atingir a neutralidade de carbo no em 100 por cento, eliminando a totalidade de emissões nocivas de CO2 que geramos. Através dos nossos esforços internos, conseguimos diminuir para metade as emissões em apenas sete anos e reduzi-las para cerca de duas mil to neladas por ano. Enquanto ainda estamos a tentar reduzir a nossa pegada de carbono, a compensação do mesmo é uma boa opção para nós, ao mesmo tempo que asseguramos que as nossas toneladas reminescentes de CO2 vão para uma boa causa. No que diz respeito à sustentabilidade, a confiança é primordial. E por isso só compramos certificados da Fundação Gold Standard. Esta organização sem fins lu crativos está sediada na Suíça. Apenas os projetos que têm provas dadas de redução de gases de estufa, enquanto tam bém protegem os interesses ambientais locais e das comu nidades, são elegíveis para a certificação Gold Standard. O nosso número certificado oficial é GSM12886.

IN YOUR EYES | 17 |

GIGI STUDIOS UM EXPRESSÃO TÃO PESSOAL QUANTO SEDUTORA

A insígnia independente de Barcelona renova-se na abertura da temporada de outono/inverno 22/23 com uma campanha que celebra o Eu. As imagens refletem, precisamente, a liberdade de expressão nas nossas identidades poliédricas, do que faz cada pessoa um ser único e especial.

Show Your I’s ou Mostra os Teus Eus é a celebração das performances que ha bitam em cada um e que nos tornam especiais. A Gigi quer abrir as cons ciências para a certeza das identidades multifacetadas, que se transformam ao ritmo do sítio onde residimos, de quem somos, de como nos sentimos e até de como nos vestimos. São fatores que nos revelam os diferentes aspe tos das personalidades. Show Your I’s é ainda um convite a expressar essas especificidades abertamente. Hones ta e crua, a nova campanha explora as nuances de identidade como base da nossa essência, desafiando os três modelos que dão o rosto nas imagens - Emmanuelle Lacou, Jewaria Luu e Timo Pan - a mostram as suas várias facetas. O resultado assenta nas ex pressões fugazes de natureza improvi sada, espontânea e libertadora.

UM DESIGN QUE DESTACA O CARÁTER

As criações da GIGI Studios buscam a conquista dessa máxima expressivi

dade e da declaração de singularidade e talento. Nesta temporada a coleção Vanguard incorpora 14 novos estilos retro e vanguardistas, de ângulos cuida dosamente desenhados e esculpidos em laminações exclusivas de acetato que combinam duas tonalidades. Entre os seis modelos de prescrição, predomina uma geometria de contornos delica dos em que peças como a Margaret ou Poppy se destacam. No campo dos óculos de sol, a Gigi Studios apresenta oito designs únicos, dos quais se assinalam a generosa máscara Georgina e a retilínea Kika, sedutoras de olhares através das paletas de cores disruptivas, dos aceta tos de efeitos sólidos e ainda dos delica dos tons havana.

Na Gigi Studios Men, os óculos apresentados são robustos, com linhas in temporais e detalhes primorosos nas propostas em metal. Na série em ace tato os desenhos são angulosos, oblí quos e de volumes especiais. É uma li nha que apresenta dez novidades: oito modelos de prescrição e dois solares. Aqui Verne e Freud, os designs em titâ-

nio, evidenciam-se com os seus perfis de tamanhos decrescentes e gravações exclusivas.

UMA GIGI QUE APETECE

A espanhola Gigi Studios foi fundada em 2015 e desde então desenha e pro duz eyewear único, fundindo moda, criatividade e manufatura. Artesãos especialistas criam designs especiais usando materiais nobres trazidos de Itália, Alemanha e Japão, aliando tam bém a execução com tecnologia avan çada. As conquistas estão espelhadas numa estética sofisticada. Patricia Ramo é a CEO e diretora criativa da casa de Barcelona, como terceira gera ção de uma família dedicada ao setor da ótica há mais de cinco décadas. Este espírito faz com que a marca se espa lhe por óticos e retalhistas indepen dentes de mais de 45 países. Em Portugal, a GIGI Studios está sob alçada de Verónica Rangel com os contactos 938 462 091/21 555 74 38 e v.rangel@ext.gi gistudios.com.

IN YOUR EYES | 18 |

ALOHA

It's going to be a good day.

MODELO: MJO2221-01 ©2022 Maui Jim, Inc.
MAUIJIM.COM | ÓCULOS DE SOL | ÓCULOS GRADUADOS | ÓCULOS DE VISTA

OPTICALIA NOVAS COLEÇÕES “SAÍRAM À RUA”

O Brandsday do grupo multinacional já é ponto de passagem obrigatório aos óticos associados que querem “sentir” as mais recentes tendências em eyewear. A Opticalia tem a vantagem de seguir de perto a criatividade das marcas de roupa sob as quais desenvolve óculos, o que significa que em Lisboa e Porto desfilaram linhas desafiadores, cores vibrantes e estilos únicos. António Alves, diretor geral da marca, deu-nos ainda os indicadores que confirmaram uma Opticalia em crescendo.

termos de consumo para a generalida de dos associados. Aliás os estudos de mercado indicam mesmo que a ótica portuguesa está a crescer 6,5 por cen to. Quanto às ambições da Opticalia, mantêm-se fixadas na liderança de mercado. “A minha ambição são 350 lojas e estamos em 276”, sublinhou António Alves.

IDEIAS EYEWEAR QUE APETECEM

Na passarela privilegiada de novidades da Opticalia destacaram-se as marcas exclusivas do grupo que respondem às mais exigentes demandas dos diferentes segmentos de consumidores. Desde as insígnias jovens e cool até às intemporais e criativas, os profissio nais alinhados com a Opticalia têm à disposição produtos para todos os gostos e muito em voga. Aliás, como referiu António Alves, “Seguimos os lançamentos das marcas de roupa com quem trabalhamos, inclusive as ten dências em cores, que hoje ganham novas expressões com o aumento das compras online, para serem mais apela tivas, entre rosas e lilases.

A Millioneyes descobriu as mais re centes propostas das marcas exclusivas da Opticalia num fabuloso World of Wine, na zona história de Vila Nova de Gaia, a 15 de setembro. As novida des brilharam ao ritmo das luzes da cidade do Porto e de um por do sol sempre marcante. Os profissionais nortenhos gostam deste momento em que partilham óculos e ideias com a equipa do grupo. De facto, a Opticalia é um conceito ascendente, segundo António Alves.

“Nestes dois anos tivemos uma ajuste em que algumas empresas que tinham

diferentes lojas numa mesma zona preferiram manter apenas um espaço. Por outro lado, notámos também que que quem abriu novo espaço preferiu fazê-lo numa loja maior. Portanto, acabámos 2022 com um saldo estável e agora em 2023 vamos crescer, decidida mente, porque há uma necessidade por parte dos óticos em reunir ferramen tas para enfrentarem os novos desa fios de consumo. Nós proporcionamos todas as métricas para se antecipar as melhores decisões.”

O diretor geral do grupo adiantou ain da que o verão de 2022 foi positivo em

Para um grupo de compradores exigen tes, a Pedro Del Hierro propõe para a próxima temporada modelos repletos de uma sofisticação muito apurada, a par e passo com as criações de pronto -a-vestir. Também neste conjunto de clientes, a Custo Barcelona impõe um domínio absoluto da cor como marca de identidade das propostas para o ou tono/inverno e a Victorio & Lucchi no expressa a sua criatividade natural em estilos intemporais e poderosos. A marca desenhada pela Opticalia, The Look, continua a ter um caminho mui to próprio e apetecível com desenhos únicos e de contornos artísticos.

Numa onda mais descontraída, as marcas Mango, Pepe Jeans e Pull & Bear apelam aos consumidores de estilo casual, que se revêm em desenhos que repescam os dias de ouro dos anos ’60 ou replicam os best-sellers da ótica de todos os tempos.

IN YOUR EYES | 20 |

DA CECOP PORTUGAL PARA CUBA

A faceta lusa do grupo multinacional organizou a viagem anual dos seus associados para um destino de sonho. Os profissionais portugueses e a equipa da CECOP Portugal viveram os ritmos cubanos durante sete dias, sob égide do programa VIVECECOP.

Entre 27 de agosto e 4 de setembro desenrolou-se a experiência única para o grupo, numa rota distribuída por dois destinos emblemáticos de Cuba, Havana e Varadero. Esta experiência proporcionada pelo VIVECECOP ini ciou-se em Havana. Durante dois dias os associados puderam explorar a par te icónica da cidade, a Havana Velha, a partir do confortável Melia Havana. Houve ainda a oportunidade de uma imersão nos sabores típicos nos famo sos restaurantes locais La Bodeguita del Medio e La Floritidita e nos in contornáveis mojitos e daiquiris. Não faltou a típica lagosta cubana!

A Tropicana, um dos melhores espetáculos de cabaré em Havana, deliciou os viajantes com cor, dança e anima ção. O passeio pela cidade a bordo dos carros clássicos cubanos foi o encerra

mento da primeira parte da incursão com chave de ouro.

O caminho dos associados e equipa da CECOP Portugal seguiu para Va radero, onde através do hotel Melia Varadero puderam viver a praia de água quente e areia branca adjacente.

E a água límpida e azul foi ponto de partida para passeios de gaivota e ex periências em barcos à vela. Através do snorkeling, os profissionais puderam explorar a fauna e flora marítima do Caribe. Na passagem por Cayo Blanco, os golfinhos foram a grande atração. A viagem incluiu a visita às cidades de Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara e, claro, muito descanso e convívio entre colegas de profissão. Para a despedida, a comitiva passeou num catamarã, que os levou pelas águas cristalinas sob o sol e ao som de música.

A próxima viagem do programa VIVECECOP está já desenhada e acontece de 15 a 22 de novembro. Desta vez, os associados CECOP rumam ao paraíso tropical da Costa Rica.

VIVECECOP E A VANTAGEM DE FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA

O VIVECECOP é um programa que recompensa aos associados de acordo com a sua fidelidade à CECOP e aos fornecedores protocolados. Qualquer profissional pode participar através do consumo próprio que realiza de janei ro a dezembro, com os fornecedores destacados pelo grupo. A partir desse consumo o associado adquire CECOPontos que pode trocar por inesquecí veis viagens pelo mundo.

IN YOUR EYES | 21 |

MiYOSMART: a forma inteligente de tratar a miopia em crianças, adolescentes e jovens

Cada vez existem mais crianças com miopia. Felizmente, é possível controlar a progressão da miopia

invasiva. As

em todas as actividades

Com a tecnologia única DIMS, a lente

a

com uma solução simples e não
lentes MiYOSMART são concebidas para serem usadas
preferidas das crianças.
corrige a miopia em toda a sua superfície e tem uma área de tratamento em forma de colmeia para abrandar
progressão da miopia. O foco alternado e a área de tratamento proporcionam uma visão nítida e garantem o efeito terapêutico simultaneamente. *Lam CSY, Tang WC, Tse DY, Lee RPK, Chun RKM, Hasegawa K, Oj H, Hatanaka T, To CH. Defocus incorporated Multiple Segments (DIMS) spectacle lenses show myopia pregression: a 2 year rondomised clinical trial. British journal of Ophthalmology. Published Online First: 29 May 2019. doi: 10.1136/bjophthalmol-2018-313739`. MiYOSMART é um dispositivo médico registado no Infarmed com o ID: 312201. Data da última revisão: Abril de 2022. Reduz a progressão da miopia em média 60% * miyosmartportugal@hoya.com @miyosmart.pt www.miyosmart.pt

Tecnologia patenteada para seus pacientes mais jovens.

A tecnologia D.I.M.S abrandou a sua progressão da miopia em média em 60% nas crianças sob controlo de crescimento ocular.*

Para controlar a progressão da miopia de forma eficaz, o usuário deve experimentar o desfoque miópico constantemente, mesmo durante os movimentos oculares. Isso requer um número significativo de segmentos de desfoque uniformemente distribuídos pela superfície da lente. Com o respaldo de décadas de experiência no desenvolvimento e produção de lentes oftálmicas, a HOYA incorporou a tecnologia D.I.M.S. e produziu com grande sucesso lentes com vários segmentos de desfoque e ao mesmo tempo com uma superfície lisa. Graças à soma deste conceito inovador e da excelente tecnologia de produção da Hoya, a aparência estética de MiYOSMART é praticamente a mesma de uma lente oftálmica normal.

Como funciona a tecnologia D.I.M.S. em MiYOSMART

MiYOSMART com tecnologia D.I.M.S é uma lente corretiva unifocal cuja superfície frontal compreende centenas de pequenos segmentos, cada um dos quais fornece um desfoque miópico. Quando o olho olha através de uma área do tamanho da pupila, há uma área de desfoque no olho, como pode ser visto na ilustração abaixo.

Esta estrutura de lente torna possível desacelerar o crescimento do globo ocular e fornecer uma visão clara simultaneamente. Dentro da área circular de 9,4 mm de diâmetro no centro da lente, não há segmentos de desfoque. Portanto, está desenhada para ser capaz de medir a potência da lente e corrigir o erro de refração e, assim, satisfazer as necessidades visuais de clareza da visão.

Os vários segmentos de constante desfoque miópico distribuídos regularmente produzem desfoque miópico

Área óptica central com a prescrição de longe do indivíduo, que corrige o erro refrativo e proporciona uma visão clara

MiYOSMART TOTAL é o tratamento inovador de 3 anos para o seu filho que inclui:

Lentes necessárias para possíveis alterações superiores a 0.50 dp na graduação ou crescimiento da criança, adolescentes ou jovem.

Tratamento seguro, não invasivo em material resistente e com proteção UV.

Seguro com franquia em caso de quebra, perda ou roubo.

Tranquilidade para si e para saúde visual do seu filho. O tratamento MiYOSMART TOTAL recomenda que seja efectuado um seguimiento regular de cada paciente para monitorizar a efectividade terapêutica.

Lente D.I.M.S com ilhas de desfoque Desenfoque miópico Tamanho pupilar Centro da lente sem segmentos de desfoque Posição focal da potência de longe Posição focal da potência de desfoque Visão frontal de MiYOSMART Vários segmentos de desfoque miópico (+3.50 dp) Potência de longe

SHAMIR MEIO SÉCULO DE CONQUISTAS ATRAVÉS DE LENTES

A fabricante israelita celebra, em 2022, 50 anos. É caso para dizer que o mundo está em festa, porque a Shamir tem presença em todos os continentes, através de 24 países e 19 fábricas. Em cada um destes pontos regressa-se ao início humilde da Shamir, como uma pequena empresa estabelecida numa comunidade rural, mas que se transformou numa das mais proeminentes companhias de lentes oftálmicas do mundo. Em Portugal, a Shamir conta 21 anos de trabalho e uma história de desenvolvimento tecnológico astronómico e que se baseia muito na inquietude do seu líder Luís Feijó. Como um dos pontos nevrálgicos na vida da Shamir global, esta casa lusa celebrou em grande meio século da empresa, convidando os seus parceiros para uma gala sublime em pleno Pátio da Galé, em Lisboa. A 17 de setembro, este edifício histórico pintou-se de vermelho, ecoou os feitos da Shamir e deixou escapar alegria e música.

E não só! Comprometida com a sus tentabilidade do planeta e da humanidade, a Shamir “emprestou” o seu pal co de celebrações a um novo projeto nascido no seio da ótica. Rui Motty, optometrista reconhecido, deu o ros to pela recém-criada Associação de Apoio à Sustentabilidade da Óptica ou AASO, que assume a missão de mudar paradigmas junto do mercado. Para os seguidores, amigos, família e imprensa a Shamir Portugal preparou um programa repleto de convívio des contraído sob as icónicas arcadas do Pátio da Galé, novidades, inspiração, reconhecimentos e música.

“GRAÇAS A DEUS, A TECNOLOGIA GANHA SEMPRE”

Na festa de meio século de Shamir, subiu ao palco um especialista mun dial na área da gestão, vendas e ser viço ao cliente para partilhar com os convidados portugueses o porquê do sucesso da fabricante de origem israe lita. Yair Schoenfeld e o seu discurso apaixonado começou por ele próprio e a sua empresa. “Deixem-me levar-vos de volta a 8 de março de 2020. Estava num voo de regresso da Europa a Is rael com o meu 2020 todo reservado. Sentia-me um herói. O meu negócio colapsou em 48 horas. Reagi depois do

choque e, quando voltei a mim, convi dei os meus clientes a trabalhar remotamente e o ano de 2020 compôs-se.”

E segundo Yair Schoenfeld a Shamir fez o mesmo. Sentiu a bonança de que beneficiou a natureza durante a pandemia e decidiu empreender o seu caminho de forma distinta. Envere dou pela grande cooperação entre a tecnologia e a natureza, usando energia solar, poupando água e inovando com processos de produção amigos do ambiente. O resultado conquistou -se sob a forma da Shamir Metaform. Para além de ser um conceito estado de arte, os respetivos processos exigem

SOCIAL EYES | 24 |

menos água (um litro em vez de 18), menos energia (menos 80 por cento) e menos químicos.

O consultor afirmou que cada vez mais os consumidores aderem e exigem este tipo de mindset, há muito pensado e desenvolvido pela Shamir. “Eles sabem que a sustentabilidade tem um custo. Paga-se mais, vive-se mais tempo. Estão todos convidados a entrar na era da sustentabilida de! É bom para o planeta e para os negócio”, reforçou Yair Schoenfeld.

METAFORM DE OURO E GLACIER EXPRESSION AO RITMO DOS NOVOS TEMPOS

A voz de Shahar Ben-Ari, diretor de produto e formação na Shamir, ecoou no Pátio da Galé em nome de dois produ tos inovadores da empresa de lentes oftálmicas. Metaform e Glacier Expression vieram garantir a posição de futuro que a Shamir sempre cultivou em nome da melhor visão.

TECNOLOGIA SHAMIR METAFORM

A tecnologia Metaform consegue reunir tudo o que faz uma lente oftálmica perfeita, clara e confortável, sem compromissos. É considerada uma revolução em tecnologia de fa brico de lentes e é mais positiva para o ambiente. E o que a torna ainda mais especial para nós, é que Portugal foi o primeiro país no mundo a produzir lentes com base nesta tecnologia. O laboratório de Vila do Conde registou, aliás,

desde o final de 2019, uma redução no consumo de água de cerca de dois milhões de litros, um ponto extremamente relevante, sobretudo na atual conjuntura. Em cima disso esta tecno logia de produção de lentes oftálmicas, de nanoestrutura, consegue, de forma única, assegurar todas as caraterísticas óticas e físicas, bem como garantir a máxima qualidade dos tratamentos de antirreflexo e endurecimento das lentes oftálmicas, sem que seja neces sário trocar a segurança pela estética ou abdicar da qualidade em prol de um serviço rápido. Adicionalmente, e um dos aspetos mais diferenciadores da tecnologia, é o recurso a um filme ótico termomoldado– utilizado no desenvolvimento de tecnologia de ponta em diversos setores, como por exemplo na indústria automóvel, na aviação e na área espacial, onde se in serem entidades como a NASA –, que permite que as lentes produzidas resistam ao impacto até 18 vezes acima

SOCIAL EYES | 25 |
ˮEles sabem que a sustentabilidade tem um custo. Paga-se mais, vive-se mais tempoˮ

do requisito padrão da norte ameri cana Food and Drug Administration. Simultaneamente, consegue-se lentes 40 por cento mais finas e mais leves do que uma lente normal (verificado em lentes negativas). A patente da Shamir Metaform está pendente e a sua idoneidade já foi testada cientificamente. A responsabilidade esteve nas mãos dos profissionais de topo das equipas de pesquisa e desenvolvimento da Sha mir e da empresa suíça de maquinaria e software, Satilsloh, que durante seis anos estudaram e desenvolveram a tecnologia Metaform. Neste processo foram testadas mais de 100 mil lentes, assegurando a satisfação de clientes premium

As vantagens imediatas do novo con ceito são a segurança, porque as lentes que daqui advêm são muito mais resis tentes, o conforto garantido pelos 40 por cento de leveza extra em relação às lentes tradicionais, a durabilidade, pois inclui todos os tratamentos de forma compacta, a estética é superior, já que a lente é mais subtil e é eco-frien dly. Tudo entregue num serviço rápido e com a mais alta qualidade.

A tecnologia Metaform da Shamir tem ainda a ovação do setor mundial da ótica com a conquista, na mais re cente edição da feira global SILMO, do prestigiado prémio SILMO d’Or na categoria de Lentes.

UMA EXPRESSÃO GLACIER!

Shahar Ben-Ari trouxe ainda aos con vidados da gala da Shamir uma importante inovação. O novo tratamento antirreflexo Glacier Expression quer afirmar-se no aumento da expressividade de quem usa lentes oftálmicas. E isso é possível, porque a Shamir conseguiu reduzir em 70 por cento os reflexos das lentes e melhorar o con traste em 25 por cento. E a fabricante lançou-se num inquérito aos seus par ceiros de saúde ocular de todo o mun do, numa amostra de 100 profissionais, em que apurou uma preferência em relação ao novo Glacier Expression de

96 por cento. É que na era dos ecrãs, ver bem e ser bem visto tornou-se uma premissa de interação social. Baseada nesta condição, a Shamir empreendeu um inquérito com 1200 pessoas que confirmou que os utilizadores de len tes Shamir Glacier Expression foram considerados mais fiáveis e simpáticos, tanto em reuniões virtuais como em encontros presenciais. Os utilizadores confessaram que para além da melhoria estética tiveram a visão mais apu rada e confortável, sentindo-se mais relaxados.

A tecnologia LayerCalc é a base do tra tamento, fruto de um complexo traba lho de investigação e desenvolvimento em tratamentos multi-camadas. Per mite a adição de camadas extra, cada uma com uma precisão de índice de re fração calculada a um comprimento de onda de luz específico, e visando aque les a que os olhos humanos são mais sensíveis. Apesar desta sobreposição de camadas, são mantidos os níveis de durabilidade e espessura de tratamen to, enquanto os reflexos se minimizam e a transmissão de luz maximiza-se.

A investigação clínica revelou ain da que, as lentes Glacier Expression proporcionam uma melhoria de 50 por cento nos tempos de reação, fun

damentais na execução de atividades como a condução ou outras de igual exigência. Devido à sua maior niti dez, reduzem, também, o ruído visual de fundo, aumentando, assim, o SNR (Rácio Sinal-Ruído na sigla em inglês) e ajudam a minimizar a fadiga ocular. Adicionalmente, a novidade destaca-se por ter uma luz azul residual ligei ra, para uma melhor estética, e incluir proteção UV extra contra a luz solar, tanto na face externa como na face in terna das lentes.

UM REFLEXO DE 50 ANOS DE MUITA DEDICAÇÃO

Em 1972 nasceu uma “pequena” Shamir, com uma fábrica no norte da Galileia, em Israel, como forma pro porcionar opções de emprego para além da agricultura. Tornou-se numa companhia internacional e aportou valor à ótica com os seus estudos e desenvolvimentos. Hoje operam a um nível planetário.

E os reconhecimentos vão-se acumu lando com 36 patentes registadas para as suas tecnologias líderes próprias e 21 prémios internacionais, desde Me lhor Design de Lentes, passando pelo Produto mais Inovador até ao Produto do Ano.

SOCIAL EYES | 26 |
Contact Verónica Rangel Tel: 938 462 091 — HQ: 21 555 74 38 v.rangel@ext.gigistudios.com

DAR

VISÃO AOS TIMORENSES

Clínica do Olho. Hospital Guido Valadares. Díli, Tímor-Leste.

Às 8h da manhã começam os registos no secretariado. A partir das 9h iniciam as consultas. É assim todos os dias úteis nesta unidade dedicada à oftalmologia e optometria. A única na capital. E no país! Em Julho, visitámos este serviço e fazemos aqui o retrato visual, pelas palavras da jornalista Marlene Maia e nas imagens da fotógrafa Paula Silva.

Virgílio da Costa Pinto - Dr. Gil como é conhecido no hos pital - é o responsável pela Clínica do Olho. Optometrista, começou a carreira como enfermeiro de oftalmologia e tem dedicado a sua vida a este projeto. Lembra-se que iniciou funções em 2004, quando a unidade funcionava ainda integrada no hospital, tendo, em 2011, passado para este serviço autónomo, verdadeiramente exemplar naquela meia ilha asiática.

Em todo o território timorense existe apenas mais um op tometrista: está colocado no Hospital de Baucau, a segun da cidade do país, sensivelmente a duas horas da capital. “As pessoas ainda não sabem bem o que é a optometria, ou sequer a diferenciam da oftalmologia”, explica-nos o Dr. Gil. “Aliás, nem compreendem a importância da saúde ocular”, aprofunda. E sugere: “era muito importan te se o Governo e as autoridades informassem melhor

EYES OF THE WORLD | 28 |
Texto: Marlene Maia | Fotos: Paula Silva

as pessoas e colocassem anúncios nas televi sões e nas rádios, por exemplo, ou mesmo em campanhas locais de sensibilização nas Sedes de Suco (o equivalente às Juntas de Fregue sia). Somos sobretudo procurados por idosos, quando já começam a ter problemas graves de visão. Talvez se viessem mais cedo, poderíamos atuar melhor e prevenir o progresso das doenças e da degradação da visão”, reforça o profissional. Aquando da passagem das nossas repórteres pelo hospital, no entanto, foram vistos pacientes de todas as idades - inclusive recém-nascidos -, já que era dia de consulta pediátrica. A clínica tem três gabinetes de rastreio de optometria e cinco de oftalmologia, nos quais trabalham três médi cos (formados, respetivamente, no Nepal, Ilhas Fiji e Austrália), quatro técnicos de refração e um ortoptista (oriundo de Cabo Verde). A unidade hospitalar tem ainda bloco operatório, em que são realizadas cirurgias às cataratas, e inter venções em casos de glaucoma, pterígio ou casos urgentes. Na clínica está integrada uma loja de ótica, que é gerida por uma Organização Não

Governamental, chamada Fo Naromam Timor -Leste, que em tétum significa “dar visão a Timor-Leste”. São disponibilizados óculos a quem tiverem sido prescritos, na sequência da passa gem pela consulta de optometria. Nas vitrines es tão “prontos” óculos de vários modelos e gradua ções. No caso de necessidade de lentes bifocais ou progressivas, as mesmas são encomendadas “à medida” na Indonésia e montadas ali mesmo, na oficina ótica do hospital.

Na cidade de Díli há três óticas de iniciativa pri vada, visitadas maioritariamente por estrangei ros e por indivíduos de classes sociais mais favo recidas. Há que referir que na Clínica do Olho os timorenses não pagam por qualquer ato. Os estrangeiros pagam o equivalente a 20 euros por consulta e todos desembolsam um valor muito baixo caso necessitem de adquirir óculos. Começa a haver no país cada vez mais conscienciali zação de que a saúde ocular é imprescindível ao bem-estar das populações. A Universidade Na cional de Timor-Leste tem recentemente uma pós-graduação em Oftalmologia, em que estão

EYES OF THE WORLD | 29 |

agora a formar-se mais cinco profissionais e outro está a estudar na Coreia. Prevê-se, portanto, um reforço de profissionais especiali zados nos próximos anos. Para permitir que maior quantidade da população tenha acesso a estes serviços, a cada mês os profissionais vi sitam hospitais de outros distritos do país, fa zem rastreios, cirurgias às cataratas e pterígio e oferecem óculos, num programa suportado pela Organização Mundial de Saúde.

Em 2019, a Clínica do Olho foi visitada por of talmologistas portugueses, para uma interação à volta da cirurgia da catarata, permitindo intercâmbio de conhecimentos e de experiências.

Num país ainda subdesenvolvido em vários as petos, este serviço destaca-se, prestando cuida dos médicos e clínicos essenciais e exemplares.

EYES OF THE WORLD | 30 |
"Talvez se viessem mais cedo, poderíamos atuar melhor e prevenir o progresso das doenças e da degradação da visão"

SILMO 2022 A EDIÇÃO DE TODOS OS REGRESSOS

Ao atravessarmos as portas do fabuloso complexo de exposições de Paris Nord Villepinte sentimos logo a energia renovada deste SILMO 2022. Os corredores voltaram a estar repletos de profissionais. A música, essa, nunca parou, e a dinâmica dos expositores manteve o típico ambiente de “festa” sempre ativo, de 23 a 26 de setembro. A Millioneyes viveu esta faceta da cidade das luzes com atenção para analisar a saúde do mercado mundial da ótica. Reencontrámos os nossos óticos portugueses em busca do futuro e de oportunidades, redescobrimos as marcas e as pessoas que nos “desenham” edição após edição e conquistámos novos paradigmas e ideias através dos criadores mais inquietos do mundo do design. E assim registámos o eyewear que se entrega de corpo e alma a Paris, uma vez por ano!

SILMO 2022 | 32 |

E não foram só as sensações que dita ram a recuperação de um dos maiores eventos do setor da ótica. A organiza ção do SILMO Paris registou a entra da de quase 27 mil visitantes, mais 8 mil que em 2021. Deste grupo, metade foram franceses e os restantes do resto do mundo. Ou seja, em francês chegou-se aos 13,462 profissionais, um aumento de 21 por cento comparando com o ano passado. Os 13,444 de fora de França que visitaram os 750 expo sitores da feira, viajaram de 146 países e significaram um aumento de 107 por cento em relação ao ano transato. Posto isto, o SILMO anunciou o su cesso da edição de 2022, classificando -a como a edição da retoma. Em co municado confessaram ainda que os resultados ultrapassaram as melhores expectativas e que renova a certeza de que a feira parisiense é central para os negócios, comunicação, informação e lançamento de tendências na indústria da ótica. “Estes números demonstram o apelo do SILMO Paris, uma feira lí der que se mantém como plataforma internacional de transações e um hub de interações para todos os profissio nais da ótica e da indústria eyewear”, reforçou Amélie Morel, presidente do certame.

OS GRANDES PRÉMIOS DA ÓTICA

Pelo segundo ano consecutivo, os icónicos prémios SILMO d’Or realizaram-se no recinto da feira. Depois de um dia intenso de troca de experiências, de ins piração junto das marcas e de trocas comerciais, as luzes da celebração dos me lhores da ótica, segundo este galardão, atraíram os visitantes e os nomeados ao pavilhão 6. No palco, anunciaram os vencedores Amélie Morel e o presidente do júri, o designer Jun Gobron, que aplaudiram as empresas mais votadas na edição 2022. Destacou-se a multinacionalidade dos galardoados e as novas categorias abertas à tecnologia da ótica. Os vencedores foram...

Eyewear infantil – Odette Lunettes com Cadet – Bélgica Eyewear desportivo – Out of com Irid Lenses – Itália Visão – Shamir com Shamir Metaform – Israel

Baixa Visão – Voxiweb com VoxiVision – França Armação de prescrição Brands & Labels – De Rigo com Philipp Plein VPP081 – Itália

Óculos de sol Brands & Labels – ADCL com CL5108 134 Christian Lacroix – França Inovação tecnológica em eyewear – Phibo Eyewear x So’Class com 1.618O –França Inovação Tecnológica em produtos conectáveis – Skugga Technology AB com Skugga Technology – Suécia Óculos de sol eyewear designer – Masahiro Maruama com Kintsugi MM-0078 – Japão

Armação de prescrição eyewear designer – Kirk & Kirk com Thor in Citrus from the Centiles Collection – Grã-Bretanha Prémio da feira First Class – Parasite Design com Karma – França Prémio especial do júri – Neubau com Xenon – Áustria

SILMO 2022 | 33 |

CONCURSO DE DESIGN ÓTICO SILMO

Em 2022, a organização lançou mais uma forma de estímulo para as mentes criativas dos óculos do futuro. O SILMO Optical Design Contest premiou o estudante da Shenkar College of Engineering, Design and Art de Ramat Gan, Israel. Os membros do júri escolheram unanimemente o Unfoldable X deste jovem, óculos com uma estética minimalista, aguçada e em plástico reciclado, sem parafusos ou charneiras. As hastes podem ser separadas dos frontais de forma simplista, graças à engenhosa construção em X de alta tecnologia.

VISÕES DO FUTURO

Como tem vindo a acontecer nas últimas edições, o SIL MO Next foi a janela das tendências. Em cima da mesa de discussão esteve a tecnologia e a forma como esta altera a realidade do eyewear: de bricks to clicks, dos óculos inteli gentes ao metaverso. Sob este espectro, o fórum desta área privilegiada da feira desenvolveu discussões e reflexões so bre o futuro da indústria e também sob a primeira Digital Village. No espaço construído pela organização estiveram as companhias que já desenvolvem caminho nos meandros da tecnologia eyewear

De realçar ainda o grande regresso do simpósio científico, SILMO Academy, onde especialistas de referência nas res petivas áreas colocaram esclarecimentos essenciais sobre a miopia e a importância da boa visão na população idosa.

AS TENDÊNCIAS MAIS PREMENTES EM MODA EYEWEAR

O Fórum Tendências da SILMO perscrutou os expositores e escolheu 120 óculos que demarcam o horizonte fashion do mercado. Na feira apresentaram-se as quatro tendências para 2023, que provam o compromisso da indústria com um futuro longo e sustentável, pondo o design ao serviço do ambiente.

• Combination - design sem limites

As peças compostas de matérias distintas asseveram uma sofisticação avançada, multiplicando detalhes e acabamen tos e destacando uma complexidade de volumes.

• Big Brown - o novo preto

O preto nunca desaparece nas tendências, mas transforma -se e o castanho escuro assume a mesma posição, nas suas nuances e variações, dando a sensação de densidade às ma térias.

• Bulky - curvas generosas

As peças que se revêem nesta tendência não têm nada a esconder. Querem ocupar o centro das atenções, com pro porções substanciais, até exageradas. Neste segmento in clui-se o conceito visível/invisível com armações espessas em acetato cristalino e colorido.

• Enlightened Classic - sem aborrecer e muito estilosos Este conceito clássico embarca numa nova perspetiva das formas eyewear mais familiares, redesenhando-as, traba lhando-as e dando-lhes novas dimensões. É a ideia de cortar com os códigos preestabelecidos, sem perder a elegância.

SILMO 2023 COM MUITO POR ANSIAR

A preparação da edição de 2023 está já nas mentes da equi pa que, ano após ano, faz o SILMO acontecer. Entre 29 de setembro e 2 de outubro, o complexo de exposições de Villepinte volta a “vestir-se” de ótica. Entretanto os encontros não param e os eventos do SILMO Family estão previstos para 17 a 20 de novembro de 2022, em Istambul, e de 12 a 14 de abril de 2023, em Singapura.

SILMO 2022 | 34 |

SILMO MOMENTOS 2022

A edição de 2022 marcou-nos, pois sentimos um ver dadeiro regresso da dinâmica de uma feira internacio nal. Finalmente tivemos que fazer fila para ver aquele espetáculo promovido por um dos expositores, andar devagar pelos corredores repletos e vimos as equipas dos stands completamente envolvidas nos negócios. A ótica só precisava desta confirmação de vigor para con tinuar a ser um dos setores que mais teve capacidade reinventiva após tempos insólitos. E os óticos portu gueses nunca pararam e estiveram lá, a representar em grande o nosso mercado e a garantir que continuamos na frente das tendências e das tecnologias. A ótica es teve em peso e, sem dúvida, em Paris, de 23 a 26 de setembro de 2022!

SILMO 2022 | 35 |

JFREY

A nova linha de armações masculinas materializa-se em aço inox e garante um design minimalista com influências tecnológicas fortes. A respetiva natureza inovadora definida na articulação conceptual das hastes ganha forma no conceito Flex sem parafusos, com estilo futurista e especialmente desenvolvida para facilitar o trabalho dos profissionais. Inspirada na engenharia robótica, este feito complexo e meticulosamente técnico permite ao ótico substituir facilmente as hastes da armação.

FLEYE

Decadas of Design é a forma de “brindar” os 20 anos de trabalho da Fleye e nada melhor que as luzes parisienses para marcar a ocasião. São 16 novos designs que exploram contrastes de cor, a beleza dos reflexos e a diversidade dos desenhos da marca de Copenhaga. O novo conjunto é também um testemunho do verdadeiro artesanato e arte e convida os amantes de eyewear para um mundo de curiosidade, onde a mestria criativa, adaptação e qualidade se manifestam em todas as peças. “Juntos celebramos uma jornada de duas décadas. A Fleye Copenhaga reflete uma série de valores no epítome do design dinamarquês. Desde o primeiro rascunho do criador, passando para a cuidadosa criação de cada armação até ao primoroso serviço posterior - são os pequenos detalhes que fazem a grande diferença”, declarou Annette Estø, chefe do marketing & design

JOHANN VON GOISERN

A casa austríaca levou a sua “alma” colorida para a feira parisiense. Com as propostas para o outono/ inverno 22/23, a Johann Von Goisern deu novo recorte às originais laminações assinadas pelos artesãos da marca. Linhas de cor assimétricas, contrastes ousados e desenhos atuais tornam a nova coleção num renovar positivo de tendências.

SILMO 2022 | 36 |

ORGREEN

A marca dinamarquesa confirma a sua capacidade artesanal, provocada por uma paixão obsessiva. É uma qualidade definida e praticada ao longo de anos para satisfazer o desafio da inovação. Na linha em titânio celebrizada pela qualidade japonesa e pelo minimalismo inteligente, a Orgreen renova a sua proposta aos seguidores de óculos leves. É que cada peça gera-se através de 100 processos distintos e delineia-se segundo a melhor tradição do design nórdico. As colorações, o conforto e a durabilidade completam um quadro magnético.

PHIBO EYEWEAR X SO’CLASS

A jovem empresa apresentou um conceito inovador de haste, ou seja, em vez de envolver a orelha, apoia-se na parte interior da mesma num sistema suave, desenhado para não se sentir. O sistema chama-se, precisamente, Inside, e tem um design único e ergonómico, materializado na borracha de silicone biocompatível. A nossa equipa experimentou o conceito e embora se estranhe, de facto “entranha-se” de forma segura e sem qualquer sensação na orelha. E esta invenção, em conluio com o estúdio So’Class, na série 1.618 O, valeu um SILMO d'Or, na categoria Inovação Técnica.

MORFO EYEWEAR

Estes óculos imprevisíveis resultam do encontro entre a criativa marca de eyewear Vanni e o mestre da arte em silicone Alessandro Ciffo. O resultado é uma coleção feminina de formatos generosos, definida pelo pormenor original de um gesto, inimitável e irredutível. A poesia “entra”, desta maneira, no material, em inúmeras aparências e mundos, numa substância que se renova na cor.

SILMO 2022 | 37 |

PHILIPP PLEIN

A De Rigo apresentou as primeiras armações phygital da Philipp Plein sob a edição limitada Crypto King’$. Esta marca provocadora e de estilo maximalista tem como única regra romper com todas as regras da moda, promoveu o novo conceito de luxo e lifestyle num evento adjacente ao SILMO, na loja da marca em plena Avenue George V, em Paris. As novidades anunciam, assim, a entrada numa nova era, em que o conceito de realidade muda e o próprio luxo se torna imaterial, expandindo-se para a dimensão virtual. A confirmação do atrevimento de Philipp Plein ganha novo ponto de honra, lado a lado com o facto de ser a primeira marca a aceitar a criptomoeda como método pagamento e a abrir uma Crypto Concept Store em Londres.

RANGE ROVER EYEWEAR

Com o design no centro das suas intenções, a coleção masculina da Range Rover Eyewear une os materiais tecnicamente avançados de alta performance com desenhos contemporâneos. O titânio premium japonês e o mais primoroso acetato Mazzucchelli são meticulosamente esculpidos em linhas sofisticadas. A estética é, sem dúvida, alinhada com o luxo excecional de cada veículo da marca automóvel, traduzida em cores distintamente masculinas, de construção super ligeira e conforto superior. No SILMO a marca esteve sob as cores da distribuidora do Reino Unido, Eyespace, que tem a missão de promover marcas britânicas e desenvolver as respetivas linhas eyewear

WAITING FOR THE SUN

Antoine e Julien são os criadores que criaram esta marca…enquanto esperavam pelo sol! Lançaram-se ao desafio de criar óculos em madeira, no início do século XXI, e envolveram-se na área com paixão. Em 2013, e depois de muita pesquisa e experiências, conseguiram lançar uma nova proposta em matéria: Bois2. Sempre com a madeira no centro, esta conquista é 100 por cento reciclável, 100 por cento natural e 100 por cento biodegradável, sem comprometer a qualidade exigida a um acessório tão importante como os óculos. Mais tarde também investiram na linha Splash, feita à mão num acetato amigo do ambiente de alta qualidade. Waiting for the Sun apresentou-se no SILMO sob esse desígnio descontraído e como uma alternativa às opções apresentadas na indústria, sempre com a missão do desenvolvimento sustentável.

SILMO 2022 | 38 |
9/10 CONSUMIDORES QUEREM VOLTAR A UTILIZAR LENTES

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.