M MAGAZINE| DIA INTERNACIONAL DA MULHER | EM TEMPOS DE PANDEMIA

Page 1


-



ÍNDICE



ÍNDICE


-

-

-

-

-


-

-


-

-

-


ÍNDICE


-

-

-

-



-

-

-

-

-

-

-

- -


-


-


-


-

-



-

-

-

-




-


-



-


-


-


-

-

-

-

-


-


-

-

- -


-

-


-


-

-

-

-

-


-



1.Destaca as tuas 2 melhores características, uma para o sucesso mãos de cada um de nós garantir que isso aconteça daqui a 10 pessoal e outra para o sucesso profissional. anos! Sucesso Pessoal: Dedicação e Sucesso Profissional: Resiliência. 2. Daqui a 10 anos, como gostarias que estivesse o mundo? A realidade que experienciamos atualmente está em constante mutação e evolução, pelo que considero que o mundo, daqui a 10 anos, será manifestamente diferente daquilo que conhecemos hoje. Em concreto, gostaria que daqui a 10 anos fosse possível ultrapassar alguns constrangimentos e dificuldades a que assistimos nos dias de hoje, seja no que respeita às desigualdades quanto à raça, religião ou género, seja no que concerne à (in)compreensão quanto à orientação sexual.

3. Na tua opinião, o que é que ainda falta fazer pela igualdade de género? Infelizmente este é um tema que apesar de “velho”, continua bastante presente na atualidade. Não obstante reconhecer que existem alguns progressos quanto a esta questão, infelizmente não são suficientes para impedir as disparidades de género a que assistimos diariamente.

A verdade é que as mulheres continuam a ocupar menos cargos de chefia, a ganhar menos que os homens quando ocupam o mesmo cargo, a serem prejudicadas profissionalmente por engravidaEstou confiante que a luta incessante a que assistimos atualmen- rem, entre outros. te contra estas desigualdades implicará, necessariamente, uma Por outro lado, a mulher continua a ser, em muitos casos, a granrevolução quanto a estes temas. Porém, não estou certa de que, de (e muitas vezes, única) responsável pela realização das tarefas nesse prazo, seja claro e transparente que nenhuma destas carac- domésticas e educação dos filhos. Nessa medida, é patente que terísticas nos diferencia verdadeiramente, mas ainda assim gosta- ainda há um longo caminho a percorrer. E, na minha opinião, esse ria muito que alcançássemos esse objetivo. Por outro lado, imagi- caminho terá necessariamente de começar pela inclusão das muno que a melhoria da tecnologia venha a permitir uma melhoria da lheres em todas as profissões existentes, de modo a demonstrar qualidade de vida, dos cuidados de saúde, educação e alimenta- que não existem profissões associadas ao género, e pelo reconheção de todas as pessoas no mundo, democratizando o seu acesso cimento de que elas merecem as mesmas oportunidades de acesa todos aqueles que mais necessitam. so a cargos de chefia. Gostaria ainda que houvesse uma maior consciencialização ambi- Por outro lado, creio que será importante dedicar algum tempo a ental de todas as pessoas, e que o mundo fosse um lugar mais este tema na educação das novas gerações. As crianças devem green, com menos poluição e mais vida animal e vegetal. Está nas ser educadas de forma a compreender que não existem tarefas, cargos ou responsabilidades exclusivas deste ou daquele género. Todas as pessoas – homens ou mulheres – merecem as mesmas oportunidades, responsabilidades e o mesmo reconhecimento, pelo que esta máxima deve ser transmitida e enraizada nos mais novos desde cedo. Além disso, será importante adotar medidas de apoio e promoção de igualdade, bem como fortalecer a legislação atualmente existente, de forma a garantir que a igualdade de género seja uma realidade.



-


-

- -


-

-


-

-


-



-


-

-

-

-


- -


-



-

-


-

-

-

-




-





-


-


-

-

-

-



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.