Maior de 60 - Dezembro 2022

Page 1

Seu maior compromisso é com você!

Nesta edição, a psicóloga Lidiane Klein aborda os ensinamentos propostos por Don Miguel Ruiz, em seu livro “Os quatro compromissos”.

Página 3

INFORMATIVO

MERCADO DE TRABALHO NA TERCEIRA IDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

de brasileiros têm idade superior a 50 anos e convivem com oportunidades escassas de trabalho, já que para muitas empresas, o fator da idade avançada é levado em conta na hora da contratação. Em 2060, 25,5% da

www.maiorde60.com.br Dezembro de 2022 Ano 14 - Nº 181
Continua na página 2
Associação dos
e Pensionistas
Páginas 4 e 5
Trabalhadores Aposentados
de Novo Hamburgo
Aos poucos, empresas estão abrindo cada vez mais espaço para profissionais seniores acima dos 60 anos atuarem ao lado de jovens talentos. O mercado de trabalho vive diante do desafio de ganhar novos contornos com o envelhecimento da população. Atualmente, mais de 54 milhões

Os ésdraderésdre ton jecãndo

Cumôia!

Cúc mol, non é te hôche gue zê fála nos ésdraderésdre - ô alieníchena, brá os máiz endentído.

Barés gue ísdo fáiz bárde to imachinário tas bezôa, gue um tía vai tezê um tísgo voatôa lá no campo e vôn tezê uns homissínho crín, gue vôn te bergundá guen é o dêu líter...

Eu non zêi o gue tu ía resbontê, zê é gue du nôn ía zuchá as galça, máiz eu ia tizê gue é a Hulda.

E gue ela dava fassêndo o almôs e non guería ninguén adrapalhãndo na gossínha. Gue téven dê cuitádo, borgue ela den múida forza gon a vazôra.

E vai ajá gue eu invendêi uma fantassía e vai pachá a lenha zên bietáde!

As bezôa gostuma tê mêto têsde azúnt, gue ájan gue êls zôn mau e vôn esgravissira os derágueo, gue zômo nóiz, né?

Ôdros ájan gue êls vên brá ropá as nóza decnolochía, potá chips na chênde, drançá gon a chênde brá de uns filhót misturíad.

Ach so, e gue zôn duto marziãno, Main Cott!

Gon pilhões te blanêt, bode te pilhões te chênde tiferênt, uma vêiz.

Máiz eu denho brá min, gue a maior bróva te indelichêns têls é non vin brá cá.

Máiz eu posso dá erádo... vômo aquartá máiz um pôc!

CLOSSÁRIO

Ach so - ah sim

Adrapalhãndoatrapalhando Ájan - acham

Alieníchenaalienígena Almôs - almoço

Aquartá - aguardar Barés - parece Bergundápergunta

Bezôa - pessoa

Bietáde - piedade Blanêt - planeta Bróva - prova Crín - verde Cúc mol - veja só

Cumôia - bom dia Decnolochíatecnologia

derágueoterráqueo

Drançá - transar Endentídoentendido Esgravissiraescravizar Fantassíafantasia Galça - calça Gossínha - cozinha Gostuma - costuma Hôche - hoj e Homissínhohomenzinhos Imachinárioimaginário Indelichênsinteligência

Jecãndochegando Líter - líder Main CottMeu Deus Misturíadmisturado Ôdros - outros Pachá - baixar Pilhões - bilhões Pôc - pouco Potá - botar Têls - deles Tezê - descer Tía - dia Tiferênt - diferente Tísgo - disco Vazôra - vassoura Voatôa - voador Zuchá - sujar

CAMINHAR PARA VENCER O SEDENTARISMO

população brasileira será composta por pessoas acima dos 60 anos, o que torna essa realidade ainda mais preocupante.

A pandemia agravou ainda mais essa situação. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 700 profissionais que se encaixam nessa faixa etária perderam seus empregos, no período.

Segundo dados da plataforma Maturi e da EY Brasil, somente 10% dos profissionais mais velhos estão ativos no mercado de trabalho.

Porém, aos poucos, essa realidade vem mudando, principalmente impulsionada pelo fortalecimento dos princípios ESG (Enviromental, Social and Governance) nas empresas.

“Com a população envelhecendo mais devagar, graças aos avanços da medicina, os 50 são os novos 30.

E, ouso dizer: os 70 são os novos 50, e com muito mais disposição do que víamos na geração de cinquentões do passado.

Com isso, as empresas estão identificando um grande potencial na união de profissionais experientes com jovens talentos”, afirma Uranio Bonoldi, palestrante e consultor em estratégia empresarial e governança corporativa.

Vencendo as barreiras do etarismo Hoje, aos 50 anos ou mais, os profissionais ainda mostram fôlego e vontade para se reinventar, fazer coisas novas ou compartilhar suas experiências.

Esse é o caso de Ana Assunção, foto ao lado, de 71 anos, que recentemente passou a fazer parte da equipe da Orit, empresa especializada no mercado de joias e relógios secondhand.

Ana foi contratada para trabalhar como vendedora em uma das lojas da marca, em São Paulo.

E ela não é a única colaboradora acima de 60 anos a compor o quadro da empresa: atualmente 30% das pessoas que atuam em diferentes áreas do negócio possuem mais de 50 anos.

Ana conta que decidiu abraçar a oportunidade da Orit, porque se sente plenamente produtiva e cheia de vontade de continuar na ativa. “Eu estou muito feliz, pois não me sinto com 71 anos.

Acho que ainda tenho muita disposição e vontade de aprender.

E adoro o mundo das joias”, diz.

Ela atua junto com outras vendedoras com idades diversas, em um grande shopping center na capital paulista, e destaca que a interação e troca de conhecimento entre elas é um fator muito positivo.

“Não tenho dificuldade de me relacionar com as meninas mais jovens.

Muito pelo contrário, elas me ensinam muito e eu me sinto privilegiada por ter essa troca de conhecimento”.

Para Claudia Krieger, COO/CFO da Orit, abrir espaço para profissionais mais experientes ajuda, não somente a reforçar o mercado de trabalho no Brasil, mas também a trazer um novo olhar para as companhias. “Temos muitos profissionais experientes com vontade de realizar, de fazer acontecer e que podem contribuir com sua experiência na tomada de decisões e na busca da melhor solução para a empresa em diversas áreas”, conta.

Preconceito ainda existe

Um dos grandes entraves que os profissionais mais experientes, acima dos 50 anos, ainda enfrentam, além da falta de oportunidades no mercado de trabalho, é o preconceito.

Ainda há um estigma de que eles oferecem baixo aproveitamento, o que é um dos sintomas do etarismo, discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade.

“A quebra desse paradigma vai depender do movimento das próprias empresas em aumentar cada vez mais o número de posições ocupadas por esses profissionais, dando a eles a oportunidade de se desenvolverem e de trilharem uma carreira de sucesso”, frisa o especialista.

Jornal Maior de 60 - CNPJ: 27.950.751/0001-25 - Inscrição Municipal: 9867 Rua Guilherme Dietrich, 86 - Bom Jardim - 93900-000 - Ivoti - RS - Fone: 51. 99400.9911

Diretora geral: Sandra Carvalho de Alcantara - Comercial: Gilberto R. Winter - Fone: 51.98456.4614

Jornalista Responsável: Rafael Geyger - MTb/RS: 12397 jornalmaiorde60@gmail.com | www.maiorde60.com.br - facebook.com/maiorde60

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

2 | DEZEMBRO DE 2022 | MAIOR DE 60 OPINIÃO
Continuação da capa

Psicóloga - CRP07/22872

Especilização em Neuropsicologia - UFRGS

Mestre em Psicologia e Saúde - UFCSPA

Doutoranda em Ciências da Reabilitação - UFCSPA

Mais um ano chegando ao final e gostaria de te perguntar se você está satisfeito com o seu desenvolvimento pessoal?

Conseguiu dar alguns passos na busca do seu autoconhecimento?

Se tornou uma pessoa melhor?

No meio de tanta correria muitas vezes fica difícil parar e refletir sobre estas questões, mas acredito que se faz necessário nos mantermos sempre progredindo enquanto ser humano.

Assim, eu pensei compartilhar com vocês alguns ensinamentos propostos por Don Miguel Ruiz, em seu livro “Os quatro compromissos”.

A leitura deste livro fez muito sentido para mim, espero que faça para vocês os recortes que trarei aqui.

Ele nos oferece reflexões sobre hábitos e conceitos simples, que todos conhecemos, mas que, na rotina da vida moderna, deixamos de praticar. Sua abordagem tem base no pensamento dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México.

Para o autor, existem quatro compromissos básicos que devemos honrar:

SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA: este compromisso é o mais importante e o mais difícil de cumprir. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia. Fuja de mexericos e de comentários negativos. Ela pode ser uma espada de dois gumes, pode criar o sonho mais belo ou destruir tudo ao seu redor. Fazendo a analogia da mente com um computador, as fofocas poderiam ser comparadas aos vírus. Um vírus de computador é um programa escrito na mesma linguagem que todos os outros códigos de programas, porém carrega uma intenção danosa.

LEMBRE-SE, sua opinião não é nada além do seu ponto de vista, não é necessariamente verdadeira.

NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL: quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias. Se você levar tudo para o lado pessoal, estará concordando com que está sendo dito. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos, mesmo que uma situação lhe pareça pessoal. Mesmo que os outros lhe insultem diretamente, não tem nada a ver com você, o ponto de vista deles provém das experiências pessoais deles. A verdade é que está pessoa está lidando com os próprios sentimentos, crenças e opiniões.

NÃO TIRE CONCLUSÕES: atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal explicado. Temos tendência a tirar conclusões sobre tudo. Presumir. O problema é que acreditamos que elas são verdadeiras, poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando – levamos para o lado pessoal.

SEMPRE DÊ O MELHOR DE SI: existe apenas mais um compromisso, porém é o que permite que os outros três se tornem hábitos profundamente enraizados, ele se refere à ação dos outros três. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor, nem mais nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços extenuantes: faça o que puder, da melhor forma possível. Para exemplificar este propósito, o autor nos traz uma historinha.

SEU MAIOR COMPROMISSO É COM VOCÊ!

Havia um homem que, desejando transcender seu sofrimento, foi a um templo budista para encontrar um mestre que o ajudasse.

Dirigiu-se a ele e perguntou:

- Mestre, se eu meditar quatro horas por dia, quanto tempo vou levar para me iluminar?

O mestre olhou para ele e respondeu:

- Se você meditar quatro horas por dia, provavelmente atingirá a iluminação em dez anos. Imaginando que poderia fazer melhor, o homem perguntou:

- Mestre, e se eu meditar oito horas por dia, quanto tempo levarei para transcender?

- Se meditar oito horas por dia, talvez possa atingir a iluminação em 20 anos - respondeu o Mestre.

- Mas por que levarei mais tempo se meditar mais?

Indagou o homem.

- Você não está aqui para sacrificar sua alegria ou sua vida. Você está aqui para viver, para ser feliz e amar. Se puder dar o melhor de si em duas horas de meditação, mas você gasta oito horas, só vai se cansar, perder o objetivo principal e não aproveitará sua vida.

Dê o melhor de si e talvez aprenda que não importa quanto tempo você medita, pode viver, amar e ser feliz.

Lembre-se, quando você faz o melhor que pode, aprende a aceitar a si mesmo. Mas é preciso estar atento e aprender com os erros. Isso significa praticar, observar com honestidade os resultados e continuar praticando. Isso aumenta a sua consciência.

Espero que vocês já pratiquem na sua vida os quatro compromissos, caso contrário, o final de ano pode ser uma boa oportunidade para colocá-los nas suas resoluções de final de ano!

Abençoado 2023 a todos nós!! Forte abraço.

MAIOR DE 60 | DEZEMBRO DE 2022 | 3
SAÚDE
Lidiane Andreza Klein

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira manhã: 8h às 11h tarde: 13h30min às 16h30min

atendimentos novembro/22 palavra do presidente

ATÉ O ANO QUE VEM

E ele já vem, está logo ali...

Assim é a nossa vida.

Nosso dia-a-dia em geral é corrido e cheio de ocupações.

Precisamos desacelerar para termos tempo de agradecer por todas as bênção do ano que finda.

Na soma total, as coisas boas, com certeza superam as adversidades.

Então, um Feliz Natal e que 2023 nos encontre saudáveis e amorosos.

Um abraço fraterno.

NATAL

Não importa o ano; Muito menos o dia; Nem a hora;

NATAL é agora!

NATAL da Solidariedade

NATAL da Bondade

NATAL do Amor

NATAL do Carinho

NATAL do Menino

Que nasceu pobrezinho E na sua humildade, Nos mostrou o Caminho!

Argeu da Cunha Gonçalves Sócio desde 2007

jurídico

Quarta-feira das 10h às 11h e das 13h30min às 15h30min

52 atendimentos

Agende pelo fone 3066.4010

carteira

fisioterápico 155 atendimentos

de

De 2ª a 6ª das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

transporte 86 carteiras

Agende pelo fone 3066.4010

psicológico 39 atendimentos

médico

Agende pelo fone 3066.4010 194 atendimentos

Oficina das emoções

associado destaque

Nome: Pedro Nelson Maciel

Data e local de nascimento: Nasceu no dia 12 de janeiro de 1932, em Santa Cruz da Concórdia, Taquara. Família: É casado com Irani, pai de Heloísa, Elza, Jorge Ricardo e Gérson. Avô de Adriana, Rafael, Samuel, Luana, Caroline e Ana Paula e é bisavô de Emily, Emanuele, Muriel, Davi, Miguel e Mariana, Isaque, Angelina e Laura.

Profissão: Sapateiro, trabalhou no Calçados Scout, Sissi, Petry, Irmãos Fleck e Reluz Ruskin.

Associado desde: 2006

Passatempos: Assistir televisão, futebol, trabalhar na horta e fazer exercícios

Idailton Alexandre Velho Presidente da ATAPNH 2º Vice-Presidente da FETAPERGS
quem lembra disto? lembranças 2019 - nossa festa de final de ano Para se associar é necessário: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, NÚMERO DO BENEFÍCIO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e 2 FOTOS 3X4 A contribuição mensal é de 1,5% do salário descontado em folha pela COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas Veja fotos em nossa página do Facebook GINÁSTICA: 2ª feira: 8h e 9h 3ª feira: 14h30min e 15h30min 4ª feira: Sem atividades (limpeza da sala) 5ª feira: 8h e 9h - 14h30min e 15h30min YOGA: 2ª feira: 13h30min e 14h45min 3ª feira: 8h e 9h15min 6ª feira: 8h às 9h15min JOGOS DE CÂMBIO: 4ª feira às 16h Local: CESAPA - Centro Social Assistencial São Paulo Informações: 3066.4010, com o sr. Idailton Agende suas aulas de: GINÁSTICA com a professora Cris pelo fone 98427-1771 YOGA com o professor João pelo fone 99266-2803
Castração é a melhor opção. Castre seu animal de estimação!
BOLINHA, com Cândida FELIPE, com Roberta JOEL, com Amanda Hinkel OZZY, com Katlyn ALEMÃO, com Helena DEXTER, com Fernanda
MARLEY, com Gerda e Simone Dezembro 2022 Ano 7 - Nº 87
FREDERICO, com Bianca 6 Bichos de Estimação | Dezembro de 2022
Fotos cedidas Circulação mensal

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social é um conceito que contempla ações ambientais, sociais e corporativas, que indivíduos podem tomar para cuidar do bem-estar geral da comunidade, na qual estão inseridos.

Ações sociais, ambientais, culturais e filantrópicas são formas de os grupos praticarem a responsabilidade social.

Quando você assume a responsabilidade sobre o bem-estar do seu pet, não o deixando na rua, por exemplo , tratando-o com respeito, lhe fornecendo água comida e segurança, você está praticando responsabilidade social .

Significado de “ABANDONO ” substantivo masculino

1. 1. estado ou condição do que é ou se encontra abandonado; desleixo, negligência. "deixou a loja no a."

2. 2. ato ou efeito de largar, de sair sem a intenção de voltar; afastamento.

"o a. da casa foi uma boa decisão Agora, quando alguém abandona um pet , seja ele um cão ou gato, na rua, longe de uma situação de segurança ou conforto, sem comida ou água, à sorte do clima e do trânsito. Esse alguém é o que?

Significado de “ DESUMANO ” adjetivo

1. 1. falta de humanidade; bárbaro, cruel,

desalmado.

2. 2. que demonstra desumanidade; anti-humano, atroz, duro.

"atitude d."

Tempos difíceis criam homens fortes.

Por favor, se você conhece alguém que cogita a possibilidade de abandonar um pet, abra o coração dessa pessoa e não permita que ela se torne desumana.

Em tempos de final de ano e de uma celebração Santa, seja você o forte e ajude alguém a superar a fraqueza e a tentação de agir de forma desumana.

Boas festas e que Deus nos abençõe!

Raphael Piccoli, há 24 anos adestrando com amor. Especialista em comportamento obediência. Facebook Raphael Piccoli Adestrador Instagram @adestradoraphaelpiccoli @petterapiacomajade

7 Dezembro de 2022 | Bichos de Estimação
O QUE É
CUICA MARIA, com Ingrid
ADESTRAMENTO

Festa de Encerramento do ano da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Novo Hamburgo

Aconteceu no dia 3 de dezembro, o grande evento da ATAPNH, realizado na Sociedade Osvaldo Cruz, no bairro Primavera.

O evento contou com a presença de um grande público, além do Presidente da FETAPERGS, José Pedro Kuhn (foto acima à esquerda), ao lado do Presidente da ATAPNH, Idailton Alexandre Velho, a tesoureira Andreza Milanez e o Vice-Presidente Rui Mathias

Os associados, saborearem um gostoso almoço, concorreram a dezenas de brindes e dançaram, após o almoço, durante um animado baile.

8 | DEZEMBRO DE 2022 | MAIOR DE 60

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.