Palco de memórias

Page 1



2021

P

A

L

C

O

D

M

E

E

M

Ó

R

I

A

S




Então sonhei um sonho tão bom: sonhei assim: na vida nós somos artistas de uma peça de teatro absurdo escrita por um Deus absurdo. Nós somos todos os participantes desse teatro: na verdade nunca morremos quando acontece a morte. Só morremos como artistas. Isso seria a eternidade? Um sopro de vida



SUMÁRIO


UMA VIDA, MUITAS LEITURAS 12

PRÓLOGO TÍMIDO

14

BÊNÇÃO, VÓ. BÊNÇÃO, VÔ

30

MEU TIPO INESQUECÍVEL

42

INFÂNCIA E JUVENTUDE 52

O JORNALISMO

O TEATRO POLÍTICO E U N A C U LT U R A

64

88

ACHADOS E PERDIDOS TALITA, THIAGO E ALINE O S Ú LT I M O S D E Z A N O S CRONOLOGIA

132

REFERÊNCIAS

138

CRÉDITOS DAS IMAGENS

98 108 118

140

8


-

UMA VIDA, MUITAS LEITURAS João Correia Filho Editor

-

-

-

-

-

8


-

-

-

-

-

-

Diante da grandiosidade da traPalco de memórias

-

-

-

9


Paulo Neves ocupa um lugar na plateia do Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, que leva o nome de sua mãe.


11


PRÓLOGO TÍMIDO -

-

12


-

-

-

13


BÊNÇÃO, VÓ. BÊNÇÃO, VÔ

14


-

-

Primeiro ano de Paulo Roberto -

Paulo nos braços do querido avô materno, Antônio Alves Filho, cuja trajetória como jornalista e militante comunista foi uma de suas grandes inspirações.

-

15


Era comum, até poucas décadas, que as famílias impresso, do tamanho de um cartão de visita, anunciando o nascimento do primogênito. Acima, o cartão de nascimento de Paulo Neves, preservado por 73 anos.

Muitas famílias usavam álbuns para anotar num desses que Celina anotou, em letras góticas, as primeiras memórias do bebê Paulo Roberto.

16


Getúlio Dornelles Vargas (1882-1954) iniciou a carreira política em seu estado natal, o Rio Grande do Sul. Em 1930, chegou à presidência da República, permanecendo no poder até 1945, inicialmente como Governo Provisório, mais tarde te como ditador, no período denominado Estado Novo. Foi deposto em 1945. No ano seguinte, elegeu-se senador. Em 1951, voltou à presidência, exercendo um governo de orientação nacionalista. Um atentado a seu opositor, o jornalista e político carioca Carlos Lacerda (1914-1977), dono do jornal em seu governo (no episódio, conhecido como Atentado da Toneleros, Lacerda feriu-se e houve uma morte, a do major-aviador Rubens Florentino Vaz). Pressionado entre a renúncia e a deposição, em agosto de 1954 Getúlio suicidou-se. Entre os arquivos de Paulo Neves havia uma recordação de Getúlio Vargas, um “santinho” – pequeno folheto distribuído por políticos, geralmente com um retrato e o nome. 17


Pai de Paulo Neves, Eurico Camargo Neves, morto em 1953.

18


-

Mineiro de Três Corações, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, mudou-se para Bauru com a família em 1945, aos 5 anos de idade. Iniciou a sua carreia em times amadores como Sete de Setembro, Canto do Rio, São Paulinho de Curuçá e Ameriquinha, até se destacar no Baquinho, time do BAC (Bauru Atlético Clube), tornando-se campeão em 1954 e 1955. Pelé ainda experimentou o futebol de salão, modalidade nova na época, jogando pelo Radium e vencendo um campeonato realizado em Bauru. Em 1956, foi contratado pelo Santos Futebol Clube – o jogo de estreia foi contra o Corinthians, e o Santos ganhou de 7 a 1, com dois gols seus. Em sua carreira no time santista, foram mais de quarenta títulos. Aos 17 anos incompletos, marcou seu primeiro gol pela Seleção Brasileira. Estreou na Copa do Mundo em 1958, conquistando o campeonato. Venceu outras duas, em 1962 e 1970. De 1975 a 1977, jogou pelo Cosmos, equipe estadunidense. Ao todo, Pelé mar-

Era glorioso bater bola toda se-

-

-

-

Razões para a liberdade, Yes, nós 19


somos brasileiros -

Pérola

-

Quando ainda era um jovem estudante em Bauru, Mauro Perroca Rasi frequentou um grupo voltado para o desenvolvimento da língua inglesa por meio de atividades artísticas, o Blue Jeans, dirigido pela professora Dirce Guedes. Ali despontaram as qualidades que o transformariam em um consagrado autor e diretor de teatro. Em sua carreira, escreveu peças baseadas em sua vida familiar, com um clima que lembra a Bauru dos anos 1950, entre elas Pérola, que traz o nome de sua mãe (espetáculo que estreou em 1995, tornando-se um grande sucesso de público). Cerimônia do adeus, A estrela do lar e Viagem a Forli também fazem parte desse universo. Fora do teatro, foi colunista do jornal O Globo e redator de programas de humor da TV Globo, como TV Pirata e Armação Ilimitada. Era também formado em música, pelo Conservatório Musical Pio XII. Nascido em 27 de fevereiro de 1949, em Bauru, faleceu em 22 de abril de 2003, na cidade do Rio de Janeiro.

-

-

20


Durante quase vinte anos, a PRG-8 Bauru Rádio Clube foi a única rádio da cidade (foi fundada por João Simonetti, tido como amigo pessoal de Getúlio Vargas). Nos anos de 1950 começaram a surgir outras estações, como a Rádio Auriverde e a Rádio Terra Branca. As três equilibraram-se na concorrência durante a década de 1960.

-

-

-

Revolução brasileira, Evolução política do Brasil e Formação do Brasil contemporâneo -

21


-

-

-

O Presídio Maria Zélia funcionou entre 1935 e 1937. Ocupou o prédio da antiga Companhia Nacional de Tecidos de Juta, na cidade de São Paulo – fundada em 1912, a fábrica mantinha um conjunto de casas para os funcionários, a Vila Operária Maria Zélia, hoje tombada. Tomada pelo governo federal em 1934, após a falência da companhia, a construção foi transformada em cadeia para abrigar pessoas detidas nos Levantes de Novembro de 1935 (organizados por membros do Exército mais alinhados à ideologia comunista, articulados com a Aliança Nacional Libertadora), quando Getúlio Vargas instaurou estado de exceção. Entre os prisioneiros havia operários, jornalistas, diretores de teatro, escritores. No cotidiano da prisão, ocorria uma febril atividade intelectual.

-

-

22


-

Digno de nota, ocorreu em Bauru, no dia 3 de outubro de 1934, um embate entre membros da Frente Única Antifascista (FUA) e a comitiva do político Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira, de inspiração fascista. O confronto resultou na morte do bauruense Nicola Rosica. Quatro dias depois, aconteceria a famosa Batalha da Sé (ou “revoada da): integralistas, em seus uniformes verdes, fariam um grande comício na praça da Sé, no centro de São Paulo, mas, ao chegarem, foram recebidos por manifestantes da FUA. Fúlvio Abramo (1909-1993), então secretário-geral da FUA, fez na ocasião um discurso histórico: “Estamos aqui para impedir que eles tomem esta praça! Porque, se hoje os fascistas tomarem esta praça, amanhã tomarão o Estado...!”. Foram mais de quatro horas de enfrentamento e tiroteio, com seis mortes e várias detenções.

-

-

-

-

-

-

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) foi uma companhia ferroviária criada em 1904 que tinha como linha tronco o trajeto entre Bauru e Corumbá, nas barrancas do rio Paraná, divisa com a Bolívia. Também na primeira década do século XX, Bauru recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana e o ramal principal da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, constituindo-se, durante muito tempo, como o maior entroncamento ferroviário das Américas. 23


Da direita para a esquerda: Celina Neves, Paulo no pescoço do avô, Antônio Alves, e três

registro de data e local.

24


25


Avó Carminda (a segunda da direita para a esquerda, de vestido preto), em uma de suas raras imagens, ao lado registro de data e local.

26


O advogado José Adriano Marrey Júnior trabalhou pelos egressos de penitenciárias, pelos direitos civis femininos e pela proteção a menores de idade e a vítimas de delitos. Foi, ainda, autor de leis relacionadas aos acidentes de trabalho. Mineiro de Itamarandiba (MG), nasceu no dia 7 de agosto de 1885 e faleceu em 14 de março de 1965.

lhinha Celina, uma recordação de Nossa Senhora Aparecida. Amo vocês.

27


28


Esta sequência de imagens comprova uma das histórias mais pitorescas de Antônio Alves. Paulo, ano a ano, sempre no mesmo local, em frente à igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo. Nem todas as imagens apresentam data, mas sabemos que as quatro primeiras (a partir da esquerda) são de 1945, 1946, 1947 e 1949.

29


MEU TIPO INESQUECÍVEL

Celina Lourdes Alves Neves em frente a sua casa, na rua Gerson França, 6-66. na década de 1950, poucos anos após o falecimento do marido, Eurico Neves.

30


-

-

-

-

Seleções Reader’s Digest é a versão em português dos principais artigos da revista estadunidense Reader’s Digest, pitalista, em dez anos a publicação batia marcas históricas de vendas, com seu formato de bolso, linguagem simples e temas de interesse da classe média. Em 1939, a revista expandiu-se para a Inglaterra e, mais tarde, penetrou na América Latina ência dos Estados Unidos, apoiada pelo Departamento de Estado de seu país. A Seleções Reader’s Digest desembarcou no Brasil em 1942. Várias eram as colunas de destaque, tais como “Piadas da caserna”, “Rir é o melhor remédio”, “Enriqueça inesquecível”.

-

31


-

-

Celina Lourdes Alves Neves tornou-se jornalista em 1937, escrevendo para a Folha do Povo. Mulher empreendedora, ainda fundou a Escola Progresso, enveredou pelo teatro (produziu cerca de 85 peças), criou vários projetos na área cultural e participou de outros tantos. Em 1990, recebeu o títu-

ano de 2000, aos 80 anos, vitimada por um ataque cardíaco. Em sua homenagem, o teatro municipal de Bauru leva seu nome.

-

-

A Escola Progresso formou milhares de bauruenses em mais de quarenta anos de atividades. Aqui, durante uma cerimônia de formatura, Celina cumprimenta Antônio João, primeiro professor de esperanto da escola.

32

-


desuso com a disseminação dos computadores pessoais, hoje tão comuns como um eletrodoméstico qualquer. Mas, até poucas décadas atrás, ele ocupava um sionais. Foi assim, ensinando a técnica que a Escola Progresso ajudou muita gente a encontrar uma colocação no mercado de trabalho da cidade de Bauru. A escola também oferecia outros cursos do gênero, las de conhecimentos gerais. A Escola Progresso funcionou por mais de quarenta anos, sempre no mesmo espaço da rua Gerson França. E ainda abrigou o Grupo Esperantista de Bauru, bem como reuniões de poesia que ocorreram até 2000.

-

-

-

-

-

-

33


Durante a ditadura militar estabeleceu-se o bipartidarismo no Brasil, dando origem ao Arena (Aliança Renovadora Nacional) e ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), este em oposição ao governo estabelecido após o golpe de 1964. Em 1979, o

-

do bipartidarismo.

-

-

-

-

34

Assim como Paulo Neves e sua mãe, Celina, todo brasileiro que, a partir dos anos 1940, tivesse um aparelho de rádio em casa muito provavelmente viria a se tornar ouvinte do Repórter Esso. O noticiário surgiu nos Estados Unidos em 1935. Patrocinado pela Standard Oil New Jersey, detentora da marca Esso, foi idealizado pela agência de publicidade McCann-Erickson e expandiu-se para quinze países, na esteira de ações internacionais estadunidenses, com grande penetração na América Latina e Caribe. No Brasil, foi veiculado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e permaneceu no ar por quase três décadas (1941-1968). Noticiava acontecimentos nacionais e internacionais de uma forma sucinta e direta. Teve como destaque, por muitos anos, o apresentador Heron Domingues e trazia o slogan “Testemunha ocular da história”.


Na imagem, Celina (a terceira da esquerda para a direita) participa de uma ação da Mobralteca, um caminhão que visitava as cidades brasileiras emprestando livros,

funcionários da prefeitura municipal de Bauru que participavam do projeto, além de amigos e curiosos.

O Mobral (Movimento Brasileiro de Educação) foi criado em 1967, durante o regime militar, com a meta de erradicar o analfabetismo em uma década. O projeto era voltado à alfabetização funcional de jovens e adultos. Em sua superestrutura alocaram-se outras ações, como o Programa de Educação Integrada, o Programa Mobral Cultural e o Programa so de redemocratização do país, o Mobral foi substituído pelo Projeto Educar.

-

A dona história

-

Montou Revolução de Minas

35


Carteira número 1 do grupo Gil Vicente, feita em 1952 por sua fundadora.

36


A Febata (Federação Bauruense de Teatro Amador) foi uma associação privada de direitos sociais voltados para a cultura e a arte, em especial o teatro. Foi criada por Celina Lourdes Alves Neves, que a dirigiu por onze anos. Em 3 de outubro de 1977, foi declarada entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Bauru. Já a Cotaesp (Confederação do Teatro Amador do Estado de São Paulo) surgiu para representar os grupos amadores na nicos junto aos órgãos públicos municipais. Foi criada em 1967 e, por não adotar uma postura política, transitou com certa gem de muitos espetáculos.

-

-

-

-

37


-

-

O Grupo Teatral Gil Vicente nasceu com o nome de Associação Literária e Esportiva Progresso, “um nome pomposo para uma escola tão pequena e de parcos

Neves. Mais tarde, o grupo passou para o comando de Paulo Neves.

-

-

-

38


Cena de Lição de botânica, peça de Machado de Assis dirigida por Celina Neves, em 1958. A apresentação aconteceu na Escola Progresso. A partir da esquerda: Filomena Paes, Margarida Paes, Nilda Mattos de Oliveira e Vantuir Bonilha.

39


Reportagem de 1969 do Jornal da do grupo Gil Vicente, dirigido por Festival de Teatro de Sorocaba.

40


41


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.