
4 minute read
Arevolução “british”
Após uma década no mercado, a maxitrail britânica reinventou-se radicalmente para atacar um dos segmentos mais competitivos e tecnológicos do mercado. Das cinco versões disponíveis da nova “tigresa”, a GT Pro pretende ser a moto ideal para a maioria dos condutores que querem tudo, numa só moto.
Anova Tiger 1200 é a melhor gama trail da história da empresa britânica; uma família que se divide agora em cinco modelos aptos para satisfazer todas as inquietudes dos condutores mais aventureiros do planeta. As designações XR e XC ficaram no passado, escalonadas de acordo com o equipamento e acessórios, embora se tenha mantido o habitual duplo foco estrada-terra. Assim, podemos encontrar três mais
Advertisement
DESDE 18.950 EUROS asfálticas (GT, GT Pro e GT Explorer) e duas mais “campestres” (Rally Pro e Rally Explorer). As 1200 GT são a escolha ideal para aqueles condutores que querem fazer um uso quase exclusivo em estrada, visto que o seu desempenho foi otimizado para estas condições.
Nova estrutura multitubular de aço, jantes de liga, menor distância entre o assento e o chão (85-87 cm) e pneus Metzeler Tourance são al-
Jantes de alumínio fundido de 19” e 18”, além de pinças radiais de travão Brembo M4.30 Stylema gumas das suas características. A 1200 GT Pro atinge assim o equilíbrio perfeito, não só porque é o escalão intermédio da gama GT, mas também porque tem um compromisso entre utilidade, rendimento, tecnologia e desempenho. É uma moto polivalente e universal.


Por outro lado, as principais diferenças quando comparada com a 1200 Rally Pro centram-se nas jan- tes raiadas (dianteira de 21”), maior curso de suspensão, pneus Metzeler Karoo Street, modo de condução extra Off-Road Pro e proteções da carroçaria. A Rally Explorer, por sua vez, está equipada com o mesmo depósito de combustível de 30 litros que a GT Explorer.
TECNOLOGIA NO “MENU”
A nova Tiger 1200 GT Pro herda a mecânica das Triumph Speed Triple 1200 RS e 1200 RR, ou seja, baseada no três cilindros em linha DOHC 12v de 1.160 cc com embraiagem hidráulica assistida. Este modelo apresenta 150 cv e 130 Nm às 7.000 rpm, radiadores laterais e impulsos


Debaixo
Tanto as malas laterais (com abertura superior) como a traseira são opcionais, o que pode ser essencial para os mais aventureiros
GT Explorer e GT Pro g GT Pro
de disparo a 180º - 270 – 270º, adquirindo as vantagens de um bicilíndrico, mas mantendo o desempenho de um tricilíndrico. As inércias internas foram minimizadas para ganhar rapidez de resposta e os intervalos de manutenção estão agora fixados a cada 16.000 km.
Outras novidades desta moto são a nova estrutura tubular de aço, sub quadro aparafusado, placas laterais, braço oscilante de alumínio, suspensão eletrónica semi-activa Showa com 9 ajustes (forquilha invertida de 49 mm) e ajuste automático de pré-carga, pinças de travão dianteiro radiais Brembo M4.30 Stylema, travagem combinada e bomba radial dianteira Magura HC1.


Além disto, a eletrónica inclui gadgets como os cinco modos de condução (Rain, Road, Sport, Off-Road, Rider), ABS/controlo de tração em curva (pode ser desconectado), controlo de bloqueio em subida e controlo de velocidade. Completam o conjunto outras características como a caixa com quickshift bidirecional, chave de proximidade unificada, painel de instrumentos TFT de 7” a cores com conetividade Bluetooth TCS, entrada USB, para-brisas regulável em altura, suporte central, manetes ajustáveis, punhos aquecidos, interruptores iluminados, ótica DRL com luzes LED, faróis antinevoeiro ou protetor de cárter curto.


Rendimento M Ximo
A Tiger 1200 GT Pro é acessível, confortável, descomplicada e premeditada. Quando se conduz sente-se o à vontade desde o início, o piloto vai bem integrado e tem também a possibilidade de regular a altura do assento para ganhar ainda mais confiança quando é preciso apoiar os pés no chão. A redução de peso em relação à sua antecessora aumenta a desportividade de todo o conjunto, sobretudo em estradas sinuosas, transmitindo um comportamento mais ágil e dinâmico do que nunca. As mudanças de direção são mais rápidas e as reações mais diretas, alcançando um feeling de moto sport-turismo, e o conforto de um guiador largo.
O motor concede-lhe uma gama muito ampla de utilização, permitindo recuperações rápidas sem ter de mexer na caixa de velocidades, ao mesmo tempo que se apresenta vigorosa e rápida em acelerações a qualquer velocidade.
Podemos combinar os cinco modos de condução (Rain, Road, Sport, Rider e Off-Road) que mudam automaticamente a resposta do acelerador, o nível de ABS e o controlo de tração, e as configurações da suspensão. Assim, é possível adaptar a moto ao tipo de uso que se pretende em cada momento, dependendo do ritmo, das condições meteoro-
A nova instrumentação digital TFT de 7” a cores oferece toda a informação necessária para viagens longas. Inclui Bluetooth para gerir chamadas, mensagens, música, navegação https://www.revistamotos.pt/ triumph-tiger-1200-em-video/ lógicas ou do estado do asfalto por onde se anda. A eletrónica funciona lindamente, e isso é logo percetível na forma como todas as ajudas trabalham em uníssono na procura de estabilidade, otimizando também o comportamento do novo quadro. O modo Rider permite configurar tudo a gosto do condutor, selecionando o funcionamento de cada parâmetro, e pode-se também alterar itens específico dentro de qualquer modo.


A terceira geração Tiger 1200 apresenta um ponto fulcral de inflexão relativamente às da década anterior; uma mudança radical que coloca este modelo, de forma firme, na luta para dominar um segmento tão tecnológico e competitivo como o das maxitrail atuais. E por isso, caso estivesse já a pensar nisto, as Triumph Tiger 900 Pro/Rally continuam a ser a opção mais atrativa para os condutores com licença A2, ou simplesmente para aqueles que não precisam de uma moto tão potente e volumosa. Por outro lado, se este equipamento não é suficiente para si, existe ainda um catálogo com uma vasta gama de acessórios concebidos especialmente para ela e... não falta nada!

