EVITE O ROUBO DEGASÓLEO pág.23

O novo eActros. Charged & Ready.
4. ESTREIA: RENAULT GRAND KANGOO
6. ESTREIA: VW CALIFORNIA CONCEPT
8. EFEMÉRIDE: 25 ANOS MAN
10. ESTREIA: MERCEDES-BENZ VITO
12. ENTREVISTA: BRUNO OLIVEIRA, CEO FORD TRUCKS
14. ESTREIA: IVECO E NIKOLA
16. ESTREIA: MERCEDES-BENZ EACTROS
18. ESTREIA: DAF XB
20. TÉCNICA: NOVAS CAIXAS DE VELOCIDADES SCANIA
22. ESTREIA: SCANIA SMART DISPLAY
CARTA DO EDITOR
Começou por ser uma brincadeira, mas rapidamente se transformou num desafio. O facto de termos percorridos a Nacional 2 ao volante de um Ford F-Max da geração de 2024 é um claro motivo de orgulho para mim pessoalmente, para a equipa da Revista Carros & Motores (que produz este suplemento), mas também para a própria Ford Trucks, que aceitou de imediato a nossa “Road Trip” e que acabou por nos parabenizar pelo feito. Isto para falar na importância que os camiões com motor de combustão vão continuar a ter, mesmo com o lançamento de veículos elétricos a sucederem-se de forma imparável. Se a nossa viagem tivesse sido feita num camião elétrico…. Sim porque estão a ser preparados vários produtos com esta tecnologia para o longo curso, quantas vezes teríamos de para
para carregar? Não aposto num número, mas digo que seria mais de uma vez. Assim, nunca paramos para abastecer (apenas AdBlue, mas foi um erro nosso). Vai ser difícil a vida dos camiões elétricos e será apenas uma transição até que outras soluções mais vantajosas comecem a surgir de pedra e cal, como o hidrogénio, por exemplo, essa sim com (muitas) pernas para andar. Atualmente não existe nenhuma alternativa aos camiões Diesel, em autonomia, prestações e rendimento. Não sou um indefetível, mas consigo ver as soluções que de facto funcionam e que fazem as empresas ganhar dinheiro. Por outro lado, porque será que este esforço é feito apenas na Europa? É preciso começar por algum lado, mas…
r.carvalho@grupov.com
A Renault revelou a versão longa do seu novo Kangoo. O Grand Kangoo estreia-se agora no mercado, e vai estar disponível em opções elétricas e com motores de combustão. POR REDAÇÃO
AUTONOMIA DE ATÉ 265 KM.
BATERIA DE 45 KWH
Onovo Grand Kangoo é tão prático como a versão de cinco lugares e vem equipado com todo o equipamento de segurança e comodidades para aumentar o conforto: Três bancos reais na segunda fila e dois na terceira, acomodando 7 adul-
tos e tornando o este “pequeno” furgão mais espaçoso do que qualquer outro na sua categoria.
O melhor espaço da sua classe para os joelhos dos passageiros da terceira fila (164 mm); Mais de 58 litros de espaços de arrumação acessível, incluindo a gaveta desli-
zante Easy Life e os tabuleiros de arrumação sob o piso na fila 2; Uma bagageira de 500 litros, na versão de 7 lugares, extensível até 3.750 litros com os
bancos traseiros removidos e o banco do passageiro rebatido; 14 sistemas de ajuda à condução, incluindo condução autónoma Nível 2.
<< Vai ser vendido em versões de passageiros e de mercadorias >>
No que toca ao elétrico, a nova bateria de iões de lítio, de 45 kWh (totalmente utilizável), tem 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, proporcionando até 265 km de autonomia WLTP, o que é suficiente para a maioria das deslocações diárias, com os
• 5 ou 7 lugares
• Versão elétrica com 265 km
• Bateria de 45 kWh
• Motor a gasolina de 130 CV
• Motor Diesel de 95 CV
• Bagageira de 500 litros com 7 lugares
• Espaço para joelhos atrás de 164 mm
• 58 litros de arrumação extra
• 14 sistemas de ajuda à condução
Destaque para a versatilidade e para o reforço da tecnologia a bordo. Há sete verdadeiros lugares
melhores custos de propriedade e utilização.
As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, são substituídas, gratuitamente, se a sua capacidade for inferior a 70% do seu estado de funcionamento. Também vai estar disponível com motorizações de combustão interna, com dois motores que cumprem as mais recentes normas de emissões (Euro 6E): Gasolina de 130 CV BVM6 ou EDC7, versátil, dinâmico e com consumos de combustível referenciais, mesmo com 7 pessoas a bordo; Diesel de 95 CV BVM6, eficiente e económico.
Inclui três versões feitas à medida das necessidades dos
seus clientes: Authentic, com todos os equipamentos essenciais para empresas ou clientes que pretendem utilizar o seu veículo para deslocações pessoais e profissionais; Equilibre, para entidades e negócios locais que pretendem prestar serviços de transporte de passageiros com impacto positivo, de forma confortável e económica; Techno, para famílias e profissionais que pretendem padrões de conforto e segurança sem compromissos, juntamente com um design distinto e características práticas.
As encomendas começam no final deste ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2024.
Em 1988, a primeira California construída a partir do VW Bus (T3) foi apresentada na feira Caravan Salon. Agora, é a vez do minimalismo e do vanguardismo chegarem a este conceito com a California Concept.
Exatamente 35 anos e 260.000 veículos construídos depois, a Volkswagen Veículos Comerciais volta a apresentar uma estreia mundial no maior evento do setor em Düsseldorf: a California Concept – que antecipa o futuro da gama. A versão de produção desta nova geração da California está planeada para ser construída na fábrica alemã da VWCV em Hanover a partir de 2024.
Com base na Multivan longa, a California do futuro quer ser, novamente, única na sua classe. Há ainda outras ideias inovadoras que reforçam o novo conceito da carrinha que é ideal para o dia a dia, mas que rapidamente se transforma numa autocaravana apta para qualquer aventura.
Afinal, não são só as boas caraterísticas de condução da Multivan lançada em 2021, combinadas com 35 anos de experiência, que fazem dela a autocaravana ideal para os nossos tempos: pela primeira vez, a California Concept dispõe das vantagens da tecnologia híbrida plug-in para
uma flexibilidade ainda maior e um nível de conforto notável na estrada. É potente, económica e representa uma mobilidade responsável e a pensar no futuro graças à sua autonomia totalmente elétrica.
Esta T7 California Concept, já está muito próxima do modelo de produção, adota a estética da Multivan sobre a plataforma MQB mais longa. Percebe-se também uma ligação à “elétrica” ID. Buzz, tendo como novidade a inclusão de uma segunda porta corrediça na lateral e dois toldos laterais.
A ergonomia a bordo foi melhorada, com o recuo da cozinha para a traseira, com o espaço a ser marcado pela elegância e os bons acabamentos. Lavalouças, fogão de indução, frigorífico e gavetas passam também a serem acessíveis do exterior.
Os bancos são todos individuais, com os dianteiros a poderem ser rodados a 180 graus, e os traseiros podem ser desmontados para se ganhar mais espaço. A carrinha conta com duas camas de casal, com a su-
perior a estar sob uma “tenda” que pode ser controlada através da aplicação Cali on Tour. Dispõe ainda das caraterísticas mesa e as cadeiras para o exterior, guardadas nos seus espaços correspondentes. As motorizações serão as mesmas da actual Multivan, com destaque evidente para a estreia na California de uma variante híbrida plug-in. A Volkswagen não deu mais pormenores, mas tudo indica que deverá comportar o mesmo sistema motriz com 218 CV e 350 Nm. Desconhece-se se a bateria terá maior capacidade do que os atuais 13 kWh líquidos para uma autonomia elétrica em redor dos 50 quilómetros.
As cidades verdes, espaçosas e habitáveis de hoje colocam grandes exigências aos veículos de distribuição. Têm de ser mais silenciosos e limpos e salvaguardar os utentes vulneráveis das estradas.
A Nova Geração XD, amiga do ambiente urbano, traz inovações que ajudam a proteger os cidadãos, reduzir o impacto ambiental e aumentar a atenção do condutor nas estradas movimentadas das cidades.
A MAN Truck & Bus Portugal comemorou um quarto de século de presença em Portugal com pompa e circunstância num evento de gala realizado no Porto, que contou com a presença de todos os que contribuíram para estes 25 anos plenos de sucesso.
POR REDAÇÃO
AMAN Truck & Bus
Portugal, um dos principais fabricantes de veículos comerciais da Europa, assinalou o 25º aniversário em Portugal. “Ao longo de um quarto de século, a empresa tem sido uma referência no setor de transporte de mercadorias e passageiros, oferecendo soluções inovadoras e de qualidade aos seus clientes”, asseguram os responsáveis da empresa que
sublinham que desde 1998, “a MAN Truck & Bus Portugal tem sido uma parceira fiável para empresas de transporte de todo o país. Através do fornecimento de veículos robustos, eficientes e tecnologicamente avançados, a marca tem contribuído para o crescimento e sucesso dos seus clientes. O evento decorreu a norte, no Porto, porque foi ali que a marca iniciou as suas atividades em Portugal.
No entender dos responsáveis da empresa, que recordam que a MAN tem investido constantemente em infraestruturas e equipamentos de última geração, bem como em programas de formação e capacitação para os seus colaboradores, o que permite à empresa fornecer um serviço de excelência e responder de forma eficaz às necessidades dos clientes, a MAN Truck & Bus
Portugal “destaca-se não apenas pela qualidade dos seus veículos, mas também pelos serviços e suporte oferecidos aos clientes.
Além disso, a MAN Truck & Bus Portugal tem assumido um papel ativo na promoção da sustentabilidade no setor do transporte. Com a crescente preocupação ambiental, a empresa tem investido em soluções de mobilidade mais ecológicas, incluindo veículos movidos a energia elétrica e a gás natural. Através dessas iniciativas, a MAN Truck & Bus Portugal contribui para a redução das emissões de carbono e para a melhoria da qualidade do ar.
Inserida no Grupo Traton, onde se encontram outras marcas como a Scania, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e ainda a RIO, a marca alemã continua a ser uma referência no transporte rodoviário de longo curso e agora nas novas tecnologias de mobilidade. Nós, desejamos os parabéns à marca e à sua estrutura em Portugal.
*OFERTA de Garantia total com:
- Serviço 24H
- Reboque
- 420 000 kms e/ou 36 meses
DRIVE THE NEW WAY.
A combinação mais eficaz, oferecendo uma maior eficiência de combustível e maximizando a produtividade do seu negócio.
- Obtenha uma redução de combustível até 4% graças ao novo motor C13uma potência que garante um desempenho extraordinário e maior eficiência do combustível.
- É possível atingir uma redução adicional de 4% no consumo de combustível com o seguimento dos profissionais de análise de consumo da IVECO.
A Mercedes-Benz mostrou o renovado Vito, que sofreu uma atualização de relevo. Estreia design e, sobretudo, equipamento tecnológico. Um veículo comercial que mantém na sua oferta mecânica a interessante versão 100% elétrica que agora anuncia 350 km de autonomia.
POR REDAÇÃO
AMercedes-Benz apresentou oficialmente a esperada renovação da sua família de furgões médios. Com um novo design exterior e interior e um equipamento tecnológico ampliado chegam ainda, para além do Vito, o Classe V, Marco Polo e EQV.
Antes da chegada de uma nova geração com base na plataforma VAN.EA, em 2026, a marca alemã ainda teve tempo para mais uma atualização do Vito.
As maiores alterações centram-se na secção dianteira, com um desenho que se carateriza por uma grelha de formato distinto e um parachoques de formas muito vincadas.
De acordo com o nível de equipamento, os faróis LED Multibeam poderão ser de série. Na traseira, destaque para o pára-choques também redesenhado e novos farolins em LED.
• Alterações estéticas na secção dianteira
• Novo sistema multimédia
• Painel de instrumentos renovado
• Motores de 102 a 237 CV
• Duas versões elétricas de 309 e 359 km
No interior, encontramos um ambiente mais digital e conetado. É precisamente no equipamento tecnológico que a Mercedes aplicou grande parte dos recursos destinados a esta atualização. O painel de instrumentos foi redesenhado, as saídas da ventilação são novas e também estreia um novo ecrã multimédia.
A lista de sistemas de assis-
tência à condução é ampla. Os renovados modelos da Mercedes-Benz podem ser equipados com cruise control, sensor de chuva, assistente de máximos, detetor de fadiga, assistente ativo de travagem com função de trânsito cruzado, assistente de ângulo morto, câmara de visão traseira e assistente inteligente de velocidade.
No que diz respeito ao apartado mecânico, não existem surpresas. O renovado Vito mantém as
motorizações, assim continuará a ser vendido com uma seleção de motorizações Diesel e elétricas. O leque de potências vai dos 102 aos 237 CV. Em função do motor escolhido, poderemos ter uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática. Na vertente dos elétricos, existirão duas motorizações, uma de 116 CV com bateria de 60 kWh e uma de potência superior, 204 CV, com bateria de 90 kWh. A primeira terá uma autonomia de 309 km e a segunda de 359 km.
Não existem desafios impossíveis para a nova MAN TGE Individual Lion S. A sua combinação de tecnologia inovadora, conforto máximo e design impressionante torna-a muito mais do que uma simples carrinha. Estabelecendo novos padrões de qualidade, o seu design exclusivo garante que irá conquistar o coração de todos os fãs de corridas de competição.
O TGE Individual Lion S é a escolha perfeita para os que querem um veículo tão impressionante como o trabalho que fazem. Saiba mais em: www.van.man/
Depois de termos percorrido a N2 ao volante do Ford F-Max, fomos agora entrevistar quem tornou tudo isto possível. Bruno Oliveira, Diretor Geral da Ford Trucks, disponibilizou o camião, gostava de ter participado (não conseguiu) e elogiou a nossa coragem.
Aentrevista que fizemos a Bruno Oliveira, Diretor Geral da Ford Trucks, foi aos comandos do Ford F-Max com que percorrermos a N2. Desta feita foi ele a conduzir e à medida que percorria alguns quilómetros, respondia ao que lhe perguntavamos.
A primeira questão teve a ver com as restivas alterações deste F-Max 2024 para o de 2023. Quais a melhorais?
“A geração 2024 inclui três grandes mudanças no nosso carro. A primeira é uma nova geração, a geração 1.5 do nosso motor, que embora seja o mesmo, tem uma eficiência enegética superior, consequentemente verifica-se uma redução
no consumo de combustível de 5%. Segue-se a direção eletrohudráulica, que se adapta ao tipo de trajeto que o carro, ficando mais suave ou mais estável e a terceira é a nova caixa de velocidades da Ford, a Ecotorq, caixa essa que desafia convenções porque quando todos os nossos concorrentes reduziram as relações de caixa para 12, nós mantivémos as 16, o que permite que o sistema seja mais inteligente, logo somos um veículo mais eficiente porque as trocas de caixa são realizadas de forma mais rápida, mais adaptada ao trajeto, à car-
ga e ao tipo de condução. Por fim, os quatro foles pneumáticos no eixo traseiro que acaba por gerar mais algum conforto ao carro e ao motorista, o que acaba por ser um preocupação nossa. Traz ainda de série, um pneu “low rolling” e isso vai permitir maior poupança de combustível, que deverá chegar entre os 5 e os 7%. É um granxe passo para a marca, porque agora toda a cadeia cinemática foi desenvolvida pela marca, pelos engenheiros da Ford”.
E a ligação da Ford Trucks com o desportivo automóvel... A ligação da Ford Trucks com as
corridas é o que herdou da própria Ford. Temos ADN Ford que desde sempre esteve ligada ao desporto automóvel e é precisamente aí que podemos ligar tudo isto aos motoristas da marca, que deixaram de estar presos uma ideia, num camião da nossa marca a liberdade não é castrada, porque em modo Normal tem sempre mais a retirar do veículo E na verdade, o feedback do motorista é essencial para que se consigam excelentes números. E como temos mais de 1000 camiões F-Max a rolar em Portugal, quer dizer que temos mais ou menos 1000 motoristas que nos dão o seu feedback e que têm conseguido fazer consumos de combustível muito interessantes que nos permite continuar com a filosofia do, enquanto houver atitude à liberdade. E aquilo que temos com a nossa outra gama de camiões, cujas vendas têm sido um sucesso, e ligando tudo ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, temos da parte dos motoristas, resistência, fiabilidade e resiliência, aquilo que um piloto de todo-o-terreno tem de ter, e é isso que queremos transmitir aos nossos motoristas. Atualmente já temos mais de 200 carros de obras e estaleiros a circular.
com uma potência de carregamento até 350 kW, o que permite missões de entrega hub-to-hub, uma vasta gama de aplicações regionais e até missões que exijam quilometragens prolongadas com possibilidades de carregamento durante as paragens obrigatórias do condutor. A configuração Artic 4×2 será a primeira a entrar no mercado europeu no último trimestre de 2023.
A IVECO anunciou que irá produzir e comercializar os camiões elétricos a bateria e a pilha de combustível da Nikola sob a sua própria marca.
POR REDAÇÃO
Esta decisão surge na sequência da comunicação do Grupo, em junho passado, da aquisição da totalidade da empresa alemã resultante da antiga parceria Nikola Iveco Europe, passando a ser proprietária exclusiva da mesma. Os veículos IVECO HD Bev (Veículo Elétrico a Bateria) e IVECO HD Fcev (Veículo Elétrico a Célula Combustível) contam com um eixo elétrico desenvolvido e produzido conjuntamente com a FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em grupos propulsores, e dispõem de baterias fornecidas pela Proterra e tecnologia de células de
combustível e componentes-chave da Bosch. Estes veículos elétricos desenvolvidos de raiz baseiam-se na plataforma do camião IVECO S-Way, a qual foi especificamente redesenhada de modo a poder suportar ambas as tecnologias de propulsão (célula de combustí-
vel e bateria), graças a uma arquitetura modular.
O IVECO HD Bev tem uma autonomia de até 500 km. Possui uma bateria com uma capacidade total de 738 kWh (9 packs)
Já o HD Fcev apresenta uma autonomia de até 800 km. Com um tempo de reabastecimento rápido, inferior a 20 minutos, é a solução perfeita para missões de longo curso nos transportes pesados de mercadorias. Pode acomodar 70 kg de energia utilizável de H2 a 700 bar de pressão. Graças à sua maior quilometragem em comparação com um veículo elétrico, será um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de gases escape.
As primeiras unidades do IVECO HD Fcev serão entregues em França, na Suíça e na Alemanha no final de 2023, tal como previsto no projeto europeu H2Haul, co-financiado pela Parceria para o Hidrogénio Limpo, que visa acelerar a implantação de soluções de hidrogénio na indústria dos transportes de mercadorias e permitir o desenvolvimento do mercado de camiões a células de combustível em grande escala ao longo dos próximos anos.
Ambos os veículos são produzidos na fábrica de Ulm, a unidade multimarca do Grupo Iveco na Alemanha. Os veículos serão comercializados e assistidos pela vasta rede de concessionários IVECO, que conta com 254 pontos de venda em toda a Europa.
Os dois veículos são produzidos na unidade de Ulm, na Alemanha.
A Daimler Truck Portugal iniciou a comercialização no nosso país dos novos camiões elétricos eActros300 e eActros 400. De forma a auxiliar os clientes no processo de transição para a mobilidade elétrica, a marca disponibiliza o novo serviço eConsulting. POR REDAÇÃO
Oavanço das baterias no setor do transporte segue o seu rumo e a Mercedes-Benz Trucks está totlamente embrenhada neste processo de transformação.
A marca alemã tem dois produtos no segmento da distribuição urbana, sendo que a versão 400 já pode almejar a fazer mais al-
guns percursos em autoestrada. Assim, para operações de distribuição urbana ou até regional, a marca aposta tudo no eActros 300 e até no 400, que contam com packs de baterias que podem ser de três ou quatro módulos e com capacidades de 336 e 448 kW. As autonomias, e tal como as designações dos veículos indicam, são de 300 ou de 400 km.
São camiões modernos, aerodinâmicos e contam com cabinas espaçosas e muito confortáveis. Ambas as versões estão extremamente bem equipadas com sistemas avançados de assistência ao condutor de forma a proporcionarem uma experiência ao volante segura e muito silenciosa. O e300 pode ser carregado numa estação com uma potên-
<< As autonomias são de 300 e de 400 km, dependendo da versão. >>
cia de carregamento de até 160 kW, mas a energia pode ser recuperada durante a condução, em desacelerações e travagens.
Ao mesmo tempo que disponibiliza os dois camiões elétricos no mercado português,
a marca aposta forte no serviço eConsulting, que basicamente aconselha as empresas e explica-lhes o processo de transição para a mobilidade elétrico, fazendo a análise dos trajetos e das infraestruturas de carregamento, até à implementação do projeto.
Para aplicações municipais, designadamente serviços de limpeza e recolha de resíduos urbanos, a proposta assenta no Mercedes-Benz eEconic, que se apresenta com uma autonomia de até 200 quilómetros. O modelo mantém o design funcional e ergonómico da versão de combustão, otimizado para a eficiência operacional nas cidades.
A sua cabina de baixa entrada e ampla visibilidade proporciona uma experiência de condução confortável e segura, enquanto os sistemas de assistência ao condutor garantem uma operação mais segura e simplificada.
A DAF revelou a nova gama de camiões para distribuição XB da nova geração, uma série completa de veículos urbanos de 7,5 a 19 toneladas, que inclui ainda uma ampla gama de veículos elétricos a bateria. Aqui ficam as primeiras informações.
POR REDAÇÃO
ADAF Trucks foi um dos construtores pioneiros ao lançar no mercado uma gama de camiões elétricos a bateria e reforçou a sua posição ambiental com os modelos 100% sem emissões de XD e XF da nova geração. Agora, a DAF amplia ainda mais a sua oferta de produtos zero emissões com o novo XB Electric, que se adapta perfeitamente à distribuição urbana sustentável em zonas urbanas e regionais. Para além das versões de 16 e de 19 toenaldas, está disponívle
uma opção de 12 toneladas com jantes de 17,5”. As distância entre eixos começam nos 4,2 m.
O motor elétrico do XB Electric disponibiliza 120 ou 190 kW de potência (163 e 260 CV), em função da especificação, e um binário de 950 e 1850 Nm respetivamente (disponível às 2600 e 3500 Nm). A DAF utiliza baterias de alta densidade de fosfato de ferro-lítio (LFP) sem cobalto nem magnésio com um conteúdo de energia bruta de 141 e 282 kWhm que permitem que percorra mais de 280 km de for-
ma silenciosa e sem emissões. Uma caraterística especial do novo modelo é o sistema de carregamento combinado, que permire carregar o camião através da rede elétrica normal, o que é ideal no caso de regressar à sua estação base ao final do dia. O carregamento rápido das baterias (650V de CC, 150 kW) de 20 a 80% entre 40 a 70 minutos, de acordo com as especificações.
TAMBÉM A GASÓLEO
Para além da cadeia cinemática totalmente elétrica, o no-
vo XB também estará disponível com motor Paccar PX-5 de 4,5 litros e 4 cilindros, e Paccar PX-7 de 6,7 litros e 6 cilindros, com potências entre 170 e 310 CV. Tanto os motores moder-
nos como os mais potentes, desenvolvem o binário máximo a regimes muito baixos, o que contribui para reduzir o regime de rotação do motor e o consumo de combustível.
Os DAF XB com motores PX5 e PX-7 são propostos em combinação com uma transmissão Powerline automática de 8 velocidades com uma distribuição de relações otimizadas. As transmissões manuais de 6 e de 9 relações também estarão disponíveis para esta gama XB, enquanto as caixa de velocidades Allison automáti-
cas podem ser solicitadas para aplicações especiais.
A melhor eficiência é alcançada graças a uma ampla gama de distâncias entre eixos (até 6,9 m) e comprimentos do chassis que permitem superestruturas de mais de 9 m, o que garante a melhor configuração do veículo. Os pesos mais reduzidos em vazio resul-
tam em carga úteis mais elevadas para um rendimento otimizado por km. O chassis da série XB incorpora um design de grelha para facilitar as tarefas dos carroçadores. Está ainda disponível com conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) que oferecem uma ampla segurança e comodidade para o condutor.
Para além das versões para aplicações em estrada, a DAF apresenta a gama XBC, que se destaca nos âmbitos mais exigentes como o segmento da construção. O XBC tem um chassis de 19 toneladas e conta com elevada altura ao solo de 255 mm, um ângulo de entrada de 25 graus, uma placa de aço à frente do radiador para proteger o compartimento motor e um robusto para-choques de aço resistente pintado a cinzento lava.
O chassis propõe opções a combustão e elétricas.É muito versátil.
A Scania lança duas novas caixas de velocidades destinadas a veículos para trabalhos especialmente pesados. Aumentam a família de caixas G e foram especialmente desenhadas para tarefas nas minas, cargas mais pesadas e trabalhos em ambientes difícies e com desníveis pronunciados.
REDAÇÃO
por exemplo, a gama XT terá de enfrentar, como dispor de uma engrenagem planetária mais resistente, por exmeplo. Representam a resposta da marca sueca face ao desafio para proporem uma adequada combinação de robustez, condução suave e eficiência energética.
A última geração de caixa automáticas da Scania foi introduzida em 2020 e era composta até agora pelas caixa G25CM e G33CM, conseguiu melgorar as capacidades e caraterísticas da geração anterior no que diz respeito a eficiência de consumo otimizada, mais conforto de condução e maior rapidez nas passagens, para além de um peso reduzido. Todas as caixas da gama G ajudam a diminuir o consumo graças à sua reduzida fricção interna e ao facto de terem apenas dois sincronizadores, já que utiliza atuadores pneumáticos e três travões de eixo para executar as várias passagens. Quando trabalham am conjunto com um
sistema inteligente de gestão do motor, como aquele que é utilizado nos novos motores da gama Super, a gama G é fundamental para passagens de caixa mais rápidas e precisas.
Para a Scania é fundamental alcançar a combinação de baixas rotações do motor e um consumo de combustível favorável, por isso é necessário encontrar o equilíbrio ótimo entre a engrenagem do eixo traseiro e o funcionamento real.
Por outro lado, quando se reaizam trabalhos mais duros com os camiões, a transmissão exerce muita pressão sobre o eixo de saída da caixa de velocidades. Para resolver esta situação, as novas caixas G25CH e G33CH montam uma engrenagem planetária de saída mais larga e resistente que é utilizada nas versões G25CM e G33CM.
Com as novas caixas, a Scania pretende que cada vez mais camiões possam utilizar uma transmissão mais rápida, que reduza o consumo de combustível e que ofereçam o melhor rendimento possível.
Agama de caixas de velocidades da Scania aumenta com o lançamento de dois novos membros: G25CH e G33CH (H de “heavy”, tradução para pesado). Estas novas caixa de velocidades partilham todas as caraterísticas com os modelos G25CM e G33CM, apresentadas e lançadas em 2020. Partem destas bases para depois evoluírem para caraterísticas próprias de forma a fazer frente a trabalhos mais duros que,
O novo painel de instrumentos digital da Scania (Smart Dash), está a abrir caminho para uma experiência de condução mais inteligente e segura para todos os camionistas.
POR REDAÇÃO
Asua estrutura modular e as mais recentes soluções digitais, garantem que os camiões do construtor sueco proporcionem um ambiente seguro, conetado e confortável ao volante.
Os condutores da Scania terão um excelente controlo sobre o seu camião e o ambiente circundante, pois receberão alertas inteligentes sempre que houver alguma uma previsão de perigo ou que for solicitada uma ação.
O posto de condução Scania Smart Dash inclui sempre
dois ecrãs: o ecrã do condutor, na frente do condutor, e o ecrã central de informações (um ecrã tátil disponível em dois tamanhos – 25,65 cm ou 32,76 cm (10’1 ou 12’9″). O condutor pode transmitir informações através do ecrã tátil, premindo botões ou por comandos de voz. A Scania optou por uma associação equilibrada en-tre controlos físicos e digitais, evitando o erro comum de ocultar funções vitais um ou dois níveis mais baixos do menu.
Os veículos equipados com Smart Dash oferecem de série muitas funções de segurança.
Também há funções opcionais e que vão mais além das normas mínimas legais. O melhor exemplo é a travagem de emergência autónoma para utilizadores vulneráveis da via pública (AEB VRU)… se existir um peão no ângulo morto, o veículo trava se for preciso e trava de emergência.
O Smart Dash vai chegar a todos os modelos da marca, de série ou em opção, muito em breve.
<< Este novo painel permite aumentar ainda mais as funções de segurança dos camiões da marca sueca. >>
Incidimos sobre um dos principais gastos das empresas de transporte: o gasóleo. Desde o início do ano até meio de setembro, o gasóleo simples, teve um aumento superior a 14%
APoweredCub, especializada em segurança de veículos industriais, desenvolve e fabrica sistemas de proteção de combustível para tratores e reboques.
Alguns dos produtos têm sido autorizados pelas principais marcas de veículos industriais como a Volvo-Renault, Ford e Daimler Trucks uma vez que a instalação do equipamento é totalmente externa à eletrónica do veículo e não coloca em risco as centralinas/ECU do mesmo.
A RJG, Lda representante em Portugal da PoweredCub oferece às empresas portuguesas a segurança necessária para minimizar despesas extras provenientes do roubo de combustível através do SEGAS MODULAR e do roubo das mercadorias e/ou intrusão de passageiros clandestinos nos reboques com a ajuda do SECARRY, carga protegida.
SEGAS MODULAR é um equipamento autónomo que não interfere com o funcionamento ou garantia do trator. O equipamento é ligado diretamente às baterias (24V) do trator e caso haja tentativa de vandalismo ou corte do circuito o alarme é acionado.
SEGAS MODULAR funciona por módulos e é fornecido sempre para dois depósitos.
O cliente pode adquirir o KIT base (Baterias + Tampões) e mais tarde adicionar outras funcionalidades: proteção de depósito, foco LED, ligação ao sistema de gestão de frota (GPS) existente na empresa transportadora, proteção da porta da cabine e proteção da porta traseira (SECARRY).
Sendo um sistema modular baseado na filosofia PLUG & PLAY, todos os elementos do alarme podem ser substituídos rapidamente (evitando longos períodos de inatividade
na oficina ou na sede da empresa) otimizando ao máximo o tempo de trabalho, não sendo necessário ter conhecimentos técnicos para realizar a troca.
SEGAS MODULAR ADAPTA-SE A QUALQUER TRATOR, com 1 ou 2 depósitos, e
O EQUIPAMENTO PERMITE:
• Proteção contra roubo de bateria
• Aviso de violação de depósito
• Aviso de abertura da tampão (evita chaves mestras)
• Alarme de porta do trator
• Ligação à gestão de frotas
• Foco LED, acende junto com o acionar do alarme
• Programação de controles em caso de perda dos comandos
conecta-se diretamente à bateria. (24 V)