2 minute read

E-POWER Revolução compacta

Numa simbiose de triunfos, a Nissan junta no Qashqai e‑POWER as vantagens do formato SUV com as virtudes de um sistema de eletrificação único.

Foi em 2007 que a Nissan reescreveu as regras do mercado automóvel no que ao segmento dos compactos diz respeito. Nascia o primeiro Qashqai, um modelo de formas algo híbridas, conjugando a dimensão compacta de um familiar com a estatura musculada e alta de um pequeno todo-o-terreno. a imagem de fiabilidade e experiência da marca japonesa nesta classe particular fez o resto. toda a gente viu no Qashqai o carro perfeito para as suas necessidades: contido e económico para o dia-a-dia, espaçoso para ir de férias com os miúdos e sempre desafiador na sua atitude, numa espécie de promessa o sistema e-power recorre a um bloco térmico para carregar a bateria que, por sua vez, alimenta o motor elétrico que move o conjunto. constante de evasão. a partir dali, o Qashqai não mais parou de evoluir e é hoje um modelo totalmente voltado para um futuro eletrificado e conectado.

Advertisement

aposta Visionária

ao tremendo impacto do Qashqai, pela forma como acordou o mercado para os sUV e crossover, a Nissan junta um outro grande triunfo da sua história evolutiva recente: o seu pioneirismo na mobilidade elétrica, com o lançamento em 2010 do primeiro veículo 100% elétrico do mundo a ser produzido em grande escala: o leaf. Formato crossover e tecnologia elétrica, as duas apostas visionárias da Nissan com o Qashqai e com o leaf, definem hoje o mercado automóvel global.

ambos os modelos convergem atualmente num ponto evolutivo: a eletrificação, capítulo em que surge em grande destaque o Qashqai e-PoWer.

esta tecnologia, exclusiva da Nissan, combina um motor a gasolina que carrega a bateria, com um motor elétrico que assegura a locomoção do veículo. o Qashqai e-PoWer é portanto um carro elétrico, com todas as inerentes vantagens para a qualidade de condução, conforto, eficácia de comporta- mento e redução de emissões/economia. trata-se, portanto, de um sistema auto-recarregável, dispensando portanto alterações nas nossas rotinas de reabastecimento. ao contrário da generalidade dos veículos híbridos, o Qashqai e-PoWer utiliza exclusivamente o motor elétrico na sua locomoção. a bateria também é recarregada com a energia recuperada nas desacelerações e travagens, situação que o sistema e-Pedal step potencia, através da condução com um só pedal. assim, no pára-arranca urbano ou nas subidas, torna-se especialmente fácil acelerar ou desacelerar, simplesmente pressionando ou aliviando o pedal do acelerador. o Qashqai e-PoWer está disponível com os níveis de equipamento N-Connecta, tekna e tekna+, com preços desde 43.405 €.

Porque o propulsor a gasolina de três cilindros e 1.5 litros consegue variar a compressão consoante as conveniências, funciona sempre na sua melhor faixa de rendimento e eficiência. assim, o Qashqai e-PoWer anuncia uma redução de 15 por cento no consumo e de 25% nas emissões de Co2 a energia gerada por este motor é armazenada na bateria de 2,1 kWh coloca sob os bancos dianteiros, que alimenta o motor elétrico de 190 CV de potência ligado às rodas da frente. Um sistema engenhoso, que resolve os problemas das baterias muito pesadas e de grandes dimensões, sem abrir mão das vantagens dinâmicas e ecológicas dos motores elétricos.

This article is from: