
2 minute read
odoregresso herói
A nova geração Astra é a primeira a ser proposta com todos os tipos de energia de locomoção. O destaque vai para a versão híbrida plug‑in, associada ao regresso do conceito GSe como submarca desportiva da eletrificação.
Com a eletrificação total até 2028 como objetivo, a opel acaba de dar um passo decisivo na definição da gama astra. reavivou o conceito Gse como a sua nova submarca Grand sport electric, identificativa dos seus modelos híbridos plug-in de última geração e com caraterísticas dinâmicas específicas. o novo astra Gse é portanto o modelo que melhor representa a estratégia GreeNoVatioN da marca, pois vai ser o primeiro opel a ter todas as energias disponíveis na sua gama. a chegada do astra Gse ao mercado nacional está prevista para final de maio, proposto tanto na configuração hatchback (5 portas) como sports tourer (carrinha).
Advertisement
Vocação desportiVa
os novos astra Gse identificam-se desde logo por estarem orientados para a performance, em grande parte devido à sua potência combinada de 225 CV e 360 Nm de binário. Não descuram, no entanto, a vocação ambiental, disponíVeL na Versão de 5 portas e mais tarde na carrinha anunciando médias de consumo de apenas 1,2-1,1 l/100 km, a que correspondem emissões de 26-25 g/km de Co2 (ciclo WltP). a utilização combinada de um propulsor de 1.6 litros a gasolina com 180 CV e um motor elétrico de 110 CV permite um vasto leque de situações de locomoção, consoante as necessidades ou preferências do condutor. assim, o astra Gse tanto pode aplicar todas as suas potencialidades recorrendo a ambos os motores, como pode deslizar suavemente no modo elétrico puro ao longo de um trajeto que pode chegar aos 64 quilómetros. Na base desta autonomia está a bateria de iões de lítio com 12,4 kWh de capacidade. as versões Gse são mais ágeis que os restantes modelos da gama astra também pelas afinações específicas dos vários elementos mecânicos. a afinação mais desportiva tanto da direção como da suspensão e travões permite ao condutor explorar a condução em toda a sua plenitude. a estabilidade em curva foi especificamente inspiração manta gse o design do astra Gse envolve soluções que também lhe garantem a necessária distinção, sem que no entanto a sua identidade se torne visualmente agressiva. No exterior sobressaem as bonitas jantes de liga leve de 18 polegadas, inspiradas no protótipo manta Gse elétrico recentemente desvendado. o para-choques dianteiro também é específico da linha Gse, que volta a sobressair no logótipo colocado na porta traseira. o habitáculo também não deixa dúvidas quanto ao caráter do Gse. Bancos dianteiros exclusivos “Performance” em alcantara proporcionam a ergonomia referencial a que a opel nos habituou, com a certificação aGr a nova gama astra tem como base a plataforma multienergia emP2 da stellantis, sendo o primeiro opel a estar disponível tanto com propulsão elétrica pura como híbrida Plug-in e com motores de combustão. o desempenho dinâmico mantém-se como um dos tradicionais traços da identidade opel, assim como o design muito identificativo. aperfeiçoada, com o recurso a um chassis dedicado, cuja suspensão rebaixada aproxima o conjunto do solo em 10 milímetros relativamente aos seus irmãos. amortecedores KoNi com frequência de amortecimento seletiva favorecem tanto o conforto como o controlo do adornamento. as configurações específicas do controlo eletrónico de estabilidade (esP) contribuem também para uma condução mais dinâmica, neste caso com uma entrada em ativação reajustada.






Peugeot 3008


