6 minute read

Rebeldia tecnológica

A designação Mustang, inspirada no modelo mais rebelde da marca americana, junta‑se às mais avançadas tecnologias de locomoção elétrica pura neste sofisticado SUV de grande eficácia dinâmica.

Inspirado no indomável mustang, do qual herda o espírito rebelde e a atitude desportiva, o Ford mustang mach-e não é só um atrativo sUV com formas de coupé. É também o primeiro elétrico puro da Ford, concebido de raiz como tal. soluções técnicas inovadoras estão presentes nos mais diversos planos de utilização, desde o momento em que entramos para o carro até à própria condução.

Advertisement

Na prática, estamos perante um sUV de dimensão média, concebido para cinco ocupantes com elevados níveis de conforto e reduzida pegada ambiental. o bem-estar é geral, mas o condutor foi central na conceção do veículo, afinado para o fazer esquecer que está aos comandos de um sUV.

t ração traseira ou integra L a gama inclui versões de tração traseira ou integral (aWD), neste segundo caso com um motor adicional no eixo traseiro. a versão de acesso já utiliza, no entanto, uma bateria com 76 kWh de capacidade. o motor elétrico de 269 CV é agilidade garantida. Para esta ver-

Baterias de 76 ou 99 kwh de capacidade para autonomias Que osciLam entre os 440 e os 600 km são a autonomia anunciada é de 440 quilómetros com uma recarga, que tanto pode ser feita com corrente contínua (até 115 kW) ou alterna (11 kW). tanto as versões de tração traseira como integral podem também receber uma bateria de 99 kWh para autonomia ainda mais alargada, de nada menos que 600 quilómetros na versão 4x2 ou 550 km na versão aWD.

No topo da gama e também equipado com esta versão de maior densidade energética está o mustang mach-e Gt aWD, capaz de atingir os 200 km/h e de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, resultado da sua potência de 487 CV mas também devido à eficácia com que o sistema de tração coloca toda a sua força no asfalto. Não dispensa amortecedores pilotados da magneride, capazes de realizar mil ajustes por segundo por via do controlo eletromagnético do fluido. igualmente decisiva, tanto para o conforto como para a economia, é a condução com um só pedal, que permite controlar aceleração e desaceleração apenas pressionando ou aliviando o acelerador. Nesta situação o sistema recupera energia que, de outra forma, seria simplesmente desperdiçada. em ritmos de condução descontraída raramente haverá necessidade de recorrer ao pedal do travão. ford co-piLot o conjunto de tecnologias Ford Co-Pilot de ajuda ao condutor, incluindo a condução autónoma, marcam a diferença nos modelos da marca. alerta ao condu- tor, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo automático de velocidade adaptativo (transmissão manual), controlo automático de velocidade adaptativo com stop & Go (transmissão automática), sistema de deteção de ângulo morto (Blis), alerta de saída de estrada e manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado com travagem ativa, sistema de estacionamento totalmente assistido (sem controle remoto) com estacionamento paralelo semiautomático, assistência à saída de estacionamento, estacionamento perpendicular e traseiro… são apenas alguns dos sistemas Ford Co-Pilot também disponíveis no mach-e assim, o sUV coupé norte-americano consegue ser, em simultâneo, um divertido desportivo elétrico para quem conduz, um familiar espaçoso e versátil e um “anjo da guarda” para todos os ocupantes. o acesso ao habitáculo traz-nos o primeiro contacto com o nível tecnológico do mustang mach-e Basta a aproximação para que este reconheça o comando da chave ou o telemóvel e acenda um botão no pilar da porta. apetece entrar…

FI aT 500 ELÉTRICO

especialista incontestada na mobilidade urbana, a fiat conta na sua história com alguns dos mais emblemáticos citadinos, entre os quais o incontornável 500. no novo panorama da eletrificação o pequeno italiano sente‑se como peixe na água, já que é na cidade que a mobilidade elétrica mais faz sentido. o fiat 500 elétrico coleciona argumentos para a mobilidade urbana moderna: é pequeno, económico, elétrico e… chique. A sua autonomia varia consoante a bateria: 190 ou 320 quilómetros. nas condições mais favoráveis a versão mais dotada poderá mesmo (segundo a marca) atingir os 460 km em ciclo urbano. está disponível nas configurações Berlina, cabrio e 3+1 e é o primeiro carro elétrico de pequenas dimensões a poder ser equipado com sistemas de assistência e segurança de nível 2.

Jeep Compass 4xe

se há marca com legitimidade para se posicionar no mercado dos sUv é a Jeep, ela própria criadora do conceito de veículos de todo‑o‑terreno. nascida nos eUA e agora integrada no Grupo stellantis, a Jeep tem hoje no compass o seu modelo mais capaz de satisfazer as necessidades de mobilidade com um toque de aventura. A designação 4Xe diz respeito à versão híbrida recarregável, envolvendo um propulsos de 1.3 litros a gasolina e um motor elétrico, com um rendimento combinado de 190 ou 240 cv e equipado com sistema de tração integral. A autonomia elétrica pura pode chegar aos 50 km. os amantes das aventuras fora do asfalto terão toda a razão em olhar para a gama Jeep compass e em especial para a sua versão trailhawk, a mais dotada para este tipo de utilização, mas também a mais cara.

H on Da HR-V

A primeira geração do Honda Hr v (1998), com a sua estatura elevada, carroçaria autoportante e tração apenas dianteira foi o primeiro sUv do mercado, ao contrário do que muitos dizem. Atualmente é um dos sUv compactos mais convincentes, graças ao seu habitáculo espaçoso e bem pensado, a incluir os bancos traseiros mágicos, que levantam, para espaço de bagagem adicional. outro argumento forte é o sistema de locomoção híbrida e:Hev, que conta com dois motores elétricos e um de combustão, o que lhe permite diminuir (ainda mais) as emissões, sem comprometer a performance, podendo circular apenas com o motor elétrico. isto é conseguido através de uma gestão automática dos modos de condução para uma maior eficiência.

L an D RoVER DEFENDER

o lançamento da nova geração defender foi um dos acontecimentos mais marcantes da última década da britânica Land rover. o defender original deu nome à marca e a sua substituição nunca seria um parto fácil. demorou, mas chegou, agora com níveis de conforto invejados por muitas berlinas. só se parece com o original no nome, pois estamos perante um verdadeiro sUv de luxo. está disponível em versões 90 (curto) e 110 ou 130 (longos), com motores diesel e gasolina, ajudados pela tecnologia mild‑hybrid e plug in hybrid. transmissão integral permanente com redutoras, diferenciais central e traseiro bloqueáveis e diversos programas de condução, incluindo para tt, proporcionados pelo sistema “ terrain response” fazem do defender um verdadeiro carro lunar em termos de capacidade de progressão.

LEXU s NX PLUG - IN

concebido de acordo com os exigentes padrões de qualidade da Lexus, o sUv compacto nX posiciona‑se entre o UX e o rX. foi totalmente renovado em 2017 e está disponível em versões híbrida 350h e híbrida plug‑in 450h+. esta última é especialmente brilhante, equipada com tração integral e com uma potência combinada de 309 cv para uma autonomia elétrica de 63 quilómetros. A segurança e a assistência à condução estão num nível de topo, por intermédio do Lexus safety system+, que inclui assistente de travagem de emergência em cidade com reconhecimento de ciclistas e peões, assistente de manobra evasiva com intervenção na direção e programador de velocidade ativo. As versões mais equipadas oferecem ainda o ultra sofisticado extended safety Package.

MERCEDE s‑BE n Z EQE SUV

mesmo a versão de entrada eQe 350+ sUv (a partir de 91 950 €; potência: 292 cv; autonomia elétrica até 581 km) pode ser equipada com o sistema mBUX Hyperscreen adaptativo, uma das tecnologias mais importantes para a experiência multimédia a bordo dos mercedes mais modernos. outro equipamento de destaque é o energizing Air control Plus, que filtra o ar exterior que entra no habitáculo. o sistema energizing comfort, por sua vez, liga vários sistemas de conforto do veículo. os programas individuais permitem criar um ambiente especialmente agradável em função do estado psicológico ou das necessidades. também disponível em opção está o sistema de aquecimento por bomba de calor, que capta o calor residual da cadeia cinemática e da bateria para aquecer o habitáculo.

MIT s UBI s HI OUTLANDER PHEV

este foi o primeiro sUv híbrido Plug‑in do mundo. o outlander é um daqueles carros que reúnem todas as soluções: locomoção elétrica pura (bateria de 13,8 kWh para 57 km de autonomia elétrica), bloco a gasolina (2.4 litros com 135 cv), um motor elétrico em cada eixo (82 cv à frente e 95 atrás) para uma boa tração integral quando necessário e um sistema de gestão que permite as mais diversas combinações de todos estes órgãos, com suavidade e silêncio. Um compêndio tecnológico para quem conduz, mas também um excelente sUv familiar, cheio de espaço, conforto e equipamento de vanguarda. máximos automáticos, alerta de faixa, alerta de tráfego traseiro e quatro modos de condução 4x4 são apenas alguns exemplos.

eletrificação da gama. Uma tal aposta com investimento tão avultado foi algo inovador, arrojado e pioneiro. o taycan tem de facto o luxo de uma berlina e a performance de um desportivo. está disponível nas configurações de quatro portas e carrinha, esta nas declinações sport turismo e na mais aventureira cross turismo, por sua vez com suspensão pneumática elevável e um modo de condução para gravilha.

P o R s CHE TAYCAN

em Portugal, em pouco mais de 3 anos a gama taycan representa já mais de 30% das vendas da Porsche. A aposta numa berlina elétrica de luxo com a verdadeira essência de um Porsche foi talvez a manobra mais bem jogada por parte da marca nos últimos anos. este sucesso abriu a possibilidade de a Porsche adotar este sistema de locomoção (800 v) em mais modelos, multiplicando a

This article is from: