
4 minute read
10 anos Parabéns a você
Nascida em plena crise (corria o ano de 2013), a revista Carros & Motores chega nesta edição ao seu 10º aniversário.
Para comemorar com pompa e cirscunstância pedimos às principais marcas que compôem o nosso mercado para eleger o modelo e/ou tecnologia que tenha representado a sua maior evolução durante esta década. Alguns resultados não deixa de surpreender...
Advertisement

a LFa Ro MEo QUADRIFOGLIO
A Alfa romeo está a celebrar o 100º aniversário do seu respeitado símbolo Quadrifoglio. ilustrado por um trevo de quatro folhas, o célebre emblema apela ao caráter desportivo de alta performance dos modelos Alfa, desenvolvido em competição e transplantado para os melhores carros de estrada. o primeiro a utilizar este símbolo da boa sorte foi o rL “corsa”, vencedor da 14ª edição da targa florio de 1923, pilotado por

Ugo sivocci. entre os Quadrifoglio de produção mais carismáticos estão o Giulia sprint Gt veloce, o 1750 Gt veloce, o 33 Quadrifoglio verde ou o 164 Quadrifoglio verde. o símbolo ressurgiu tanto no mito (2008), como no Giulietta (2010) e, mais recentemente, no Giulia Quadrifoglio, a versão topo de gama equipada com o motor 2.9 v6 Biturbo de 510 cv também o stelvio, primeiro sUv da Alfa romeo, está disponível na sua versão topo da gama Quadrifoglio.

aUDI E-TRON
o primeiro Audi totalmente elétrico é uma referência da era moderna no que diz respeito à marca dos quatro anéis. o Audi e‑tron tornou‑se referencial no segmento dos sUv elétricos premium e marcou também o início do posicionamento do construtor germânico como precursor da mobilidade elétrica. A designação depressa se transformou numa espécie de submarca da mobilidade elétrica pura no seio da casa de ingolstadt, declinando em alguns dos mais apetecíveis modelos de emissões zero, incluindo desportivos, como o Audi e‑tron Gt. É, no entanto, com o posicionamento sUv de luxo que a designação mais se identifica, atualmente evoluída para o Audi Q8 e‑tron, disponível na versão Q8 e‑tron quattro (bateria com 106 kWh e 578 km de autonomia, 300 kW de potência) e no elegante sUv coupé Q8 sportback e‑tron (594 km de autonomia).


Bmw I3

foi há 10 anos, em 2013, que nasceu o BmW i3, um modelo pioneiro na mobilidade elétrica, construído na inovadora fábrica de Leipzig. o i3 foi um marco na mudança de mentalidade dos consumidores e abriu caminho à mobilidade elétrica como a conhecemos hoje. entre as inovações mais marcantes da BmW nos últimos anos destaca‑se também a tecnologia edrive Zones, implementada em 140 cidades europeias e que permite aos veículos híbridos plug‑in da marca a passagem automática para modo elétrico em zonas de baixas emissões no centro das cidades. Porto, Lisboa, Braga, matosinhos e oeiras foram as cidades portuguesas onde foi implementado o sistema BmW edriveZones, uma inovação tecnológica desenvolvida em Portugal, pela joint ‑venture critical techWorks.

CITRo Ë n AMI
A citroën avaliou as novas necessidades de mobilidade e desenhou um veículo moldado à tecnologia elétrica urbana. Assim nasceu, em 2020, o novo citroën Ami, com dois lugares, painéis e portas de um único molde e uma pequena bateria elétrica que lhe assegura 75 km de autonomia. custa 9.190 euros (ou 99 € por mês mediante certas condições) e tem matrícula amarela, o que o define como um quadriciclo. não pode por isso ir às autoestradas. nem convém, pois não vai além dos 8 cv de potência e não passa dos 45 km/h. no campo das tecnologias destacamos na citroën a suspensão Advanced comfort com batentes hidráulicos progressivos. fazendo justiça à histórica preocupação da marca francesa com o conforto, este sistema assegura uma absorção mais eficaz da incidências da estrada e dos movimentos mais bruscos.

D s 7 CROSSBACK E-TENSE 4X4 300 CV
CUPR a FORMENTOR
o formentor, primeiro produto exclusivo da cUPrA, marca desenvolvida a partir da seAt, é atualmente um pilar de vendas e foi galardoado com o prémio de desportivo do ano no primeiro ano de comercialização. fazendo justiça às orientações específicas da cUPrA, o formentor tem um certo caráter exclusivista e desportivo, principalmente no envolvimento de condução. Apesar da configuração sUv, a altura não passa do metro e meio, ficando mais baixo que a concorrência. A plataforma modular mQB evo garante‑lhe essa mesma agilidade, complementada pelas motorizações a gasolina (1.5 tsi de 150 cv; 2.0 tsi de 245 ou 310 cv e 2.5 tsi de 390 cv), diesel (2.0 tdi de 150 cv) ou híbrida plug‑in (1.4 e‑Hybrid de 204 ou 245 cv). Pode também estar equipado com tração dianteira ou integral.
DaCI a DUSTER

A marca romena dacia, adquirida em 1999 pela renault, é um autêntico “case study” da reinvenção comercial. o sUv compacto duster está no centro desse furacão, tendo passado de sUv “low cost” a modelo aspiracional. Para além de best‑seller de vendas, foi o duster que colocou a marca no mapa do velho continente. A nova geração elevou os patamares de qualidade, design e tecnologia a níveis perto dos rivais. As aptidões dinâmicas do duster surpreendem, especialmente no caso da versão 4x4. como marca pragmática que é, entre os modelos mais marcantes da francesa ds destaca‑se o ds 7 crossback e tense 4x4. Antes de mais porque o ds 7 é o primeiro modelo exclusivamente desenvolvido pela ds e assim liberto da imagem citroën, a partir da qual a ds se desenvolveu enquanto marca. segundo, pelo seu sucesso comercial, já que é neste momento o segundo sUv Premium PHev mais vendido no segmento c em Portugal, assegurando uma quota de mercado de 17%. finalmente, pela sua tecnologia diferenciadora. o ds 7 crossback e tense é o primeiro sUv com 300 cv de potência e quatro rodas motrizes a garantir 58 km de autonomia no modo totalmente elétrico, algo apenas possível graças à tecnologia e tense híbrida Plug‑in de elevada performance. a dacia é também das poucas a darem atenção a uma das soluções energéticas mais racionais: o GPL. É a única no mercado que tem toda a gama equipada com a tecnologia Bi‑fuel de fábrica, incluindo o duster eco‑GPL, alternativa muito válida às novas tendências eletrificadas.



FORD MUSTANG MACH-E