2 minute read

Inspiração francesa

Partindo de uma folha em branco, a Peugeot apresenta a sua visão para o futuro na forma do Inception Concept. Estética, digitalização, segurança e eletrificação marcam os próximos anos na casa do Leão.

Uma espécie de manifesto para o futuro. eis o ponto de partida do protótipo inception Concept que servirá de “estrela polar” (uma “nova era” nas palavras da Peugeot) para os próximos novos modelos da marca gaulesa a partir de 2025.

Advertisement

Primeiramente revelado no sa- lão de las Vegas (Ces) no início do ano, o inception Concept apresenta-se agora com pompa e circunstância no Velho Continente. a ssinatura Luminosa Com um desenho carregado de estilo, a nova musa inspiradora francesa foi desenvolvida com base na plataforma stla large, que permitiu criar um conjunto com 5 metros de comprimento e 1,34 m de altura, de linhas angulosas e uma gigantesca superfície vidrada (7,25 m2) que se estende desde o capô até à zona traseira. Na frente, uma evolução da atual grelha com três finas barras horizontais que percorrem toda a secção e as já habituais três garras que caracterizam a marca a anunciar uma nova assinatura luminosa. tudo concebido sobre uma peça de vidro que ostenta o logótipo ao centro com efeito 3D. Visto de lado sobressai o perfil tipo coupé com a particularidade de não dispor de pilar B, nem de molduras nos respetivos vidros laterais. a acompanhar, generosas jantes de 20 polegadas concebidas a partir de diferentes materiais e o “leão” estático iluminado ao centro (só os pneus e as jantes é que rodam). ainda na lateral, destaque para a designada “tech Bar” incorporada nas portas que através de um ecrã reconhece o condutor e, não só, projeta mensagens (boas-vindas, despedida, etc.) quando este se aproxima, como prepara o veículo para a sua entrada (regulação do banco, temperatura, modo de condução e preferências multimédia). eVo Lução i- c ockpit mantendo-se fiel ao posto de condução i-Cockpit como artista prin- cipal, o inception Concept eleva este conceito a um patamar totalmente futurista e minimalista. a disposição dos elementos é quase a mesma, mas agora servido por uma nova geração cujo volante “Hypersquare” apresenta um formato retangular (tipo manche de avião) com quatro orifícios (células circulares) nos extremos. toda a sua superfície é tátil, tem ligação “steer-by-Wire” (sem conexão física) e, segundo a marca, é bem possível que chegue a médio prazo aos modelos de produção. Nota para o facto de, numa possível situação de condução autónoma nível 4, o “Hypersquare” poder retrair-se para o interior do tablier e no seu lugar surgir um generoso ecrã panorâmico.

Na traseira, em nossa opinião a parte menos feliz, nota para um desenho horizontal sumptuoso onde, novamente, as três garras diagonais e a denominação da marca chamam a si a maior preponderância.

Por cima do “volante”, em segundo plano, surge o denominado “Halo Cluster”, um género de painel de instrumentos circular com informação da condução ou do infoentretenimento a 360º. ainda no interior, referência para os bancos “Comfort Fit”, em aço galvanizado e revestidos a veludo (poliéster 100% reciclado), que se adaptam à morfologia de cada ocupante.

C Arregamento Por Indu O

Por último, e dando seguimento à intenção da Peugeot em se converter numa marca zero emissões até 2038, a locomoção 100% elétrica. No caso do inception Concept, e fruto da utilização da referida plataforma stla large, trata-se de uma nova fórmula mecânica composta por dois motores elétricos, um em cada eixo, que lhe garantem a tração integral e uma potência combinada de 680 CV (500 kW), à qual corresponde uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos. a alimentar o sistema surge uma bateria de 100 kWh, capaz de uma autonomia de 800 km e de um consumo de 12,5 kWh/100 km. Contudo, o grande trunfo do sistema reside na tecnologia de 800 Volts que permite o carregamento tanto por indução, reduzindo a dependência dos cabos, como alcançar 30 km de autonomia em um minuto ou 150 km em cinco minutos.

MIGUEL RODRIGUES

This article is from: