
3 minute read
avançado no tempo
Na Hyundai estão dispostos a tudo, sem se importarem com o risco. O melhor exemplo é o novo IONIQ 6, berlina coupé que quer vingar num mundo dominado pelos SUV. E mais, demarca‑se com um motor elétrico e, sobretudo, com uma estética que pode não agradar a todos, mas que não passa despercebida.
não é fácil enquadrar o novo Hyundai ioNiQ6 com uma silhueta de berlina coupé e os seus 4,86 metros de comprimento (1,88 de largura, 1,55 de altura e 2,95 m de distância entre eixos). Como referências, o BmW i4 tem 4,78 metros, o tesla model 3 mede 4,69, o model s 5,02 e mercedes-Benz eQe 4,95 metros.
Advertisement

tem por base o bem-sucedido ioNiQ 5 e posiciona a bateria no piso, como a maioria dos elétricos, o que provoca uma ligeira elevação das pernas nos lugares traseiros.

“c oisas” do desenho É precisamente nessa zona que acomoda com conforto dois adultos de estatura elevada (o piso é plano), com duas salvaguardas: a acusada silhueta coupé penaliza a altura e os pés não entram por baixo dos bancos dianteiros. também não há portão da mala, apenas um pequeno capô motorizado que dá acesso a um bocal estreito e de somente 400 litros. tudo para conseguir uma imagem que chama a atenção, com soluções já vistas na Porsche, por exemplo. a marca chama-lhe tudo o resto é segurança e assistências à condução via Hyundai sense: desde o sistema ativo de condução em estrada HDa tipo 2 (com assistência à mudança de faixa), à prevenção de colisão frontal 2.0 (detetor de veículos, peões e ciclistas), função de curva e cruzamento nas interseções, mudança de faixa no sentido oposto e lateral com assistência de direção evasiva, alerta anti colisão em ângulo morto BCa e traseira com trânsito cruzado rCCW (com anti colisão rCCa), cruise control inteligente baseado na navegação sCC, manutenção ativa de faixa lFa e lKa, as-
“Hyundai look”, fórmula que confere a cada modelo uma aparência única. Desta forma, brilha a aerodinâmica: Cx de 0,21.
Em destaque
• nova berlina coupé, totalmente elétrica, de 4 portas e 5 lugares




• 151 e 218 cV (tração traseira) e 325 cV (dois motores e tração integral)
• compatível com carregamento a 800V; autonomia de 429 a 614 km
• habitáculo concebido à base de materiais reciclados sistente de limite de velocidade inteligente isla, de luz de estrada HBa, monitorização do ângulo morto BVm, alerta de atenção do condutor DaW, assistente de saída segura sea com aviso seW, alerta de ocupantes no banco traseiro roa, assistente de estacionamento remoto inteligente 2 rsPa 2, monitor periférico sVm, assistente anti colisão ao estacionar para a frente, lateral e em marcha-atrás PCa, travagem anti colisão múltipla mCB… lá dentro domina o minimalismo, com o seletor da caixa na coluna de direção. Há ainda um ecrã tátil de infoentretenimento de 12,3” e instrumentação contígua do mesmo tamanho, tudo numa só peça, consola com um amplo espaço de armazenamento (agrupa os comandos dos vidros elétricos, numa localização discutível), iluminação ambiente até 64 cores, bancos dianteiros com função relax (opcional) 30% mais finos que os convencionais... a acompanhar, uma multiplicidade de materiais sustentáveis e/ou reciclados, até pintura de pigmentos reciclados a partir de pneus velhos para os revestimentos e pintura de pigmentos de carvão de bambu na carroçaria, couro ecológico (nos bancos), tecido Pet reciclado, pele bio tPo (para o tablier), tecido bio Pet (revestimento do tejadilho), pintura bio derivada de óleos vegetais (portas) e tapete de redes de pesca recicladas. até 614 km De autonomIa
O IONIQ 6 está disponível com distintos motores e baterias, estas de 53 kWh (propulsão traseira) e 77,4 kWh (traseira ou integral AWD). O mais potente chega aos 325 CV/605 Nm e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos. Reclama uma autonomia de 519 km, que são 429 km para a versão de acesso, com 151 CV/350 Nm, e nada mais, nada menos do que 614 km na intermédia de 228 CV/350 Nm. Como fator positivo, e à falta de um teste mais rigoroso, surge um consumo anunciado de 13,9 kWh/100 km com a bateria de 53 kWh, jantes de 18” e tração traseira. Admite carregamento de 400 e 800 V sem componentes ou adaptadores (em pontos de 350 kW “preenche” dos 10 aos 80% em 18 minutos e garante 351 km em 15 minutos) e não falta a função Vehicle‑to‑Load (V2L), capaz de carregar dispositivos externos como bicicletas, computadores… Conta ainda com os mais recentes serviços conectados Bluelink, com novas funcionalidades para controlar o carro de forma remota, e inclui atualizações Over‑the‑Air (OTA).
