
3 minute read
MERCEDES-BENZ GLC COUPÉ Refinado como nunca o
Depois do lançamento da nova geração GLC, a marca da estrela faz o mesmo com o seu derivado coupé, que desde sempre gozou de uma notável aceitação. Com lançamento previsto para este verão, ganha em todas as frentes.
mercedes-Benz GlC Coupé destas imagens é uma geração totalmente renovada, diferente do modelo lançado em 2016 e atualizado em 2019. É parecido com o antecessor, tal como sucede com o GlC sUV, algo inquestionável, porém mede 4,76 metros de comprimento, mais 3,1 cm que o antecessor, apresenta profundas alterações na gama mecânica, assim como um equipamento mais avançado; estará à venda a partir de julho.
Advertisement

É basicamente o mesmo carro que o último GlC, mas com um perfil mais afilado (Cx de 0,27, antes 0,30) e apelativo que, aqui sim, retira-lhe algum espaço nos lugares traseiros e na capacidade de carga: a bagageira original oscila entre os 390 e os 545 litros (1.335 e 1.490 litros, rebatendo os bancos traseiros), independentemente de a motorização ser híbrida plug-in ou ligeira mHeV.
em relação ao motores, há os gasolina 200 4matic Coupé de 204 CV e 300 4matic Coupé de 258 CV, en- quanto o Diesel passa pelos 220 d Coupé de 197 CV e 300 d Coupé, que chega aos 269 CV.
Por seu lado, os plug-in ou PHeV são o 300 e 4matic Coupé de 313 CV, 400 e 4matic Coupé com 381 CV, um e outro gasolina/elétricos, e o Diesel/elétrico 300 de 4matic Coupé, que fixa a potência conjunta nos 334 CV com um irrisório consumo médio homologado de 0,4 l/100 km. os três combinam baterias de 31,2 kWh, que pode ser carregada de forma opcional em tomadas de até 60 kW (11 kW de série). a autonomia elétrica aumenta de forma exponencial ao passar de 45 para 131 km, com uma velocidade máxima elétrica de 140 km/h. direção integraL os GlC Coupé híbridos plug-in contam ainda com suspensão pneumática de série, elemento
é 3,1 cm mais comprido do Que antecessor
Em destaque
• à venda em julho
• novo desenho, mais aerodinâmico
• motores a gasolina, diesel e pheV diesel/elétrico ou gasolina/elétrico

• sempre automáticos e de tração integral 4matic que, como no GlC “convencional”, associa o eixo traseiro direcional (estas rodas podem virar 4,5º em sentido oposto às dianteiras até aos 60 km/h, ou no mesmo sentido, primeiro para manobrar mais facilmente e segundo para ganhar agilidade nas curvas, mudanças de faixa de rodagem…). Por sua vez, os modelos mHeV dispõem de suspensão de molas helicoidais e eixo traseiro não direcional.
Grosso modo, o posto de condução é simétrico ao do GlC. Por exemplo, exibe dois ecrãs, um horizontal de 12,3” que faz de painel de instrumentos e outro de 11,9” retangular/vertical ao centro do tablier, ligeiramente orientado para o condutor, que concentra as funções do sistema de informação e entretenimento mBUX, este melhorado face a edições anteriores. De entrada conta com um reconhecimento de voz mais efetivo e inclui também uma função de guia turístico, idealizada para passar pelos pontos de maior interesse no percurso que estamos a abordar. Por outro lado, para este modelo a marca contempla novas opções como câmaras de visão periférica com capô transparente, algo já visto em marcas como a land rover e que resulta de particular utilidade para saber o que existe debaixo da secção dianteira do carro ou o que estamos a pisar quando circulamos fora de estrada. com modo off-road eV também são novidade os faróis matriciais Digital light, com uma função que projeta símbolos e guias sobre a estrada, enquanto a navegação dispõe de um menu para planificar rotas quando se utiliza um reboque, por exemplo. Pre- cisamente o assistente de manobras com reboque regula sozinho o ângulo de direção do veículo até 5 km/h e numa subida até 15% Para concluir, e no caso das versões híbridas plug-in, o mais recente GlC Coupé desfruta de um avançado e inédito modo de condução todo-o-terreno exclusivamente elétrico.

À falta de conhecer as especificações dos futuros topos de gama desportivos, cristalizados pelas mãos da filial AMG, e que não tardarão a chegar, o comprador deste novo SUV coupé pode configurá‑lo desde logo com o pacote exterior Avantgarde, que entre outros, conta com novas jantes em liga leve de 18”. Claro que também pode optar pelo chamado pacote AMG Line, bastante mais sedutor; neste caso com jantes de 19 ou de 20 polegadas.


