2 minute read

“Rookie” americano a

catálogo. Eis os seus segredos e argumentos.

partir de um acordo de cooperação com a Volkswagen, a Ford prepara-se para começar a comercializar nos próximos meses, ainda que com entregas previstas para o início de 2024, o novo explorer. Face ao modelo que ainda se vende, com origem nos eUa, mantém apenas a designação, pois este novo é muito mais compacto, tem apenas 5 lugares (e não 7), é 100% elétrico (e não plug-in), e não se venderá, como o “famoso” explorer, no mercado norte-americano, mas basicamente na europa.

Advertisement

ao detalhe. mede 4,46 metros de comprimento (1,87 m de largura e 1,60 m de altura), pelo que é maior que o Puma (4,21) e mais pequeno que o Kuga (4,61 m). a bagageira disponibiliza 450 litros, enquanto o “grosso” da sua tecnologia deriva do Volkswagen iD.4 (4,58 m de comprimento), plataforma meB incluída. De qualquer forma, as primeiras imagens não deixam à vista qualquer elemento do modelo alemão, pelo menos no exterior e interior.

a Ford, que escolheu Colónia, na alemanha como local de pro- dução, anuncia que o explorer terá tração traseira, com um motor, ou integral, no caso de incorporar dois motores. ainda sem dados concretos de potência e bateria, sabemos que poderá carregar de 10 a 80% em 25 minutos em tomadas de corrente contínua, que armazenará temperatura para reduzir essa operação e desde logo programá-la (também poderá pré-aquecer o habitáculo, por isso terá uma bomba de calor) e que, segundo as versões, conseguirá mais de 500 km de autonomia. a estética não tem nada a Ver com a do Vw id.4, no QuaL se Baseia no finaL do ano chegará uma Versão do tipo coupé

Em destaque

• novo suV compacto (4,46 m de comprimento e 5 lugares) 100% elétrico

• à venda este ano; primeiras entregas no início de 2024

• tração traseira ou integral

• autonomia acima de 500 km, consoante as versões t em de tudo os assistentes à condução do novo explorer irão basear-se na informação de 12 sensores de ultrassons, 5 câmaras e 3 radares. entre as funções mais avançadas, a mudança de faixa de rodagem assistida: inicia a manobra assim que se acionam os intermitentes e se vierem carros por trás atua sobre a direção para evitar colisões. Por sua vez, o assistente de saída do estacionamento ou de saída segura do habitáculo evitará que as portas abram quando um ciclista ou outro veículo se aproxime. Haverá a possibilidade de se optar por visão periférica para imobilizar o veículo de forma automática e impedir pequenos toques em lugares estreitos, ou ainda uma assistência ao estacionamento mais completa (poderá manobrar de forma autónoma ao estacionar em linha ou em espinha, ou na saída do estacionamento). ao volante, dois ecrãs. o de multimédia de 15” contemplará software Ford sYNC move. É vertical e poderá ser ajustado em altura e inclinação (30º); agrupará os comandos da climatização e na sua posição mais baixa ocultará a “caixa” my Private locker, com duas portas UsB-C (e outras tantas nos lugares traseiros). além disso, a instrumentação será de 5” atrás do volante, entre outros, com informações sobre o nível de carga da bateria e assistências à condução. Por fim, dez cores para o interior, plataforma de carregamento por indução, android auto e apple CarPlay sem cabos, 17 litros de espaços de arrumação, portão da mala mãos livres, teto panorâmico…

DetalHIsta

Curioso: a Ford dissimulou as saídas da ventilação no tablier concebendo‑as muito finas e posicionando‑as na segunda camada do desenho visual.

A acompanhar, as colunas no tablier são tipo barra de som e não faltam diversas faixas luminosas LED ambientais incrustadas nas portas dianteiras, na consola e até nas colunas de som.

AIWAYS U6

This article is from: