2 minute read

subir a fasquia

Depois do compacto ID.3, dos SUV ID.4 e ID.5 e do monovolume ID. Buzz, elétricos puros como os BMW i4, Hyundai IONIQ 6, Mercedes‑Benz EQE ou os inevitáveis Tesla Model 3 e até Model S vão ter muito “trabalho” com este ambiciosa berlina da Volkswagen, que promete até 700 km de autonomia. E há muito mais…

Contagem decrescente para o lançamento de um prometedor Volkswagen iD.7 que foir apresentado, de forma simultânea, em várias capitais mundiais e que chegará ao mercado nacional já depois do verão. Com quase 5 metros de comprimento e cerca de 3 m de distância entre eixos, o novo iD.7 é uma berlina com um estilo de liftback (uma espécie de pseudo coupé) que vai rivalizar com produtos tão ambiciosos como o BmW i4 ou o recém-lançado Hyundai ioNiQ 6. Não terá tarefa fácil num mundo dominado pelos sUV, mas as suas credenciais instrumentação digital e novo interface de 15” com hardware e software mais modernos que em outros id deverão facilitar-lhe a tarefa: 5 lugares (e outras tantas portas), um amplo habitáculo, os últimos dispositivos em termos de assistências à condução, motor de 286 CV, uma versão Pro s com a maior bateria da marca… e sBeLto mede exatamente 4,96 metros de comprimento, 1,86 de largura e 1,54 m de altura (distancia entre eixos de 2.966 mm). Uma das suas virtudes é a esculpida aerodinâmica de apenas 0,23 que de-

Advertisement

Em destaque

• motor elétrico de 286 cV; plataforma meB de tração traseira

• Bateria de 77 ou 86 kwh para 615 e 700 km de autonomia

• Quase 5 metros de comprimento

• head‑up display de realidade aumentada utiLiza a pLataforma meB do id.4 e companhia ve traduzir-se em menos ruído de rolamento, mas sobretudo num consumo mais apelativo. Dizem os responsáveis da VW que o iD.7 apresenta um interior de grande qualidade. Desde logo, elementos de série ou em opção são muitos: tablier revestido (em opção pode ter elementos decorativos iluminados) e costuras contrastantes, bancos ergoComfort certificados pela aGr, climatizados e com massagem, instrumentação estreita e retangular, Head-up display com realidade aumentada de série (projeta informação numa área de 3,5 m à frente e indicações da direção numa zona mais longínqua, a 10 metros), interface central sobre ecrã tátil de 15” com software de última geração, acessos diretos configuráveis, botões circulares para o volume do rádio e temperatura do climatizador (finalmente ilu- minados), assistente de voz iDa… e, além disso, teto panorâmico com vidro inteligente PDlC (fica opaco ao toque de um botão), sistema de som Harman Kardon opcional de 700 Volts (com quatro ajustes de som pré configurados), climatização com difusores de ar inteligentes… duas autonomias

Voltando às baterias, há duas: iD.7 Pro de 77 kWh (82 brutos) e capacidade de carregamento em CC de 170 kW, e iD.7 Pro s de 86 kWh (91 brutos) e capacidade de carga a 200 kW. a primeira anuncia 615 km de autonomia e a segunda, que chegará pouco depois, 700 km.

tecnolÓgIco

Entras as várias sofisticações do ID.7 encontramos o Park Assist Pro, com função de memória, e o Travel Assist composto por dados do trânsito para uma condução assistida com orientação longitudinal e lateral, mudança de faixa em autoestrada (a partir dos 90 km/h), condução adaptativa pela faixa (deteta bermas…) e fusão de dados com outros carros. Ah! Regista limites de velocidade via câmara e dados de navegação e integra‑os na orientação longitudinal assistida do Travel Assist para respeitar os limites de forma autónoma.

This article is from: