Revista P&V

Page 16

EU VIM DE LONGE Sofia Puglielli

“[EM PORTUGAL] AS PESSOAS SÃO QUENTES E SIMPÁTICAS.” Para esta nova edição do P&V foi entrevistada a aluna de intercâmbio Danka Maslovaric de 17 anos, que frequenta o 12º C na Escola Secundária Acácio Calazans Duarte. Danka veio da Sérvia há quatro meses para aprender a língua e ganhar experiência que lhe abrisse portas no seu futuro. Proveniente duma vila chamada Boljevac, longe da capital Belgrado, Danka cresceu e viveu lá toda a sua vida, mas agora, sendo a primeira da sua cidade em realizar este projeto de intercâmbio, vai passar quase um ano em Portugal com a sua nova família e con nuar os seus estudos deste lado do con nente europeu. O foco desta entrevista tem origem nos contrastes académicos e sociais dos âmbitos escolares de Portugal e Servia aos olhos desta nova aluna. “Desde o primeiro dia as pessoas têm sido muito amáveis”, não houve um momento durante toda a entrevista em que não se realçasse o calor da sociedade portuguesa, “Lembro-me da primeira vez que ve de fazer uma apresentação oral em Português, estava a tremer e a cometer muitos erros, mas eles estavam a apoiar-me. No final deram-me uma salva de palmas, sen -me tão bem depois disso”. Danka afirma como é fácil socializar em Portugal pois as pessoas são mais “quentes e simpá cas”. Durante a sua estadia em Portugal, Danka estuda Ciências e Tecnologias, mas em Servia afirma exis rem muitas mais opções no Ensino Secundário sendo que, quando volte, vai con nuar os seus estudos no curso que ela descreve como “Humanidades e Ciências juntos”. Ques onada sobre o maior grau de dificuldade em Portugal ou na Sérvia respondeu: “Na Sérvia, a escola é mais fácil e mais di cil ao mesmo tempo” explica como no seu primeiro mês em Portugal esteve no 11º ano, ficando das 8:30 até as 17.00 horas na escola. “Na Sérvia não temos aulas à tarde, passamos menos tempo na escola ainda que o currículo tenha 15 disciplinas”. Enquanto nós temos metade das disciplinas e as estudamos com rigor, na Sérvia,

16

ponto & vírgula agrupamento de escolas marinha grande poente

“explica Danka”, estudam-se várias disciplinas de uma forma mais geral.” Acaba por ser confuso, pois é demasiado conteúdo”. Outra coisa que ainda surpreendeu a jovem foi a relação alunosprofessores na escola. Na Sérvia é comum que os professores desrespeitem os alunos e viceversa; em Portugal os professores ajudam os alunos”. Danka comentou ainda como uma das primeiras coisas que lhe fez impressão com a sua chegada foi a maneira como as jovens se vestem para virem à escola: “Na Sérvia não podes ir à escola com os ombros à mostra ou de saia. Também não podes ves r leggings pois, aparentemente, estás a mostrar demasiado”. Para além do ambiente escolar, abordaram-se as suas expecta vas com a sua chegada a Portugal. “Para ser sincera, esperava estar de bikini agora” expõe um pouco desapontada, “Na Sérvia é muito mais frio, e sabia que cá havia praia, no entanto, este tempo só me deixa doente.” Por outro lado, deixando de lado o tempo que, no seu entender, seria “Sunny sunny all the me”, Danka acreditava que em dois meses já teria dominado mais ou menos o Português. “As pessoas à minha volta diziam-me que podia aprender-se uma língua passando dois meses naquele país, mas eu já estou cá há quatro e ainda tenho muitas dificuldades”. A seu ver, Sérvia e Portugal não são demasiado diferentes, porém, ainda realça como “Os portugueses adoram dar beijinhos”. Esta foi uma das poucas coisas que lhe fizeram impressão, para além de, segundo ela, os portugueses falarem muito rápido e alto. Explica “é confuso porque as pessoas mal me conhecem e chegam até mim a dar-me dois beijinhos como se me conhecessem de toda a vida.” Por úl mo é de destacar que, para alguém que chegou sem expecta vas, Portugal tem sido uma experiência inesquecível, “Sem dúvida alguma vou voltar”. Danka acabou por caracterizar Portugal como cálido, amigável, livre, o modo como a sua família de acolhimento a ajuda e apoia em tudo, fazem com que esta experiência seja ainda mais incrível.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.