Tecnologia e inovação para um trabalho ainda melhor
Por Gustavo Amaral
A Fiotec iniciou, em 2025, uma iniciativa que promete transformar o jeito que trabalhamos e nossas entregas para a Fiocruz. O projeto de Transformação Digital pretende, por meio de ferramentas tecnológicas inovadoras, rever nosso modelo de negócio, reestruturar processos internos e mudar nossa cultura organizacional. A partir de agora, a mentalidade na Fiotec está voltada à inovação contínua e centralidade nos usuários.
A proposta do projeto é ambiciosa: repensar, automatizar e integrar as etapas de todos os processos desenvolvidos na instituição. A ideia é promover a gestão de ponta a ponta, desenvolvendo uma plataforma única que reúna todas as informações sobre os projetos apoiados vigentes, assegurando comunicação eficaz e transparência de dados para coordenadores e equipes da Fiocruz, além de nossos conselhos Fiscal e Curador.
Na prática, é assim que o projeto de Transformação Digital vai otimizar o trabalho feito pela Fiotec:
Aprimorar a eficiência operacional e gerencial
- Automatização de fluxos de trabalho administrativos, financeiros e de projetos
- Redução do retrabalho e eliminação de atividades manuais repetitivas
Fortalecer a governança e conformidade
- Garantir a aderência a exigências legais e normativas
- Facilitar a rastreabilidade e transparência dos processos
Melhorar a experiência de usuários internos e externos
- Proporcionar usabilidade, agilidade e autonomia a pesquisadores, coordenadores e técnicos
- Viabilizar canais digitais integrados de atendimento e acompanhamento de projetos
Aumentar a capacidade analítica e de tomada de decisão
- Estruturação de bases de dados integradas e sistemas de Business Intelligence (BI)
- Uso de indicadores e painéis gerenciais para planejamento e monitoramento
Fomentar uma cultura de inovação organizacional
- Estímulo à experimentação e adoção de tecnologias emergentes
- Capacitação das equipes e mudança cultural para um mindset digital.
Promover a integração entre áreas internas e unidades
- Interoperabilidade entre sistemas internos e com os sistemas da Fiocruz
- Redução de silos informacionais e operacionais
Em que estágio o projeto está hoje?
Ainda que em fase de planejamento inicial, as trocas com outras instituições e reuniões internas já realizadas apresentaram à instituição estratégias eficazes para integração de sistemas, bem como boas práticas para gestão de mudanças, com a ideia de minimizar a resistência interna.
O projeto de Transformação Digital da Fiotec é executado de forma conjunta com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a Fundep/UFMG, o que permitiu à nossa instituição antecipar desafios críticos, estruturar fluxos de trabalho com maior precisão e fomentar o engajamento das equipes envolvidas. Tudo isso, por meio da adoção de métodos ágeis e soluções tecnológicas compatíveis com a realidade da Fiotec.
Ao longo da etapa de planejamento, as equipes envolvidas trabalharão em: Levantamento de requisitos junto aos usuários-chave de áreas envolvidas, garantindo que as necessidades operacionais estejam bem representadas nas soluções propostas
Análise de ferramentas e soluções tecnológicas compatíveis com a realidade da Fiotec, por meio de estudos de mercado e benchmarking
Elaboração dos cronogramas de implantação das soluções priorizadas, com indicação das equipes responsáveis por cada fase do processo
Avaliação dos resultados e prestação de contas, com relatórios periódicos de evolução a serem apresentados à Diretoria Executiva da Fiotec
Hoje, os stakeholders envolvidos no projeto são:
Diretoria Colegiada
- Responsável pelo patrocínio institucional da transformação digital
- Define diretrizes estratégicas, assegura recursos e promove o engajamento organizacional
Coordenação Técnica de Transformação Digital
- Lidera tecnicamente a concepção, implementação e monitoramento das iniciativas digitais
- Atua como elo entre as áreas de negócio e as soluções tecnológicas
Coordenação de Tecnologia da Informação
- Responsável pela infraestrutura, integração de sistemas e segurança da informação
- Implementa soluções e garante a sustentação técnica das plataformas
Profissionais do escritório da Fiotec em Brasília
- Usuários estratégicos dos sistemas e processos redesenhados
- Colaboram no mapeamento de fluxos, validação de protótipos e acompanhamento da execução
Coordenação Estratégica de Integridade e Compliance
- Atua na adequação dos processos às normas de integridade institucional
- Participa do desenho de fluxos com foco em controle e mitigação de riscos
Coordenação Estratégica de Segurança da Informação
- Monitora as práticas de segurança para antecipar riscos e garantir proteção
- Garante resiliência e uso seguro das informações com foco na conformidade regulatória e organizacional
Assessoria de Planejamento e Qualidade
- Monitora os resultados da transformação digital no contexto do plano estratégico da Fiotec
- Garante a coerência com os objetivos institucionais
Unidades regionais da Fiocruz
- Parceiros estratégicos no processo, são os principais beneficiários das soluções desenvolvidas
- Participam por meio de feedbacks, testes e proposição de melhorias nos sistemas de apoio
Esses grupos se dividem na concepção e monitoramento das iniciativas digitais; desenvolvem a infraestrutura necessária e integram ferramentas; garantem a adequação dos processos às normas de integridade; são os usuários-piloto de
Transformação Digital
Cristiane Sendim e Marcelo Amaral
Priscila Ferraz e Misael Araujo Líderes para Arquitetura da Solução Fiotec
Líderes para Arquitetura da Solução Fiocruz
Yonara Silva e Daniele Pereira Gerentes do Projetos técnico
Equipe Processo APQ
Equipe DevSecOps Arquitetura e Solução TI Desenvolvimento
Squad Projetos Negócios, Novas Parcerias, Iniciação, Execução e Pestação de Contas
Squad Portais Externos Coordenador e Colaborador
P.O Desenvolvs Líder Técnico
Gustavo Eckdart Gerente do Projeto TI
P.O Desenvolvs Líder Técnico
sistemas e processos redesenhados. A Fiocruz integra o projeto como parceira estratégica, auxiliando em testes e propondo melhores alternativas para as soluções encontradas.
A equipe técnica está estruturada conforme organograma abaixo:
A Gerência Técnica do projeto de Transformação Digital é uma responsabilidade dividida por Daniele Pereira e Yonara Silva, e a Gerência de Tecnologia da Informação do projeto ficou sob a responsabilidade de Gustavo Eckdart, da Fiocruz. O time técnico segue a metodologia Scrum, que garante maior visibilidade e controle do projeto, melhor engajamento da equipe, adaptação rápida a mudanças de requisitos e entregas frequentes com validação contínua do cliente.
“A transformação digital em curso na Fiotec representa um avanço estratégico na qualificação do apoio prestado à Fiocruz. Ao redesenhar processos, ampliar a integração entre áreas e adotar soluções tecnológicas mais eficientes, estamos não apenas modernizando nossa operação, mas também criando condições favoráveis para que as equipes atuem com mais clareza, em um ambiente colaborativo e orientado a resultados.
Esse movimento impacta diretamente a forma como planejamos, executamos e monitoramos os projetos, trazendo mais rastreabilidade, agilidade e precisão às entregas. Trata-se de uma transformação que valoriza o tempo das pessoas, reduz gargalos e fortalece nossa capacidade institucional de resposta frente às crescentes demandas da ciência, da saúde e da gestão pública. Com isso, a Fiotec se reposiciona como uma fundação de apoio ainda mais estratégica, comprometida com a excelência, a transparência e a geração de valor para o interesse público. Estamos construindo um novo jeito de fazer junto — mais conectado com o presente e preparado para o futuro.”
– Daniele Pereira
“A implementação do projeto de transformação digital representa um marco na forma como apoiamos a Fiocruz. Estamos promovendo mais do que uma reestruturação de processos: estamos criando uma arquitetura operacional inteligente, ágil e integrada.
Essa mudança impacta diretamente o negócio da Fiotec enquanto fundação de apoio, de forma bastante significativa. Entendo que o principal ganho reside na construção de sinergias: ao integrarmos tecnologia e estratégia, potencializamos a atuação das equipes com mais autonomia, precisão e foco em resultados. Esse novo arranjo fortalece significativamente o apoio à Fiocruz, tornando-o mais ágil, responsivo e alinhado às demandas contemporâneas da ciência, da saúde e de uma gestão eficiente.
Transformação digital vai além da modernização de sistemas, trata-se de uma evolução na cultura de entrega de valor. É exatamente nesse sentido que estamos atuando: reposicionar a Fiotec como uma parceira estratégica, capaz de responder com excelência aos desafios complexos do presente e de antecipar soluções para o futuro.”
O projeto será executado e implementado no Escritório Regional da Fiotec em Brasília, com expectativa de duração de 30 meses (2025-2027).
Estamos apenas no início de um projeto que transformará completamente nosso jeito de trabalhar e o apoio que prestamos à Fiocruz.
E você, está pronto(a) para fazer parte de uma nova Fiotec?!
– Yonara Silva
No nosso encontro de resultados você conferiu como está o andamento do Pepar até agora. Aqui, vamos deixar materializado para registrar um assunto que é tão importante. Primeiro, vamos começar com os OKR, todos já sabem que OKR são uma metodologia de gestão estratégica utilizada para definir e acompanhar objetivos e resultados-chave em organizações. Todas as áreas possuem os seus objetivos estratégicos, mas todas as pessoas possuem suas tarefas que são o que fazem tanto o operacional, quanto o estratégico acontecer.
Por isso a analogia das abelhas, pois em colmeia cada abelha sabe exatamente o seu papel e colabora para a entrega eficiente do produto deles: o mel. Aqui, cada profissional tem um papel crucial para que a Fiotec alcance seu objetivo de gestão compartilhada com a Fiocruz de programas e projetos, para a qualidade de vida da sociedade.
E por que é tão importante falarmos de resultados e lembrar sempre da nossa missão e do nosso papel aqui? Porque é essencial que todos se sintam pertencentes e se lembrem diariamente que tudo o que fazemos no dia a dia tem uma razão e um objetivo.
Agora, vamos lembrar como está o andamento das iniciativas?
OKR - Disponibilizar uma plataforma única, que considere as novas tecnologias e as informações dos projetos - Transformação Digital
Área Responsável: Diretoria
OKR - Expansão da atuação da Fiotec - Novas unidades de Negócio
Área Responsável: Diretoria
OKR - Elaborar e Implementar Gestão de Incidentes e Continuidade de Negócios
Área Responsável: Coord. Segurança da Informação
OKR - Obter Certificação ISO 9001
Área Responsável: Assessoria de Planejamento e Qualidade
OKR - Mapear os Macroprocessos da Fiotec
Área Responsável: Assessoria de Planejamento e Qualidade
OKR - Elaborar o Catálogo de Processos Críticos Corporativos
Área Responsável: Coordenação de Integridade e Compliance
OKR - Executar plano de conscientização em segurança da informação e privacidade
Área Responsável: Coordenação de Segurança da Informação
OKR - Criar procedimento de identificação de estruturas obsoletas
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Criptografar e anonimizar todos os dados pessoais
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Implementar fluxo, rotina e premissas de due dilligence de integridade
Área Responsável: Coordenação de Integridade e Compliance
OKR - Criar a série Fiotec Apoia
Área Responsável: Gerência de Comunicação Institucional
OKR - Implementar Núcleo de análise e acompanhamento de obras e serviços de engenharia
Área Responsável: Gerência Jurídica
OKR - Atualizar o Estatuto da Fiotec
Área Responsável: Gerência Jurídica
OKR - Desenvolver Sistema de Diária
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Avaliar soluções de mercado para substituir o SAP HR
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Implementar uma metodologia ágil para projetos e demandas internas de TI
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Unificar o Active Directory
Área Responsável: Gerência de TI
OKR - Realizar projeto “Fiotec Escuta” nas 16 (dezesseis) unidades técnico científicas da Fiocruz
Área Responsável: Projetos
OKR - Aprimorar as orientações sobre a contratualização com a Fiocruz
Área Responsável: Projetos
OKR - Realizar eventos de integração tático-operacionais com equipes Fiocruz
Área Responsável: Projetos
OKR - Realizar reuniões de estudo objetivando a qualificação da equipe
Área Responsável: Projetos
OKR - Certificação OEA para Fiotec como importador e exportador
Área Responsável: Logística
OKR - Desenvolver oficinas de acompanhamento para validação das metas para 2025
Área Responsável: Gestão de Pessoas
OKR - Realizar pesquisa de clima organizacional
Área Responsável: Gestão de Pessoas
OKR - Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão
Área Responsável: Gestão de Pessoas
OKR - Programa de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade social
Área Responsável: Gestão de Pessoas
OKR - Estação de Tratamento de Águas CinzasAções de sustentabilidade
Área Responsável: Logística
OKR - Projetar o Fluxo de Caixa de Longo Prazo –Garantir a Sustentabilidade Financeira
Área Responsável: Gerência Financeira Contábil
*As iniciativas apresentadas são aquelas que produziram resultado além do apresentado no Integra de fim de ano e foram iniciadas neste ano.
Lembre-se, o sucesso da colmeia é feito por cada abelha e cada uma tem um papel fundamental no processo. Assim como cada um de vocês tem papel fundamental na Fiotec.
de notícias
Treinamento
sobre Compliance
A área de Coordenação Estratégica de Integridade e Compliance (CIC) da Fiotec promoveu, no dia 9 de junho, um treinamento com temáticas sobre compliance, integridade e apresentação do Código de Ética para membros do Projeto da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig).
Veja mais aqui
Segurança do trabalho
No dia 13 de junho, os Centros de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e o Cen tro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY), vinculados ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), receberam a visita dos engenheiros de segurança do trabalho da Fiotec para uma atividade voltada à promoção da saúde e segurança dos(as) trabalhadores(as).
Entenda
Entrevista
A Fiotec conversou com Andréa Silvestre de Sousa, pesquisadora principal de projeto que visa eliminar a transmissão vertical da doença de Chagas em países da América do Sul.
Leia
RHRio 2025
Profissionais da Fiotec marcaram presença na 49ª edição do RHRio, o maior congresso de RH do estado. Promovido pela ABRH-RJ, o evento reuniu especialis tas de diversas áreas para debater sobre o futuro da gestão de pessoas em um cenário cada vez mais di nâmico, tecnológico e diverso.
Veja mais
Mais uma edição das Oficinas Conecta
As Oficinas Conecta deste ano aconteceram entre os dias 10 e 12 de junho, na sede da Fiotec, reunindo nossos colaboradores para dias dedicados à integração e troca de experiências. Quer saber quais áreas se apresentaram?
Mais segurança
Você sabia que temos uma Brigada Voluntária atuando aqui na Fiotec? Formada por nossos colaboradores, ela é uma das grandes aliadas na promoção de um ambiente de traba lho mais seguro para todos. Recentemente, nossas equipes de Incêndio e de Evasão participaram de mais uma etapa de capacitação, colocando em prática os conhecimentos que fazem toda a diferença em momentos críticos.
Confira
Conheça
4º Enfasud
A cidade de Belo Horizonte foi o palco do 4º Encontro de Fundações de Apoio do Sudeste (Enfasud), realizado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).
Confira como foi
Fortalecendo conexões
Os colaboradores das áreas de Infraestrutura e Suporte (TI) e do Núcleo de Atendimento ao Requisitante (Logística) par ticiparam de um encontro promovido pela Gerência de Pro jetos da Fiotec. Com foco no fortalecimento da integração entre os setores e na melhoria dos fluxos de comunicação, a iniciativa se alinha ao objetivo estratégico de melhorar a comunicação com as coordenações Fiocruz - Pepar.
Saiba mais
Semana do Meio
Ambiente
Entre os dias 2 e 6 de junho, a Fiotec mergulhou em uma programação especial dedicada ao cuidado com o planeta e com a nossa própria consciência ambiental. A Semana do Meio Ambiente foi marcada por atividades práticas, conteúdos educativos e momentos de troca que mostraram como pequenas atitudes podem gerar grandes impactos.
Veja o que rolou
Uso do Teams
Já falamos disso antes, mas vale repetir: o Teams é uma das principais ferramentas de comunicação na Fiotec. Seja para trocar mensagens, fazer chamadas ou compartilhar arquivos, a plataforma está presen te em praticamente tudo o que fazemos no dia a dia. Você reparou na campanha que foi enviada por e-mail no último mês?
Veja aqui
Workshops GFC
No mês de maio foram iniciados os workshops da Gerência de Financeira, que fazem dos objetivos estratégicos da área, promovendo não só a integração, em consonância com todo o movimento que vem acontecendo dentro da Fiotec, mas também para apresentar um panorama das atividades do setor, o fluxo das solicitações e pontos de atenção importantes para o dia a dia.
Veja como foi
Programa Acolher
A chegada de um novo bebê na família é sempre uma gran de felicidade, não é? E, pensando nisso, a Fiotec promoveu um encontro especial do Programa Acolher. O dia foi dedica do aos papais e mamães de primeira viagem.
Confira como foi
Quer ver tudo que rolou neste mês? Acesse a FiotecNet
/ fiotecfiocruz