Fiotec Comunica | Edição 333

Page 1


Mês dos Pais no Conectados

Página 6

Um Conta aí sobre abraçar a vida

Página 14

Valeu o Click: corredores da Fiotec

Página 18

Nossa Diretoria

Cristiane Sendim diretora executiva

Mansur Ferreira Campos diretor financeiro e de integridade

Marcelo do Amaral Wendeling diretor administrativo

Vanessa Costa e Silva diretora técnica

Edição

Janaina Campos

Reportagem e fotos

Clara Tavares

Gustavo Amaral

Rosa Andrade Projeto gráfico e diagramação

Francisco Tebet e Melissa Souza

Fale com a Gerência de Comunicação comunicacao@fiotec.fiocruz.br

Ramais 18008/18010/18011

ÍNDI CE

4 Editorial

5 Equipes mais engajadas e conectadas

6 Especial Mês dos Pais

18 Valeu o Click: Corre Fiotec

14 Conta aí Colaborador: sobre se reinventar

26 Reportagem de capa: comunicação humanizada

31 Giro de Notícias

33 Quem Sou Eu: o comprador Flávio

16 Coluna da Cipa: conhece a Sipat?

Fiotec Comunica nº 333 . Hora de falar sobre comunicação humanizada e seu impacto no ambiente de trabalho. Ao longo do mês de agosto os profissionais da Fiotec participaram de um workshop, em parceria com o Instituto Eduardo Borga, que fez um convite à reflexão: estamos contribuindo para a solução dos ruídos de comunicação em nossa instituição?

A Coluna da Cipa apresenta a você a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, iniciativa importantíssima para a garantia do bem-estar profissional. Nathane Santiago compartilha o

que aprendeu com a vida na Conta aí colaborador(a) , enquanto Flavio Silva, também de Logística, fala um pouco de sua trajetória na Fiotec no Quem Sou Eu.

Uma galeria especial diretamente do Conectados celebra o mês dos pais, e o Valeu o Click dá espaço aos atletas da Fiotec. Ainda tem o ranking das equipes mais conectadas e todas as informações do Giro de Notícias.

Aproveite o conteúdo e boa leitura,

Gerência de Comunicação Institucional

Taxa de engajamento Conectados

Sua área pode subir no ranking! Participe agora!

AÍCONTA

“No Conta aí deste mês convidamos a colaboradora Nathane Santiago, de Serviços Gerais, para contar um pouco de sua história como mãe e profissional. Conheça agora:

Sou mãe de três, e cada um deles trouxe consigo um momento de transformação na minha vida.

A maternidade foi o que me abriu para a felicidade e a luz, depois de cinco anos de dor e sombras, marcados pela depressão e pelo luto do falecimento repentino da minha mãe. A ausência dela impactou diretamente minha relação com o trabalho (perdi o brilho por tudo e precisei me afastar para cuidar de mim). Assim, após ter iniciado minha trajetória na Fiotec como jovem aprendiz e, depois, auxiliar administrativo, minha primeira passagem se encerrou em 2018.

Em 2020, com a chegada da

Amora, nasceu em mim um desejo novo de viver e ser melhor. Foi por ela que decidi voltar à faculdade e buscar conhecimento para ser uma boa referência. Logo depois, fui surpreendida com a chegada do Dom, que me ensinou a confiar que os planos de Deus são sempre maiores que os meus. A maternidade, em sua intensidade, me fez renascer.

Com fé, pedi a Deus a oportunidade de retornar à Fiotec. Queria crescer profissionalmente sem abrir mão de acompanhar a rotina dos meus filhos. E, em janeiro de 2024, Ele me surpreendeu novamente com essa graça. Pouco depois, a Flora chegou trazendo abundância e força. Mesmo grávi-

da e em um momento de transição, me dediquei a cursos, congressos e workshops. Durante a licença, segui estudando e conquistei a tão sonhada CNH. Em junho retornei da licença e em agosto vivi um dos momentos mais marcantes dessa jornada: minha primeira viagem a trabalho.

Estar longe da minha casa, das crianças e do Douglas (meu esposo), ao mesmo tempo em que representava a Fiotec, foi um divisor de águas. Ali, senti que todo o esforço para equilibrar materni-

dade, estudos e profissão me fez chegar a um lugar que antes parecia impossível.

Hoje, conciliar maternidade e trabalho é um desafio diário, mas também minha maior inspiração. É o que me impulsiona a dar o meu melhor, a buscar soluções e a acreditar que não sou refém dos acontecimentos da vida, mas protagonista das minhas escolhas.

Agradeço a Deus pela vida dos meus filhos, que trouxeram luz aos meus dias, e à Fiotec pela oportunidade de me sentir novamente pertencente, crescer profissionalmente e, ao mesmo tempo, viver de perto o crescimento deles.

Nathane Santiago Gerência de Logísitca

Relato compartilhado na plataforma Conectados. Envie sua história por lá ou pelo e-mail: comunicacao@fiotec.fiocruz.br

CIPA Você sabe o que é a Sipat?

Entenda a importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

A Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – é uma iniciativa obrigatória para todas as empresas que possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa). Prevista pela legislação trabalhista brasileira, a Sipat tem como objetivo principal promover a conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho

Mas não se trata apenas de regras ou normas: a Sipat é uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre como tornar o dia a dia mais seguro, saudável e colaborativo para todas e todos.

Por que ela é tão importante?

Mesmo com os avanços em tecnologia e gestão, os riscos de acidentes e doenças ocupacionais ainda existem. A Sipat entra nesse contexto como uma ferramenta de educação e prevenção, incentivando comportamentos mais responsáveis e atentos à segurança coletiva.

Durante a semana, são realizadas diversas atividades, como:

• Palestras com profissionais especializados;

• Dinâmicas e atividades interativas;

• Ações de bem-estar físico e mental;

• Campanhas de incentivo a hábitos saudáveis.

Essas ações buscam envolver todos os colaboradores, mostrando que segurança no trabalho é um compromisso de todos – e que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

Mais do que prevenção: promoção da saúde

Além da prevenção de acidentes, a Sipat também foca em temas como:

• Saúde mental no ambiente corporativo;

• Combate ao assédio e promoção de um ambiente de respeito;

• Ergonomia e cuidados com o corpo;

• Alimentação saudável e qualidade de vida.

Assim, a Sipat contribui para fortalecer a cultura organiza cional, promovendo um ambiente mais humano, produtivo e saudável.

Na Fiotec, a segurança e o bem-es tar vêm em primeiro lugar

A Fiotec valoriza o cuidado com as pessoas, e é por isso que participa ativamente das ações da Sipat. Acredita mos que um ambiente seguro não é apenas um direito de todos, mas também um compromisso coletivo com a saúde, a integridade física e a qualidade das rela ções de trabalho.

Fique de olho!

Neste ano, a Sipat da Fiotec acontece de 15 a 19 de setembro e vem cheia de novidades. A programa ção contará com temas atuais, convidado especial e atividades que prometem engajar e informar de forma leve e participativa.

Não perca! Sua participação é fundamental para construirmos juntos um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

VA LEU click

“Eu já sou acostumada com a corrida, mas 10km fiz poucas vezes, confesso que estava um pouco apreensiva, mas quis me desafiar novamente. A vista e a energia das pessoas foram contagiantes e simplesmente fluiu. Obrigada, Fiotec, por isso. Foi sensacional!”

Tesouraria

“Desafiador! A Fiotec me fez mudar completamente os hábitos referentes ao bem-estar e a saúde. Hoje pratico mais atividade física e consegui completar uma prova oficial de 10km! Não seria possível sem essa iniciativa e a animação de todos os colegas de trabalho.”

“Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer a Viviane Botelho por me devolver o desejo de cuidar do meu corpo, e também parabenizar toda essa equipe de organizadores desse evento, foi realmente incrível! Estou acima do peso e já não fazia nenhum tipo de exercício até conhecer a Viviane. Com sua laboral sempre “pra cima” e atenta às nossas necessidades, despertou em mim o desejo de voltar a caminhar, fazer dieta, e me inscrever na corrida. Depois desse domingo, voltei a caminhar todos os dias, pois, se consegui completar 5K em 49 minutos, o céu é o limite pra mim agora! Obrigada, Fiotec, por me devolver a alegria.”

Renata Arruda

Analista de Contas a Pagar – GFC

“Praticar uma das minhas atividades favoritas ao lado dos meus colegas de trabalho foi uma experiência extremamente prazerosa. Muito grato pela oportunidade.”

André Aguiar

Analista de Prestação de Contas Internacionais – GPR

“Muito bom! Conversar, se superar, se divertir, foi bem-estar total. Virou também uma corridinha romântica ...rs”

Fábio Machado

Analista de Projetos Execução Nacional – GPR

“Foi uma experiência incrível! É gratificante ver o cuidado da Fiotec com a saúde do colaborador, nos incentivando com as ações de bem-estar. Que venham outras edições, estamos prontos e ansiosos.”

Assistente de Arquivo – LOG

“Essa é a segunda corrida que participo na vida e também a segunda com apoio da Fiotec. Acredito que é uma excelente iniciativa para incentivar a saúde e o bem-estar não só físico, mas também mental dos colaboradores. Encontrar os colegas de trabalho fora da rotina da sede e, em um momento de integração ao ar livre, é gratificante. Que a Fiotec possa continuar apoiando tais práticas, obrigada!”

Suellem Silva Compradora – LOG

“A atividade física me salva todos os dias. Há anos eu abandonei essa prática e isso me levou a uma depressão severa, que me levou à obesidade, que me levou ao câncer. Depois do tratamento, prometi que iria cuidar da minha saúde, e hoje não abro mão do meu horário de treinos, que cuida da minha saúde física e emocional .

Obrigada, Fiotec, por essa ação de incentivo!”

“Exatamente no dia que completei seis meses de Fiotec, participei e vivi algo que comprovou o que buscava em minha recolocação profissional: estar num lugar onde as pessoas fossem valorizadas. Isso inclui o profissional que nela está, pois aqui percebo o cuidado que se tem também com o indivíduo em sua particularidade. Um ambiente participativo e inovador, onde a vida e suas diversidades são respeitadas. Existe lugar melhor que uma corrida de rua para se fazer isso? Vai ter gente dizendo que sim, mas para quem buscava isso tudo, associado a um novo estilo de vida, focando na melhoria da saúde, foi perfeito! Essas características estão nos valores da Fiotec, mas não só no papel, são praticados no dia a dia. Eu vivo isso!”

Vitor Hugo Assistente administrativo – LOG

“Participar de uma corrida de rua era algo que eu queria muito experimentar, mas não imaginava fazer nem tão cedo, por não me sentir capaz o suficiente. Graças ao incentivo da Fiotec, tomei coragem, fui, me diverti e percebi que a maior competição estava dentro da minha própria mente. Vivi uma experiência incrível. Obrigada, Fiotec, pela oportunidade e por me ajudar a acreditar em mim!”

“Uma frase que utilizo sempre nos momentos em que tenho vontade de desistir em uma corrida e repito até alcançar a linha de chegada: ‘Quando a voz da desistência surgir na sua mente, aumente o volume da sua determinação e continue correndo.”

“Uma experiência gratificante poder participar deste evento. Após alguns anos sem correr serviu para lembrar os velhos tempos de competição. Juntamente com a equipe da GJU, que rapidamente me abraçou de coração aberto, não tem preço.”

Emanuel Pereira Comprador – GJU

Vitoria Libonate

“No início do ano coloquei como meta pessoal participar de algumas corridas, e a Fiotec deu aquela moral para alcançar esse objetivo! Foi tudo incrível, desde a estrutura da corrida até a organização da Fiotec, que deu todo o suporte necessário! Orgulho em fazer parte!”

Marcio Brito

Analista de Planejamento e Qualidade – APQ

“Mais do que promover qualidade de vida, a caminhada foi uma oportunidade valiosa para conhecer melhor meus colegas, fortalecer vínculos e descobrir afinidades que o dia a dia nem sempre revela. Parabéns à Fiotec pela iniciativa e por incentivar momentos que aproximam as pessoas de forma tão leve e significativa.”

Camila Lantiman

Analista de Projetos de Execução Nacional – GPR

“Para mim, a corrida da Fiotec foi leve, inspiradora e cheia de energia boa. Foi ótimo cuidar da saúde e ainda curtir esse momento de integração, com atividades que promovem o nosso bem-estar!”

Thalia Teixeira Jovem aprendiz

“A participação no Circuito RJ foi incrível, por estar retornando às práticas de corrida após um período longe, me relembrou o quanto faz bem e me incentivou a voltar a praticar. E com o apoio dos amigos do dia a dia, tornou o momento ainda mais incrível.”

Matheus Monteiro

Analista de Logística – LOG

“Participar, superar limites, cruzar a linha de chegada e descobrir do que somos capazes é uma sensação incrível. Essa foi minha primeira corrida e agora estou mais motivado do que nunca para enfrentar novos desafios.”

“Esse já é o segundo ano que corro com o incentivo da Fiotec, e já havia alguns meses que eu não corria. Após a divulgação do evento, comecei a me preparar para esse momento, e lá consegui super ainda mais as minhas dificuldades. Ter a energia dos colegas do trabalho correndo juntos é emocionante. Obrigada, Fiotec, por impulsionar a superarmos cada dia mais os nossos limites.”

Taciana Monforte

Analista de Contas a Receber - GFC

“Foi minha primeira vez participando de um evento de corrida e já estou atenta para participar de outros. Realizei a caminhada de 3k.”

Yasmim Marques

Assistente de Contratos - GJU

RESPONSABILIDADE E EMPATIA GERAM DIÁLOGO

Workshops de comunicação humanizada provocam reflexão sobre as relações no ambiente de trabalho, seus benefícios e como podem tornar-se desafios para as organizações

Por Gustavo Amaral

Muitas vezes a solução para um problema, para aquele processo que não evolui como o esperado, está na comunicação. Isso mesmo. O que explica não conseguirmos sucesso em um trabalho que conta com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis, que tem a chancela da alta liderança, visto por todos na organização como algo realmente importante? O desafio pode estar na comunicação.

A Fiotec firmou uma nova parceria com o Instituto Eduardo Borga, dessa vez para debater a importância da comunicação humanizada com cada um de nossos colaboradores. A conversa atingiu diversas turmas durante todo o mês de agosto, e no início de setembro em Brasília, estimulando nos profissionais... a reflexão sobre “como eu me comunico no dia a dia de trabalho?”.

Eduardo Borga e Evandro Vedovate, ambos comunicadores com larga experiência no tema, apresentaram o conceito de uma comunicação baseada no afeto, na construção de laços entre as pessoas. Segundo eles, a comunicação humanizada nada mais é do que o diálogo, a troca entre duas ou mais pessoas de forma respeitosa e empática. O desafio? Aplicar esse pensamento às relações de trabalho, muitas vezes permeadas por prazos a serem cumpridos e hierarquias a serem respeitadas.

Para Evandro, “a comunicação é um jogo de xadrez em que é preciso saber qual a melhor jogada a fazer em seguida”. O comunicador defende que o ponto central do debate é assumirmos a responsabilidade pelo sentido que o interlocutor dará aquilo que eu acabei de dizer. Ou seja, devemos deixar para trás o pensamento de que somos responsáveis apenas por aquilo que falamos e não por como a pessoa interpreta nossa mensagem. Parece difícil, concorda? Mas na prática, a comunicação humanizada propõe que o diálogo com o outro aconteça de forma planejada, que pensemos nas palavras a serem utilizadas, na forma de se expressar, antes de verbalizar a mensagem. Para isso, existe o método PRISMA:

P R I S M A

ropósito – qual é o objetivo central daquilo que pretendo comunicar?

esponsabilidade – como me expressar de forma clara, empática, para ser plenamente entendido?

ntenção – o que espero conseguir, alcançar, com a minha comunicação?

uporte – existe algo que possa auxiliar no entendimento do que estou comunicando? Talvez um documento, uma troca de e-mails.

ediação – algumas conversas precisam de um terceiro ator para garantir a satisfação de todos e o respeito mútuo.

juste – de que forma devo comunicar a essa pessoa? Qual linguagem utilizar?

O método PRISMA, segundo Evandro, é uma forma efetiva de rompermos com o ciclo da má comunicação no ambiente de trabalho. Ele ressalta que, além do emissor da mensagem, o interlocutor também precisa estar atento e comprometido a colocar o método em prática ao responder. Na prática, não é porque eu fui cobrado por alguém de forma ríspida que devo reproduzir essa postura ao me comunicar com a equipe que lidero, ou com meus colegas de trabalho.

Mas o que a comuni-

cação humanizada

nos ajuda a superar?

Já no fim dos workshops, Eduardo e Evandro propõem um exercício em que os próprios profissionais precisam elencar os ruídos de comuni-

cação existentes em seu dia a dia de trabalho. Eles explicam que esses entraves, além de dificultarem a troca clara de mensagens e uma comunicação respeitosa, refletem diretamente nas entregas da organização e na relação construída entre as pessoas. Os ruídos de comunicação podem ser:

Operacionais –Relacionais –Estruturais –

aqueles que atrapalham a entrega de resultado das equipes

que afetam a confiança entre as pessoas

os que refletem a cultura da organização

Faça um exercício rápido: em que cate goria problemas como a falta de retor no, demora excessiva para responder, cobrança desrespeitosa, informações incompletas e falta de responsabilida de ao comunicar se encaixariam? Todos esses ruídos foram apontados pelos pró prios profissionais durante os encontros.

E você, está comprometido a superar quais desses ruídos?!

Mais do que apontar o que está errado em nossa comunicação, é preciso ser parte da solução. O workshop foi um estímulo para que cama comece a pensar nesse momentos para aplicar no dia a dia. Estamos juntos nessa?

A visão de quem participou

O Workshop nos proporcionou um momento de muita interação, aprendizado, troca de experiências e debates. A distribuição de turmas em grupos menores foi de suma importância, pois o tempo foi muito proveitoso em que podemos prestar mais atenção nos assuntos abordados e nos permitiu uma autoavaliação de nossas atitudes e nossa forma de comunicação. Ressaltando que cada um tem um papel muito importante de propa gar a comunicação e ser um agente transformador!

Muito importante colocar em prática na Fiotec e na vida os ensinamentos de uma forma empática, respeitosa, construindo assim um ambiente colaborativo produtivo e saudável.

“ “ “

Sou uma pessoa muito calada e reservada, e tinha em mente que isso poderia ser um ponto negativo em mim, profissionalmente. Porém, o workshop nos mostrou que a comunicação vai muito além da fala propriamente dita. Está na linguagem corporal, expressões faciais e na postura aberta e profissional. Está na capacidade de compreender diferentes perspectivas e emoções, demonstrando sensibilidade às necessidades e preocupações dos outros. Está no equilíbrio entre ser direto e manter a cordialidade nas interações profissionais. Está na escuta atenta e engajada, demonstrando interesse genuíno nas mensagens recebidas.

Compreendi que a comunicação não verbal tem sua importância e caminha de “mãos dadas” com a verbal, e quando feita de forma eficaz me auxiliará no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho.

Vitor Hugo Saracuza Logística

de notícias

Fundep e Fiotec

Com estrutura integrada, modular e flexível, hospedagem em nuvem e foco na experiência do usuário, o GPF 2.0 (nome provisório) é o novo sistema de gestão de projetos que será desenvolvido a partir de uma parceria estratégica entre a Fundep e a Fiotec. A implementação do GPF 2.0 representa um avanço estratégico na forma como as fundações de apoio podem realizar a gestão dos projetos. Ao comentar esse marco, o presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez, destaca o compromisso contínuo da Fundação e a importância da atuação conjunta.

Leia

Fiotec Apoia

A Fiotec estreou uma nova série de conteúdos para apresentar à sociedade projetos de relevância nacional e internacional desenvolvidos pela Fiocruz. A produção Fiotec Apoia – Projetos Fiocruz que impactam vidas está disponível na página da instituição no YouTube.

Veja mais em

Entrevista

Quase 350 aldeias indígenas em extrema vulnerabilidade, principalmente motivada pelo avanço do garimpo ilegal em Roraima. Bruno Alves de Andrade conversou com a Fiotec sobre o projeto que coordena voltado ao acolhimento e garantia de direitos dos povos Yanomami e Ye’kwana.

Confira

Corre, Fiotec

No último dia 3 de agosto, a Fiotec participou do Cir cuito RJ 2025, no Rio de Janeiro. A iniciativa Corre Fiotec, promovida pelo Programa de Qualidade de Vida, levou colaboradores para uma manhã de ativi dade física, integração e superação, reforçando a im portância de manter o corpo e a mente ativos.

Saiba mais

Coleta seletiva popular em MG

A Fiotec foi a principal patrocinadora do evento de inauguração do galpão da Acamares, organização sem fins lucrativos que reúne catadores de materiais recicláveis do município de Sorzedo, em Minas Gerais. O apoio foi possível por meio de uma articulação envolvendo a presidência da Fiocruz e o Instituto René Rachou, a Fiocruz Minas.

Gestão documental

A Fiotec vive um movimento de inovação que também mu dou a forma como lidamos com nossos documentos. O nú cleo de Arquivo identificou na tecnologia uma grande aliada e, a partir disso, passou por uma transformação: deixou de ser visto apenas como um setor operacional e agora assu me um papel estratégico sob um novo nome – Gestão Do cumental.

Veja o que rolou

Veja mais aqui

Quer ver tudo que rolou neste mês? Acesse a FiotecNet

Quem Eu Sou?

Flavio Silva

Há quanto tempo você está na Fiotec e como chegou à insti tuição?

Estou na Fiotec há 4 anos, desde maio de 2021. Encontrei a opor tunidade da vaga de comprador através do site. No mesmo dia que enviei o currículo já fui convidado pela Gerência de Pessoas para participar do processo seletivo.

Foi a primeira vez que participei de um processo de seleção totalmente remoto, foi uma experiência ímpar, sendo muito bem orientado a cada etapa do processo até a sonhada vaga. Vi na Fiotec uma oportunidade de agregar novos desa fios e conhecimentos à minha carreira profissional, tendo em vista a missão da

Gerência de Logística

instituição e os valores que são compatíveis com os meus, mesmo com longos 20 anos de experiência na área.

Como é o seu dia a dia de trabalho?

Sou comprador e atuo no estado de Minas Gerais, responsável por atender às mais variadas demandas dos projetos da Fiocruz a nível nacional, sejam elas materiais ou serviços, principalmente da Fiocruz Minas (IRRInstituto René Rachou) e dedicado ao projeto World Mosquito Program.

Na Fiocruz Minas, mais especificamente no projeto WMP, é necessário haver um responsável local. Isso por causa das características inerentes ao projeto, que na maioria das vezes são compras locais de itens com valores pequenos, que os fornecedores habituais não conseguem atender devido às políticas comerciais. Prezamos pela execução dos cronogramas dos projetos dentro do prazo esperado.

É uma rotina que exige uma análise crítica e criteriosa de todos os pormenores do processo para que possa atender às exigências das premissas dos agentes financiadores e da Fiotec no quesito procedimento padrão, evitando assim futuros transtornos com prestação de contas. Recebo as demandas via Sistema de Compras e trabalho em conjunto com os analistas de Projetos para atendermos com responsabilidade, qualidade e principalmente com celeridade e tempo hábil as necessidades do nosso cliente Fiocruz.

Para você, o que significa trabalhar em uma instituição como a Fiotec?

Significa estar trabalhando num ambiente acolhedor, profissional e acima de tudo que te oferece todo o suporte estrutural, tecnológico e emocional para realizar as atividades com dedicação e responsabilidade.

É muito prazeroso, enquanto pessoa, estar contribuindo com a Fiocruz através da Fiotec com projetos que realmente fazem a diferença na vida da sociedade e saber que ali tem um dedinho do nosso esforço. Sou muito grato e realizado em fazer parte de uma instituição extraordinária.

No seu tempo de lazer, o que gosta de fazer?

Gosto de realizar atividades em família, como viagens, e tenho como meu principal hobby jogar futebol com os amigos. Mas também curto fazer trilhas de mountain bike pelas montanhas de Minas Gerais. Costumo tirar um tempo para compor músicas no piano e adoro cantar, seja sozinho ou em banda.

Qual é o seu(a) artista musical

favorito(a)?

Banda Catedral. Curto muito um pop-rock de qualidade, músicas com letras que te fazem pensar, refletir e tirar lições para a vida.

E livro favorito, você tem algum?

Meu livro favorito é a Bíblia, pois a defino como o manual da vida para vivermos uma vida plena e de longos dias.

Em poucas palavras, como você se definiria?

Me defino como uma pessoa que encara a vida com muita garra, resiliência, alegria, responsabilidade, humildade e com muitos sonhos e metas a serem conquistadas, e sabendo que é imprescindível respeitar a condição de cada um enquanto pessoa.

Quer ver tudo que rolou neste mês? Acesse a FiotecNet

NI CA

/ fiotecfiocruz

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Fiotec Comunica | Edição 333 by Fiotec - Issuu