1º Encontro de Autarcas eleitos pelo PS

Page 7

Sentem-se alguns sinais de falta de articulação entre a presidência da junta e o executivo municipal situação que a agudizar-se não nos parece que seja a melhor forma de responder aos problemas das populações. Mais do que valorizar questões de protagonismo ou de natureza pessoal, o primado deve ser o de servir as populações e resolver os problemas dos munícipes. Mas na União de freguesias de Albufeira e Olhos de Água e na freguesia da Guia a prioridade tem sido a proximidade com as pessoas, a realização de contactos regulares com a população, o falar com as pessoas, em pequenos grupos ou individualmente ou de forma orgânica nas instituições é o objectivo. Um posicionamento de proximidade e uma clara e plena identificação com os problemas reais das populações fazem a diferença! Os autarcas eleitos pelo PS estão e vão fazer a diferença!

A NOSSA VISÃO No início do mandato deveria ter havido uma preocupação em estabelecer um diálogo e uma discussão com toda a sociedade e, caso fosse necessário, criarem-se fóruns abertos de discussão e participação envolvendo a comunidade nas decisões municipais. A falta de conhecimento dos problemas não deve ser a matriz, mas uma atitude proactiva, o ir ao encontro dos mesmos, buscando respostas adequadas à sua resolução. Estamos cientes que é imprescindível uma nova abordagem na gestão municipal, novas políticas, um novo olhar para realidade municipal, mas começamos a perceber que essa necessidade não vai merecer concretização. Hoje, começam a ser evidentes os sinais de continuidade, com a manutenção das mesmas opções como, por exemplo, o recurso à contratação externa para a limpeza e recolha de lixo na concelho, actividade que evidenciou uma perda significativa de qualidade nos últimos anos mas que o actual maioria persiste em manter nos mesmos moldes, recusando uma solução interna que no nosso entender traria notórias vantagens, inclusive financeiras bem como na qualidade do serviço. O mesmo se coloca em relação à necessária reorganização dos serviços municipais e à elaboração de planos de manutenção das infra-estruturas as quais começam a evidenciar notórios sinais de degradação com uma evidente perda de qualidade do espaço público, o que é preocupante num concelho turístico como o nosso. Nas questões sociais é fundamental existir um modelo de apoio eficaz, concreto que tenha como horizonte a resolução das questões a médio e longo prazo. As famílias carenciadas podem hoje ter acesso a um conjunto de apoios que nos parecem suficientes e que para a sua implementação contribuímos de forma decisiva, no entanto, a médio e longo prazo, não se vislumbra uma saída para a sua situação. É essencial fomentar o emprego para os desempregados de longa duração com níveis de dificuldade e carência enormes.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.