Proposta requalificação Av.ª 25 de Abril - Albufeira

Page 1

PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DA AV. 25 DE ABRIL EM ALBUFEIRA

Considerandos: Albufeira é uma cidade com uma tradição turística bastante enraizada, sendo importante privilegiar a sua qualificação, especialmente no espaço público, para que não só os turistas que a visitam, mas também os que nela habitam e ou trabalham se sintam satisfeitos. A Av. 25 de Abril é uma das artérias da cidade com maior circulação de peões, não estando, neste momento, ordenada de modo a garantir a livre e segura circulação de peões. A Av. 25 de Abril, dada a sua localização, é o local preferido pelas empresas fornecedoras de mercadorias para efectuarem a descarga de grande parte dos produtos destinados ao comércio, especialmente aos estabelecimentos de restauração e bebidas. A escolha por esta Avenida faz todo o sentido, mas a falta de ordenamento e controlo do modo como são realizadas tais descargas origina a que grande parte desses veículos esteja estacionada de forma desordenada, ao longo de toda a Avenida, fora dos locais próprios de estacionamento e sem observância dos horários fixados. Também não se percebe o motivo pelo qual após as 12 horas, a zona para cargas e descargas da Rua Ferreira de Castro fique interditada ao livre estacionamento, com a colocação de baias de segurança, controladas por um vigilante. Não dignifica em nada a Avenida a existência na zona pedestre de um parque de estacionamento destinado a motociclos, demarcado com prumos de madeira e cordas. O mesmo se diga quanto ao acesso às garagens existentes na mesma zona, na qual não existe qualquer indicação para os peões. A iluminação pública é insuficiente, estando alguma desenquadrada, nomeadamente a colocada em tubos de ferro com passagem de cabos aéreos entre tubos. A ocupação da via pública pelas bancas de venda ambulante, especialmente pelas bancas de artistas de rua junto das escadas rolantes está totalmente desajustada. A praça de Táxis na Av. 25 de Abril tem lotação excessiva, ocupando uma faixa demasiado larga, para além de estar delimitada com floreiras/vasos de grande diâmetro que ocupam muito espaço, o qual deveria ser utilizado pelos peões. Em frente ao parque P5, existe uma passadeira para peões que atravessa a praça de Táxis que está constantemente obstruída. Apesar da Av. 25 de Abril ser a via de circulação de trânsito mais central da cidade de Albufeira, nela existe apenas um lugar para os veículos de turismo de transporte de passageiros efectuarem cargas ou descargas. Além disso, o mesmo só pode ser utilizado a partir das 12h, estando quase sempre ocupado por outros veículos. Ora tal não satisfaz de modo as necessidades dos imensos estabelecimentos hoteleiros existentes, quer na Avenida, quer nas suas redondezas.


Assim, proponho: 1. Que se delibere dar início ao procedimento para a requalificação da Av. 25 de Abril. 2. Para esse efeito, disponibilizo-me para apoiar os serviços municipais, no que entenderem ser útil e conveniente. 3. Seguidamente, descrevo as alterações que entendo serem benéficas para a requalificação da Avenida 25 de Abril, a saber: - A pintura do muro de suporte em betão junto das escadas rolantes. - A substituição de todas as lajes do chão que estão danificadas e o respectivo nivelamento. - A transferência das bancas dos artistas de rua para o local onde se encontra instalado o parque de motociclos, e o reordenamento das bancas de venda ambulante. - A instalação do parque de motociclos na travessa dos telheiros em frente ao P5. - Proceder-se à marcação, com pintura no chão, de via de circulação de viaturas para os acessos às garagens e criação de passadeiras de peões. - A criação, em frente ao posto da GNR, de 3 lugares para cargas e descargas de passageiros por parte de veículos de turismo, sendo tais lugares utilizados à noite pelos veículos da força de intervenção da GNR. - A permissão para os veículos de mercadorias de grande dimensão efectuarem as cargas e as descargas até às 10 horas. Após as 10 horas, o acesso à Avenida, para cargas e descargas só seria permitido a veículos com menos de 2m de altura e 6m de comprimento, sendo utilizado o parque P5 por esses mesmos veículos. Para esse efeito, deverá encetar-se negociações com a entidade exploradora do referido parque P5 no sentido de se permitir a permanência dessas viaturas por um período até 2h, não sujeito a pagamento. - A redução da praça de Táxis para 7 lugares, permanecendo no mesmo local, mas iniciandose a seguir à passadeira, limitando-se a área com um lancil e se possível com a colocação de um abrigo para o sol. - O aumento do número de lugares da praça de Táxis junto do P1, alterando o sentido de trânsito na travessa mais a sul do Bairro dos Pescadores por forma a permitir aos táxis estacionados na praça junto do P1 se desloquem rapidamente para a praça da Avenida 25 de Abril logo que verifiquem no GPS a existência de um lugar disponível. - A criação de pequenos apontamentos na Avenida com as floreiras/vasos e bancos existentes, bem como a colocação de mais bancos, caso estejam disponíveis nos armazéns municipais. - O melhoramento da iluminação, especialmente entre as escadas rolantes e o parque P5.

Albufeira, 15 Janeiro de 2014

Rogério Neto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.