Movimento jornal 4

Page 1

“O FUTURO QUE QUEREMOS” FACAMP MODEL UNITED NATIONS Ano IV | Jornal 4 | 05 de setembro de 2016

Muita cor na festa Neon is The New Black DELEGADOS TIVERAM UMA NOITE DE CELEBRAÇÃO E O SHOW DE TALENTOS DOS DIRETORES

Delegados coloriram a noite com tintas neon e uma decoração especial

Fotógrafa: Tuíra Favarin

SpecPol se distancia do consenso?

Caminhada cultural por Campinas

DELEGADOS BUSCAM ALINHAMENTO QUANTO AO FINANCIAMENTO DA AÇÃO ANTI-MINAS

AS IMPRESSÕES DOS DESBRAVADORES DA CIDADE

Secretária da UNMAS, Agnês Marcaillou, durante o debate

O professor Brolezzi guiou a caminhada durante a manhã de domingo

Fotógrafa: Lívia Azevedo

Fotógrafo: Alyson Santos


Desvendando Campinas DELEGADOS REDESCOBREM CAMPINAS E SEUS LOCAIS HISTÓRICOS Por Ana Laura Freire

O FAMUN proporcionou a oportunidade de redescobrir Campinas a partir de uma nova perspectiva. A caminhada cultural, guiada pelo professor de História da Arte da FACAMP, Renato Brolezzi, convidou os participantes a repensarem as concepções urbanas e a própria história da cidade. A memória e as histórias dos cidadãos foram revividas enquanto os desbravadores aprendiam aspectos únicos da criação de monumentos históricos e detalhes de suas histórias. A bela catedral Nossa Senhora da Conceição foi um dos pontos principais visitados. O monumento colonial foi inaugurado em 1883 e representa um grande período da história brasileira. Redescobrir o significado das obras e da própria arquitetura encantou cada um de maneira diferente. As transformações econômicas, a decadência dos espaços públicos e a perda das relações entre o indivíduo e a cidade foram tópicos discutidos durante o percurso. “As pessoas apenas passam, mas não há uma troca significante entre a cidade e seus habitantes”, afirmou o professor

Brolezzi, enquanto os caminhantes passavam pela Praça Carlos Gomes. A caminhada representou uma reflexão de todos os envolvidos sobre suas próprias relações com o espaço urbano e acerca da história da cultura brasileira e campinense.

Delegados aprendem mais sobre o centro histórico de Campinas durante a caminhada cultural Fotógrafo: Alyson Santos

Comitês UNESCO

Por Enrico Dantas

UNICEF

Por Enrico Queirazza

Diante da possibilidade de replicar patrimônios da humanidade com a tecnologia de impressão 3D, os países da Europa Ocidental e da OIC foram favoráveis à criação de réplicas, pois acreditam que se trate de uma medida preventiva de preservação. Já os países asiáticos se posicionaram contrários a tal ação, argumentando que, se a UNESCO pode financiar um projeto de réplicas, por que não se empenhar na preservação das obras originais e tomar medidas que realmente sejam preventivas?

Delegados convergiram sobre a capacitação de professores serra-leoneses, que serão auxiliados por um programa realizado por profissionais estrangeiros. Em relação à proposta apresentada pelo Reino Unido de escolas móveis, o representante da China questionou sua eficácia. Burkina Faso ressaltou que o sistema educacional deve cumprir um papel social. Em decorrência dessa demanda, os EUA expuseram um programa com esse enfoque, destinado aos alunos de Serra Leoa.

GABCRISES

PNUMA

Por Letícia Dias

As representantes da SAEI afirmaram que, se o Brasil se posicionar a favor da invasão americana no Iraque, não apenas poderia abrir precedente para possíveis ataques terroristas no Brasil, como tornaria o país um alvo de retaliação do Iraque e de outros países do Oriente Médio que o apoiam. Ademais, os representantes da ABIN e da Secretaria de Petróleo e Gás afirmaram que uma posição neutra também não seria favorável, pois sinalizaria a incapacidade brasileira na tomada de decisões críticas.

Por Heloisa Camargo

Os países em desenvolvimento questionaram os elevados níveis de consumo mundial. Porém, os EUA acreditam que o foco não deve ser reduzir o consumo, mas sim, reencaminhar o lixo produzido. A delegação norte-americana também sugeriu incentivos fiscais para que as empresas privadas recolhessem os produtos que poderiam ser reutilizados e os doassem para países-alvo. Assim, poderiam diminuir a quantidade de lixo produzido e, por conseguinte, o custo do processo de reciclagem.


Da calmaria à tempestade Os altos e baixos do CSNU PRESTES A CHEGAR AO CONSENSO,

DELEGADOS DIVERGEM NA DESTINAÇÃO O PROGRAMA NUCLEAR NORTE DOS RECURSOS

SPECPOL Por Camila de Góes

CSNU Por Laura Pereira

Com o documento elaborado e prestes a chegar-se a um consenso entre as delegações, divergências surgiram após a delegada do Sudão do Sul e a Secretária da UNMAS, Agnês Marcaillou, retomarem as discussões sobre a arrecadação de recursos e seu direcionamento para a ajuda humanitária. Os EUA, ao se pronunciarem reforçando a necessidade de retomada das discussões mesmo sem uma solução em pauta, acabaram por provocar sentimentos adversos, como pode ser percebido na afirmação da secretária da UNMAS: “Os EUA ignoram a questão social e o Tratado de Ottawa, mas espero um consenso em breve”. Ainda na sessão formal, foram acatadas modificações no documento, atrasando um possível consenso que já estava prenunciado. Após definirem que a UNMAS fará a intermediação na transferência de recursos entre os países, os delegados recuperaram o foco e a finalização da resolução foi novamente discutida. Para o delegado do Iêmen, país mais interessado na conclusão da resolução, o documento está, agora, pronto e caminhando definitivamente para a aprovação por consenso no comitê.

Apesar de o comitê estar inicialmente dividido entre dois rascunhos de resolução (um liderado pela China e outro pelo Reino Unido), a articulação de um consenso foi possível quanto aos assuntos gerais relacionados às sanções. O documento final introduzido reforçou a importância do diálogo diplomático, proposta discutida por Espanha, China, Egito e Irã. A resolução também levou em consideração os efeitos humanitários das sanções e garantiu maior participação do país sancionado e de outras nações próximas a ele nas reuniões do CSNU que tratassem desse tópico. Os delegados passaram a discutir o caso da Coreia do Norte, quando o ambiente ficou mais tenso: de um lado, os EUA e o Reino Unido voltaram a defender a imposição de sanções mais rígidas à RPDC e enfatizaram a ameaça que os testes nucleares norte-coreanos representam. Entretanto, Egito, Espanha, Irã, China e Rússia criticaram as posições contraditórias do Conselho quanto ao caso da Coreia do Norte: se a medidas diplomáticas devem ser priorizadas, por que os países defendem ações mais rígidas contra o país asiático?

Secretária da UNMAS, Agnês Marcaillou, ressaltou a questão de recursos para ajuda humanitária Fotógrafo: Alyson Santos

Coreia do Norte demonstra preocupação com o debate sobre seu programa nuclear Fotógrafa: Lívia Azevedo


Música, cores, ação!

SABORES E TALENTOS SURPREENDERAM NA NEON IS THE NEW BLACK Por Enrico Dantas

Em meio aos deslumbres multicoloridos proporcionados pelas tintas neon e a música ao vivo do Grupo Sem Pressa, os delegados do ensino médio aproveitaram intensamente a festa Neon is The New Black na noite de domingo, no Espaço Sabores Mendoncinos. Os delegados deixaram o traje social de lado e optaram por um look mais despojado e casual para a festa. Ficaram maravilhados com o ambiente e elogiaram a ótima companhia e a pizzada. O evento contou com uma fascinante apresentação de dança, com diversas coreografias dos diretores do FAMUN. E os delegados do EM ainda foram surpreendidos com um dos maiores talentos que o curso de Relações Internacionais da FACAMP poderia apresentar: a Baterinos. O grupo da bateria fez uma apresentação memorável e todos ainda posaram para inúmeras fotos com nosso rubro mascote, o rinoceronte Seu Rojas. Os eventos sociais realizados pelo FAMUN contribuem para a integração entre alunos de diferentes escolas, professores, diretores e, até mesmo, pela Equipe de Imprensa.

Da mesma forma, também proporcionam um ambiente de descontração, como pontuado pelo nosso diretor, Arthur Magro.

As delegadas celebraram a amizade com belas pinturas faciais em neon Fotógrafa: Tuíra Favarin

ÔNIBUS horários 5 DE SETEMBRO 19h40 FACAMP - Hotel - Barão Geraldo

RÁDIO FAMUN Para: Diretores do PNUMA De: Anônimo Música: Aquele 1% - Wesley

Para: Guilherme Gana De: Anônimo

TELEFONES úteis FACAMP (19) 3754 8500

Safadão

Hotel CPV Táxi (19) 3251 2809 Campinas Barão Geraldo Código do UBER: (19) 3772 3311 (19) 3289 3300 FAMUN

Música: Burning Desire - Lan

a Del Rey

Para: Pedro Jacob De: Anônimo Música: Chop Suey - SOAD

EQUIPE MOVIMENTO Edição Patrícia Rinaldi Talita Pinotti Rúbia Marcussi Coordenação Andréia Andrade Lucas Valença

Marina Pongitor Design Renata Zani Alexandre Godoy Equipe Camila de Góes Enrico Dantas

Enrico Queirazza Heloísa dos Santos Laura Pereira Letícia Dias Relação Públicas Gabriela Pita Furlan Victória Amalfi

Fotografia Lívia Azevedo Tuíra Favarin Revisão Adriana Quartarolla Alyson Santos Patrícia Coy

redes sociais: famunfacamp famun.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.