Movimento jornal 1, 1a edição

Page 1

“O FUTURO QUE QUEREMOS” FACAMP MODEL UNITED NATIONS Ano IV | Jornal 1 - 1ª edição | 02 de setembro de 2016

FAMUN 2016: O FUTURO QUE QUEREMOS TEM INÍCIO A 4ª EDIÇÃO DO FAMUN

A equipe do FAMUN dá as boas-vindas aos participantes

Fotógrafa: Tuíra Favarin

Abordagem UN4MUN O FAMUN CAPTURA O ESPÍRITO DE CONSENSO DA ONU

AGENDA NÃO PERCA O COQUETEL DE ABERTURA NA FACAMP, DAS 16H30 ÀS 17H30 A CERIMÔNIA DE ABERTURA OCORRERÁ NO AUDITÓRIO DA FCM, DAS 18H00 ÀS 20H30

Representantes de oito modelos do Brasil em workshop sobre a abordagem UN4MUN na FACAMP Fotógrafa: Talita Pinotti


A organização do FAMUN 2016

OS PREPARATIVOS E AS EXPECTATIVAS PARA A 4ª EDIÇÃO DO MODELO Por Isabela Mendes

Quatro anos após a primeira edição, o FAMUN busca inovar enquanto mantém o alto nível de comprometimento de sua equipe. Por isso, os preparativos para a 4a edição começaram ainda em 2015, com a eleição do Secretariado, composto por Renato Peixeiro (Secretário-Geral), Murilo Concon (Secretário Acadêmico) e Maria Rita Favareto (Secretária Administrativa). O Secretariado é o principal responsável pela organização do evento e condução da equipe. Os trabalhos do FAMUN envolvem a presença fundamental dos presidentes, relatores e secretários, responsáveis pela preparação dos comitês e de seus respectivos guias de estudo – os quais foram compilados em formato de livro –, o que garante um material de qualidade para o estudo dos delegados. Ademais, o FAMUN conta com a Equipe de Crises, responsável por elaborar situações críticas que exigem respostas rápidas dos delegados, e a Equipe de Imprensa, que realiza a cobertura do evento e recria o papel da mídia nas discussões.

Em entrevista, o Secretariado ressaltou o fato de que a preparação foi desafiadora. O Secretário Acadêmico, Murilo Concon, destacou que o FAMUN requer uma grande infraestrutura que precisa ser cuidadosamente planejada. Maria Rita, a Secretária Administrativa, afirmou que todas as atividades foram pensadas com antecedência, visando a manter o elevado nível de discussão presente no FAMUN. Para o Secretário-Geral, Renato Peixeiro, o FAMUN é uma experiência valiosa na jornada acadêmica de seus participantes, porque requer um verdadeiro comprometimento de todos. Nesse espírito, o Secretariado trabalhou para promover um ambiente harmonioso desde o início da preparação do FAMUN 2016: sabendo dos desafios a enfrentar, toda a equipe fez o melhor para proporcionar uma edição cheia de inovações. O resultado esperado são cinco dias de discussões aprofundadas nos 10 comitês oferecidos. Portanto, prezados delegados, sejam bem-vindos à 4a edição do FAMUN!

Em busca de um futuro sustentável

O FAMUN 2016 RESSALTA A NECESSIDADE DE SE REPENSAR O FUTURO A PARTIR DO AGORA Por Laura Pereira

Na edição de 2016, os comitês do FAMUN buscam repensar o desenvolvimento global para os próximos 15 anos, tendo como inspiração “O Futuro que Queremos”, um tema real da ONU. Criada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em novembro de 2011, a campanha “O Futuro que Queremos” engajou Estados, empresas e a sociedade civil na definição de novos compromissos globais, para que eles fossem discutidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012. Ao final da Conferência, os Estados-membros da ONU aprovaram uma declaração final, intitulada “O Futuro que Queremos”. Nesse documento, foram definidas ações para a promoção do desenvolvimento sustentável, considerando três dimensões: o desenvolvimento econômico, a coesão social e a proteção ambiental. A partir das definições da Rio+20, criou-se o primeiro esboço do que viria a ser a Agenda

2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A declaração “O Futuro que Queremos” serviu de base para a definição dos comitês e tópicos de discussão do FAMUN 2016. Com esse tema, o FAMUN espera engajar seus participantes em discussões sobre a construção de um desenvolvimento inclusivo. Espera-se que os delegados compreendam a verdadeira importância da cooperação internacional e que adotem medidas transformadoras para atingir um futuro sustentável e resiliente.

A Rio+20 e seu documento “O Futuro que Queremos” inspiraram o FAMUN 2016 na busca por um futuro sustentável Divulgação oficial da Rio+20


Por dentro do FAMUN 2016

A EXPERIÊNCIA DE SER PARTE DA EQUIPE DO FAMUN Por Leticia Martins

O FAMUN tem uma grande equipe encarregada de todos os preparativos para receber aproximadamente 500 estudantes do Ensino Médio e Superior de todo o Brasil – e do mundo – para participar das simulações dos mais diversos comitês. E a experiência de preparar um evento tão aguardado foi um desafio inesquecível e recompensador, conforme relatam membros da equipe. Juliana Giglio, Presidente do Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol), relembrou o amadurecimento de seu comitê, desde a proposição do tema, ainda em 2015, até a finalização dos guias de estudos neste ano. Juliana ressaltou que o FAMUN permite um crescimento pessoal e profissional inigualável: ela participa do projeto desde sua segunda edição e afirmou que cada ano trouxe novas perspectivas de estudo e de amadurecimento, sem contar a clara evolução em sua capacidade de oratória. Ela ressaltou os desafios para a preparação de um evento do porte do FAMUN e todo o trabalho em equipe necessário, pois, apenas em conjunto, a equipe é capaz de superar os desafios em preparar um evento inesquecível. Damaris Roman, Secretária do comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), disse que a preparação para o FAMUN foi uma importante experiência profissional, pois permitiu o estudo de temas de seu interesse e fomentou sua capacidade de organização e de trabalho em grupo. Damaris também ressaltou a formação humanística proporcionada pelo FAMUN, principalmente com as atividades sociais desenvolvidas ao longo do ano, com destaque para a I Semana Cultural – uma colaboração entre o Projeto de Aprendizagem Social (PAS) e o FAMUN – e a campanha de doação de sangue para o Hemocentro da UNICAMP. A equipe do FAMUN 2016 tem imenso carinho pelo projeto e trabalhou arduamente para que todos os delegados possam se engajar na discussão de temas contemporâneos, com a profundidade proposta pelo FAMUN. O aprendizado em conjunto pautará uma edição de enorme sucesso!

Damaris Roman, secretária da UNESCO (primeira à esquerda), e seus colegas de comitê Fotógrafa: Lívia Azevedo

O Secretariado trabalhou para proporcionar uma edição cheia de inovações Fotógrafa: Talita Pinotti


Pioneirismo no mundo das simulações

FAMUN ADOTA A ABORDAGEM UN4MUN E SE APROXIMA DA REALIDADE DA ONU Por Ana Carolina Dantas

A abordagem UN4MUN, elaborada pelo Departamento de Informação Pública da Organização das Nações Unidas (ONU), integrará as regras de procedimento do FAMUN nesta edição, uma inovação que busca trazer maior dinamismo à simulação. Em 2015, parte da equipe organizadora do FAMUN pôde participar de um workshop realizado pela própria ONU, em sua sede em Nova Iorque, que capacitou organizadores de MUNs do mundo todo a implementar a nova abordagem. Tradicionalmente, os modelos brasileiros tendem a não prezar pelo consenso como objetivo principal do debate, o que os afasta da prática real do sistema ONU. As regras e o processo de tomada de decisão dessa organização são focados no espírito de colaboração, e a abordagem do UN4MUN busca fazer com que os MUNs estejam mais próximos dessa realidade que se verifica no dia a dia da ONU. O resultado é uma simulação muito mais realista, o que requer conhecimento mais aprofundado e maior envolvimento dos estudantes. Convencida de que os modelos brasileiros deveriam oferecer experiências mais próximas da realidade da tomada de decisão em nível internacional, a equipe organizadora do FAMUN promoveu, nos dias 19 e 20 de março, o workshop UN4MUN Brasil, do qual participaram representantes de oito modelos nacionais. Durante o evento, as novas regras da abordagem UN4MUN foram apresentadas e discutidas com todos os presentes. Athur Hipler, da SiRIEN, participou do workshop e salientou que a abordagem traz regras que são mais práticas e de fácil compreensão. Ele elogiou a interação entre os Secretariados durante e, especialmente, após o evento: todos foram muito proativos e buscaram implementar as mudanças acordadas, o que é essencial para maior harmonização das regras de procedimento dos modelos brasileiros. Visto que a intenção principal de todo modelo é recriar o ambiente e o espírito das discussões internacionais, o FAMUN inova com a adoção do UN4MUN e proporcionará aos seus participantes, nesta edição de 2016, uma experiência única!

ÔNIBUS horários

famunfacamp

2 DE SETEMBRO 10h40 Barão Geraldo - Hotel - FACAMP 11h30 Hotel - FACAMP 17h15/17h40 FACAMP - FCM

TELEFONES úteis FACAMP (19) 3754 8500

Hotel CPV Táxi (19) 3251 2809 Campinas Barão Geraldo Código do UBER: (19) 3772 3311 (19) 3289 3300 FAMUN

famunfacamp Siga a equipe do FAM

UN no @famunfacamp

EQUIPE MOVIMENTO Edição Patrícia Rinaldi Talita Pinotti Rúbia Marcussi Coordenação Andréia Andrade Lucas Valença

Marina Pongitor Design Renata Zani Alexandre Godoy Equipe Camila de Góes Enrico Dantas

Enrico Queirazza Heloísa dos Santos Laura Pereira Letícia Dias Relação Públicas Gabriela Pita Furlan Victória Amalfi

Fotografia Lívia Azevedo Tuíra Favarin Revisão Adriana Quartarolla Patrícia Coy

redes sociais: famunfacamp famun.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.