Movimento jornal 1, 2a edição

Page 1

“O FUTURO QUE QUEREMOS” FACAMP MODEL UNITED NATIONS Ano IV | Jornal 1 - 2ª edição | 02 de setembro de 2016

A RECEPÇÃO NO CREDENCIAMENTO DO FAMUN O DIA CHEGOU! A EQUIPE DO FAMUN 2016 RECEBE OS DELEGADOS ANTES DA SIMULAÇÃO

Delegado é recepcionado pelo presidente do UNSC no credenciamento

A Equipe de Imprensa

Fotógrafa: Tuíra Favarin

A RESPONSABILIDADE DE RECRIAR O PAPEL DA MÍDIA NAS NEGOCIAÇÕES

AGENDA NÃO PERCA A FESTA

HOUSE OF MUNs AMANHÃ, 03 DE SETEMBRO 19H30 ÀS 22H00 BACANA DA PRAIA – RESTAURANTE DOM ALVAREZ

Membros da Equipe de Imprensa do FAMUN

Fotógrafo: Wellington Silva


Cobertura completa do FAMUN 2016

EQUIPE DE IMPRENSA SE PREPARA PARA ACOMPANHAR A SIMULAÇÃO E EVENTOS SOCIAIS Por Enrico Queirazza

Sob coordenação de seus diretores – Andréia Andrade, Lucas Valença e Marina Pongitor – e composta por repórteres, designers, fotógrafos e relações públicas, a Equipe de Imprensa terá papel fundamental na coleta e exposição de informações sobre as discussões e os eventos sociais do FAMUN 2016. Nesta edição, a atualização das mídias sociais terá o papel de dinamizar os debates. A diretora de imprensa responsável pelas redes sociais, Marina Pongitor, ressaltou que “as redes sociais são um meio para que todos saibam o que acontece nas demais sessões, facilitam a interação e aumentam o aprendizado”. A Equipe de Imprensa também representará um papel político, buscando reproduzir a influência da mídia sobre o posicionamento dos delegados no decorrer das sessões. O trabalho dos repórteres responsáveis pelas coberturas dos comitês se assemelhará ao trabalho exercido pela

mídia internacional, com relatos sobre o andamento das discussões e, inclusive, vazamento de informações – o que afeta definitivamente o trabalho dos diplomatas na vida real e na simulação.

A Equipe de Imprensa em treinamento para o FAMUN 2016 Fotógrafa: Rúbia Marcussi

Workshop temático: uma novidade no FAMUN

O WORKSHOP TEMÁTICO VISA A APROFUNDAR O CONHECIMENTO DOS DELEGADOS NOS TEMAS SIMULADOS Por Isabela Mendes

Victória Chequeleiro, presidente do CSNU, iniciando os trabalhos com o comitê Fotógrafa: Lívia Azevedo

Consciente de que são muitos os desafios enfrentados na organização de um Modelo das Nações Unidas, o Departamento de Informações Públicas da ONU desenvolve, desde 2009, workshops para capacitar os organizadores do mundo inteiro, de modo que os modelos possam se assemelhar, cada vez mais, ao processo de tomada de decisão real das Nações Unidas. Um dos aspectos desenvolvidos e aplicados no FAMUN 2016 é o workshop temático, uma das grandes novidades inspiradas na

Abordagem UN4MUN. Após a tradicional revisão de regras, os delegados puderam se beneficiar dos workshops conduzidos pelos presidentes de cada comitê, que apresentaram os principais aspectos discutidos nos guias de estudos. Os workshops proporcionaram um momento de estudo e reflexão sobre os desafios a serem enfrentados nos dias de debate. Ao final das atividades, foram expostos os objetivos dos comitês e as principais questões a serem debatidas, buscando ressaltar a importância de se atingir o consenso. Victória Chequeleiro, presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ressaltou que os delegados do ensino médio já vêm preparados para aproveitar a simulação da melhor forma possível, e o workshop temático permitiu elevar ainda mais o nível da discussão de seu comitê. Os workshops foram essenciais para nivelar o conhecimento quanto às informações dos comitês. Assim, os delegados têm um ponto de partida para o debate – o que faz com que o consenso seja uma possibilidade real.


Os comitês do ensino médio no FAMUN 2016 FIQUE POR DENTRO DOS TEMAS E PRINCIPAIS ASPECTOS DOS COMITÊS SPECPOL Por Camila de Góes O SpecPol, quarto comitê da Assembleia Geral da ONU, discutirá a ação anti-minas por meio da prevenção e assistência aos países afetados por esses dispositivos, com destaque para o caso do Iêmen. Duas resoluções serão buscadas: a primeira definirá melhores práticas para a assistência na ação anti-minas terrestres, com vistas a garantir a reconstrução da paz em situações de pós-conflito; já o segundo documento terá como objetivo viabilizar a ação do Centro Executivo de Ação Anti-minas do Iêmen (YEMAC), cujo trabalho enfrenta uma série de desafios desde o uso de minas terrestres na guerra civil do Iêmen.

CSNU Por Laura Pereira O CSNU discutirá a questão do uso de sanções e sua eficiência no contexto atual, dadas as recorrentes falhas e consequências de sua imposição. Ademais, o CSNU também levará em consideração o caso específico da Coreia do Norte, que vem, desde 2006, desrespeitando as sanções de não-proliferação nuclear impostas pelo Conselho. Dessa forma, o órgão discutirá como proceder em relação à questão norte-coreana, levando em conta o monitoramento dos efeitos das sanções, indispensável para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos, e as ameaças sejam verificadas e contidas.

GABCRISES Por Letícia Dias O GabCrises terá como temática a posição do Brasil frente ao caso do Iraque, em 2003. O tema será abordado a partir da ligação feita pelo presidente Bush para o presidente Lula da Silva, demandando uma posição sobre a questão. A partir disso, o presidente brasileiro convoca seu Gabinete de Crises, com o intuito de elaborar um relatório sobre o rompimento de equilíbrios, seus impactos e os desafios que uma ação norte-americana no Iraque traria para o Brasil. Com base nesse relatório, o presidente poderá tomar uma decisão consciente, caso a invasão se concretize.

UNICEF Por Enrico Queirazza O UNICEF discutirá a situação do sistema educacional de Serra Leoa, agravada pela guerra civil que o país enfrentou e que limitou, ainda mais, o já precário acesso das crianças e jovens à escola. O objetivo do comitê é superar desafios e aprimorar o programa de cooperação já existente, com ênfase na consolidação das reformas e na construção de capacidades nacionais. Os delegados deverão propor medidas para ampliar a eficiência desse sistema, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

UNESCO Por Enrico Dantas Os conflitos representam uma ameaça aos patrimônios históricos de valor inestimável à humanidade e este é o caso da Síria, que tem seus patrimônios e sua cultura devastados pela guerra civil em curso. A UNESCO deve se mobilizar e formar um plano de ação – em cooperação com atores governamentais e não-governamentais – que consiga promover a proteção dos patrimônios ameaçados no território sírio e, assim, garantir a preservação de uma importante parte da história da humanidade.

PNUMA Por Heloisa dos Santos Diante dos avanços industriais e dos elevados padrões de consumo globais, a produção de resíduos sólidos é cada vez maior, com impactos diretos no meio ambiente. Assim, o PNUMA discutirá, na Assembleia do Meio Ambiente (UNEA), o papel do gerenciamento de resíduos sólidos em meio urbano. Dentre os pontos críticos, estão a comercialização ilegal de lixo e a criação de parcerias globais para desenvolver sistemas de consumo e produção que atinjam, idealmente, uma situação de lixo zero.


As mídias sociais no 4º FAMUN SAIBA MAIS SOBRE A COBERTURA MIDIÁTICA E SUA GRANDE NOVIDADE Por Letícia Dias

A influência das redes sociais no cotidiano traz grandes mudanças também para as relações internacionais contemporâneas. Essas ferramentas são consideradas um “quarto poder”, em virtude de sua capacidade de influenciar o comportamento dos tomadores de decisões globais e alterar o curso dos eventos internacionais. Movimentos como a Primavera Árabe, por exemplo, tiveram as redes sociais como plataforma para a disseminação de ideias, além de terem permitido um rápido engajamento da opinião pública internacional no desenrolar dos acontecimentos. Ademais, a utilização das mídias sociais pelos próprios tomadores de decisão tem se tornado algo cada vez mais comum. O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desde seu primeiro mandato, tem sido extremamente ativo em sua conta do Twitter. O presidente utiliza a ferramenta não somente para divulgar seus projetos políticos, mas também para aproximar-se do eleitorado e relatar sua vida pessoal. Além do Facebook, do Twitter e do Instagram, uma nova mídia social será incorporada na cobertura do FAMUN 2016: o Snapchat. Essa ferramenta poderá auxiliar os delegados nas negociações durante as sessões, tanto para legitimar uma determinada posição, quanto como instrumento para o vazamento de informações. Espera-se que a influência das mídias sociais nas relações internacionais seja espelhada no FAMUN, e que os delegados utilizem-nas como instrumento para a tomada de decisão, exercício de pressão sobre outras representações e, inclusive, para expressar suas posições de forma contundente.

ÔNIBUS horários 2 DE SETEMBRO

FAMUN @enrico_qzza • 2 de setembr o

As delegações estão chegando!!! FAM UN esse evento! #FAMOR #FAMUN2016 está aqui! Muito amor por @famunfacamp

20h30 FCM - Hotel 20h45 FCM - FACAMP - Barão geraldo

FAMUN @caiquecsb • 2 de setembr o

Semana do @famunfacamp – Expe ctativa: Estudando loucamente para o evento. Realidade:

TELEFONES úteis FACAMP (19) 3754 8500

Hotel CPV Táxi (19) 3251 2809 Campinas Barão Geraldo Código do UBER: (19) 3772 3311 (19) 3289 3300 FAMUN

EQUIPE MOVIMENTO Edição Patrícia Rinaldi Talita Pinotti Rúbia Marcussi Coordenação Andréia Andrade Lucas Valença

Marina Pongitor Design Renata Zani Alexandre Godoy Equipe Camila de Góes Enrico Dantas

Enrico Queirazza Heloísa dos Santos Laura Pereira Letícia Dias Relação Públicas Gabriela Pita Furlan Victória Amalfi

Fotografia Lívia Azevedo Tuíra Favarin Revisão Adriana Quartarolla Patrícia Coy

redes sociais: famunfacamp famun.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.