Movimento jornal 2

Page 1

“O FUTURO QUE QUEREMOS” FACAMP MODEL UNITED NATIONS Ano IV | Jornal 2 | 03 de setembro de 2016

A CERIMÔNIA DE ABERTURA DO FAMUN 2016

A PROMOÇÃO DA IGUALDADE NA DIVERSIDADE PARA CONSTRUIR O FUTURO QUE QUEREMOS FOI O ASSUNTO EM DESTAQUE

O Secretariado com os coordenadores do curso de Relações Internacionais da FACAMP

UNESCO discute o contrabando internacional DELEGADOS ANALISAM COMO LIDAR COM O CONTRABANDO DE ARTEFATOS SÍRIOS

Fotógrafa: Tuíra Favarin

AGENDA CAMINHADA CULTURAL AMANHÃ É DIA DE CAMINHADA CULTURAL PELO CENTRO HISTÓRICO DE CAMPINAS! SAÍDA DO ÔNIBUS DA FACAMP: 08H30 RETORNO PARA A FACAMP: 13H00

Representante da Arábia Saudita, à esquerda, expressou a importância da ação coletiva Fotógrafa: Lívia Azevedo


Cerimônia de abertura do FAMUN 2016

O PAPEL DA ONU PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS FOI DESTACADO Por Lucas Valença

Na sexta-feira, dia 2 de setembro, foi realizada a cerimônia de abertura do FAMUN 2016 no Auditório da FCM, com a presença do Secretariado, dos professores orientadores e coordenadores do curso de Relações Internacionais, além do convidado especial, o prof. Dr. Luiz Gonzaga Belluzzo. O prof. Alessandro Ortuso, coordenador do curso de Relações Internacionais da FACAMP, destacou a necessidade dos líderes mundiais de mudarem o futuro principalmente por meio da ONU, o que exige um esforço para se repensar o papel dessa organização no mundo contemporâneo. O Secretário-Geral do FAMUN 2016, Renato Peixeiro, em discurso emocionado, agradeceu a dedicação da equipe organizadora, a presença dos delegados e destacou a importância do FAMUN na formação dos valores que levarão ao futuro que queremos.

O convidado, prof. Dr. Belluzzo, compôs a mesa acadêmica e discursou sobre a importância da solidariedade e sobre a necessidade de proteger os direitos humanos em tempos de várias crises humanitárias. A promoção de direitos iguais em meio ao respeito à diversidade foi o foco de suas atenciosas palavras, que tocaram profundamente todos aqueles que estavam presentes. No final do evento, o professor concedeu uma entrevista ao jornal Movimento, na qual elogiou a iniciativa do FAMUN e sua capacidade de promover discussões de alto nível, algo raro. O prof. Belluzzo também comentou sobre a consolidação do evento, que chega à sua 4a edição, e destacou a projeção do FAMUN no Brasil e no mundo. A cerimônia encerrou-se com a abertura oficial do FAMUN pelo Secretariado e elevou o ânimo para as discussões vindouras!

Comitês CSNU

PNUMA

Por Laura Pereira

Por Heloisa dos Santos

O diálogo interativo foi liderado por Hugh Griffiths, representante do Painel de Especialistas do Conselho. O representante apresentou três meios para solucionar eventuais problemas da política externa: persuasão ou diplomacia; dissuasão; e uso da força. No debate informal, o Irã abordou a falta de representatividade dos países orientais dentro do Conselho, enfatizando a questão da imparcialidade da fiscalização nas sanções. Por outro lado, os EUA defenderam o enrijecimento das sanções, o que causou discordâncias profundas entre os membros do CSNU.

A representante da ONU, Ljiljana Rodic, destacou, no diálogo interativo, a importância de reduzir as assimetrias econômicas no que se refere às tecnologias de redução de resíduos sólidos. No debate formal, a delegada da Argentina discutiu a necessidade de auxílio, por parte dos países desenvolvidos, ao processo de aprofundamento das cadeias de reciclagem. Como resposta, o representante do Reino Unido defendeu o intercâmbio nessa área, similar aos sistemas já usados no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima.

SPECPOL

UNICEF

Por Camila de Góes

Por Enrico Queirazza

O diálogo interativo iniciou-se com o discurso do Secretário Dmitry Titov, que apresentou os impactos das minas terrestres em questões sociais, econômicas e culturais. Destacou o aumento de recursos financeiros para que haja potencialização da ação anti-minas no país, que passa por momentos conflituosos devido à guerra civil e a interferência de grupos não-estatais. No debate formal, as delegações se comprometeram com o aumento de recursos financeiros e ajuda humanitária ao Iêmen, tendo como principal argumento o direito à vida.

A apresentação da situação de Serra Leoa pelo Sr. Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF, consistiu em ressaltar o grave afastamento de crianças e jovens das escolas, o surto de doenças e a precariedade de infraestrutura do país, além de sugerir novas parcerias para contribuições financeiras. O representante do Reino Unido destacou a falta de oportunidade das crianças em ter uma educação de base por conta do trabalho infantil nas regiões rurais. A China enfatizou a importância da qualificação dos professores na reestruturação do sistema educacional de Serra Leoa.


Qual será a decisão brasileira? O PAÍS DEVE AVALIAR SUA POSIÇÃO HISTÓRICA NA ONU

GABCRISES Por Letícia Dias

Contrabando é a força motriz do conflito

OU SE TEM O FIM DO CONTRABANDO OU A PERDA DE PATRIMÔNIOS CONTINUARÁ

UNESCO Por Enrico Dantas

Os representantes do GabCrises tiveram acesso à ligação de George W. Bush para o Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Além disso, o especialista do Itamaraty em Oriente Médio visitou o Gabinete com o intuito de esclarecer a questão da chamada Doutrina Bush e seus desdobramentos. Os representantes puderam pôr-se a par de quais seriam as possíveis intenções estadunidenses ao invadir o Iraque, mesmo sem o consentimento do CSNU. Também foi aventada a possibilidade de o país buscar apoio internacional para legitimar suas ações no Oriente Médio. Na rodada inicial de discursos, os representantes puderam expor suas posições quanto ao apoio aos EUA na invasão ao Iraque ou a continuidade de boas relações com a ONU, que foram aprofundadas durante os discursos formais-informais. O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Embaixador do Brasil em Washington enfatizaram que o Brasil não deve romper sua tradicional posição de apoio à ONU, principalmente quando almeja uma cadeira no CSNU. Na coordenação de grupos, essa divisão foi mais pronunciada, e também questionou-se os possíveis impactos comerciais que cada uma das decisões acarretaria ao Brasil.

A Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, chamou atenção para a atual situação da Síria e para as ameaças à integridade dos patrimônios em meio a cenários de caos e guerra. Ela pediu para que todos os países membros formulem um plano de ação capaz de acabar com as atrocidades cometidas contra a humanidade pelo conflito armado. No debate formal, pouco se discutiu acerca de propostas e medidas a serem tomadas; grande parte dos delegados apenas demonstrou apoio à missão de proteger os patrimônios sírios e insistiu na necessidade de formular tal plano de ação cooperativamente. O delegado da Arábia Saudita, em seu discurso, expressou a importância da ação coletiva na preservação dos patrimônios, não somente para a conservação da cultura árabe-muçulmana como também para o combate à islamofobia. A delegada da Ucrânia destacou-se ao pontuar a necessidade de cada um dos países membros definir e supervisionar suas políticas de controle de contrabando de maneira mais enfática, uma vez que o mercado paralelo de venda e compra de artefatos culturais é o principal financiador dessas atividades ilícitas.

Em diálogo interativo, o Gabinete avalia seu posicionamento na ONU

Representante da Ucrânia ressalta a falta de ação na questão do contrabando internacional Fotógrafa: Lívia Azevedo

Fotógrafa: Lívia Azevedo


É desde cedo que se aprende!

OS VETERANOS DAS SIMULAÇÕES E SUAS EXPERIÊNCIAS NO FAMUN Por Andréia Andrade

A cada edição, o FAMUN evidencia o seu compromisso com a qualidade de suas simulações, e um dos fatores que comprova isso é o retorno de inúmeros delegados do ensino médio anualmente. Muitos deles simulam desde seu primeiro ano no ensino médio, e, a cada ano, é evidente o quanto eles crescem e se mostram capazes e determinados para que esse processo de amadurecimento continue. Para André Souto, representante da Nova Zelândia no SpecPol e membro da delegação do colégio Progresso, participar do FAMUN pela segunda vez lhe trouxe um enorme aprendizado. O aluno afirmou que o FAMUN, além de ser um evento muito bem organizado para os delegados, ultrapassa as fronteiras do próprio projeto: ao se preparar para o FAMUN, ele pôde aprender e desenvolver habilidades que o acompanham até hoje, como a oratória e a redação. André também contou que o FAMUN o encorajou a conhecer mais sobre o país que representa e, por isso, a pesquisa sobre política externa tornou-se fascinante.

“Experiências como o FAMUN permitiram a expansão de minha visão de mundo”, afirma André. Sem dúvidas, a conferência propicia, aos alunos do ensino médio, o desenvolvimento de seu senso crítico para além do ambiente escolar, o que é fundamental principalmente para aqueles que estão prestes a ingressar no ensino superior.

André Souto relata sua experiência ao longo das edições do FAMUN Fotógrafo: Alyson Santos

ÔNIBUS horários 3 DE SETEMBRO 19h15 FACAMP - Hotel - Barão Geraldo 19h00/19h30 FACAMP - Jantar (House of MUNs) 21h45/22h20 Jantar (House of MUNs) - FACAMP

De: Letícia Martins – Equipe de Imprensa Para: Damaris Roman – Relato ra

da UNESCO Música: I kissed a girl – Kat y Perry

De: Marina Pongitor – Equipe de Imprensa Para: Lívia Azevedo – Equipe de

TELEFONES úteis FACAMP (19) 3754 8500

RÁDIO FAMUN

Hotel CPV Táxi (19) 3251 2809 Campinas Barão Geraldo Código do UBER: (19) 3772 3311 (19) 3289 3300 FAMUN

Música: Good girls go bad

Imprensa

– Cobra Starship

De: Admirador secreto Para: Silas Borri – Relator do CSN

U

Música: Boate Azul – Milion

ário e José Rico

EQUIPE MOVIMENTO Edição Patrícia Rinaldi Talita Pinotti Rúbia Marcussi Coordenação Andréia Andrade Lucas Valença

Marina Pongitor Design Renata Zani Alexandre Godoy Equipe Camila de Góes Enrico Dantas

Enrico Queirazza Heloísa dos Santos Laura Pereira Letícia Dias Relação Públicas Gabriela Pita Furlan Victória Amalfi

Fotografia Lívia Azevedo Tuíra Favarin Revisão Adriana Quartarolla Alyson Santos Patrícia Coy

redes sociais: famunfacamp famun.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.