Jornal 3: Cerimônia de abertura FAMUN

Page 1

MOVIMENTO “Globalização e Regionalismo” - FACAMP MODEL UNITED NATIONS - 3ª Edição - 05 de setembro de 2014

Cerimônia de abertura do FAMUN Autoria da Foto: José Alan Rodrigues

Um momento de aprendizado e socialização

Delegados antes da cerimônia de abertura

Secretariado em foco Autoria da Foto: Yan Domingos

Autoria da Foto: Yan Domingos

Autoria da Foto: Yan Domingos

Início das simulações

Delegados durante a simulação

Secretariado dando início aos trabalhos do FAMUN 2014

1


Cerimônia de abertura

A

Em seguida, o professor Belluzzo deu continuidade ao debate, abordando o tema da globalização e pontuando seus principais aspectos. Assim, ele relatou que esse processo ganhou destaque a partir do fim da década de 1970. Além disso, discorreu sobre os resultados desse fenômeno, caracterizado pela criação de diversas instituições e tentativas de integração, como a União Europeia, o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e o acordo dos BRICS (acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O diretor também relatou como, atualmente, a globalização é conduzida por um conjunto de empresas que comandam a economia mundial e afirmou que a concorrência global é responsável pela localização de tais empresas, havendo, assim, um descompasso entre esse fato e as economias nacionais. Após o debate, a professora Patrícia Rinaldi parabenizou os diretores, diretores assistentes e professores orientadores pelo lançamento do livro Globalização e regionalismo. Por fim, o secretariado oficializou a abertura dos trabalhos do FAMUN 2014, e os delegados, professores e organizadores encaminharam-se,então,ao coquetel de abertura, momento no qual todos puderam socializar e conhecer melhor os participantes do evento.

Autoria da Foto: Yan Domingos

cerimônia de abertura, que marcou o início do FAMUN 2014, contou com a presença de ilustres professores da FACAMP e do secretariado da simulação. O evento foi divido em três momentos: a mesa institucional, a mesa acadêmica e a declaração de abertura propriamente dita. Assim, primeiramente, a professora Roberta Machado, organizadora do FAMUN, o professor Alessandro Ortuso, coordenador do curso de Relações Internacionais FACAMP e a estudante Isabella Sousa, secretária-geral, iniciaram o debate agradecendo a todos os participantes pela presença e dando as boas vindas aos delegados. Na sequência, a mesa acadêmica, composta pela professora Patricia Rinaldi, coordenadora acadêmica do FAMUN, o professor Edilson Adão, da FACAMP, e o professor Luiz Gonzaga Belluzzo, fundador e diretor da FACAMP, reuniu-se para iniciar a discussão do tema do FAMUN 2014:“Globalização e regionalismo”. O professor Edilson Adão discorreu sobre a região do Oriente Médio e sua instabilidade, relatando que os conflitos atuais retomam fatos decorrentes da Primeira Guerra Mundial. Ele afirmou que, para tomar qualquer tipo de decisão ou conclusão sobre uma situação atual, devese sempre considerar, antes, os eventos históricos.

Por Tereza Chagas

Mesa acadêmica na cerimônia de abertura que

Descubra quão caipira você é! Divirta-se respondendo nosso quiz que está na página do FAMUN no Facebook e descubra quão caipira você é. <https://www.tryinteract.com/quiz/famun2/2>

2


Resumo dos comitês CPS-UA Por Tereza Chagas Na primeira sessão, ocorreram várias divergências entre os delegados. Nesse sentido, o representante do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) enfatizou que o objetivo da organização é prestar o auxílio necessário e, assim, qualquer intervenção deve passar obrigatoriamente pelo CSNU. Porém, o Sudão se posicionou contra qualquer interferência do Ocidente e acusou o presidente dos EUA de negligenciar a diplomacia ao permitir posteriores invasões no Oriente Médio.

presentante do Uruguai, com o apoio do representante da Argentina, sugeriu a integração legislativa sul-americana no que concerne às drogas. A questão fronteiriça também foi pautada, mas deverá ser mais bem discutida nos próximos encontros.

Autoria da Foto: Bianca Pereira

GabKirchner Por Letícia Basílio Apesar de colocarem em pauta problemas na educação, na saúde e na indústria, os ministros pareceram não levar em consideração, na primeira sessão, a urgência do cenário argentino: uma economia debilitada CE e insatisfação popular latente. Segundo a chefe de gaPor Carla Bonetti binete, faz-se necessária Os membros discutiram uma reforma política “que hoje sobre os meios neconceda autonomia ecocessários para garantir nômica e social ao país”, uma maior integração que busque vias alternaeconômica e política entivas ao capital estadutre eles, tanto para o denidense para solucionar senvolvimento dos países a crise, recorrendo, por europeus quanto para exemplo, ao Mercosul. enfrentar a concorrência Entretanto, nota-se, além americana. O ponto alto de opiniões antagônicas do debate se deu quando entre os ministros, um faa representação do Contor que pode dificultar ainda selho da União Europeia Gabinete de ministros da presidente Cristina Kirchner mais os debates: a ausência afirmou que todos têm da presidente Kirchner. consciência da importância da integração, entretanto, OIT questionou como ela poderia ser institucionalizada e Por Raquel Mastrodi organizada de maneira factível. Os mais de 50 delegados na OIT tiveram hoje uma viCPSPMD-UNASUL deoconferência com Humberto Villasmil Prieto, um dos Por Leonardo Faria diretores da organização, especializada em direito do Os delegados do CSPMD-UNASUL buscam a elaboração trabalho. O diretor apontou que a OIT é uma agência pedo Plano de Ação como uma tentativa de solucionar o pro- culiar, pois foi criada em 1919, antes mesmo da ONU, e blema das drogas na América do Sul. Estabeleceram-se, é a única de estrutura tripartite, com representantes de portanto, dois grupos de discussão sobre tal planejamen- governos, empregadores e empregados. Destacou ainda to, com participação da maioria dos países em ambos. Em que a agência tem competências normativas que lhe gaseguida, o representante do Suriname propôs o envio de rantem o direito de criar normas internacionais passíveis “equipes conscientizadoras” à região, ao passo que o re- de incorporação ao direito interno de cada país.

Obrigado, delegado! CPS-UA (04/09) – República da Namíbia: “Delegados, os animais não falam! Sabe como seria a conversa com um animal? Oi, animal!” (Dirigindo-se à sua dupla) Resposta da dupla: “Muuuu!”

3


Campinas sob a perspectiva da história da arte Por Leonardo Faria

Horário do

ônibus

5 de setembro 19h15 – Traslado FACAMP/hotel 6 de setembro 7h40 - Passeio Cultural com Renato Brolezzi

S

egundo o professor Renato Brolezzi, a cidade é o centro do processo de civilização ocidental, portanto, é fundamental compreendermos como ela se formou historicamente. Nesse sentido, com a intenção de oferecer aos participantes um maior entendimento do desenvolvimento da cidade sob a perspectiva da história da arte, o professor realizará um passeio ao centro da cidade Campinas, cujo propósito é recuperar o verdadeiro sentido do espaço público, hoje retratado apenas como mero local de passagem. No ano passado, o passeio também foi realizado e recebeu muitos elogios por parte dos alunos, o que gera uma expectativa ainda maior para a edição deste ano. Venha para o city tour com o renomado professor Renato Brolezzi amanhã cedo!

Telefones

úteis FACAMP (19) 3754-8500 Hotel Barão do Café (19) 3287 5245

Para Thales Rosado: “YMCA” De Rabisco para Renato: “Your Song” Para Teles, Julio Marcos, Phellipe Martins, Ayane Neri, Nayara Santos: “Counting Stars” Para Sheron Araújo, minha delegada e a peruana mais bela: “La bamba” Para nosso querido maniac Diretor Victor Marchi: “Maniac” Para Renatinho: “I will survive” Para o gatinho do Uruguai na Unasul: “Gatinha Comunista” Para a melhor Letícia do mundo: “Quelqu’un m’a dit” Para Camilão do segundo ano: “Homem macaco” Para Darfur Sudão: “We are the world”

Equipe Movimento Edição Patrícia Rinaldi Roberta Machado Coordenação Jóice Domeniconi Júlia Landers Rodrigo Jourdain Design Daniela Fecchio Gabriela Biondi Renata Zani Equipe Carla Bonetti

4

Leonardo Faria Letícia Basílio Luiz H. Santos Raquel Mastrodi Tereza Chagas Yan Domingos Fotografia Bianca Pereira José Alan de Souza Revisão Marina Magalhães Patricia Coy

Professor Brolezzi durante passeio cultural do FAMUN 2013 Autoria da Foto: Patrícia Rinaldi

Radio

Autoria da Foto: Patrícia Rinaldi

FAMUN

Participantes do FAMUN 2013 durante a visita ao centro histórico de Campinas


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.