Jornal da Brotero Nº 12 - dezembro 2013

Page 5

:: Roteiro Pedagógico

No ano seguinte, escreveu sobre O Poder Militar dos Estados. Neste livro mostrou um conhecimento profundo da força das diversas potências militares, que iriam participar no conflito que se adivinhava, evidenciado na análise político-militar da Inglaterra, França, Polónia, Rússia, Jugoslávia, Itália, Alemanha, EUA, Bélgica e Holanda. Analisou também A Rússia na Guerra que terá duas edições em 1941. No ano seguinte, escreveu A Campanha na Polónia e A Campanha da Finlândia com o almirante Alberto Carlos Aprá e o Dr. Macedo Mendes. No mesmo ano, mas sozinho, redigiu O Japão na Guerra.

No ano de 1943, escreveu o Brasil de Hoje em dois volumes, o primeiro sobre a Notícia geográfica, histórica e política do Brasil e o segundo sobre O Brasil económico, militar e beligerante. Sintonizou-se aí com o ideário do Estado Novo brasileiro e, em particular, com o pedagogo Humberto Grande, ao citar o seu livro A Pedagogia no Estado Novo. Este, por sua vez, sintonizou-se em 1956 com Omer Buyse (Pronko, 1999), que tinha influenciado a Escola Brotero, com a sua Universidade do Trabalho. Assim, mostrando simpatia com a Revolução em Terras de Vera Cruz, Alexandre de Morais (1943, p. 193) escreveu em relação ao Brasil: “A crise económica, que o país atravessou em 1929, ergueu a onda de descontentes com a marcha dos negócios públicos, e criou ambiente propício a uma era nova, que todos reclamavam. O assassinato, ocorrido na Paraíba, em 26 de Julho de 1930, do candidato liberal à vice-presidência, João Pessoa, precipitou os acontecimentos que levaram à chefia da nação o atual Presidente Sr. Getúlio Vargas.” O Brasil encetou, nesse ano de 1930, uma das eras mais brilhantes da sua História” (Morais, 1943, p. 193). Pensava provavelmente que o Estado Novo Brasileiro era semelhante ao Estado Novo Português, mas a história das duas pátrias iria mostrar o contrário. Mas demonstrá-lo neste texto iria alongá-lo demasiado, por isso termino-o aqui. Aires Antunes Diniz

Referências: Alexandre de Morais – O Brasil de Hoje, 1º volume, Edições Universo, 1943. Marcela Alejandra Pronko - Crônica de um fracasso: Uma história dos projetos de criação de Universidades do Trabalho no Brasil, Educação & Sociedade, ano XX, nº 66, Abril/99, págs. 84-103.

Dezembro 2013 Jornal da Brotero 5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.