David Diesendruck, presidente da Redibra; Victor Fonseca, diretor de licenciamento da Paramount; Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral de operações da Warner Bros. Consumer Products (Brasil);
‹ Administração, publicidade e redação › Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP
CEP: 04516-001
Tels.: (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403
E-mail: comercial@epgrupo.com.br
‹ Assinaturas › (11) 5092-5588 ou pelo site www.epgrupo.com.br
As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Licensing Brasil e podem ser utilizadas desde que citada a fonte.
A revista Licensing Brasil possui distribuição nacional para diretores, gerentes de marketing e demais pessoas envolvidas no mercado de licenciamento dos setores de publicidade, acessórios, alimentos, brinquedos, canais de TV, confecção, cosméticos, higiene e limpeza, papelaria, promocional, tecnologia e informática. Profissionais de outros setores poderão adquirir os exemplares por meio da assinatura da revista.
CURTAS – 6
BATE PAPO – Cia Beauty & Sato Rahal 20
CAPA – A força do licenciamento na América Latina 22
ANALISE – K-Pop Demon Hunters 30
SOCIAL – Há 30 anos transformando vidas no sertão nordestino 34
UPDATE – Estudo Global da Indústria de Licenciamento 2025 36
ACONTECEU – Adotar é tudo de bom 42
TENDENCIA – O telefone fixo voltou 46
COLÔNIA DO CHICO BENTO CHEGA PELA JEQUITI COM FRESCOR DE CAMPO
Abrir a janela e sentir o cheiro da fruta madura no quintal, o vento leve e o sol de fim de tarde. Essa é a atmosfera que inspirou o novo perfume do Chico Bento, lançado pela Jequiti em parceria com a MSP Estúdios.
O personagem criado por Mauricio de Sousa inspira a colônia que combina notas de goiaba e toques cítricos, suavizados por um floral delicado e finalizados em fundo amadeirado. O resultado é uma fragrância fresca e fácil de usar, que evoca o ritmo simples da vida no campo.
Em versão presenteável, o kit inclui ainda um estojo com 4 sabonetes exclusivos do Chico Bento .
“O Chico é um personagem muito querido e essa parceria traduz o espírito encantador dele em uma nova experiência. Depois do sucesso da colônia do Cebolinha, estamos felizes em ampliar com a Jequiti o universo das nossas franquias”, diz Marcos Saraiva, diretor executivo da MSP Estúdios.
Para a Jequiti, o lançamento reforça a estratégia de ampliar sua linha infantil. “Nosso portfólio de perfumaria infantil vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado, e trazer o Chico Bento para esse universo é mais um passo neste caminho”, afirma Larissa Fontanini, diretora de marketing da marca.
Os produtos já estão disponíveis no site da Jequiti, na loja do Internacional Shopping Guarulhos e com a rede de mais de 200 mil consultores da marca em todo o Brasil.
A novidade se soma ao catálogo de colaborações entre Jequiti e MSP, que já inclui a linha de perfumes da Turma da Mônica, coleção que conquistou público de diferentes idades e, também, ganhou reconhecimento de perfumistas.
NOVA COLEÇÃO DE CAPRICHO + HERSELF EXPANDE ESTAMPAS PARA O VERÃO 2026
Depois do sucesso da primeira coleção, lançada em 2024 com a campanha “Mocinha, não! Pode dizer que menstruei”, a segunda coleção da CAPRICHO + Herself chega com mais força ainda reafirmando o compromisso de ambas as marcas: menstruar não deve ser um tabu – e muito menos um impedimento para se divertir, curtir as férias e viver com liberdade e confiança desde a primeira menstruação.
Nesta nova fase, a coleção traz estampas exclusivas Poá e Caracol, unindo o lifestyle vibrante da CAPRICHO à tecnologia pioneira da Herself – primeira marca da América Latina a criar moda praia menstrual.
Com o tema “No seu ritmo”, a campanha para o Verão 2026 exalta as emoções que acompanham o ciclo menstrual: se em alguns dias há mais sensibilidade, em outros há expansão, energia e alegria. E em todos eles, a collab reforça: menstruar faz parte da vida – e não precisa ser motivo de limitação.
E, claro, a Herself traz a sua já conhecida tecnologia patenteada para a coleção: todos os produtos terão camadas ultra-absorventes, antimicrobianas (antiodores) e cobertura impermeável, que garantem segurança dentro e fora da água. Laváveis e reutilizáveis, as peças substituem totalmente os absorventes descartáveis e internos. A linha é pensada não só para adolescentes, mas para todas as pessoas que não desejam ter uma alternativa mais segura, sustentável e confortável quando aquele momento chega todo mês.
“Nosso objetivo é mostrar que a limitação nunca foi a menstruação em si, mas a falta de protetores menstruais que acompanhassem o corpo e a rotina de quem menstrua”, aponta Raissa Kist, CEO da Herself. “Hoje, com a parceria com a CAPRICHO, levamos essa mensagem para uma geração inteira de meninas, que pode crescer entendendo a menstruação como algo leve, sem limitações – e que também pode fazer parte de momentos divertidos e de alegria, como as férias e momentos de Verão.”
CURTAS
CORAL LANÇA EDIÇÃO LIMITADA DE KITS DE PINTURA INSPIRADOS NAS PRINCESAS DA DISNEY
Para transformar quartos infantis em espaços mágicos e cheios de personalidade, a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, está lançando os kits de pintura de edição limitada inspirados nas princesas da Disney.
O lançamento reforça a campanha “Crie Seu Mundo”, que celebra a autonomia criativa das crianças e inspira experiências afetivas no ambiente de casa. Para isso, foi criada uma seleção de paletas desenvolvidas a partir da identidade visual de nove princesas, sendo que quatro delas trarão uma experiência completa e colecionável com disponibilidade nos pontos de venda a partir de setembro: Branca de Neve, Moana, Ariel e Bela.
“O quarto infantil é mais do que um ambiente da casa, é um território de imaginação, identidade e desenvolvimento. Com esses kits, oferecemos uma solução prática e encantadora para pais e profissionais de decoração que desejam ambientes afetivos e bem resolvidos em design por meio da pintura com um produto que entrega praticidade e proteção. A Coral Super Lavável é uma tinta base água ideal para quartos infantis por ser fácil de limpar e resistente, além de ter as propriedades antimanchas, antibactérias e antimofo”, afirma Renato Panzuto, Gerente de Produtos de Tintas Decorativas LATAM da AkzoNobel.
Cada kit contém: 01 galão de 3,6L e 01 quartinho de 0,8L de Coral Super Lavável, adesivo decorativo exclusivo da princesa (90x60cm), além de um kit de pintura com bandeja, rolo e trincha – tudo embalado em uma caixa ilustrada resistente que pode ser reutilizada como organizador para brinquedos ou itens diversos, ampliando sua funcionalidade. Todas as orientações de uso e aplicação estão descritas na embalagem.
Além da proposta estética, os kits dialogam com o comportamento contemporâneo das famílias. De acordo com pesquisa da Coral realizada em abril/2025 com 195 arquitetos e profissionais de design de interiores participantes do Coral Matiz, o programa de relacionamento da marca, as crianças moldam o consumo familiar. Essa percepção é corroborada por outras pesquisas semelhantes: 95% dos pais da geração Alpha afirmam que seus filhos influenciam diretamente nas decisões de compra da casa – de acordo com estudo WGSN Design Interiores Alpha.
CURTAS
COLECIONÁVEIS GUERREIRAS DO K-POP SÃO LANÇADOS PELA FUNKO
Funko revelou seus colecionáveis POP! para Guerreiras do K-Pop. Além de Rumi, Mira e Zoey do HUNTR/X, os fãs podem colecionar Jinu dos Saja Boys e Derpy, o Tigre.
Além disso, a linha de colecionáveis personalizados da Funko, POP! Yourself, lançará novos acessórios inspirados em HUNTR/X e nos Saja Boys. Cada um vem em embalagens de edição limitada de KPop Caçadores de Demônios.
Os fãs podem encomendar em Funko.com.
Fonte: Licensing Global
CURTAS
BAG CHARM FEVER: SCHUTZ & FURBY
Nostálgicos, fofos e colecionáveis, os bags charms voltaram ao centro do desejo e já são o must-have das fashionistas. Do street style às passarelas de luxo, eles ressurgiram como protagonistas dos looks de it-girls e influenciadoras de moda.
Carregar um mascote peludo na bolsa se tornou uma declaração de estilo que traz personalidade para sua bolsa e para o seu look. A mistura da pelúcia com bolsas sofisticadas cria uma estética cool, irreverente e nada óbvia.
Nesse mood, o Furby, da Hasbro, volta ao radar como símbolo fashion em uma colaboração exclusiva com a Schutz. Os novos charms Schuby unem o ícone dessa década à ousadia da marca de calçados. Com uma estética retrô e totalmente personalizados, esses bonequinhos colecionáveis chegam para dar um toque único às suas bolsas.
São seis versões para colecionar – Sleepy, Gym, Fancy, Summer, Sporty e Rocky – cada um traduzindo cores, moods e estilos de vida diferentes, prontos para transformar qualquer bolsa em um objeto de desejo único.
Cada um custa R$ 260 e é uma surpresa. Os modelos, com suas cores e acessórios, são enviados de forma aleatória, adicionando um elemento de diversão aos colecionáveis.
Fonte: Schutz
SPEEDO CRESCE 25% APÓS VIRAR MARCA ANFÍBIA
A estratégia de se tornar uma marca anfíbia mudou o rumo da Speedo Multisport que, historicamente reconhecida por sua liderança em esportes aquáticos, decidiu ir além da piscina e conquistar espaço em terra firme. A marca percebeu a força de sua identidade e entendeu que poderia estar presente em toda a vida do consumidor, não apenas no momento em que ele está na água. Essa estratégia de se tornar uma marca anfíbia já começa a dar resultados: a empresa cresceu 25% fora d’água, puxada pelas linhas de roupas, licenciamentos e novos artigos, consolidando a transição para novos mercados. Somente no e-commerce, as vendas avançaram 30% em 2024, puxada pelas linhas de roupas, licenciamentos e novos artigos, consolidando a transição para outros mercados e com a meta de faturar R$ 500 milhões até 2030. A Speedo Multisport cresce muito mais que a média do varejo.
O marco dessa virada foi o lançamento da coleção sustentável “green n’ blue”, feita a partir de garrafas PET recicladas e certificada pela Repreve. Cada camiseta utiliza cinco garrafas plásticas e chega ao consumidor com preço competitivo graças ao subsídio de até 15% aplicado pela empresa. “Não se trata apenas de lançar uma camiseta, mas de popularizar um conceito. Queremos que o produto reciclado tenha o mesmo espaço no guarda-roupa que nossas sungas e maiôs já conquistaram”, afirma Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.
A diversificação foi além do vestuário. A Speedo Multisport ampliou sua presença em categorias como suplementos alimentares, dermocosméticos, óculos exclusivos e equipamentos fitness, desenvolvidos em parceria com a Casa do Fitness e já presentes em grandes redes como BlueFit e Cia Athletica. Esse braço específico do negócio deve responder por uma meta de R$ 500 milhões em faturamento até 2030, inserindo a marca em um setor que movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano no Brasil, com mais de 29 mil unidades em funcionamento. “Sempre fomos referência na água, mas entendemos que o consumidor moderno espera uma marca que esteja ao lado dele em todos os momentos, do treino à vida cotidiana”, complementa Jalonetsky.
Esse reposicionamento acelerou a consolidação da Speedo Multisport como marca de estilo de vida esportivo. Patrocinadora de nomes como Ana Marcela Cunha, Ingrid Oliveira e Guilherme Caribé, a empresa transformou a força construída na água em um motor de crescimento fora dela. Agora, inovação, sustentabilidade e expansão definem o novo ciclo de uma marca que decidiu voar em terra firme.
CURTAS
MERCADO DE BRINQUEDOS NO BRASIL REGISTRA MELHOR DESEMPENHO EM QUASE UMA DÉCADA
Após dois anos consecutivos de retração, o mercado de brinquedos brasileiro registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior crescimento em quase uma década de histórico monitorado pela Circana, consultoria global líder em tecnologia, inteligência artificial e dados aplicados ao consumo. O faturamento acumulado superou o mesmo período de 2024 em 6%, enquanto o preço médio dos produtos apresentou deflação de 12%, um movimento que ampliou o acesso das famílias a diferentes categorias por meio de brinquedos de preço médio menor.
O dinamismo do período ficou evidente nas subcategorias que mais cresceram em faturamento: blocos de montar (+38%), pelúcias tradicionais (+24%), miniveículos (+23%) e cartas estratégicas de troca (+46%). Entre as licenças que impulsionaram o setor, Lilo & Stitch se destacou como fenômeno absoluto com alta de 729%, enquanto Pokémon (+42%) e Hot Wheels (+15%) reforçaram o apelo das marcas tradicionais.
No que se refere aos varejistas, a participação entre os especialistas em brinquedos (52%) e generalistas (48%) manteve-se estável pelo terceiro ano consecutivo, refletindo um equilíbrio consistente no varejo físico. Já o comércio online segue em expansão contínua, desde 2022, ganhando um ponto percentual ao ano e atingindo 22% do faturamento no último período. Regionalmente, o Sudeste segue como o motor do setor, concentrando 45% das vendas.
Para Célia Bastos, diretora executiva da Circana, os resultados demonstram tanto a força cultural do brincar, quanto a capacidade de adaptação das famílias ao cenário econômico. “A deflação no preço médio foi determinante para reaquecer o consumo, permitindo que os lares brasileiros mantivessem o hábito de investir nos brinquedos, mesmo em um contexto de crise. Esse fator explica, em parte, o crescimento de categorias icônicas e acessíveis”, analisa.
Célia destaca ainda a relevância das marcas licenciadas e do equilíbrio entre canais físicos e digitais. “Fenômenos como Lilo & Stitch mostram que o entretenimento e a nostalgia seguem fortemente conectados ao consumo, impulsionando novos ciclos de crescimento. Ao mesmo tempo, a estabilidade entre especialistas e generalistas e a ascensão consistente do canal digital revelam que o consumidor busca tanto a experiência da loja física quanto a conveniência online.”, complementa.
Com um primeiro semestre marcado por forte retomada, o setor de brinquedos se mostra resiliente e preparado para um segundo semestre repleto de datas comemorativas. A combinação de preços mais acessíveis, categorias em expansão e propriedades licenciadas em alta, reforça o potencial de crescimento do mercado e sinaliza oportunidades estratégicas para fabricantes e varejistas, em um ano decisivo para a consolidação de novos hábitos de consumo.
CURTAS
ANA CASTELA CONFIRMA LANÇAMENTO DA “TURMA DA BOIADEIRINHA” EM PREMIÈRE EM BARRETOS
A cantora Ana Castela marcou presença na première do desenho animado “Turma da Boiadeirinha”, produção infantil desenvolvida em parceria com a AgroPlay, realizada no dia 26 de agosto. Vários convidados e crianças de escolas públicas acompanharam a exibição dos primeiros episódios do projeto no Rancho AgroPlay, localizado no Parque do Peão de Barretos (SP). A estreia oficial para o público em geral está marcada para o dia 26 de setembro.
Ao longo do dia, algumas turmas de escolas da região chegaram para assistir à exibição, e a última delas teve a surpresa de encontrar pessoalmente a artista. Durante o encontro, Ana interagiu com os pequenos, cantou, tirou fotos com eles e também com seus familiares.
O desenho, voltado para crianças de 3 a 6 anos de idade, acompanha as aventuras da Boiadeirinha, personagem inspirada na própria Ana Castela. Entre os personagens estão Blake, o cavalo da Boiadeirinha inspirado também no próprio cavalo da Ana, os pais da protagonista, Cecília e André, a colega de classe Bia, a professora Maria Rosa, o divertido Pereirinha, inspirado no cantor Luan Pereira, e muitos outros. A produção valoriza a educação, o respeito à família e o universo infantil sertanejo.
Ao longo da première também foi anunciado um jogo temático digital, intitulado “Correndo Como Blake”, ampliando o universo da “Turma da Boiadeirinha”.
A iniciativa integra as ações de Ana Castela como Embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos. Ocasião na qual a artista também participou da inauguração da Brinquedoteca do Hospital de Amor, espaço que recebeu decoração inspirada nos personagens da animação.
CURTAS
POKÉMON SE UNE À H&A PARA LINHA DE SAÚDE E BELEZA
A Pokémon Company International anunciou uma nova parceria com a H&A, empresa britânica licenciada de produtos de higiene pessoal, para a primeira linha de saúde e beleza de Pokémon no Reino Unido.
A coleção de beleza foi lançada exclusivamente na Boots em setembro, disponível tanto nas lojas físicas quanto online, e também fará parte das promoções especiais de Natal “3 por 2” da Boots.
Apresentando personagens como Pikachu, Charmander e Jigglypuff, e designs de Poké Bola, a gama de produtos essenciais para banho e corpo inclui bombas de banho efervescentes, banho de espuma, gel de banho, protetores labiais, sabonete com corda, uma esponja de banho e um conjunto de nécessaire.
“Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a H&A, que é líder neste campo, para dar aos fãs de Pokémon uma nova maneira de interagir com a marca”, diz Mathieu Galante, diretor sênior de licenciamento EMEA da The Pokémon Company International. “Esta nova e empolgante linha trará mais diversão às rotinas de autocuidado dos fãs e fornecerá ótimas ideias para presentes. Temos certeza de que fará sucesso.”
“Estamos incrivelmente entusiasmados em começar a trabalhar com a equipe de licenciamento de Pokémon nesta nova linha de saúde e beleza”, diz Livy Coare, diretora de licenciamento da H&A. “É uma oportunidade brilhante de trazer uma marca tão icônica e amada para uma nova categoria. Temos orgulho de lançar esta coleção exclusiva com a Boots e esperamos aumentar nossa parceria com Pokémon nos próximos anos.”
Fonte: Licensing Global
CIA BEAUTY & SATO RAHAL:
Collabs que encantam
R“O diferencial da nossa parceria é fazer a união de um personagem clássico com uma artista. Isso já gera uma exclusividade que não há em lugar nenhum no mundo.” – Adriana Miyaschiro
“Estudamos o timing do artista, do personagem e do mercado. Sempre conversamos com os compradores para entender qual será o melhor momento para o lançamento e a exposição na gôndola.” – Karina Sato
ecebemos Karina Sato, CEO do Grupo Sato Rahal, e Adriana Miyaschiro, novos negócios da Cia Beauty para uma conversa inspiradora. Juntas, elas vêm criando collabs de sucesso, como Cia Beauty + Hello Kitty + Sabrina Sato, Cia Beauty + Divertida Mente + Sabrina Sato e Cia Beauty + Snoopy + Ticiane Pinheiro.
As executivas contam sobre o processo de criação, a importância da conexão entre as marcas para criar produtos relevantes no mercado e como unem forças para entregarem um produto incrível para os fãs. Além disso, contam a sua visão sobre o futuro do mercado de licenciamento.
A FORÇA DO LICENCIAMENTO NA AMÉRICA LATINA
Evento reuniu líderes do mercado de licenciamento e reforçou o papel do setor na economia criativa
OLicensingCon Latam 2025, principal evento de licenciamento de marcas e personagens da América Latina, aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, no espaço Vila dos Ipês, em São Paulo. A feira reuniu 46 expositores – entre donos de marcas, agências e prestadores de serviço do setor –e recebeu mais de 1.400 visitantes, que garantiram dois dias intensos de conexões, conversas estratégicas e novos negócios.
“O LicensingCon Latam 2025 mostrou a força do nosso mercado. Foram dois dias de muita troca, conexões valiosas e geração de negócios, reforçando a importância do licenciamento como motor da economia criativa na América Latina”, enfatizou Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral Licensing International.
Além da área de exposição, o público acompanhou uma programação de palestras no auditório, trazendo tendências, cases e debates relevantes para o mercado.
CAPA
O QUE FOI ASSUNTO:
• INOVAÇÃO
• INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
• ECOSSISTEMA CRIATIVO
• EVOLUÇÃO DAS LICENÇAS
• DIVERSIFICAÇÃO ESTRATÉGICA DE CANAIS DE VENDAS
• LANÇAMENTOS QUE CHEGAM AO CINEMA
• ESTREIAS DE SÉRIES E ANIMAÇÕES
• OPORTUNIDADES EM EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES
• CASES NACIONAIS E INTERNACIONAIS POR MEIO DE MARCAS E PERSONAGENS
INSIGHTS
– Companhias de entretenimento enfatizando sobre ecossistema. Ou seja, oferecem um plano 360 para seus parceiros, que vai muito além da criação de um produto. A Globo não esteve nas palestras, mas anunciou no estande que está com uma proposta diferente, alinhando patrocinadores dos programas com a criação de produtos e experiências.
– Muitas adaptações de marcas já existentes e atualização de conteúdos.
– Companhias estão seguindo a tendência kawaii (personagens cute). Warner com as marcas em estilo gokko, Miraculous com chibi, 360br apostando no Line Friends Minini…
– Nostalgia segue em alta com as companhias trazendo de volta conteúdos passados e reformulados. Ex: Pingu (Mattel), Mamonas Assassinas (Ispartner), Harry Potter (Warner), Shrek (Dreamworks), Garfield (Paramount).
– Experiências continuam muito fortes. Muitas corridas de personagens, Warner trazendo experiências com trucks em parques, Miraculous com musical, e muitas experiências em parques (Beto Carrero, Arvoar Beach Park...).
CONFIRA UM OVERVIEW DA EDIÇÃO 2025!
O QUE DIZEM OS EXPOSITORES…
sobre a relevância do LicensingCon Latam para o crescimento de suas marcas!
Confira o vídeo aqui
Confira o vídeo aqui
PRÊMIO LICENSINGCON - MARCAS E PERSONAGENS
O Prêmio LicensingCon Latam – Marcas e Personagens é uma iniciativa do EP Grupo que destaca anualmente as inovações do mercado brasileiro de licensing. É o único reconhecimento de excelência em licenciamento na América Latina.
CONHEÇA OS VENCEDORES:
Nossos jurados contam como foi participar do processo de seleção e a importância desse reconhecimento para o mercado de licenciamento, confira!
www.instagram.com/p/DOMdLl2Drpr
AUDIOVISUAL GANHOU MAIS CONEXÃO EM 2025
Esse ano, o LicensingCon Latam ampliou o espaço de conexão do audiovisual infantil por meio de um painel com executivos do setor. O encontro promoveu a troca de ideias sobre tendências, desafios e oportunidades em desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento de conteúdos infantis.
No palco estiveram Mauro Garcia, presidente executivo da Bravi – Brasil Audiovisual Independente, Marcos Saraiva, diretor executivo na MSP Estúdios; Juliano Prado, produtor e roteirista da Bromelia Produções; Luana Nazareth, gerente de parcerias estratégicas no YouTube Kids Brasil; Bruno D’Angelo, fundador e designer narrativo da Wip; Celia Catunda, fundadora da PinGuim Content; e Paula Costa, pesquisadora, mentora estratégica e criadora do método Jornada da Economia da Paixão. Já a plateia foi formada por criadores, produtores e investidores convidados.
“As fórmulas que trouxeram este mercado até aqui estão sendo ressignificadas para que ele siga vivo e evoluindo. Essa reflexão se estende a outros setores, assim como as perguntas e insights que permearam este encontro”, afirmou Paula Costa após conduzir a conversa entre os executivos.
“Foi uma excelente oportunidade de aproximação e networking. Esse painel foi uma sementinha que ganhará ainda mais espaço em 2026”, revelou Marici.
Marcos Saraiva, Marici Ferreira, Celia Catunda, Mauro Garcia, Paula Costa, Juliano Prado, Luana Nazareth e Bruno D’Angelo
O que a indústria de licenciamento pode aprender com K-Pop Demon Hunters
Oapelo único da propriedade faz com que os fãs clamem por produtos. A License Global analisa profundamente como um sucesso inesperado pode afetar os números de licenciamento – mesmo sem um plano.
O sucesso de animação da Netflix KPop Demon Hunters criou uma infinidade de oportunidades de licenciamento. A aclamação em torno deste filme foi inesperada, com a Netflix agendando seu lançamento em streaming para o mesmo dia de Elio, da Disney Pixar, que era esperado como um sucesso de bilheteria. Não houve grande esforço promocional,
Elenco de KPop Demon Hunters Charley Gallay/Stringer
nenhuma exibição em grandes festivais de cinema e, notavelmente, nenhum plano de merchandising. Apesar desse plano de lançamento modesto, o filme decolou, com mais de 130 milhões de visualizações desde seu lançamento em 20 de junho. Agora, é o filme de animação mais assistido da história da Netflix.
Embora a indústria do entretenimento tenha ficado surpresa ao ver o filme repercutir tanto no público, muito do filme explora tendências atuais de propriedade intelectual.
A ASCENSÃO DO KPOP
Um gênero de subcultura na Coreia do Sul durante a década de 1990, o K-Pop se tornou um som global. K-Pop Demon Hunters se mostrou particularmente popular na Coreia do Sul e nos EUA. De acordo com a Business Wire, o volume total de transações de produtos de k-pop em 2023 atingiu aproximadamente US$ 34 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O Statista observa que, globalmente, a indústria do k-pop atingiu US$ 1,24 trilhão em vendas no mesmo ano.
Em 2024, a plataforma de análise americana Luminate descobriu que os fãs de k-pop nos EUA tinham 50% mais probabilidade do que a média de ouvintes de comprarem produtos, mesmo de apresentações ou eventos aos quais não compareceram. E 60% mais fãs queriam opções adicionais de produtos.
O marketplace de artigos de segunda mão Bunjang relata que produtos de k-pop representam 69% de todas as transações em sua plataforma global. A Market Decipher relata que o mercado de memorabilia de k-pop deve crescer a uma taxa anual composta de 4,2% entre 2023 e 2033.
“K-PoP Demon Hunters” se mostrou Particularmente PoPular na coreia Do sul e nos eua. De acorDo com a Business Wire, o volume total De transações De ProDutos De K-PoP em 2023 atingiu aProximaDamente us$ 34 milHões, um aumento De 17% em relação ao ano anterior.
O crescimento contínuo da base global de fãs de k-pop e sua influência na cultura global resultam em filmes como K-Pop Demon Hunters intrigando milhões. Milhões de fãs de k-pop pedem mais bandas como BLACKPINK, BTS e outras. Se a música do grupo feminino fictício HUNTR/X e da boyband fictícia Saja Boys fornecesse as músicas certas para os fãs, os assinantes da Netflix teriam bastante incentivo para conferir o filme.
A EJAE, conhecida por criar sucessos para Red Velvet, aespa, Le Sserafim, Nmixx e Twice escreveu várias músicas para “KPop Demon Hunters” e emprestou sua voz à personagem principal, Rumi. As cantoras e compositoras Audrey Nuna e Rei Ami, que interpretaram Mira e Zoey, respectivamente, também ajudaram na composição das músicas do filme. O poder do k-pop da vida real estava disponível aos fãs através do filme e resultou em sua trilha sonora estreando em primeiro lugar na parada de trilhas sonoras da Billboard e em terceiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, com foco nos EUA.
FANTASIA E ROMAN-TASY
Segundo o The Guardian, entre 2023 e 2024, as vendas de livros de ficção científica e fantasia aumentaram 41,3%. O culpado? São os livros roman-tasy, um subgênero da literatura fantástica caracterizado por uma boa dose de romance. A série Empyrean, de Rebecca Yarros, que inclui o livro Fourth Wing, vendeu mais de 12 milhões de cópias em menos de 2 anos. A Barnes & Noble afirma que a série A Court of Thorns and Roses, de Sarah J. Maas, vendeu mais de 38 milhões de cópias em todo o mundo. Ambas as séries são consideradas pela BookTok (a comunidade de amantes de livros do TikTok) como pilares desse subgênero.
ANÁLISE
K-POP DEMON HUNTERS TEM MUITO EM COMUM COM ESSE GÊNERO
Aviso: Spoilers leves da trama – Rumi, a personagem principal do filme, está presa entre dois mundos: o dos caçadores de demônios (que sua mãe era antes dela, e seu grupo feminino é agora) e o dos demônios (é revelado logo no início que o pai biológico de Rumi era um demônio – mas ninguém em HUNTR/X sabe).
Um grupo de demônios toma forma com Saja Boys, uma boy band de k-pop, e Rumi desenvolve uma amizade/relacionamento secreto com a vocalista do grupo, Jinu.
Os elementos de fantasia e romance são fortes nesta propriedade intelectual original.
IP ORIGINAL E UMA COMBINAÇÃO DE TENDÊNCIA VENCEDORA
Entre 2020 e 2024, cerca de 12% dos novos filmes foram baseados em propriedade intelectual já existente, de acordo com a Parrot Analytics. Como a License Global tem relatado ao longo dos anos, a nostalgia vende, mas o excesso de algo bom pode resultar em menos interesse por parte dos consumidores. A plataforma de streaming gratuito Tubi realizou uma pesquisa de insights sobre streaming que descobriu que quase três quartos (74%) dos millennials e da geração Z preferem assistir a conteúdo original em vez de remakes ou franquias.
K-Pop Demon Hunters se baseia em tendências já existentes – a popularidade da música k-pop e romances de fantasia com um toque romântico – sem deixar de ser original. Personagens e identidade visual facilmente identificáveis, um enredo forte e um conceito único fazem os fãs implorarem por mais da série. O The Wrap agora informa que a Netflix está trabalhando em duas sequências, um curta-metragem e um musical para o palco, para satisfazer os fãs.
UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE LICENCIAMENTO
A maioria dos programas de produtos se orgulha de ter mais de um ano de prazo de entrega, mas após o sucesso inesperado de K-Pop Demon Hunters, a Netflix está recuperando o tempo perdido. A criação interna de produtos da Netflix permitiu um rápido retorno sobre os produtos licenciados. Uma infinidade de roupas e acessórios oficiais foram lançados na Netflix Shop, Hot Topic e Amazon. Mais categorias serão lançadas, e a Netflix informou ao The Wrap que está em busca de mais parceiros.
Duas grandes tendências em PIs populares permitiram que esta PI original chegasse ao topo. Uma PI pode não parecer um sucesso para uma sala de reuniões, mas pode ser para as massas. Quando os licenciadores lançam uma nova PI, é essencial que sejam ágeis e estejam prontos para lançar os produtos que os fãs esperam de um sucesso, mesmo que a possibilidade de um sucesso não seja evidente para o licenciador.
A estratégia interna da Netflix permitiu que os produtos estivessem disponíveis para os fãs, mesmo quando a empresa não esperava que K-Pop Demon Hunters recebesse tanta aclamação crítica e comercial quanto recebeu. Para empresas sem recursos internos, uma situação como essa pode ser um desafio ainda maior. É fundamental que uma estratégia de criação de produtos em ritmo acelerado esteja disponível para cada programa de licenciamento em potencial: relacionamentos com parceiros confiáveis, guias de estilo, mockups e muito mais. A preparação e a análise de tendências são essenciais para garantir a máxima penetração no mercado caso uma PI de sucesso aconteça, e a indústria deve levar em consideração este estudo de caso ao avaliar a validade e a criação de futuros programas de licenciamento.
McKenna Morgan é editora de conteúdo da License Global. Baseada no escritório de Santa Monica, McKenna é especializada em cobertura de moda, beleza e cosméticos, saúde e bem-estar, alimentos e bebidas.
Há 30 anos transformando vidas no sertão nordestino
Otrabalho do Amigos do Bem começou em 1993, com um pequeno grupo de amigos, liderado por Alcione Albanesi. Hoje, é um dos maiores projetos sociais do País, atendendo, regularmente, a mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará.
Promovem a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso a água, moradia e saúde, rompendo, assim, um ciclo secular de miséria no sertão. Com essas oportunidades, mais de 10 mil crianças e jovens já enxergam um futuro diferente.
POR QUE O SERTÃO NORDESTINO?
É um lugar onde milhões de pessoas nascem, sofrem e morrem sem perspectiva de futuro. A má distribuição de renda e a situação de abandono são agravadas pela seca, o que condena milhões de nordestinos à extrema pobreza.
No manifesto da instituição consta: “Acreditamos que a responsabilidade de transformar o Brasil é de cada um e a única forma de romper o ciclo de miséria é através da intervenção humana. Acreditamos na vitória do ser humano. Com essa crença, os 20 amigos que em 1993 chegaram ao sertão nordestino com doações multiplicaram-se e hoje formam o maior grupo de voluntários ativos do País, transformando a vida de mais de 150 mil pessoas todos os meses”.
Os Amigos do Bem já provaram que a miséria tem solução. Com projetos nas áreas de educação, geração de renda, saúde e infraestrutura, eles mostram que erradicar a pobreza na região brasileira mais carente é possível!
“Quando olhamos para o futuro, imaginamos este modelo de transformação replicado em diversas regiões do Brasil e do mundo, para Que a fome e a miséria sejam apenas lemBradas como fatos históricos.”
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
150.000 pessoas atendidas todos os meses
10.000 crianças e jovens nos Centros de Transformação
1.600 empregos gerados no sertão
11.000 voluntários ativos
1,3 bilhão de litros de água distribuídos anualmente
560 casas construídas
“fazer o Bem é a sensação de dever cumprido perante a vida. acredito em um Brasil melhor para as futuras gerações, um país sem tantas desigualdades.”
Alcione Albanesi
Que tal você e sua empresa abraçarem o Amigos do Bem? Há várias maneiras de fazer parte.
Confira aqui!
Estudo Global da Indústria de Licenciamento 2025
A América Latina aumentou ligeiramente sua participação pelo segundo ano consecutivo
ALicensing International concluiu o seu 10º
Estudo Global da Indústria de Licenciamento e comemora: as vendas globais de produtos e serviços licenciados tiveram mais um ano de crescimento sólido em 2024, alcançando US$ 369,6 bilhões em vendas no varejo. Isso representou um crescimento de +3,7% em relação aos US$ 356,5 bilhões reportados em 2023.
As condições desafiadoras da indústria nos últimos anos – incluindo pressões inflacionárias, um consumidor mais cauteloso financeiramente, rápidas mudanças tecnológicas e disrupções geopolíticas – culminaram em 2024 com uma trajetória de crescimento mais modesta em comparação a anos anteriores.
O segmento de Personagens/Entretenimento também enfrentou dificuldades em encontrar novas fontes de crescimento devido à quantidade limitada de novos conteúdos lançados. Isso levou muitos licenciados a migrarem seus negócios para outros segmentos de propriedade, como corporativo, moda, celebridades, música e arte, todos apresentando crescimento acima da média neste último ano. “É encorajador observar que a indústria de licenciamento conseguiu mostrar crescimento constante em 2023, apesar de seu maior segmento de propriedades ter registrado um desempenho abaixo da média”, diz um trecho do relatório.
Com os preços de mercadorias em geral em alta significativa nos últimos 5 anos (por exemplo, +25% nos EUA), os consumidores ao redor do mundo estão muito mais conscientes dos custos em seus hábitos de compra. Ainda assim, o setor de licenciamento novamente superou o mercado global de varejo, que calcula-se ter crescido apenas +3,11% em 2024. O mercado de produtos e serviços licenciados cresceu +0,58 pontos percentuais acima do varejo em geral, impulsionado principalmente pela força das marcas associadas a produtos licenciados e pelo crescimento contínuo nas categorias de alimentos e bebidas, software e videogames, entretenimento baseado localmente (LBE), além da recuperação da categoria de brinquedos e jogos.
Segundo o estudo, também é notável que a indústria de licenciamento tenha superado a taxa de crescimento dos 250 maiores varejistas globais, que, segundo a Deloitte Global, cresceram 3,6% em 2024.
Embora tenha permanecido um forte apetite dos consumidores por experiências, entretenimento, eventos, música, viagens e gastronomia em 2024, os gastos foram feitos de maneira mais econômica. Por exemplo, a frequência em parques temáticos diminuiu na América do Norte, com os consumidores preferindo atrações locais e mais acessíveis. Com o fim do movimento de retorno ao trabalho presencial e a maior
atenção aos custos, vimos um crescimento mais moderado em categorias de produtos licenciados de uso pessoal, como vestuário, cosméticos (HBA) e calçados, além do aumento na compra de produtos usados.
Outro ponto de destaque: orçamentos domésticos cada vez mais apertados continuam a impulsionar as marcas próprias (private labels), que aumentaram sua participação no mercado. Em 2024, Walmart, Target, Tesco, Aldi, Costco, Amazon, Trader Joe’s e Kroger foram exemplos de grandes redes varejistas globais que ampliaram suas linhas de marcas próprias e DTR (Direct-to-Retail) com sucesso. Os consumidores, em busca de preços mais acessíveis, deram espaço para que esses varejistas inovassem e promovessem suas marcas próprias com grande aceitação.
Entre os 20 maiores varejistas de crescimento mais rápido no mundo, segundo o relatório Global Powers of Retailing 2025 da Deloitte, fica clara a tendência em direção a varejistas de desconto e on-line (cinco dos seis primeiros lugares), refletindo a busca dos consumidores pelo valor de suas compras.
Houve também uma mudança estrutural no mix de propriedades licenciadas e categorias de produtos em 2024. Pela escassez de lançamentos de IPs de entretenimento no primeiro semestre, o mercado de licenciamento se voltou para outras categorias de propriedades, como música, celebridades, moda e corporativo, que ajudaram a sustentar o crescimento da indústria neste ano.
ALGUMAS PERCEPÇÕES DOS ENTREVISTADOS
RESUMEM BEM ESSE MOVIMENTO:
“Há falta de novos IPs na indústria do entretenimento, o que definitivamente levou a um crescimento nos royalties gerados por IPs não relacionados ao entretenimento.” – Agente de licenciamento na Itália.
“Vimos uma mudança no mix de vendas: de propriedades de entretenimento para uma audiência mais jovem/adulta, com marcas corporativas e de música.” – Agente de licenciamento na Europa Ocidental.
“Vimos um aumento nas licenças de NIL [Name, Image, and Likeness] para celebridades, tanto vivas quanto falecidas, neste ano.” – Agente de licenciamento nos EUA.
“Vimos um crescimento excepcional nos negócios, pois consumidores e licenciados estão buscando marcas corporativas bem estabelecidas, com forte história e herança.” –Importante licenciador corporativo nos EUA.
O relatório também apresenta algumas das principais tendências que impulsionaram o mercado de licenciamento em 2024. Esses fatores moldam a compreensão sobre as vendas e as receitas de royalties do ano.
UPDATE - SETOR DE LICENSING
TENDÊNCIAS DE PROPRIEDADES –
2024/2025
• Colaborações entre marcas: experiências imersivas e culturais, conectando diferentes gerações.
• Streaming & redes sociais: propriedades menores, dinâmicas e de nicho ganhando espaço.
• Lacuna de conteúdo: greves em 2023 adiaram estreias para 2025; varejo buscou novas IPs com reconhecimento amplo.
• Esportes em alta: Paris 2024, Copa América e Eurocopa bateram recordes de audiência.
• WNBA em transformação: recordes de público, fenômeno Caitlin Clark, novos times (Golden State, Toronto, Portland) e contratos de TV (ESPN, NBC, Amazon) a partir de 2026.
• Museus e instituições sem fins lucrativos: licenciamento em expansão global, com destaque para crescimento na Ásia.
• Anime: audiência global crescente, mas fragmentação dificulta apostas seguras para licenciados e varejo.
TENDÊNCIAS REGIONAIS
Voltando nosso olhar para a visão global, a indústria de licenciamento continua sua expansão em todas as partes do mundo. Em 2024, as regiões que cresceram acima da média do mercado foram:
• Sul da Ásia/Pacífico (South Asia/PAC): +6,8%
• Oriente Médio/África (ME/Africa): +6,0%
• Europa Oriental (Eastern Europe): +5,9%
• América Latina (Latam): +4,4%
• Norte da Ásia (North Asia): +4,2%
UPDATE - SETOR DE LICENSING
A região da América Latina (Latam) também aumentou ligeiramente sua participação pelo segundo ano consecutivo, chegando a 4,25%, impulsionada principalmente pelo crescimento acima da média (em ordem de magnitude) de Venezuela, Brasil, Peru, Chile e Colômbia.
“Em 2024, os consumidores demonstraram uma lealdade maior do que nunca as marcas, personagens e propriedades que amam. De fato, a indústria global de licenciamento de marcas mais uma vez superou o desempenho do mercado varejista mundial como um todo, provando que as marcas fazem diferença, independentemente da categoria de produto”, concluiu Maura J. Regan, presidente da Licensing International.
O estudo foi desenvolvido a partir de dados de mercado de 2024 e de pesquisas realizadas com profissionais da indústria, garantindo uma visão atualizada e consistente sobre o setor. A abordagem utilizada segue o modelo bottom-up, ou seja, a construção dos resultados acontece a partir do nível das empresas, refletindo a realidade operacional do mercado.
A análise dimensiona a indústria global de licenciamento por tipo de propriedade e por categoria
de produto. O escopo contempla tanto o cálculo de royalties quanto de vendas no varejo de produtos e serviços licenciados.
PARA ASSEGURAR PRECISÃO, FORAM ADOTADOS CRITÉRIOS GEOGRÁFICOS DISTINTOS:
• No caso do varejo, a receita é atribuída ao local físico onde a venda ocorreu.
• Para os royalties, considera-se a receita reportada pelo licenciado ao detentor da marca, no país ou região de origem da venda do produto.
O objetivo principal é mapear o fluxo global de licenciamento, identificando as classes de propriedades e as categorias de produtos mais relevantes para o mercado atual.
Adotar é tudo de bom
Mars Pet Nutrition inicia projeto de licenciamento da causa
No dia 7 de agosto, a Mars, em parceria com o EP Grupo, realizou um café da manhã com executivos interessados em fazer parte da campanha Pedigree – Adotar é Tudo de Bom.
O encontro foi pensado para apresentar a força da marca e engajar fabricantes que queiram licenciar a Pedigree, unindo inovação, propósito e, claro, apoio à causa do nosso amado vira-lata caramelo. A companhia está em busca de novas ideias, colaborações criativas e produtos que ajudem a espalhar essa mensagem tão importante.
Time da Mars Pet Nutrition Brasil
Gustavo Bruno, presidente da Mars Pet Nutrition no Brasil, conduziu a conversa e a apresentação do projeto.
• Adotar é Tudo de Bom existe há 17 anos, e a ideia da companhia é impactar ainda mais a sociedade e escalar ainda mais o movimento de adoção.
• Licenciar a causa oferece a oportunidade das marcas expandirem suas ações sociais e aumentarem a conexão com um público engajado e apaixonado.
• Os recursos serão revertidos para cães que vivem em abrigos, promovendo a adoção responsável e qualidade de vida para esses animais.
Ficou com dúvidas ou quer marcar uma reunião? Chama a gente (camila@epgrupo.com.br). Vamos adorar conversar com você e pensar juntos em novas possibilidades!
CONFIRA COMO FOI O EVENTO!
por @fastcompanybrasil I Chris Morris
O telefone fixo voltou (e as crianças estão adorando)
Do charme retrô a conversas mais seguras, estes aparelhos antigos estão ajudando famílias a repensar como seus filhos se comunicam com os amigos
Hoje, a comunicação acontece basicamente de duas formas: por smartphones ou por redes sociais. Crianças pequenas, no entanto, raramente têm acesso a esses meios – e especialistas recomendam que isso não aconteça antes dos 13 anos.
Isso acaba fazendo com que os pais tenham que controlar a vida social dos filhos. Mas uma solução analógica promete mais independência às crianças: o telefone fixo.
Antes considerado ultrapassado, o telefone residencial está voltando. A startup Tin Can, com sede em Seattle, nos EUA, quer liderar esse retorno com
um modelo com fio repaginado, que permite às crianças ligarem para os amigos e marcarem encontros – sem dependerem dos pais e sem os riscos e distrações de um smartphone, como aplicativos de mensagem, câmeras ou acesso à internet.
A ideia surgiu enquanto o fundador, Chet Kittleson, conversava em um parque com outros pais de crianças em idade escolar. “Todos disseram: ‘eu tinha até esquecido que usava um telefone fixo quando era criança’. A gente lembra dele como algo de adulto, mas esquece que as crianças eram as grandes beneficiadas”, contou ele ao site Seattle’s Child.
Créditos: Lata
Os aparelhos da Tin Can, que custam US$ 75, contam com design inspirado nos modelos clássicos dos anos 1980. Como poucas casas ainda possuem linha telefônica, elas funcionam por VoIP e se conectam ao roteador ou a uma entrada de internet – uma versão com wi-fi já está em desenvolvimento. Por serem com fio, as crianças não podem circular livremente pela casa, e os pais conseguem controlar os horários de uso pelo aplicativo da Tin Can. Em vez de números convencionais, cada aparelho tem um código exclusivo de cinco dígitos para que as crianças liguem umas para as outras. Não há mensalidade. Em breve, uma atualização permitirá chamadas para números comuns – e serviços de emergência – por US$ 10 por mês.
Kittleson não é o único a redescobrir os telefones fixos. Em março, uma mãe compartilhou no Instagram que instalou um em casa para os filhos. A publicação já recebeu mais de 137 mil curtidas, com dezenas de pais dizendo que fizeram o mesmo.
“Todos disseram: ‘eu Tinha aTé esquecido que usava um Telefone fixo quando era criança’. a genTe
lembra dele como algo de adulTo, mas esquece que as crianças eram as grandes beneficiadas”
Ela e o marido perceberam que seus filhos estavam tão acostumados com o FaceTime que não sabiam conduzir uma conversa por telefone. Também queriam que eles pudessem ligar para familiares sem precisar pedir emprestado seus celulares. “Meu marido e eu resolvemos trazer de volta algo que tínhamos quando crianças: um telefone fixo em casa. Nossos filhos estão adorando e amam ligar para a avó sozinhos”, escreveu ela.
É claro que os telefones fixos também têm seus riscos. Mais da metade das chamadas recebidas vêm de golpistas, que costumam ter como alvo idosos –um grupo que ainda utiliza esse tipo de aparelho. Assim como nos anos 1980, as crianças precisam ser ensinadas a não atenderem números desconhecidos.
O que surpreende muitos pais, no entanto, não é só o entusiasmo de seus filhos pequenos. É que os mais velhos também estão gostando da ideia.
Esses aparelhos despertam a mesma nostalgia que as fitas cassete. Para a geração Z, eles são uma alternativa sem tela, que estimula conversas reais, sem emojis, e ajuda a criar laços mais fortes. Sem falar que o fio continua sendo divertido de enrolar nos dedos.
Mas isso não significa que os smartphones correm o risco de perder espaço. Um estudo recente do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos mostrou que, no segundo semestre de 2024, 78,7% dos adultos viviam em casas sem telefone fixo. No fim de 2014, esse número era de apenas 44,2%.
Chris Morris é jornalista, escritor, editor e apresentador especializado em tecnologia, games e eletrônicos.
PATROCINE
A ESCOLAR OFFICE BRASIL & CONGRESSO ESCOLAR 2026
Estar na Escolar é associar sua marca ao maior ponto de encontro entre indústria e varejo do setor. Mais do que uma feira, é um palco de conexões, negócios e conteúdo estratégico que movimentam toda a cadeia papeleira.
274 expositores 19 mil m² de feira
30 países representados
300 congressistas 12h de conteúdo estratégico
Patrocinar significa conquistar visibilidade, fortalecer sua marca no cenário internacional e gerar resultados que vão além do Volta às Aulas.