Page 1

Mar莽o de 2010 a Fevereiro de 2011

relat贸rio de atividades


Este relatório apresenta o Instituto Elos as principais ações desenvolvidas no período de Março de 2010 a fevereiro de 2011 e os desdobramentos proporcionados pela disseminação da metodologia Elos. O período foi marcado pela sistematização e disponibilização de materiais metodológicos como estratégia para ampliar a capacidade de impacto da equipe Elos sobre o propósito, na medida em que isso estimula outros agentes a entrarem em ação e gerarem impacto positivo sobre a sociedade. Grandes projetos como o Elos no Canteiro Mais Cultura e a ampliação de parcerias internacionais promoveram a disseminação em escala da metodologia Elos.


sobre o instituto elos ELOS – Construindo um mundo melhor para todos! O Instituto Elos é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas que desenvolve ações em conjunto desde 1996. Atua principalmente com comunidades sob alto risco social, econômico e ambiental e com grupos estratégicos – jovens, empresários e governo - para a transformação deste quadro. Tem como estratégias a composição de parcerias e a implementação de metodologias e projetos participativos que promovam a cooperação entre estes diferentes setores para o alcance mais ágil de seus objetivos comuns. O Instituto Elos acredita que a cooperação, a beleza e o prazer são chaves para desbloquear os medos e liberar este impulso natural das pessoas de darem o seu melhor para construírem um mundo mais sustentável para todos. Nosso propósito é Impulsionar o movimento de fazer acontecer já, o mundo que todos sonhamos. O diferencial do Instituto Elos está em aliar a habilidade de mobilizar comunidades para o trabalho cooperativo com a capacidade de promover transformações físicas em ambientes degradados. A junção desses dois aspectos envolve a comunidade num desafio de transformação da sua realidade. No final, a experiência bem sucedida de trabalhar juntos por um bem comum dá poder e anima a comunidade para continuar empreendendo novas transformações por conta própria.


VISテグ DO ELOS: Um mundo sustentテ。vel por meio de uma cultura prazerosa e cooperativa de cuidado cotidiano com o planeta.


1.


Perfil e estrutura organizacional


interdependência

consolidação

utopia precisão prazer

design

entusiasmo

pró-atividade exemplaridade cooperação

abundância

io e m po r

empatia confiança acolhimento

realização

Um mundo sus ten táv el

relacionamento

ção aga op pr

com un hã o

fogo interior


de

uma

e

a ur t l cu

co o

a

os r ze a pr

dado cotidiano i u com c de o p a lane v ta. i t a r pe

Em 2009, o Instituto Elos realizou um processo de Planejamento Estratégico que resultou, dentre outras coisas, na reestruturação organizacional e do modelo de atuação, o que implica diretamente no foco das ações realizadas.

Ação estratégica: Construir exemplos de transformação de espaços e relações, a partir de talentos, recursos e sonhos locais com cooperação, alegria e beleza.

Ação estratégica: Construir exemplos de transformação de espaços e relações, a partir de talentos, recursos e sonhos locais com cooperação, alegria e beleza;

Ação estratégica: Desenhar caminhos para realizar sonhos coletivos valorizando o prazer e a vida. Além dos núcleos de gestão e ação, foi constituído também, um núcleo chamado Consolidação, que acolhe as funções gerenciais e administrativas do Instituto. Este núcleo tem a tarefa de manter os três núcleos de gestão alinhados entre si e com o propósito do Elos.


2.


Projetos e ações


O E L C NÚ DE

O Ã Ç A IZ

L A RE

Ao todo, 27 OASIS foram realizados, sendo 23 deles diretamente pela equipe Elos. Vale destacar que neste período foram realizados 4 Oasis Training capacitando mais de 120 pessoas na metodologia. Realizado junto ao poder público – 20 Realizados em empresas e fundações – 3 Realizados por empresas – 1 Realizados por participantes do movimento Oasis Mundi* - 4

*Movimento Oasis Mundi: rede de facilitadores e pessoas interessadas no movimento mão na massa para fazer acontecer o mundo que sonhamos. A expectativa é que na plataforma de relacionamento e troca, o HYPERLINK “http://oasismundi.ning.com”http://oasismundi.ning.com, sejam informados os Oasis realizados pelo movimento sem a participação direta do Instituto Elos.


1.1. Metodologia Elos Oasis como ferramenta de política Pública Elos no Canteiro Mais Cultura A ação em parceria com o Ministério da Cultura é a concretização de uma das iniciativas de 2009 lideradas do Núcleo de Design: a Formatação do Jogo OASIS como ferramenta de política Pública. Foram registradas 20 Ações do Elos no Canteiro Mais Cultura em Espaços e Bibliotecas, com atuação em 15 capitais (Brasília, Campo Grande, Palmas, Manaus, Belém, Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, Recife, Natal, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo). Os Oasis realizados nestas comunidades proporcionaram muitas transformações para os adolescentes, como comemora Joyce Silveira da comunidade Paula Autran: “a comunidade mudou muito. Alguns adolescentes que vendiam crack deixaram a droga de lado para participar e nunca mais voltaram ao tráfico”. As ações se desenvolveram em três etapas: Expedição: primeira visita à área para reunião dos parceiros institucionais, líderes comunitários para apresentação do projeto e ajustes operacionais quanto à ação a ser desenvolvida; Etapa de formação: realização de um curso de formação para gestores públicos e líderes comunitários envolvidos na implantação do espaço; Mão na massa: momento em que cada comunidade envolvida no processo fez intervenções de melhorias físicas dos espaços e desenvolveu projetos de geração de renda e de meio ambiente.


1.2. Metodologia Elos Oasis em Instituições e Projetos Educacionais A partir do trabalho realizado em 2009 com o Instituto Elos, o grupo Ânima Educação deu continuidade à realização de Oasis com estudantes dos centros Universitários de Santos e de Belo Horizonte. É um case de apropriação da metodologia Elos-Oasis por organizações que fortalece nossa crença no potencial de replicabilidade da proposta. A Fundação Educar DPaschoal também criou o Oasis Educar que, em 2010, mobilizou 13 escolas na cidade de Campinas e, para 2011, tem programado mais 15 Jogo Oasis. O Oasis Educar tem como objetivo estimular alunos de escolas públicas a transformar positivamente suas comunidades. Para que isso aconteça, os jovens são incentivados a perceber os valores e os talentos existentes no entorno da escola e, por meio disso, convidar e conquistar a comunidade. O objetivo é construir um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como praças, parques, centros culturais etc., utilizando os recursos disponíveis no próprio local.


1.3. Metodologia Elos Oasis em Empresas A metodologia Elos Oasis foi reconhecida pelas empresas como uma forma diferenciada de capacitar seus líderes e melhorar relacionamento com a comunidade. O Instituto Elos acredita que esta é uma das formas de influenciar os negócios a encontrar uma forma de gestão e atuação mais socialmente responsável. Foram realizadas palestras como parte do programa Gestão Estratégica para a Sustentabilidade do Instituto Ethos e do programa de formação de Executivos Natura. Além disso, aplicou-se a metodologia Elos Oasis no programa de formação de trainees da Natura e do programa de investimento social do ICE-Instituto Cidadania Empresarial – esta ação ficou conhecida como Oasis Santa Isabel.


Oasis Santa Isabel


1.4. Oasis Training Cada vez mais estamos buscando ampliar nossos programas de formação para disseminar em uma escala maior a metodologia Elos Oasis. O formato padrão do programa é de 7 dias, mas em alguns casos é customizado conforme a necessidade do grupo. Como todo programa de formação do Instituto Elos, ele é vivencial e acontece em parceria com uma comunidade. Até o momento foram capacitados mais de 100 pessoas na metodologia Elos-Oasis. No período foram realizados 2 Oasis Training Holanda, Oasis Training Guiné Bissau e OASIS Traing Agente Transforma (AGT) em parceria com a Rosenbaum empresa de Design.


e t n e g a

a m r o f s n a r t


o H g n i n i a r T s i Oas

a d lan


1.5. Animação da rede de Guerreiros Sem Armas e jovens empreendedores sociais O Instituto Elos mantém os guerreiros conectados e animados para a causa por meio do site e de redes virtuais, como facebook e ning do movimento Oasis Mundi. Os jovens capacitados na metodologia também recebem coaching por meio de contato telefônico e reuniões presenciais. A tendência é que os jovens capacitados passem a fazer parte da rede de facilitadores da metodologia Elos Oasis, aumentando a capacidade técnica do Instituto Elos em expandir a metodologia.


1.6. Realização do Programa Guerreiros sem Armas O programa Guerreiros sem Armas (GSA) foi realizado de 4 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011. Esta 6ª edição foi marcada pela diversidade de nacionalidades e por novidades nos jogos indígenas, com a realização do Jogo do 5º elemento e com a introdução da disciplina Re-evolução na metodologia Elos. Os 64 jovens de 20 países passaram por diversas formações e imergiram no cotidiano das comunidades. Juntamente com os moradores, os Guerreiros Sem Armas transformaram os sonhos das comunidades em projetos reais utilizando recursos materiais e humanos do próprio local, além do apoio da sociedade. O resultado foi a realização de diversos projetos contemplando os eixos econômico, social e ambiental, como, por exemplo, padaria comunitária, produção de artesanatos, criação e reforma de praças, pinturas de muros, limpeza de lixo e turismo socioambiental. A capacitação dos jovens foi possível graças à parceria com 3 comunidades de Santos – Vila Pantanal, Mangue Seco-Butantã e Tiro Naval. Alinhados à proposta de disseminar o jogo Oasis e o GSA, sete Guerreiros sem Armas de edições anteriores foram convidados para fazer parte da equipe organizadora de 2011. Seis deles atuaram como facilitadores aprendizes e uma jovem trabalhou na sistematização do programa e elaboração do manual de disseminação. E, mais uma vez, representantes de empresas e poder público puderem vivenciar a metodologia Elos por meio do GSA– Lideranças Executivas, realizado entre 20 a 24 de janeiro.


O T N E AM

N O I C LA

E D O E L C Ú N

RE

O Núcleo de Relacionamento deu continuidade à proposta de ampliar o numero de pessoas sensibilizadas e envolvidas com a metodologia Elos, visando expandir a escala e do propósito de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.


Documentário Guerreiros sem Armas 2009 Lançamento do documentário Guerreiros sem Armas 2009. A pré-estreia aconteceu no Cine Roxy, em Santos, dia 7 de outubro de 2010 e contou com cerca de 500 pessoas, inclusive de moradores das comunidades onde aconteceu o programa em 2009. O filme “Guerreiros sem Armas” retrata a trajetória de jovens que, durante 30 dias, em janeiro de 2009, trabalharam na Vila dos Criadores e Alemoa, em Santos, e Prainha no Guarujá . É junto às populações dessas comunidades que se desenvolveu boa parte do programa e que se revelaram as transformações. O documentário também foi exibido na programação do Escola Hub de Verão em São Paulo, no dia 18 de fevereiro de 2011 e contou com mais de 40 participantes. O documentário foi distribuído para os guerreiros participantes de 2009 e 2011, e a expectativa é que seja exibido em mais de 30 países em 2011.

Documentário GSA 2009


O Designer como função essencial dentro do Elos O design gráfico teve papel importante na qualidade dos materiais desenvolvidos pelo núcleo de design e gerou maior efetividade na estratégia de comunicação do Instituto Elos e do programa Guerreiros sem Armas. A parceria com a ONG Innovarte, de Portugal, possibilitou contarmos com uma designer profissional pelo período de 9 meses, viabilizando a publicação manuais diversos, materiais de papelaria e de comunicação, consolidando a linha de comunicação estratégica do Instituto.


Ferramenta de CRM apoiando decisões estratégicas Neste último ano o CRM-Salesforce se consolidou como ferramenta estratégica de relacionamento. O mailing passou a ser uma ferramenta estratégica de comunicação e mobilização de pessoas. Os eventos e atividades registrados revelam os encaminhamentos estratégicos da organização, revelando se os esforços caminham para maior investimento em Design e Formação ou Realização. A ferramenta também possibilita visualizar os investimentos em novas oportunidades e nível de conversão das propostas apresentadas.


O E L C Ú N DE

N G I S DE

O Núcleo de Design deu continuidade à proposta de sistematizar e disponibilizar materiais relacionados a Metodologia Elos, visando ampliar em escala global o impacto sobre o propósito de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Neste último ano destacamos os seguintes materiais que foram formatados, aplicados e/ou disponibilizados online:

Os materiais estão disponíveis online em HYPERLINK “http://issuu.com/elos/docs”http://issuu.com/elos/docs, traduzidos em 3 idiomas.


A partir das experiências acumuladas, o Instituto Elos incorporou uma nova disciplina na metodologia – a RE-EVOLUÇÃO. O propósito é ampliar a autonomia de poder sonhar e realizar por meio da ampliação da rede de parceiros. Essa disciplina tem como ação o Encontro de Futuro, criando cenários de futuro e lançando um novo desafio à comunidade e parceiros. Nestes encontros a rede tem como pergunta orientadora “Se tudo fosse possível, que futuro você desejaria?”. O Guerreiro sem Armas de 2011 incluiu a nova disciplina Re-evolução, que se desenvolveu como consequência natural da consolidação das demais disciplinas e do desejo das comunidades darem continuidades aos seus projetos em parcerias com parceiros locais. Foram dois dias de atividades de planejamento e desenho dos próximos passos dos Guerreiros e das comunidades. O jogo do 5o Elemento passou a fazer parte dos Jogos Indígenas.


NÚCLEO DE

O Ã Ç A D I L O S N O C

O foco das ações do núcleo de consolidação foi a introdução de elementos de inovação. O objetivo era fazer com que a sua estrutura organizacional refletisse a própria filosofia de transformação. As principais ações realizadas para tanto foram: Planejamento Estratégico: Consolidação da cultura do planejamento dando prosseguimento à estrutura proposta no ano anterior. Revisamos, redirecionamos e pactuamos novos objetivos para os próximos dois anos. Ampliação da capacidade realizadora: Investimos na ampliação da rede de facilitadores da metodologia Elos-Oasis envolvendo jovens capacitados no programa Guerreiros sem Armas como facilitadores e co-facilitadores em projetos liderados pelo Instituto. A ampliação da rede também faz parte do objetivo de criar um mercado para facilitadores Oasis.


Arquitetura Financeira: Após uma década de experiência o Instituto Elos tem buscando equilíbrio financeiro por meio de prestação de serviços, busca de patrocínios e inscrição em editais. No caso do programa Guerreiros sem Armas identificamos a importância de estimular e envolver o selecionado no processo de captação de recursos para financiar parte da sua inscrição no programa.

ALGUNS RESULTADOS DOS TRABALHOS DO ELOS EM 2010 HYPERLINK “http://elosbrasil.org/2011/02/10/instituto-elos-participa-das-licoes-inspiradorasda-natura/”Instituto Elos participa das Lições Inspiradoras da Natura A Natura, por meio de seu programa Acolher, lançou uma campanha para ouvir histórias de transformação protagonizadas por suas consultoras. Para incentivá-las, lançou uma série de vídeos intitulada “Lições Inspiradoras”. O co-fundador do Instituto Elos Rodrigo Rubido Alonso foi um dos convidados. Video disponivel em: HYPERLINK “http://www.youtube.com/watch?v=HjCs81xsThU&feature=player_embedded”http://www.youtube.com/wat ch?v=HjCs81xsThU&feature=player_embedded


Instituto Elos apresenta Jogo Oasis no evento E-motive, da Oxfam Novib, na Holanda Em 18 de novembro, Rodrigo Rubido Alonso, um dos fundadores do Instituto Elos, apresentou o Jogo Oasis na Holanda, em um evento voltado a publicizar experiências do hemisfério Sul que podem servir de referência para o Norte. Criado em 2006, o E-motive é um programa realizado por Oxfam Novib, Movisie, Hogeschool van Amsterdam y Mano que promove o contato entre essas duas partes, com o objetivo adicional de influir positivamente na imagem que o Norte tem dos países em desenvolvimento. Edgard Gouveia Junior, co-fundador do Instituto Elos, foi um dos palestrantes do Tedx Amazônia. Ele participou do bloco “Colaborar Melhor”, relatando a experiência do movimento Oasis Santa Catarina. HYPERLINK “http://elosbrasil.org/2010/12/12/video-de-edgard-gouveia-jr-no-tedxamazonia/”Vídeo de Edgard Gouveia Jr no TEDx Amazônia disponivel em: HYPERLINK “http://elosbrasil.org/2010/12/09/crea-al-e-instituto-elos-realizamacao-em-cidades-alagoanas-atingidas-pelas-chuvas/”CREA-AL e Instituto Elos realizam ação em cidades alagoanas atingidas pelas chuvas De 22 a 27 de novembro, o Instituto Elos realizou, em parceria com o HYPERLINK “http://www.crea-al.org.br/”Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), uma ação de mobilização para reconstrução das cidades de Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia, cidades atingidas pelas chuvas no primeiro semestre de 2010.


Reconhecimento A Metodologia Elos Oasis recebeu o reconhecimento da Oxfam-Holanda por estar entre as duas melhores tecnologias apoiadas pela Instituição na Europa. “Durante o E-motive day as atenções estavam voltadas para o Jogo Oasis do Instituto Elos. Tecnologia social que estimula o trabalho comunitário e promove coesão e participação social, foi aplicada em uma area de conflito em Amsterdan em Junho de 2010. Por meio deste jogo as pessoas do local tiveram a oportunidade de fazer acontecer o sonho coletivo, participando do processo de decisão, elaboração e materialização dos projetos. (Tradução do site HYPERLINK “http://www.oxfamnovib.nl/Pub/Network/2010/2010-Nr6/2010-Nr-6-English/learning-from-the-South.html”http://www.oxfamnovib.nl/Pub/ Network/2010/2010-Nr-6/2010-Nr-6-English/learning-from-the-South.html)


3.


Impactos e resultados


As ações realizadas com parceiros carregam em si a semente da formação, por considerarmos a replicação da filosofia Elos essencial para a disseminação de ações estruturadas em valores e princípios. Assim, as iniciativas desenvolvidas por novos colaboradores são tão importantes quanto às ações realizadas pela própria equipe do Instituto.

Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. E, para impulsionar tais ações, o instituto Elos tem investido em formas de disseminar ferramentas capazes de estimular o desenvolvimento local e o caráter empreendedor de jovens. Isso pode ocorrer seja por meio das formações, da criação e da distribuição de materiais didáticos, ou pela transformação da metodologia de forma a estimular a implementação de novos projetos iniciando um inovador ciclo de desenvolvimento em comunidades.

Programa Guerreiros Sem Armas O refinamento metodológico do programa Guerreiros Sem Armas é um bom exemplo disso. A edição de 2011 recebeu um número recorde de participantes: 64 jovens. E, 8 semanas após o término do programa, 23% deles já estavam envolvidos na implementação de ações em suas comunidades. O processo seletivo, que envolveu, no total, 551 jovens, foi o catalisador de ações que geraram impacto positivo em cerca de 200 comunidades em todo o mundo. O objetivo deste processo é identificar jovens com grande potencial empreendedor para participar do programa Guerreiros Sem Armas e, até mesmo durante esta fase inicial, gerar impacto positivo na sociedade. Um exemplo deste impacto pode ser visto na trajetória da jovem Suíça Christina Gerodetti, que desenhou e implementou o projeto chamado colheita de maçãs em Jarna, Suécia. Diante da provocação de uma das tarefas do processo seletivo – “encontre uma única coisa que poderia ser transformada em uma comunidade da qual faz parte” –,


a jovem decidiu promover uma ação capaz de integrar os jovens que frequentam uma escola internacional de empreendedorismo, naquela região, com os moradores do lugar. Segundo Christina, a distância entre a comunidade e os jovens que buscam formas de trabalhar com suas próprias comunidades a incomodavam. Ao mesmo tempo, ver as maçãs que caíam das árvores, apodrecendo no chão, também eram uma fonte de incômodo. Para resolver os dois problemas de uma só vez, a estratégia da Christina foi promover uma campanha de colheita de maçãs todas as quintas-feiras, reunindo jovens e moradores da região. No processo, novos vínculos seriam estabelecidos. Mas isto não era tudo, a experiência deveria ainda ser um exemplo de sustentabilidade: com as 38 mil maçãs colhidas, foram produzidas 2,5 mil garrafas de suco que foram vendidas no comércio local e o dinheiro obtido com as vendas foi revertido para uma instituição sem fins lucrativos. Ainda no programa Guerreiros Sem Armas, uma outra inovação: a disciplina Re-evolução lança para Guerreiros e Comunidades o desafio de implementar novos projetos, seguindo uma espiral metodológica em que terão a oportunidade de aplicar as ferramentas aprendidas por si mesmos, mas amparados por materiais didáticos, acompanhamento pedagógico e por uma rede de contatos ampliada. O resultado direto disso é que uma comunidade como Kariobangi South, em Nairóbi, Quênia, ou em Belém, no Pará, possam ser beneficiadas por um método altamente participativo, sem nunca terem vivenciado uma ação direta do Instituto Elos. Em 2011, a aposta é estender esse modelo de ação para as comunidades por meio do projeto de continuidade de Desenvolvimento local. A ideia é que as três comunidades envolvidas no Guerreiros Sem Armas permaneçam em contato com o Instituto Elos, que oferecerá acompanhamento para a implementação dos novos projetos que a comunidade deseja implementar. A intenção é alcançar resultados expressivos especialmente no que diz respeito à geração de emprego e renda, com a busca de produtos sustentáveis e que sejam, ainda, uma expressão da singularidade cultural e social de cada comunidade.


antes

Vila Pantanal

depois


antes

Mangue Seco - butant達

depois


antes

Tiro Naval

depois


Elos no Canteiro Mais Cultura O repasse da ferramenta metodológica de forma experiencial garante a replicação conectada e embasada nos princípios e ações originais. Após a realização do projeto Elos no Canteiro Mais Cultura, recebemos diversos depoimentos de pessoas que participaram das formações oferecidas. Elas relatam a satisfação em utilizar o OASIS para transformar o seu local de trabalho ou a comunidade onde vivem. Uma dessas pessoas é a bibliotecária Marlene Trindade:

“... falta pouco para realizarmos nosso sonho. Aqui em Belém serão implantadas 2 bibliotecas, uma no distrito de Mosqueiro, região de muitas praias! Um local de muitos talentos de gente que quer fazer acontecer de fato. Como no jogo OASIS, a biblioteca está praticamente pronta. Aqui em Belém já fizemos vários OASIS, na biblioteca, em praças, em nossas futuras bibliotecas, Até hoje eu utilizo as dinâmicas aprendidas quando iniciamos qualquer atividade dentro da biblioteca. Espero que logo, logo possamos dizer: NOSSO SONHO ESTA COMPLETAMENTE REALIZADO!!!” (Marlene Trindade, de Belém, Pará)


A ação do Oasis gera um impacto profundo em todos que participam. No meu caso, saio com muitos aprendizados, embora tenha sido convidado a passar meus conhecimentos.” (Ivo Eduardo Pons, designer e consultor do eixo Cultura e Economia, de XXXXXXXX). Formação e acompanhamento pós-formação se transformaram em dois importantes pilares na realização do propósito do Elos. A a compreensão disto aponta para a criação de medidores de impacto como um elemento de aprendizado e aperfeiçoamento, um desafio para os próximos anos.

“Nunca tinha tido a oportunidade de apresentar a minha comunidade para alguém. Agora poderei fazer isso e ainda ajudar na rede do lugar onde vivo e do qual sinto muito orgulho.”

(Elton Luiz Barbosa, de XXXXXX)


Anexos

SOBRE A METODOLOGIA ELOS


Filosofia Elos de Transformação A Metodologia Elos representa o caminho para a aplicação da Filosofia Elos de Transformação. O propósito é promover a vivência de suas crenças e princípios, que são as forças propulsoras das ações do Instituto Elos Brasil.

“A semente da que fluem por aqui e agora, realização do

transformação brota nas relações e no compartilhamento de sonhos, meio do reconhecimento da abundância e da valorização do poder de cada um e se manifestam em ações conjuntas que nutrem de beleza, alegria e prazer a melhor mundo para todos.”


ESSÊNCIA A transformação, essência da Metodologia Elos, é orientada por crenças que permeiam todas as ações propostas. São elas:

Fogo Interior

Todo mundo pode, quer e tem em si a energia e a autonomia para mudar o mundo.

Propagação

Uma pessoa em seu pleno potencial desperta o calor de muitos ao seu redor, e a ação de um pequeno grupo para o bem comum pode desencadear uma força capaz de transformar o mundo.

Abundância

Não faltam recursos. Os recursos, talentos e líderes que necessitamos já estão aqui. São abundantes e estão disponíveis em toda parte.

Entusiasmo

Todo mundo participa, realiza com alegria e quer seguir contribuindo se for divertido, leve, e prazeroso.

Comunhão

Quando atingimos um determinado nível de concordância na intenção e na união de nossas ações, realizamos milagres.

Interdependência

O melhor para mim, para o outro e para o mundo acontece plenamente quando compreendidos e realizados de forma integrada, ou seja, interdependente.


A aplicação da Metodologia Elos, passo a passo, conduz à vivência e à compreensão dessas crenças em profundidade e de forma espontânea e natural, permitindo ainda que a alegria e o prazer da construção cooperada sejam conquistados e celebrados coletivamente.


Sobre o Jogo Oasis O Jogo Oasis é um jogo multimídia e presencial de mobilização cidadã de domínio público que lança mão da rápida construção e restauração de ambientes físicos degradados naturais e urbanos no mundo. O Objetivo Geral do Oasis é disseminar e consolidar na sociedade uma cultura de cuidado cotidiano com o outro e com os ambientes e gerar uma “massa crítica” na população mundial capaz de comover e inspirar governos, empresas e grandes organismos a unirem agendas e esforços na eliminação dos impactos socioambientais do planeta, além de inspirar outras iniciativas. A Visão do Oasis é uma onda crescente de indivíduos, grupos e instituições articulando-se de forma espontânea, autônoma e criativa saindo às ruas para cuidar cooperativa, amorosa e cotidianamente da revitalização, do embelezamento e da sustentabilidade de vários lugares no mundo. Nesta visão, a soma de todos os recursos individuais e locais constroi a abundância que precisamos para transformar o mundo. O desenho do jogo é uma tecnologia social que inspira os participantes a encontrarem soluções pró ativas - criativas para concretização de sonhos que transformem as realidades locais com uma compreensão global. Seus principais componentes são: cooperação, construção coletiva, rapidez, diversidade, alegria, cultura de paz, empreendedorismo social, netweaving e brincar de transformar o mundo juntos.


Quais os objetivos do Jogo Oasis? Estimular e habilitar grupos e comunidades na cooperação e empreendedorismo; Promover o olhar apreciativo e ampliar a capacidade de cada um propor soluções criativas para as questões críticas da nossa sociedade, do nosso bairro; Levar para o cotidiano dos participantes a percepção de que é possível transformar o mundo sem sofrimento, sem comprometer a sua liberdade ou autonomia e ainda fazer tudo com muito prazer; Promover a prática de valores humanos como: respeito, compaixão, cooperação, aceitação de diferenças; Ampliar o nível de informação sobre estratégias de sustentabilidade local e mundial; Restaurar ou construir um sonho comunitário, podendo ser replicável.

Fases e ações O jogo se desenvolve em fases com ações que devem ser realizadas pelos mobilizadores e participantes que formam os grupos. O jogo pode ser realizado em uma semana seguida, de segunda à segunda, ou no período de um mês durante os finais de semana. No total, são 7 fases, além da etapa inicial de preparação. Para a obtenção dos resultados propostos, os jogadores assumirão personagens importantes no decorrer do processo, que simbolicamente serão representados por personagens de um OASIS. A contribuição de cada personagem será fundamental para a realização plena e integral do objetivo do jogo.


instituto elos t/f: +55(13)3326-4472 M: guerreiros@institutoelos.org w: www.institutoelos.org Conteúdos: Val Rocha e Emi Tanaka Design Gráfico: Sofia Duque e Ariane Mates Revisão: Luanda Nera Ilustração: Ariane Mates e Andreia Marques Fotografia: Biga Appes, Isabela Carrari e Julia Toro

Esta obra está licenciada por Creative Commons; Atribuição de uso-não-comercial; Não-a-obras-derivadas. Este material foi criado pelo Instituto Elos para fins específicos. Fique à vontade para utilizar para o seu próprio aprendizado e para compartilhar conhecimento com outros, reconhecendo a autoria. Qualquer dúvida entre em contato conosco.


Relatório Elos 2010  

Relatório das atividades realizadas pelo Instituto Elos em 2010.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you