Tratado de Cirurgia do Joelho | Philippe Neyret, Guillaume Demey, Elvire Servien e Sébastien Lustig

Page 38

Tratado de Cirurgia do Joelho

Preparação do alojamento da cabeça da placa Deslizamos o guia de perfuração sobre a broca e o impactamos. Então, realizamos os furos com o auxílio de uma broca com 6mm de diâmetro (Figura 17.12).

Colocação da placa HTO Deslizamos a placa de comprimento apropriado sobre o fio e impactamos até a cabeça da placa se adaptar ao osso. (Figuras 17.13 e 17.14).

Corte inferior da osteotomia Certos cirurgiões colocam um fio-guia que materializará o corte (traço) da osteotomia inferior. Acreditamos que essa etapa não é necessária (Figuras 17.15 e 17.16). Utilizamos uma serra oscilante respeitando a tuberosidade tibial anterior e a articulação fibulotibial superior. Uma rugina é introduzida para proteger a artéria poplítea. Figura 17.9 Colocação do fio-guia paralelo à interlinha

Corte superior da osteotomia O relator (guia de referência) de corte do ângulo é introduzido e orienta o corte (traço) da osteotomia. É preciso impactar até o contato do córtex posteromedial. A osteotomia é realizada com serra oscilante (Figura 17.17) e retiramos a cunha óssea (Figura 17.18).

Redução da osteotomia e controle do alinhamento Um parafuso provisório é colocado no fragmento distal a aproximadamente 1cm da linha de osteotomia, que servirá de apoio à pinça de redução. Reduzimos com o auxílio de uma pinça de redução (Figuras 17.19 e 17.20). Um controle radioscópico é realizado para garantir a boa correção com auxílio de uma haste de alinhamento telescópico, como para as aberturas (adições) mediais. (Figuras 17.21 e 17.22)

Fixação da osteotomia Os dois parafusos colocados através da pTca mantêm a redução com o auxílio de uma pinça. Os parafusos devem ser bicorticais. (Figuras 17.23 e 17.24). O fechamento é feito fazendo-se sutura do grupo muscular anterolateral sobre a placa. Coloca-se um dreno de aspiração.

^^ Técnica cirúrgica de OTV por adição Posicionamento do paciente Figura 17.10 e 17.11 Impacção da lâmina do cinzel

17 - Tratado de Cirurgia do Joelho.indd 128

A intervenção é realizada com o paciente em decúbito dorsal, sem garrote pneumático. Utilizamos um campo de extremidade e um campo quadrado sobre a crista ilíaca homolateral. Um coxim pode ser colocado sobre a nádega do paciente para melhor acesso à crista ilíaca.

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne y r e t e t a l . T r a t a d od eC i r u r g i ad oJ o e l h o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

128

03/05/2016 19:57:35


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Tratado de Cirurgia do Joelho | Philippe Neyret, Guillaume Demey, Elvire Servien e Sébastien Lustig by Editora Rubio - Issuu