Nutrição Experimental – Teoria e Prática – Neuza Brunoro et al.

Page 45

Uma modificação do método de balanço consiste na administração de uma solução de lavagem, a fim de limpar todo o trato digestório. Os indivíduos recebem uma refeição e, após 12h, a lavagem é repetida. O procedimento é repetido em outro dia, substituindo-se a refeição por água. O conteúdo total do efluente retal (após a ingestão da refeição ou da água) é coletado e a absorção líquida de cálcio, calculada pela seguinte equação: Absorção líquida de Ca = Ca ingerido – (Efluente Ca após a refeição – Efluente de Ca após a ingestão de água) Essa medida tem a vantagem de ser rápida e, portanto, menos cara do que a técnica tradicional. A absorção, em vez do balanço, é calculada, visto que a determinação acurada da excreção urinária não pode ser feita nesse curto período de tempo. É provável que a absorção no cólon esteja alterada, uma vez que a ação bacteriana estaria praticamente ausente, e o tempo de trânsito intestinal estaria muito mais rápido do que o habitual. Até que ponto isso pode interferir na absorção de cálcio, dependerá do quanto da substância é absorvido no cólon.

Técnicas de traçadores isotópicos Balanço O método de balanço pode ser realizado em conjunto com traçadores isotópicos. Uma dose oral de 47Ca é misturada com a dieta e dada numa única refeição. Após uma ou duas horas, um segundo traçador, por exemplo 45Ca, é dado por via intravenosa (IV). A absorção fracional ou verdadeira pode ser, então, calculada pela relação entre os dois traçadores em amostras de sangue e de urina coletadas algum tempo após a administração dos isótopos:                      Fração do traçador oral Absorção fracional = __________________________                      Fração do traçador IV Essa medida tem a vantagem de estimar a absorção de cálcio numa única amostra de sangue e de urina. A absorção total de cálcio pode, então, ser calculada multiplicando-se a ingestão de cálcio pela absorção fracional. O cálcio fecal de origem endógena é determinado pelo conteúdo fecal do traçador dado por via IV. O balanço de cálcio pode ser calculado pela equação:

Nutricao Experimental - cap-06.indd 113

C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . C o s t ae t a l . Nu t r i ç ã oE x p e r i me n t a l –T e o r i aeP r á t i c a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Biodisponibilidade de Minerais 113

09-07-2014 17:12:40


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Nutrição Experimental – Teoria e Prática – Neuza Brunoro et al. by Editora Rubio - Issuu