Nutrição e Metabolismo em Cirurgia Metabólica e Bariátrica | Luciana Zuolo Coppini

Page 35

Proteínas viscerais

MLG

Água corporal total

Massa celular corporal

Água intracelular ( 44%) Água extracelular ( 29%) Minerais ósseos ( 7%) Gordura corporal (peso corporal – MLG)

Figura 8.1 Compartimentos corporais MLG: massa livre de gordura. Fonte: adaptada de Kyle et al., 2004.11

Os métodos para aferição da composição corporal mais comumente utilizados serão descritos a seguir.

Hidrodensitometria Densitometria é a medida da densidade corporal, que é o resultado da divisão da massa corporal pelo volume corporal. A hidrodensitometria é uma estimativa do volume corporal por meio da água deslocada pelo corpo quando este está totalmente submerso. Esse método se baseia no princípio de Arquimedes, que diz que o volume de um objeto submerso em água é igual ao volume de água deslocado por ele. Com isso, colocando o valor do volume obtido em uma equação, tem-se a medida da densidade corporal.5 A hidrodensitometria tem sido amplamente usada em conjunto com modelos moleculares de dois compartimentos para estimar o percentual de gordura corporal, mas pode ser também utilizada em paralelo a modelos de compartimentos múltiplos. As maiores fontes de erro dessa técnica provêm da incapacidade de o paciente obedecer aos procedimentos do teste, da habilidade do aplicador e do uso de fórmulas inadequadas para a estimativa do percentual de gordura corporal.

Pletismografia por deslocamento de ar Esta técnica é também usada para medir o volume e a densidade corporal, valendo-se, porém, do deslocamento de ar em vez do de água. Parece

108-Nutricao e Metabolismo - cap-08.indd 93

ser uma boa alternativa para a hidrodensitometria, pois, por ser rápido e de simples aplicação, exige mínimo esforço do indivíduo e pouca habilidade técnica. O sistema no qual a técnica foi inserida foi lançado em 1995, por Dempster & Aitkens,14 e foi chamado de Bod Pod®. Esse sistema consiste em uma câmara de fibra de vidro em forma de ovo que usa o deslocamento de ar e a relação pressãovolume para estimar o volume corporal. Em 2002, em um estudo de avaliação subjetiva dos métodos de avaliação de composição corporal, esse sistema foi classificado próximo ao topo em categorias como custo, tempo, manutenção, capacidade de acomodar pessoas com limitações e facilidade de uso.15 A maioria dos estudos tem mostrado boa validação para esse método.16-18 Porém, quando comparado com modelos de quatro compartimentos, parece subestimar a gordura corporal em média em 2%,17 o que também não o torna um método livre de erros. Além disso, é um método que também tem limitação para a população obesa, pois é baseado em modelos de dois componentes, que dividem o corpo em massa gorda e MLG. Assim, o modelo assume como constante a composição da MLG, a qual pode ser alterada por modificações na hidratação, como acontece com pacientes obesos.19

Hidrometria É a medida da água corporal. A água é o maior componente do corpo humano, podendo corres-

93

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . C o p p i n i . Nu t r i ç ã oeMe t a b o l i s moe mC i r u r g i aMe t a b ó l i c aeB a r i á t r i c a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Composição Corporal e Gasto Energético após Cirurgia Bariátrica

12-03-2015 18:09:34


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Nutrição e Metabolismo em Cirurgia Metabólica e Bariátrica | Luciana Zuolo Coppini by Editora Rubio - Issuu