Medicamentos em Terapia Intensiva: Um Guia de A a Z | Henry G. W. Paw / Rob Shulman

Page 23

A

ACETILCISTEÍNA* (Parvolex®) A acetilcisteína é um antídoto eficaz para o paracetamol, se administrada até 8h após uma superdosagem. Embora o efeito protetor diminua progressivamente, conforme o intervalo superdosagem-tratamento aumenta, a acetilcisteína ainda pode ser benéfica até 24h após a superdosagem. Na superdosagem de paracetamol, a hepatotoxicidade ocorre por causa da formação de um metabólito tóxico. A glutationa hepática reduzida inativa o metabólito tóxico pela conjugação, mas os estoques de glutationa são esgotados com doses hepatotóxicas de paracetamol. A acetilcisteína, sendo doadora do grupo sulfidrila (SH), protege o fígado, provavelmente pela restauração da glutationa reduzida pelo esgotamento hepático ou agindo como um substrato alternativo para o metabólito tóxico.

ACETILCISTEÍNA* (Parvolex®)

A acetilcisteína pode ter efeitos citoprotetores significativos. O dano celular associado a sepse, traumatismo, queimadura, pancreatite, insuficiência hepática e reperfusão tecidual, após IAM, pode ser mediado pela formação e pela liberação de grandes quantidades de radicais livres, que oprimem e esgotam os antioxidantes endógenos (p. ex., glutationa). A acetilcisteína é um purificador de radicais livres de oxigênio. Além disso, ela é um precursor da glutationa capaz de reabastecer a glutationa intracelular esgotada e, em teoria, aumentar as defesas antioxidantes (p. 334). A acetilcisteína pode ser usada para reduzir os efeitos nefrotóxicos do meio de contraste intravenoso. Os possíveis mecanismos são purificação de uma série de radicais livres derivados de oxigênio e melhora da vasodilatação dependente do endotélio. A acetilcisteína nebulizada pode ser usada como agente mucolítico. Ela reduz a viscosidade, rompendo as ligações dissulfeto nas glicoproteínas do muco, e aumenta a eliminação mucociliar, facilitando a expectoração.

Uso

Superdosagem de paracetamol. Antioxidante (não licenciado). Evitar nefropatia induzida por contraste IV (não licenciado). Reduzir a viscosidade do esputo e facilitar a expectoração (não licenciado). *NRT: no Brasil, a acetilcisteína é comercializada com nome diferente do apresentado no texto original (Fluimucil®). Ela está disponível para adultos nas formas oral (em pó granulado 200mg/envelope para diluição; xarope na concentração 40mg/mL; comprimido efervescente 600mg/comprimido) e injetável/inalatório (em ampolas a 10% – 100mg/mL; 5 ampolas de 3mL).

A-Medicamentos em Terapia Intensiva.indd 5

5

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . P a w/ S h u l ma n . Me d i c a me n t o se mT e r a p i aI n t e n s i v a : UmGu i ad eAaZ . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Guia de A a Z

29/05/2015 14:47:20


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.