Monitoração da terapia. Avaliação da disfunção e no prognóstico da doença hepática. Por meio do uso de uma combinação dos testes listados a seguir, classificamse os principais tipos de doença hepática, os quais podem ser mais precisamente diagnosticados pelos testes específicos para a doença. Um algoritmo para esse processo é também apresentado ao final do capítulo.
Testes para marcadores de função hepática
Bilirrubina: diagnóstico de icterícia, correlação modesta com a gravidade. Fracionamento da bilirrubina: diagnóstico dos distúrbios do metabolismo e dos distúrbios do neonato.
Aspartato aminotransferase (AST): teste sensível para doença hepatocelular. AST>ALT na doença alcoólica, na cirrose.
Alanina aminotransferase (ALT): teste mais sensível e mais específico para doença hepatocelular, sobretudo nas hepatites virais agudas.
Gama glutamiltransferase (GGT): teste mais sensível para obstrução biliar e hepatocarcinoma.
Fosfatase alcalina (FA): diagnóstico de colestase e lesões que ocupam espaços.
Albumina: indicador de cronicidade e gravidade. Tempo de protrombina: indicador de gravidade e indicador inicial da cirrose, na hepatite crônica.
Aspartato aminotransferase Também chamada de transaminase glutâmico oxaloacética (TGO), a AST é uma enzima que catalisa a reação: Aspartato + Alfacetoglutarato = Oxaloacetato + Glutamato Encontra-se em altas concentrações no citoplasma e nas mitocôndrias do fígado, nos músculos esquelético e cardíaco, nos rins, no pâncreas e nos eritrócitos. Quando qualquer um desses tecidos se danifica, a AST é liberada no
01 - Exames Bioquimicos.indd 2
C o p y r i g h t©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . L i ma . E x a me sB i o q u í mi c o s : Gu i aP r á t i c op a r aoC l í n i c o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
2 Exames Bioquímicos: Guia Prático para o Clínico
22/06/2016 14:27:16