Bizu Comentado – Perguntas e Respostas Comentadas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, 2ª ed.

Page 26

BIZU Comentado de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

9. Resposta C O uso de filtração adicional objetiva reduzir a radiação de baixa energia que atingiria o paciente e ficaria retida nas camadas superficiais de tecidos, em especial na pele, em nada contribuindo para a formação da imagem radiográfica. Os filtros de alumínio colocados na saída da cúpula (carcaça) são utilizados com essa finalidade. 10. Resposta B A mA corresponde à corrente elétrica do filamento (catódio), responsável pelo seu aquecimento e consequente liberação de elétrons (liberação termiônica), que irão se chocar com o alvo (anódio), liberando raios X e calor. A miliamperagem é proporcional à quantidade de radiação produzida. 11. Resposta C A kV corresponde à tensão aplicada no tubo. A diferença de potencial (tensão) irá determinar a velocidade do impacto dos elétrons no anódio, determinando, assim, a qualidade do feixe de radiação. Quanto maior a tensão aplicada ao tubo, menor o comprimento de onda do feixe de radiação e, consequentemente, mais energético é o feixe. 12. Resposta A A intensidade do feixe de radiação é diretamente proporcional ao fluxo de elétrons. Quanto maior a intensidade da corrente elétrica (mA), maior será o número de elétrons disponíveis e, por conseguinte, maior será a quantidade de raios X. 13. Resposta B A kV corresponde à qualidade do feixe de radiação. Quanto maior a kV, menor o comprimento de onda e maior o poder de penetração do feixe de raios X produzido, porque maior será a energia de aceleração dos elétrons que saem do catódio em direção ao anódio no interior do tubo de raios X. O aumento da kV, portanto, torna o feixe de radiação mais energético. 14. Resposta D O tubo de raios X é um invólucro, geralmente constituído de vidro pirex, resistente ao calor, lacrado e com vácuo formado em seu interior, onde são encontrados o anódio e o catódio posicionados a determinada distância um do outro e soldados no corpo do tubo em posição axial oposta. A capa focalizadora corresponde a um coletor eletrônico, lo-

01 - Bizu Comentado de Radiologia e Diagnostico.indd 16

calizado no catódio, que tem por função evitar a dispersão dos elétrons. A ausência de ar no interior do tubo objetiva facilitar o deslocamento dos elétrons em direção ao anódio e evitar o choque desses com as moléculas existentes no ar, as quais, em vista da alta energia e do intenso calor, podem até se incendiar. O rotor fica localizado ainda dentro do tubo de raios X e tem por função fazer o movimento de rotação do anódio giratório. O rotor é associado por um estator que fica localizado fora do tubo, mas dentro da cúpula. 15. Resposta D A intensidade do feixe de radiação é determinada pela miliamperagem (mA). A miliamperagem-segundo (mAs) corresponde ao produto da miliamperagem pelo tempo e determina a intensidade do feixe de radiação em determinado período (tempo). 16. Resposta B A intensidade do feixe de radiação é diretamente proporcional à miliamperagem (mA) aplicada e não é proporcional à quilovoltagem (kV). 17. Resposta C Uma kV (kV = 2e + K) e/ou uma mAs abaixo daquela estabelecida para a região em estudo podem determinar uma radiografia pouco enegrecida. Uma kV baixa representa pouca penetrabilidade do feixe de radiação. Uma mAs baixa é responsável pela pouca intensidade do feixe de raios X. 18. Resposta E A variação da intensidade da corrente (mA) aplicada ao tubo de raios X determina uma variação na intensidade do feixe de radiação formado. Uma variação da tensão (kV) aplicada ao tubo determina uma variação da energia (penetração) e do comprimento de onda dos raios X formados. 19. Resposta A Os raios X são uma forma de energia eletromagnética (ondas eletromagnéticas transversais), de comprimento de onda muito curto (<1 angström [Å]). Em uso médico, são produzidos pelo choque de elétrons que se deslocam em alta velocidade contra um anteparo sólido, de alto peso atômico e elevado ponto de fusão. A radiação corpuscular diferente das radiações eletromagnéticas possui massa e se propaga a uma velocidade inferior à velocidade da luz.

C o p y r i g h t ©2 0 1 8E d i t o r aR u b i oL t d a . Na c i f / Me l l o . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eR a d i o l o g i aeDi a g n ó s t i c op o r I ma g e m. Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

16

28/03/2018 15:17:57


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.