Medial
G
F
Figura 11.6 (F e G) Desenho esquemático do mapeamento venoso registrando as tributárias da veia safena magna associadas ao refluxo (F). Peça pós-operatória, a veia safena removida e as tributárias identificadas na ecografia vascular prévia ao procedimento (G)
7. Resposta C O refluxo venoso é definido como fluxo retrógrado cefalocaudal. Veias dilatadas apresentam maior chance de apresentar refluxo. A junção safenofemoral >7mm apresenta acurácia de 71% e 73% de valor preditivo positivo. Já a veia safena apresenta acurácia de 75% e 81% de valor preditivo positivo quando se apresenta com diâmetro >4mm na coxa. Na perna, os valores de acurácia e valor preditivo positivo são, respectivamente, 74% e 89%, quando o diâmetro excede 4mm. Os tempos de duração de refluxo estão dispostos na Tabela 11.7. Tabela 11.7 Tempos de duração de refluxo Veias
Tempo de duração de refluxo (s)
Profundas
≥1
Superficiais
>0,5
Perfurantes
>0,35
8. Resposta E A identificação da origem do refluxo – seja da junção safenofemoral (JSF), da junção safenopoplítea
11-Bizu Comentado de Ecografia Vascular.indd 223
(JSP), de tributárias ou de perfurantes – bem como dos pontos de transferência do refluxo – tributárias ou perfurantes – permite definir o padrão de refluxo no sistema venoso superficial.2 Engelhorn et al. (2008)4 classificaram o padrão do refluxo na veia safena magna em sete tipos: 1. Refluxo perijuncional: refluxo da válvula terminal transferido para outra tributária da crossa que não a veia safena magna (como as safenas acessórias, pudenda). 2. Refluxo proximal: refluxo da válvula terminal e da veia safena magna, drenando o refluxo para tributárias ou para perfurante na coxa ou na perna. 3. Refluxo segmentar: refluxo em um segmento da veia safena magna, sem comprometimento da JSF. 4. Refluxo multissegmentar com JSF competente: refluxo em dois ou mais segmentos da veia safena magna, sem comprometimento da JSF. 5. Refluxo multissegmentar com JSF incompetente: refluxo em dois ou mais segmentos da veia safena magna, com comprometimento da JSF.
C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne t oe t a l . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eE c o g r a f i aV a s c u l a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
Respostas ■ Ecografia Vascular nas Varizes de Membros Inferiores 223
26/07/2016 18:59:36