Gastrostomia Endoscópica Percutânea – Técnicas e Aplicações

Page 51

192

Gastrostomia Endoscópica Percutânea: Técnicas e Aplicações

Procedimento de re rada da sonda

Colocação da sonda balonada de troca

Existem duas indicações básicas para a retirada eletiva da sonda: a remoção definitiva ou sua troca por deterioração do material. Deve-se verificar o modelo de sonda colocado no paciente para a confirmação da técnica de retirada (tração externa ou necessidade de endoscopia). A maioria dos dispositivos atualmente disponíveis apresenta um retentor interno colapsável, feito para a retirada por tração externa. A quantidade de força necessária para a saída do retentor pelo estoma maduro depende do modelo e do tempo de uso. A técnica de retirada consiste em apoiar a parede abdominal, posicionando os dedos indicador e médio de uma das mãos em torno da sonda e, com a outra mão, segurar a sonda próximo da pele, tracionando-a firmemente até a sua saída completa (Figura 14.1). Não existe um tempo predeterminado para a troca de sondas de GEP. Esse prazo varia, em média, de 4 a 6 meses.

Deve-se testar o balão da sonda antes de instalá-la. Instruir o paciente a contrair a parede abdominal, aplicar gel anestésico na extremidade da sonda e introduzi-la no estoma, utilizando uma seringa de 10mL no conector de insuflação do balão com 10mL de água ou conforme as instruções do fabricante. Algumas vezes, a introdução da sonda pode causar trauma no óstio e leve sangramento local, autolimitado. Devem ser feitos o ajuste do retentor externo da sonda e a fixação com a presilha. O retentor externo deve apresentar uma folga de 5 a 10mm com a parede abdominal. Caso fique muito justo, pode ocasionar danos ou úlceras por pressão. Se ficar muito frouxo, pode favorecer o extravasamento de secreção gástrica.

Figura 14.1 Técnica para retirada da sonda original de GEP

RECOMENDAÇÕES PARA A COLOCAÇÃO DE UM BUTTON

RECOMENDAÇÕES PARA A COLOCAÇÃO DE UMA SONDA BALONADA DE GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA

Preparo para o procedimento

Cuidados imediatos no pós-procedimento Após o procedimento, limpar a região com solução fisiológica a 0,9% e gaze. Deve-se verificar se a sonda ficou adequadamente posicionada e fixada, avaliar a presença de dor local e administrar analgésico conforme prescrição médica. Recomenda-se adaptar o equipo de alimentação no conector da sonda para checar a permeabilidade da via alimentar. Com essa avaliação, a sonda está liberada para a utilização. Devem ser registrados, em prontuário, o procedimento, o estado geral do paciente após o procedimento e anexada a etiqueta autoadesiva com as informações do produto.

Prepare o paciente para a colocação de um button, separando o equipamento necessário e o espaço físico com uma maca para o paciente deitar.

Preparo para o procedimento Prepare o paciente para a colocação de uma sonda balonada de troca, separando o equipamento necessário e o espaço físico, com uma maca para o paciente deitar.

14-Gastrostomia.indd 192

Medição do estoma Deve-se checar se o paciente aumentou o seu peso e/ ou a espessura da parede abdominal, desde a última avaliação. O estoma deve ser medido, em primeiro

27/10/2011 22:44:08


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.