Bizu de Auxiliar e Técnico de Enfermagem

Page 25

106

BIZU de Auxiliar e Técnico de Enfermagem

4. O técnico em enfermagem vai fazer um curativo de cirurgia com dreno de Penrose; a assepsia e o curativo serão feitos da seguinte maneira:

6. Quanto aos cuidados de enfermagem pósoperatórios de paciente submetido a toracocentese, é incorreto afirmar:

A. Primeiro, troca-se o curativo do dreno, pois está contaminado

A. Deve-se manter vigilância sobre o sistema de drenagem, evitando-se que o selo d’água permaneça abaixo de 2cm

B. Primeiro, troca-se o curativo do dreno e deixa-se sem fazer o da incisão

B. Deve-se controlar o volume drenado pelo menos a cada seis horas

C. Troca-se primeiro o curativo do dreno e aproveita-se a pinça para trocar o da incisão

C. Deve-se evitar mudança de posição no leito para que o paciente se mantenha confortável

D. Troca-se somente o curativo da incisão

D. Devem-se fazer anotações sobre o volume, o aspecto do líquido drenado e o funcionamento do sistema

E. Troca-se primeiro o curativo da incisão e depois o do dreno 5. O uso de dreno cirúrgico de látex tipo Penrose facilita a saída para o exterior de líquidos, sangue ou secreções acumulados em uma cavidade. Considere as afirmativas a seguir, relativas aos cuidados de enfermagem no pós-operatório em um paciente com dreno cirúrgico de látex: I. Deve-se realizar o adequado posicionamento do dreno, para evitar que ocorram tração e posterior deslocamento. II. Deve-se realizar o curativo conforme a necessidade e a rotina do serviço e com o material determinado para prevenção de infecções. III. Deve-se controlar a drenagem, atentandose para a quantidade e o aspecto da secreção drenada. IV. Deve-se manter o dreno aberto no momento da transferência do paciente do leito para a maca ou vice-versa. Estão corretas as afirmativas: A. I; III B. I; II; III C. II; IV D. II; III; IV E. I; II

05-Bizu Tecnico de Enfermagem.indd 106

E. Não se deve fazer anotação da quantidade de líquido drenada 7. Em relação aos processos de esterilização, é incorreto afirmar: A. A esterilização por calor seco é vantajosa em relação ao calor úmido, pois requer baixas temperaturas, o tempo de esterilização é menor e é possível abrir a estufa durante o processo B. O calor úmido em forma de vapor saturado sob pressão permite a esterilização de materiais inoxidáveis, tecidos, líquidos e borrachas, mas não permite a esterilização de pós C. Qualquer que seja o método adotado para esterilização, é necessária a realização de testes bacteriológicos periódicos para se avaliar a eficiência do processo D. São condições necessárias para a manutenção da esterilização de materiais: a observância do prazo de validade do processo, assim como a integridade do invólucro, o abrigo da poeira e da umidade e a proteção contra insetos E. Todas as alternativas anteriores estão corretas 8. Pacientes com dreno de tórax sob selo d’água, nutrição parenteral total (NPT) e sonda vesical de demora, deverão ter, no momento da passagem do leito para a maca e vice-versa:

19/4/2011 16:06:14


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.