Distribuição da gordura corporal Nem todo corpo feminino segue o mesmo padrão de distribuição. As variantes de idade e etnia são fortemente relacionadas com esta distribuição e, por vezes, são estas formas que incomodam mais as mulheres do que o próprio acúmulo de gordura (Figura 5.2). A genética familiar é também de grande influência neste padrão.
Gordura localizada A gordura localizada, não difícil de ser notada, tem forte correlação com as formas do corpo. Sobrepeso exacerba esta percepção, mas mesmo em indivíduo eutróficos é possível notar. Utilizar um esquema com figuras corporais e atentar aos pontos de maior acúmulo é um modo prático e eficaz durante a anamnese.
Celulite A celulite pode ser avaliada através do pinch test, que consiste em apertar de leve a região do corpo com a mão em formato de pinça (com
A
B
o polegar), de modo a pressionar a área. O indivíduo deve estar em pé, sem contrair a musculatura. Diversos autores propõem tabelas que esquematizem o grau de celulite, auxiliando na terminação pessoal e do examinador (Tabela 5.2).16
´ Tabela 5.2 Graus de classificação da celulite Grau
Classificação
Grau 1
Nenhuma presença de celulite mínima baseada na observação: em repouso ou na contração muscular voluntária
Grau 2
Irregularidade na topografia da pele. Celulite quando da contração muscular
Grau 3
Aparecimento da clássica pele “casca de laranja” em repouso. Presença de pequenos nódulos subcutâneos
Grau 4
Além das características do Grau 3, são encontrados nódulos evidentes e severos, e depressões cutâneas
Fonte: adaptada de Rao et al., 2005.16
C
D
´ Figura 5.2 (A a D) Exemplos de padrão de distribuição do corpo feminino: retângulo (A), triângulo invertido (B), pera (C) e ampulheta (D)
Atendimento Nutricional - cap-05.indd 39
39
C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . S u z u k i / S c h n e i d e r . At e n d i me n t oNu t r i c i o n a l e mC i r u r g i aP l á s t i c a–u maAb o r d a g e mMu l t i d i s c i p l i n a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
Avaliação Clínica e Nutricional em Cirurgia Plástica
16-06-2013 09:42:55