
1 minute read
1.1 Introdução
CAPÍTULO 4
Cervejas
Vanildo Luiz Del Bianchi
Guilherme Lorencini Schuina
Pelo fato de a cerveja ser a bebida alcoólica mais consumida e pelo crescimento da produção artesanal de cerveja no mundo, há uma facilidade muito grande em se aprofundar na arte de elaboração de uma boa e específica cerveja, seja por meio de leitura de livros, artigos científicos ou comerciais, sites especializados ou, por que não, colocando a “mão na massa” (ou “no malte”). Neste capítulo, vamos conversar um pouco sobre produção de cervejas, falando a respeito de suas características, seus componentes, seu processo de elaboração e as análises comumente realizadas. Esperamos que o texto seja fácil de ser lido e que, ao final, o leitor possa discorrer sobre detalhes dessa bebida tão apreciada no mundo todo. Para um contato mais direto com o leitor, sugerimos também o acesso ao site www.ibilce.unesp.br/produtos-fermentados/cerveja, no qual disponibilizamos informações adicionais ao texto, como roteiros de aulas práticas, vídeos educativos e links de interesse. Boa leitura!
4.1 INTRODUÇÃO
A cerveja é uma das bebidas mais antigas de que se tem conhecimento. Relata-se sua fabricação na região da Mesopotâmia (atual Iraque) e indícios de produção na China, por volta de 7000 a.C. (LIVENS, 2016).
Certamente, o desenvolvimento da cerveja ocorreu em conjunto com o desenvolvimento da agricultura e da produção de grãos. Porém, em seu início, ela não tinha o