Jornal O Lábaro

Page 11

O LÁBARO

Comunicação a serviço da fé

11

DECRETO

os livros litúrgicos e a maneira de proferir os diversos textos

decretos da diocese de taubaté

Mons. Marco Eduardo Jacob Silva*

Dom Carmo, nosso Bispo Diocesano, emitiu nos últimos dias alguns Decretos que visam o bem de nossa Igreja.

Foto: sxc.hu

CATEDRAL

Foram nomeações e transferências de padres, a saber: 1 - PARÓQUIA SÃO LUÍS DE TOLOSA, assume como pároco o Padre Álvaro Mantovani (Pe Tequinho), transferindo da Paróquia Santíssima Trindade. 2 – PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, assume como pároco o Padre Edson Carlos Alves Rodrigues (Pe Edinho) transferindo da paróquia de São Luís de Tolosa. 3 – PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA, assume como pároco o Padre Aparecido Otaviano Pinto da Silva,scj e os Padres Jorge de Paula e João Justino, como O número VII da primeira ções latinas para o português, e vigários paroquiais.

parte do Cerimonial dos Bispos trata especificamente dos livros litúrgicos utilizados nas diversas celebrações da vida da Igreja, sobretudo naquelas solenes presididas pelo Bispo diocesano, e da maneira como se deve proferir os diversos textos. O cerimonial afirma que os livros litúrgicos devem ser tratados com cuidado e respeito (115), porquanto deles se proclama a Palavra de Deus e neles está resguardada a “oração da Igreja”. Quando alude à “oração da igreja”, certamente o cerimonial não se refere a uma oração ou rito especifico, mas ao rico conjunto de celebrações e fórmulas, colhidas nas escrituras e nas experiências da comunidade primitiva e comunicadas pela venerável tradição da Igreja, preservadas em sua ortodoxia com toda a dignidade nos livros litúrgicos, cujo formato foi convencionado pelo colégio apostólico. Nas celebrações da vida da Igreja, sobretudo naquelas presididas pelo pastor da diocese, devem ser utilizados livros litúrgicos com os textos oficiais, isto é, versados das edi-

que primem pela beleza, tanto na impressão quanto na encadernação. Visibiliza-se assim a dignidade da oração que exprime a unidade da Igreja, no louvor a Deus. De maneira geral, os livros litúrgicos são de duas categorias: aqueles que trazem excertos das escrituras, ordenados logicamente para o uso litúrgico (evangeliário, lecionários); e os livros sacramentais, com as orações ligadas a cada rito, bem como com as orientações práticas para sua execução (missal, rituais, pontifical, breviário). Quanto à maneira de proferir os textos, a partir do número116, o cerimonial adverte que – no que se refere àqueles que devem ser proferidos em voz alta – o sejam de forma clara, distinta e compreensível, bem como em consonância com o seu gênero, quer literário, quer ritual. Admoesta, ainda, que quando há opção entre cantar ou dizer, deve-se sempre cantar, a não ser que haja motivo realmente relevante e se aconselhe o contrário. *Mons. Marco Eduardo Jacob Silva é Pároco e Mestre de Cerimônias da Igreja Catedral

4 – PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE, assume como vigário paróquial o Padre Alberto Aparecido Ferreira, transferindo da Basílica do Bom Jesus de Tremembé. 5 – PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO (Taubaté) assume como vigário Paróquia o Padre Marcelo Silva Emídio, transferindo-o da Paróquia Santo Antônio do Pinhal. 6 - PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS assume como pároco o Padre José Wilibaldo Knob,scj. 7 – Houve ainda a emissão do decreto de Incardinação do Pe. Fábio José de Melo Silva à Diocese de Taubaté e de Residência do Pe. Carlos Alberto de Souza, a título de experiência por dois anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.