Diário da Cuesta NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
ano I Nº 175
TERÇA-FEIRA, 1 de JUNHO de 2021
Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Mundial da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho. Ao contrário do que muitos possam pensar, este dia não é só para festas onde as crianças ganham presentes. É um dia para se pensar nas milhares de crianças que sofrem maus tratos, doenças, fome e discriminação; naqueles pequenos deixados de lado ou que executam trabalhos considerados para adultos.
Obras da Represa em Botucatu avançam na fase de fundação no eixo da barragem As obras da Represa do Rio Pardo, que estão sendo executadas na região da Cachoeira Véu de Noiva em Botucatu, avançaram nos últimos dias. Em abril o consórcio responsável terminou a fase de detonação das rochas no curso, avançando para outras etapas em maio. Agora, a obra está no denominado tratamento da fundação no eixo da barragem de concreto. O consórcio está injetando nata de cimento com a retomada do aterro compactado. “Detalhes de uma obra que está cada dia mais linda! Em muito breve começaremos a ver a barragem da Represa do Rio Pardo “saindo do chão”, disse o Prefeito de Botucatu Mário Pardini em postagem no Facebook.
O Projeto
A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo. A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros. (Acontece Botucatu)